Reverendo Augustus Nicodemos fala sobre modelo de liderança cristã mais alinhado com as Escrituras

28

O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, comentou recentemente sobre o “modelo ideal” de liderança para a igreja, falando sore qual o modelo de governo para a igreja cristã está mais alinhado com as Escrituras.

Em um vídeo que faz parte do segmento de perguntas e respostas de sua palestra sobre o Apostolado no Brasil, Nicodemus dá sua opinião sobre como seria a forma ideal de se liderar uma igreja cristã, dando ênfase especial para o uso de colegiados, de forma que o poder de decisão das igrejas não fique centralizado em um líder.

– O meu objetivo com o livro é ajudar o povo evangélico brasileiro a entender o que é a liderança da igreja e como dever ser uma liderança saudável da igreja. (…). Qual é então o modelo de liderança das igrejas que é proposto no novo testamento? – questionou o pastor, que em seguida falou sobre sua visão desse modelo.

– Quer seja o modelo presbiteriano, quer seja o modelo batista ou congregacional, o ponto é que tem que ser um modelo que esteja em linha com os princípios da Palavra de Deus. Que o líder esteja debaixo de algum tipo de accountability, ou seja, ele tem que responder pelo que faz, ele pode ser deposto, se cair em erro ele pode ser disciplinado. Ele não governa sozinho. (…). Cristo entregou o governo da igreja a um grupo, é colegiado para governar a igreja – completou o reverendo, ressaltando que o colegiado evita muito abuso.


Nicodemus ressaltou ainda que o líder cristão precisa ter princípios morais e espirituais.

– A minha consciência está presa à palavra de Deus, e se o meu líder tiver fora da palavra de Deus eu tenho a liberdade de questioná-lo. Não tem isso de não toque no ungido do senhor, tem que questionar mesmo – ressaltou, afirmando que governos como o apostólico faz mal para a Igreja.

Assista:

Assine o Canal

Por Dan Martins, para o Gospel+

28 COMENTÁRIOS

    • Onde morei no estado do tocantins,os menbros e menbras presbiterianos-as frequentavam as prais no rio tocantins em suas temporadas do mesmo jeito que todos la estavam não havia diferença alguma de todos as mulheres de biquine fio dental e os homens de sunga assim como todos, portanto este reverendo tem que repensar a doutrina modernista e liberalista presbiteriana, e depois de arrumar o puleiro o galinheiro e estiver tudo dentro dos conformes da moralidade e de bons costumes ai sim podera vir dar exemplos de uma sim doutrina sadia reta integra aos moldes verdadeiramente biblicos, isto não era somente a igreja presbiteriana não tinha tambem a igreja batista renovada do mesmo modo seus menbros frequentava as praias do mesmo modo e comportamento mundano que la frequentam, dai vir querer ser moralista? querer ensinar doutrina? Adadonde a igreja presbiteriana anda segundo os moldes verdadeiros da Santa e Gloriosa Palavra de Deus torno a perguntar ADADONDE? ESTE REVERENDO TEM SIM QUE REVER OS CONCEITOS BIBLICOS OS ESTATUTOS E ORDENANÇAS DO DEUS VIVO ENSINADOS ATRAVES DE SUA SANTA PALAVRA CONTIDAS NA SANTA ESCRITURA A BIBLIA E AI SIM COM A CASA ARRUMADA PODERA SIM SER EXEMPLO, HA E TENHO DITO

    • tai uma grande verdade, a igreja presbiteriana renovada e uma catolica mais que romana, onde eu morava no estadão do tocantins nas temporadas de praia tanto a igreja presbiteriana como a batista faziam presença sempre com seus menbros e menbras aos mesmos moldes dos catolicos que la estavam e frequentavam as mulheres de biquine fio dental e os homens de sunga tanto quanto os que la estavam e frequentavam, portanto este tal reverendo tem que rever os conceitos doutrinarios de sua denominação, para depois de arrumada a casa dentro dos verdadeiros moldes conceitos preceitos estatutos e ordenanças da Santa e Gloriosa Palavra de DEUS as quais estão bem nitidas nas SANTAS ESCRITURAS A BIBLIA, e ai sim podera escrever palestrar falar aos quatros ventos da doutrina santa do Deus vivo,

  1. Eu acho que este homem realmente se preocupa com a igreja evangelica no brasil.este homem é um atalaia, espero ter outros como ele para ficar vigilantes com oque acontece ao povo de deus em relação aos inimigos da igreja, que pode ser até mesmo um que se diz evangelico mais é um lobo na pele de um cordeiro.

  2. A Igreja Presbiteriana, da qual este “Reverendo” faz parte (Até onde eu sei, só o Senhor Jesus merece reverência), está caindo aos pedaços espiritualmente, sendo dominada por homossexuais e esquerdistas, está pior do que a Igreja Católica, e o tal “Reverendo” fariseu ainda vive metendo a colher nos assuntos dos outros….

      • Caro amigo, nota-se pelo seu português que você é analfabeto funcional, a vítima favorita dos esquerdistas. Procure estudar mais, para se libertar desta mentalidade atrasada, e pare de idolatrar este tal “Reverendo”.

        • EDIGAR,você é um falso crente,fariseu podre e hipócrita da lavagem cerebral,sim.Vá se converter,crente de quinta convencido,ardido e incardido.Não respeita o reverendo Augusto Nicodemos porque ele desmascara vocês e não pertence a sua laias e lacraias de víboras peçonhentas e fundamentalistas…Xô,atraso de vida.

          • edigar,sou analfabeto funcional,mas desmascaro você e toda a corja da sua seita dos currais eleitorais.Você deve está caduco com anos e anos de seita,lendo a Bíblia todos os dias com frases selecionadas de acordo os interesses da seita – o que convém a ela, e
            por isso ainda não chegou ao conhencimento da verdade.Vá se converter,seita de balaão,poisJESUS CRISTO ainda te ama e te atura,criatura de alma penada.Lave a boca ao falar do íntegro e sábio
            reverendo Augusto Nicodemos.Não sou crente,sou cristão católico
            imparcial e sei muito bem separar o joio do trigo.Xô,joio,assecla de lúcifer…Vai devotar o seu líder….

    • Repararam que todos os crentelhos, entre eles os gatunos obreiros da fraude, NENHUM se apresenta para demonstrar, ao vivo e sem fraudes, UMA SÓ AÇÃO DO SOBRENATURAL PROVADA? Todos dão desculpas esfarrapadas, porque vivem da fraude religiosa. Eu tenho um ornitorrinco de sete cabeças aqui em casa, que faz milagres curando amputados e paralíticos, entre cegos e câncer terminal. E quando me pedem “provas” de q estou falando verdade, eu uso a mesma estratégia dos crentes cristãos: jesus não tem que provar nada a ninguém? MUITO MENOS EU. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Toda a religião cristão é eivada de fraudes e apologistas da fraude, haja vista que convivem no esgoto religioso, que lhes dá estatura social e PODER. Todo religioso MENTE, e como mente, se dizendo “ungido” pelo próprio deus, haja vista que “no mandato divino” está escrito que: “todo ungido pode demonstrar seu poder de “unção” bebendo veneno ou segurando jararacas, haja vista que nenhum mal lhe fará. Claro que os espertalhões, senhores dos trouxotários evanjégues, dirão que: NÃO PRECISAM PROVAR SUA UNÇÃO A NINGUÉM. Ou aquela mais velha ainda: “NÃO TENTARÁS O SENHOR”. Vai que ele rosna, age, e deus do impossível, me mata”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CRENTINOS ORDINÁRIOS!

    • Edigar

      Este pessoal como Wanderley Santana este tal de Janio ai ou são gays ou gosta das coisas erradas ou as duas coisas..

      Considerada a maior denominação evangélica/protestante dos Estados Unidos, a Igreja Presbiteriana dos EUA, está enfrentando atualmente o maior êxodo da denominação em toda sua história no país. No ano passado, a Comunhão Presbiteriana (PCUSA) contabilizou a saída de mais de cem congregações de sob a liderança da organização.

      O motivo desse forte êxodo na igreja foi uma mudança no estatuto geral da denominação, que passou a permitir a ordenação de clérigos assumidamente gays. De acordo com o site Protestante Digital, a Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA) revelou que durante o no ano passado (2012) viu a maior saída de congregações da denominação, com 121 abandonos solicitados.

      O desligamento de congregações da Comunhão Presbiteriana teve seu início em 2010, quando a 219ª Assembleia Geral, formada pela maioria dos presbitérios, votaram e aprovaram a Alteração da emenda 10 do estatuto da denominação, permitindo que os clérigos abertamente homossexuais pudessem ser ordenados. No ano seguinte, quando Scott Anderson foi o primeiro clérigo abertamente gay a ser ordenado pastor da denominação, a saída foi de 21 congregações, a grande maioria por discordarem das novas regras a respeito da ordenação de pastores.

      Emily Enders Odom, coordenador de comunicação da Assembleia, explicou a situação em um comunicado, no qual afirma que apesar da dor produzida pela separação apenas “29 por cento dos 173 presbitérios” opuseram-se à norma.

      O estudioso de religiões Jim Miller, do Instituto de Religião e Democracia, comentou o caso citando um estudo que mostra que as congregações das Igrejas Presbiterianas dos EUA (PCUSA-sigla em inglês) estão sofrendo um declínio no número de membros regulares. Ao final de 2012 eram cerca de 1,84 milhões de fiéis, ante aos 1,95 milhões no final de 2011. Isso representa uma perda de mais de 102 mil membros neste período.

      • Lulala, com to do respeito que lhe devo devo dizer quevoce é um burro e nao conhece das coisas e nao lhe digo isto com prazer. A IPB da qual Nicodemus pertence nao é a PCUSA e rompeu inclusive com esta devido ao seu forte liberalismo. Se a joio no trigo , claro e havera sempre em qualquer igreja mais nao misture as coisas .
        Existem mais de 100 igrejas presbiterianas no mundo , e de novo nao misture as coisas.
        E certamente a PCUSA é liberal mais procure olhar a Orthodox Presbyterian Church da qual a IPB mantem comunhao com eles.
        Deus lhe abençoe.

      • LULALA,fariseu hipócrita da lavagem cerebral.As igrejas e seitas dos últimos tempos não tem moral de nada,estão mortas moralmente.Não adianta elas perceberem um cisco nos olhos dos outros quando nos olhos delas estão travas
        tomando de um lado a outro dos olhos e elas fingem que não são com elas.Quase
        todas,sim,são ardidas e incardidas,de JESUS só querem o nome para tirarem
        vantagens mundanas.Prefiro gays de caráter do estas seitas sem futuro,cujo destino
        é a destruição total e completa.A própria política os levarás a ruínas e destruição.

  3. Deus é perfeito e fez tudo perfeito! Sabemos dos falsos profetas e religiosos que usam e abusam do pobre povo fiel e enganado. Procuremos e lutemos para fazer o certo e o melhor, mas não nos estressamos com tudo isso. Nada é eterno e um dia todos terão fim e o que merecem. SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO!

  4. De que adianta este tal “Reverendo” ser tão culto, erudito e letrado, se continua tão ignorante em coisas básicas??? Como pode defender o esquerdismo e o bolivarianismo venezuelano??? E ainda tem doidos semi-analfabetos como este tal Janio que o defendem!!!

    Vai entender tanta doidera…

  5. O que acha desses pregadores de prosperidade?

    Você deve estar se referindo aos programas de rádio e TV e igrejas que vivem cheias de gente atrás de realizar os sonhos que viram nos testemunhos: falidos que viram milionários, joãos-ninguéns que viram empresários, corrente disso, água santa daquilo, azeite ungido daquilo outro, dinheiro, dinheiro, dinheiro… É claro que tudo pode ser usado por Deus para os Seus propósitos, mas o fato de algo ser usado não significa que é bom. Deus usou uma mula para falar com Balaão, mas não acredito que a gente possa parar de pregar o evangelho se Ele pode usar mulas para fazê-lo.

    Vemos muitos errando na Bíblia e esses erros às vezes sendo transformados em algo para a glória de Deus, porém o que errou continua sendo responsável. Lembro-me de José falando a seus irmãos, quando se revela a eles como governador do Egito: “E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” Gn 50:19, 20

    Não podemos nos esquecer de que vivemos numa época de apostasia (abandono da Verdade) e isso irá piorar muito após o arrebatamento da igreja, o que pode acontecer a qualquer momento. Procure ler as cartas de Timóteo no contexto profético de tempo. Ambas falam da “casa de Deus” (o aspecto governamental da igreja, ou a parte que cabe aos homens cuidarem).

    Na primeira são dadas instruções… “…para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” I Timóteo 3:15 Esta fala de como a casa de Deus deveria ser.

    Na segunda fala de como ela ficou. “Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.” II Timóteo 2:20 É uma casa onde há de tudo e a responsabilidade dos que buscam a Verdade é se afastarem do erro (leia o contexto) para se reunirem com aqueles que o fazem de coração puro (ou purificado desses erros). O trecho fala de separação.

    A primeira fala ainda, em seu contexto histórico, dos “últimos tempos”, um período mais extenso: “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” I Timóteo 4:1 Isso já acontece há muitos séculos.

    A segunda fala dos “últimos dias”, um período breve e final. “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” II Timóteo 3:1 Na continuação é dado o estado dos cristãos (é importante entender que não está falando de pagãos ali, mas de cristãos nominais:

    “Porque haverá homens…

    [1] amantes de si mesmos, avarentos
    [2] presunçosos
    [3] soberbos
    [4] blasfemos
    [5] desobedientes a pais e mães
    [6] ingratos

    [1] profanos
    [2] Sem afeto natural
    [3] irreconciliáveis
    [4] caluniadores
    [5] incontinentes
    [6] cruéis

    [1] sem amor para com os bons
    [2] Traidores
    [3] obstinados
    [4] orgulhosos
    [5] mais amigos dos deleites do que amigos de Deus
    [6] Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. ”

    Se observou, temos 3 grupos de 6 características (666) que levam para o homem que tem aparência de piedade (parece um carneiro), mas nega a eficácia dela (fala como um dragão Apocalipse 13:11). É preciso entender que a oposição maior aos convertidos no final virá da própria cristandade organizada, “a mulher” de que nos fala o Apocalipse.

    É interessante como neste trecho de II Timóteo Paulo fala de pessoas levadas por concupiscências (desejos) por homens com as características acima. É o que vemos aos montes hoje nas ditas igrejas que oferecem curas, milagres, dinheiro, romance e tudo o que o ser humano mais deseja, com segundas intenções. Note também que ésta foi a última carta que Paulo escreveu e ele termina dizendo que foi abandonado por todos. Vivemos num tempo de abandono da Verdade (apostasia), principalmente da Verdade revelada a Paulo (que você não encontra em outros lugares das Escrituras).

    “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Efésios 3:8-10)

    Mario Persona.

  6. queridos invés de ficarem discutindo sobre o que os pastores estão fazendo vamos atrás das almas, filhos não cabe a nós julgar ,apontar, comentar , quantas almas vocês levaram para jesus
    este ano amem fiquem na paz

DEIXE UMA RESPOSTA