Justiça define que “Sorocaba é do Senhor Jesus” e derruba medida que obrigava remoção de totem

13

Um totem que declara a benção de Jesus Cristo sobre a cidade de Sorocaba (SP) tem sido motivo de uma disputa judicial entre ativistas ateus e evangélico há anos. Em março desse ano a Justiça havia ordenado a remoção do monumento, mas agora a medida foi derrubada em instância superior.

Os defensores da placa instalada em um dos acessos à cidade com a inscrição “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da decisão tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em março, que havia sido favorável ao Ministério Público, defensor da remoção do totem a pedido dos ativistas ateus.

O STJ determinou que a placa instalada há seis anos deve ser mantida em seu local de origem, pois não fere o princípio de laicidade do Estado. O desembargador Ricardo Dip, relator do processo, julgou improcedente o pedido, pois “a laicidade estatal não é fundamento para a práxis do ateísmo”.

No entender do ministro do STJ, remover o totem com dizeres cristãos “seria a mesma coisa, justificada em razões similares, que pedir a demolição da deusa pagã da Justiça, que ornamenta o prédio do Supremo Tribunal Federal”.


De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a prefeitura de Sorocaba está desobrigada de remover o totem, pois a decisão na instância do STJ é definitiva e expressa que a declaração “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” é a manifestação de pensamento de um grupo religioso que compõe a sociedade, além de observar que a remoção seria uma discriminação contra a história e cultura popular brasileira.


13 COMENTÁRIOS

  1. Evangélicos que não respeitam o estado laico, estão brincando com fogo. A separação entre religião e estado – isso eu aprendi quando fui adventista – é a salvaguarda da liberdade de consciência.

    • SANDRO nada haver se alguém quer por uma placa de ateísmo dizendo o evolucionismo é correto ,ou uma outra crença desde que não ofenda , a outra , e ´normal, quer dizer por exemplo, os ateus pedirem a retirada pode , o estado é laico mas também não é ateu , se outros querem uma placa ou totem que peça a justiça que tenha o mesmo direito, se for barrado reclame seus direitos, valeu mano.

    • Se fosse uma placa homenagiando o ateísmo, umbandismo, satanismo e etc, você diria que é “liberdade religiosa”. Mas como não é, você diz que é falta de respeito com a laicidade do estado.

      Você não passa de um hipócrita.

  2. SANDRO sim o estado deve ser laico , se alguém quer por uma placa de ateísmo dizendo o evolucionismo é correto ,ou uma outra crença desde que não ofenda , a outra , e ´normal, quero dizer por exemplo, os ateus ou outros pedirem a retirada pode , mas digo o estado é laico, mas também não é ateu , se outros querem uma placa ou totem que peça a justiça que tenha o mesmo direito, se for barrado reclame seus direitos, valeu mano.

    • diga qual cristão não paga imposto neste pais do arroz a o carro, passando pelo pis confins ir iptu ipva licenciamento e todo tipo de cobrança, como assim pagar imposto?

  3. Com Totem ou sem Totem Jesus vai continuar sendo Jesus.
    O importante é o que foi declarado pelos Cristãos da cidade de Sorocaba, e não a propaganda dela… (se bem que evangelismo é propaganda), se o uso deste Totem for para engrandecer o nome de Jesus, amém, agora se for por outro motivo, aí é tenso!
    Todas as cidades, estados, e países são do Senhor Jesus, tudo foi feito por Ele e para Ele, até os ateus são do Senhor Jesus (Yeshua).
    Deus criou o céu e o inferno, você quem escolhe para onde quer ir, indo pra um quanto pra outro estará fazendo a vontade de Deus. Porém Ele te aconselha como pai, para onde ir…

  4. Ta certinho esta decisão,se os catolicos colocam imagens santos nas entradas das cidades,nos também podemos fazer uma placa homenageando jesus e dizendo que em sorocaba quem manda é ele até o dia que ele quiser.

  5. Más o q dizer dos milhares eu disse “milhares” de totens de esquadros e compassos e até mesmo os obeliscos como o do Ibirapuera que são totalmente dedicados ao “SATANISMO”praças e até mesmo logotipos das prefeituras e governos.
    Pois a maioria da população desconhece todos estes símbolos mais que estão ai no meio de todos igual no Egito antigo.
    São: Obeliscos,pirâmides,esquadros,compassos, tudo dedicado ao satanismo,ai nenhum ativista vai falar nada.

DEIXE UMA RESPOSTA