Pastor Augustus Nicodemus critica aproximação da mídia secular com o público evangélico e rebate afirmação de que “o que importa é que Cristo está sendo pregado”

15

O pastor Augustus Nicodemus publicou recentemente em sua página no Facebook um texto no qual comenta a crescente aproximação dos meios de comunicação “seculares” com as igrejas e o público evangélico. Em seu texto, Nicodemus rebate, principalmente, o uso do texto bíblico de Filipenses 1:18 como forma de justificar “qualquer meio” como forma de pregar o evangelho.

No texto, Nicodemus faz uma análise do teto bíblico citado em resposta a um amigo que, segundo ele, o questionou se tal passagem bíblica não justificaria a realização do “show gospel”.

– Um amigo no Twitter me perguntou se Filipenses 1:18 não justificaria o show gospel. Acho que ele tinha em mente o festival gospel na Globo e a hipotética novela da Globo com uma heroína evangélica e as apresentações de cantores gospel em programas seculares – diz o pastor no início de seu texto, no qual afirma que tal passagem bíblia é usada fora de contexto, pra justificar tais práticas.

Fazendo uma análise do contexto histórico da afirmação do apóstolo Paulo em sua carta aos filipenses, quando ele diz “Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei” – o pastor explica que Paulo não estava, nesse texto, justificando o uso indiscriminado de qualquer método para supostamente falar de Jesus, nem tampouco eximindo de culpa aqueles que o fazem por motivações desonestas.


Segundo o pastor, ao fazer tal afirmação, Paulo estava se referindo àqueles que “no propósito de matá-lo, terminavam anunciando o Evangelho de Cristo aos magistrados e autoridades romanos”.

– Quando os judeus que acusavam Paulo eram convocados diante das autoridades romanas para explicar estas acusações que traziam contra ele, eles diziam alguma coisa parecida com isto: “Senhor juiz, este homem Paulo vem espalhando por todo lugar que este Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, e que está assentado à direita de Deus, tendo se tornado Senhor de tudo e de todos. Diz também que este Senhor perdoa e salva todos aqueles que creem nele, sem as obras da lei. Senhor juiz, isto é um ataque direto ao imperador, pois somente César é Senhor. Este homem é digno de morte!” – explica Nicodemus.

– Disto aqui vai uma looooonga distância em tentar usar esta passagem para justificar que cristãos, num país onde são livres para pregar, usem de estratégias no mínimo polêmicas para anunciar a Cristo. Tenho certeza que Paulo jamais se regozijaria com isto (sic) – completa.

Augustus Nicodemus cita ainda outros trechos da Bíblia, em que Paulo condena o uso de “métodos questionáveis” como forma de pregação – como em 2Co 2:17, 2Co 4:1-2 e 1Co 2:1-5 – e finaliza seu texto afirmando que “usar Filipenses 1:18 para justificar que qualquer estratégia serve para anunciar o Evangelho é usar texto fora do contexto como pretexto”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


15 COMENTÁRIOS

  1. na verdade é apenas um seguimento do evangelho, ou seja os grandões os teleevangelistas que promovem e se promovem com estes eventos produzindo dinheiro e mais fama, mas a verdadeira igreja de Jesus está ai firme em passos não tão largos, pois os dias são maus, os homens estão perdendo sua fé, o amor de muitos esfriou, mas DEUS sempre separa milhares que não se venderam a baal, e é por isto que ainda este mundo não foi destruido, pelo amor destes, que ainda não foram consumidos, pois DEUS tem promessas para eles

  2. Na verdade, a igreja de forma geral está perdendo a identidade cristã. O secularismo entrou nela de vez, e aí nem adianta pentecostal ou tradicional nenhum se justificar, pois todos deixaram modismos adentrarem no seio da igreja. Vejamos: Show gospel com cantores caricaturando Gilberto Gil, grupos de pagode, Pit, grupos de metal ou esses cantores de sertanejo com aquelas calças que mais parecem que foram empacotados a vácuo, aqueles cabelinhos à base de cuspilina e aquelas camisas manga longa arrebitadas para cima, com trejeitos e poses que não lembram, em nenhum momento, aqueles cristãos que têm em Deus a figura de uma autoridade máxima, que podem se apresentar de qualquer forma diante dele. É até irônico, pois eu não creio que algum desses vá à presença de um juiz de direito com essas calças do tipo “mamãe, sou gay” ou com um parafuso pendurado na orelha ou no nariz. Ah, tem alguém dizendo “isso é coisa de tradicional” Pode ser, mas entre esse a aqueles, há muito pouca distinção nos dias de hoje quando se trata de pessoas entre 12 e 40 anos!
    Resumindo: as novas gerações estão deteriorando o evangelho verdadeiro e confundindo liberdade com libertinagem!

  3. Na verdade, a igreja de forma geral está perdendo a identidade cristã. O secularismo entrou nela de vez, e aí nem adianta pentecostal ou tradicional nenhum se justificar, pois todos deixaram modismos adentrarem no seio da igreja. Vejamos: Show gospel com cantores caricaturando Gilberto Gil, grupos de pagode, Pit, grupos de metal ou esses cantores de sertanejo com aquelas calças que mais parecem que foram empacotados a vácuo, aqueles cabelinhos à base de cuspilina e aquelas camisas manga longa arrebitadas para cima, com trejeitos e poses que não lembram, em nenhum momento, aqueles cristãos que têm em Deus a figura de uma autoridade máxima, que podem se apresentar de qualquer forma diante dele. É até irônico, pois eu não creio que algum desses vá à presença de um juiz de direito com essas calças do tipo “mamãe, sou gay” ou com um parafuso pendurado na orelha ou no nariz. Ah, tem alguém dizendo “isso é coisa de tradicional”. Pode ser, mas entre esse a aqueles, há muito pouca distinção nos dias de hoje quando se trata de pessoas entre 12 e 40 anos!
    Resumindo: as novas gerações estão deteriorando o evangelho verdadeiro e confundindo liberdade com libertinagem!

    • Por essas e por outras aberrações, as igrejas evangélicas estão perdidas! Ou seja, perderam a sua identidade a que chamavam de cristã. Pois na atualidade de cristãos já nada tem!

  4. É muito bom saber e ver que existem crentes na terra que são apologetas do verdadeiro evangelho de Cristo, pois é contra essas coisas que combatemos nas igrejas, concordo plenamente com o reverendo e com os demais comentários a respeito, continuemos nessa luta pela qual Paulo também pelejou, e assim seguiremos para uma vida com Cristo, gloooooria a Jesus.

  5. Este tal de Nicodemos deveria cuidar das ovelhas dele,e esquecer o pasto dos outros.
    E por causa de pastores assim que nascem cabritos que vivem aqui julgando como o pastor deve guiar suas ovelhas.tsc,tsc…

  6. Esta certíssimo o Nicodemus, pois com esse papo do “importa é que Cristo esta sendo pregado”, temos visto a miscelânea gospel que tem se espalhado por aí, um evangelho contaminado tem sido anunciado, e com base nesse texto mal compreendido por muitos, é que pseudos pregadores tem se aproveitado para se locupletarem, mercadejando o evangelho, pra essa turma, o que importa é que estão lucrando com o analfabetismo bíblico da maioria de seus seguidores.
    E nessa de que Cristo esta sendo pregado, o que vemos é Cristo sendo destroçado, pois sua Palavra é adulterada pelos estelionatários da fé, que sem temor nenhum praticam uma espécie de macumba, ou seria “boacumba gospel”? E têm idiotas, mas também vigaristas, que aprovam tais práticas, em comum as duas classes tem o egoísmo e a ambição, por isso, vale tudo, então vemos nas seitas ditas evangélicas, “óleo, rosa, lenço, fronha, tudo ungido, rsrsrrs….cajado, rede, tijolo, meias, sessões descarrego, corredor do sal, fogueira santa, que de santa não tem nada”,…tudo isso para tomar dinheiro daqueles que buscam a tal vida com abundância, e que aqueles desconhecedores do verdadeiro evangelho, pensam tratar-se do desfrutar de riquezas terrenas…o evangelho do tomar a cruz todos os dias, do buscar o reino de Deus e a sua justiça, e que todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas, ah! Isso não.
    Que coisas são ESTAS? Esta no contexto de Mateus 6, trata-se de comida, roupas…mas os enganadores costumam retirar da passagem citada de Mt 6:33, o pronome demonstrativo “ESTAS”, e aí dizem que “TODAS” as coisas vos serão acrescentadas, ou seja, adulteram a Palavra em proveito próprio.
    Mas o que importa isso? -“Cristo esta sendo pregado” – É, esta sendo pregado literalmente na cruz, os cravos o ferem novamente, mas tudo bem, o povo quer viver o gozo da eternidade aqui nessa terra mesmo, rsrrsrs…então mercenários como, MACEDO, RR, VALDEMIRO, MALAFAIA, OS HERNANDES, MIGUEL ÂNGELO, SAMUEL FERREIRA, DAVI MIRANDA, TERRA NOVA, AGENOR DUQUE… e uma infinidade de assemelhados, se aproveitam para lucrar em cima da boa fé, – ou seria má fé? Heim? Hum? Não é verdade? Diria uma personagem do humor da atualidade. kkkkkkkk
    PS: Com a palavra os filhotes dos picaretas, rsrsrrsr…Tais como; Vai se Arrebentar, Clamando, Levi Varella, Ex…e outros da matilha.

    • KKKKKKKK.
      Agora eu sei porque esse vanderlei santana e desse jeito.
      olha só o tipo de pastor que ele gosta.
      PASTOR QUE PREGA A DOUTRINA CALVINISTA, AQUELA DOUTRINA DIABLICA , que diz UMA VEZ SALVO SALVO PARA SEMPRE, .AQUELA DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO SABE?
      AQUELA QUE DIZ QUE A PESSOA JA NASCEU ESCOLHIDA PARA SER SALVA, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA ELA ESTA PREDESTINADA A SER SALVA, ENQUANTO MUITOS INFELIZES estão predestinados a ir para o infeno.
      sem fala no que eles dizem que aqueles que foram salvos não correm o risco de perderem a salvação….

      MAS ESSES CRENTES COMO .
      WANDERLEI, EDSON SOUZA, jussarastardus, mary, etc.
      QUANDO É PERGUNTADO A ELES: COMO FOI SEU ENCONTRO COM JESUS?
      Ai eles enrolam enrolam enrolam ficam citando versículos biblicos, MAS NÃO FALAM ISSO PORQUE NUNCA TIVERAM UM ENCONTRO COM DEUS.
      SÃO CRENTES CHEIOS DE LETRA, PORÉM VAZIO DE ESPIRITO

      • Você já é “manezão”, não é seu “vai se arrebentar”…rsrsrs… e como sabe que eu falei a mais pura verdade, aí você vem com aquele papinho de quem não tem argumento plausível para contestar.
        Não teria que te dar satisfação, mas para que vc não fique falando asneiras por aí, vou te dizer, não, eu não sou seguidor do calvinismo, eu já falei a qual denominação eu pertencia aqui, mas você se faz de desentendido.
        Vou repetir pra vc, sou da AD tradicional, mas já não tenho alegria nisso, pois ela também já entrou pelo caminho das heresias, a tal doutrina da teologia da prosperidade e outras invencionices de homens que mercadejam o evangelho, assim como vc, também já adentrou na centenária AD.
        Uns fazem isso na ignorância, falta de cultura mesmo, outros fazem por ganância, são ladrões mesmo. E você. A qual dessas classes pertence? Não precisa responder, eu já sei, rsrsrrs… vc pertence as duas classes, explico;
        Pelos seus textos, vejo que você é um analfabeto funcional, pois vive assassinando a língua portuguesa por aqui, e pela sua defesa dos golpistas do falso evangelho, tipo, Macedo, concluo que você é da quadrilha de golpistas da fé.
        E não se esqueça daquele velho conselho, que já falei aqui pra vc em outras ocasiões, se arrependa dos seus maus caminhos, ainda há tempo, senão já sabe né, você que hoje se identifica como “Vai Arrebentar”, no futuro vai é se queimar no lago de fogo.

        • O Vai Arrebentar
          O problema do Vanderlei Santana,e que foi tragado pelo espírito de avareza,por isso que esta assim tão revoltadinho,estes crentes se mexer no bolso deles fica assim procurando uma igreja perfeita,e sai atacando tudo quanto e tipo de igreja.
          Ai Vanderlei fusquinha,quando descobrir uma igreja perfeita que não pede dinheiro e se mantem avise-me….

          • O Ex..rsrsrs….vc é um desses caras que nem o nome tem coragem de falar, e ainda escolhe um nick ridículo, me poupe de sua imbecilidade, pois pelo que vejo, você nem sabe o que significa ser avarento, então nem vou perder tempo com vc, só vou te dizer que eu sei o que diz a bíblia a respeito das finanças, já vocês que vivem nas tetas da igreja, quando entendem o assunto, se fazem de inocentes preocupados com a evangelização, mas na verdade, o que querem é viver sem trabalhar, até porque, o emprego que conseguiriam pelo nível cultural de vocês, seria sofrível e mal remunerado, então se agarraram nessa arte de mercadejar o evangelho, onde o campo é fértil e de fácil exploração.

    • em as demais coisas está implicito tudo do que o cristão necessita. Deus não vai dar a ele dinheiro, vai dar saúde e sabedoria para poder trabalhar e administrar o seu ganho. O que causa estranheza é que o leitor da bíblia como o cristão que vive com ela debaixo do braço, quer ver registrado nas escrituras aquilo que ele deseja. não interpreta e quando interpreta o texto, segue o que lhe agrada. Deus não vai dar nada de mão beijada e não exige pagamento de nada, o que ele exige é uma vida honesta e de amor ao próximo, isto sim é o que ele proclama nas escrituras. mas amar e perdoar o próximo é dolorido, isto fica para o segundo plano.

  7. Toda a forma de pregar e semear o evangelho é válida, mas, o verdadeiro evangelho, não religião ou igreja, mas, CRISTO, que cura, salva, liberta, perdoa e esquece dos nossos pecados, faz do homem uma nova criatura, resgata da lama e transforma vidas. Não usar o evangelho como forma de promoção pessoal, gozação ou piada, mas, verdadeiramente honrar o nome de DEUS, aí sim ninguém irá se escandalizar e os frutos serão colhidos.

  8. É muito bom a liberdade que cada um tem de se expressar acerca de assuntos polêmicos e assim com a rica variedade de pensamentos ficamos por dentro da visão da Igreja do Senhor Jesus. Mas não devemos esquecer que a salvação é individual em Cristo Jesus. Em 1 Co 8.3 está escrito: Aquele que ama a Deus, ESTE é conhecido Dele. A paz de Cristo para todos os irmãos.

  9. Wanderlei Santana, só uma pergunta: Você é de fato cristão? Cristão é a reprodução de Cristo no seu Caráter e em sua Missão. Acha mesmo que Jesus em seu lugar estaria aqui tentando humilhar as pessoas como você faz? O que tem a língua portuguesa com a opinião das pessoas? Qual o problema de alguém se utilizar de um “Fake” pra participar e dar sua opinião? Você se acha melhor que alguém aqui? Não se exalte tanto porque poderá ser humilhado diante de Deus.
    Fica a dica pessoal: Acho que agradaria muito à Deus se as denominações ao menos se respeitassem. Ninguém é dono da verdade, cada um interpreta a palavra de acordo com seu entendimento. Infelizmente, muitos falam besteira, outros fazem besteira, mas aqui… Somos seres individuais e mais, teremos que dar conta dos nossos atos é a Deus e não aos homens! Peçam ao Espírito Santo discernimento se não o tiverem, mas por amor a Deus, vamos ser um povo mais humilde. Vamos dar testemunho pessoal! Crente tá sendo taxado de tanta hipócrita, de picareta, e ninguém se levanta pra defender ninguém! A minha opinião é: tá roubando, tá mentindo, tá pregando heresias… Deus está de olho em você querido (a) e o juízo está próximo!

  10. Acho que agradaria muito à Deus se as denominações ao menos se respeitassem. Ninguém é dono da verdade, cada um interpreta a palavra de acordo com seu entendimento. Infelizmente, muitos falam besteira, outros fazem besteira, mas aqui… Somos seres individuais e mais, teremos que dar conta dos nossos atos é a Deus e não aos homens! Peçam ao Espírito Santo discernimento se não o tiverem, mas por amor a Deus, vamos ser um povo mais humilde. Vamos dar testemunho pessoal! Crente tá sendo taxado de tanta hipócrita, de picareta, e ninguém se levanta pra defender ninguém! A minha opinião é: tá roubando, tá mentindo, tá pregando heresias… Deus está de olho em você querido (a) e o juízo está próximo!

DEIXE UMA RESPOSTA