Reverendo Augustus Nicodemus Lopes critica prática de “atos proféticos”: “Simbolismo ambíguo”

54

Os “atos proféticos” são rituais praticados por muitas denominações neopentecostais e, geralmente, envolvem gestos, afirmações e objetos simbólicos. Com tantos ingredientes envolvidos, há quem classifique-os como heresia, pois não encontram suporte na teologia, além de envolverem a prática conhecida como confissão positiva e sincretismo religioso.

Recentemente, o “ato profético de transferência de gerações” protagonizado pela pastora Ana Paula Valadão, vocalista do Ministério de Louvor Diante do Trono, causou grande polêmica nas redes sociais.

O reverendo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes usou sua página no Facebook para expressar seu pensamento a respeito dos “atos proféticos”, e afirmou que não compreende a necessidade de encenação da revelação da Palavra.

“Atos proféticos? Após Deus ter se revelado em Jesus Cristo, ter estado entre nós e transmitido ao vivo a sua Palavra, após os apóstolos terem registrado esta mensagem de maneira infalível e suficiente nas Escrituras, pergunto qual a necessidade de profecias encenadas e atos simbólicos para que Deus nos fale através deles?”, questionou.


Lopes acrescentou ainda que um dos pilares da Reforma Protestante, “Sola Scriptura”, é um conceito que prega o alicerce da fé cristã baseado apenas na revelação dada por Deus aos homens através da Bíblia Sagrada.

“Se alguém não entende a fala de Deus registrada claramente na Bíblia vai entender através do simbolismo ambíguo de gestos e encenações de gente que alega falar no nome dele?”, perguntou o reverendo.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

54 COMENTÁRIOS

  1. Nunca vi ou ouvi sobre este senhor coisas do tipo:
    Reverendo Augusto foi usado poderosamente para curar,ou tirar alguém do caminho errado.
    Tsc,tsc…
    Os fariseus morreu mais deixou discípulos tsc,tsc….

    • A verdade dói, mas quando entendida, tem poder curador, rsrrsrs…agora, ignorância bíblica é algo que dificilmente pode ser eliminada da cabeça de quem acredita em fábulas, uns acreditam em mula sem cabeça, saci-pererê, outros, em fogueira santa, descarrego, arruda, sal grosso… é vai entender. Se tais crenças não forem por ignorância, e, desconfio que não seja, então, uma das explicações para essas sandices, só pode ser $$$$$$$$$…..

      • “Os fariseus morreu”? Ou, os fariseus morreram?

        Na verdade meu intuito não foi criticar o teu português, mas te lembrar que esse pastor, assim como vc diz ser, está aqui na terra para ensinar e orientar as as ovelhas de Jesus, o verdadeiro Pastor, realizador de toda boa obra !

        • O problema Mary, é que o Lulalelé, não gosta de quem ensina a verdade, ele tem medo, pois, vai que as ovelhas sejam despertadas, e aí ele perde o emprego, sabe como é, sem ovelha para ser extorquida, ele vai ter que procurar trabalho sério, e essa turma de fraudadores do evangelho, ao ouvir a palavra trabalho tem calafrio e entram em pânico.

          • É verdade Wanderley.
            A gente percebe nessas pequenas minúcias, o que está implantado dentro do ser.
            Não criticar abertamente é uma política que eles usam, mais em função de não serem criticados, fazendo de algozes os seus críticos. Isso aqui, porque entre eles, tudo muda de figura, rs…

          • O velhote Clamando, creio que, devido a sua pouca inteligência, vc digitou “estrece”, contrariando sua vontade, que era, digitar, “estremece”, já sei, foi um erro duplo de digitação, rsrsrs… O velhote, na sua idade, e depois que o alemão te pegou, vc anda esquecido, e nas madrugadas em sua incontinência urinária, acaba se mijando, antes de chegar ao banheiro, por puro esquecimento de onde fica o WC, é, eu entendo, é o efeito alemão, mas, sua mulher não se conforma com isso, e aí sim, ela ESTREMECE de raiva, rsrsrs…
            Mas como vc é amiguinho do lulalelé, pede um sabonete de arruda para se banhar 7 vezes com água fria, de preferência do rio Jordão,vai que resolve, rsrsrrs…
            Ah! Consulta o preço antes, pois eles cobram caro, pelos produtos tabajaras-iurdianos. kkkkkkkkkkkkk….

          • MINHA FUNÇÃO, NÃO CARECE DE PORTUGUES CORRETO, NA ENGENHARIA, NEM NA TEOLOGIA PRECISO, UMA É CALCULOS E A OUTRA E HERMENEUTICA E HOMILETICA E NISTO TU SABES EU SOU BOM TODA VIDA LEVAS UMA SURRA

          • Você é uma piada velhote clamando, vc era servente de pedreiro, antes de virar mercenário da fé, e agora quer pousar de engenheiro, kkkkkkk… Quanto à teologia, hermenêutica, homilética, todos já perceberam, que vc é uma fraude, pelos seus comentários aqui, nota-se o nível do teu conhecimento, o teu português é lastimável, rsrsrs… Um pastor que é favorável a pena de morte, só pode mesmo ter comprado um diploma de teologia na famosa 25 de março, (SP), de um dos muitos ambulantes que por lá comercializam coisas ilícitas, aliás, se vc tem algum diploma de engenharia, só pode ter comprado lá, kkkkkkk… Mas prove o contrário e deixe o teu registro do CREA aqui, para que examinemos a veracidade.
            Cuidado para não ser processado por falsidade ideológica. E quanto ao uso correto da língua portuguesa, que vc diz não ser necessário para exercer as atividades citadas, eu afirmo, que isso jamais seria dito por um teólogo ou engenheiro legítimo, mas como vc é uma fraude, então, na sua ignorância, profere tal despautério.

  2. Foi Pura emoção só isso ! a FÉ não é movida por eomoção, falar em línguas até o diabo fala
    e não foi ela mesma que caiu pelo espirito e engatinhou como um ”leão” ?
    que espirito é esse que abita nela ???

  3. Como o diabo e sujo…engana as pessoas que se aproximam de Deus.A bíblia não é mentirosa .Tem coisas que a Bíblia ensina,mas tem coisas que o espírito santo de Deus nos revela…

  4. Concordo com o ver. Augusto. Ao analisar a ordem deixada pelo Senhor Jesus ao seus discípulo, nada notamos sobre atos proféticos. A determinação é: “enquanto estão indo, façam discípulos, batizando-os (identificação com Cristo) …ensinando a guardar tudo o que vos tenho transmitido”. Analisando todo o N.T. não vimos ordem para “Atos proféticos”, mas para o ensino da palavra, o discipulado, a identificação com Cristo, através de atos de justiça, de vida íntegra. Paulo recebeu diretamente do Senhor aquilo que deveria transmitir – o evangelho da graça que transforma o pecador – e assim o fez. “ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. “ 2ª Tm 3:16,17. Tudo que precisamos está revelado por Deus. Só temos que obedecer, nada mais de “atos proféticos ou determinações”. Mas o que vimos hoje é um amontoado de “crentes” julgando a Bíblia por suas experiências, sua egolatria, suas divagações, quando deveria ser o contrário! Crentes que não sabem nada sobre a Bíblia: como ela chegou até nós, o que é inspiração, iluminação, revelação ( a verdadeira), inerrancia , infalibilidade, suficiência(doutrina negada na prática de muitas igrejas e crentes). Nada sobre a obra de salvação: sacrifício vicário, substituição, propiciação, graça, eleição, chamada, regeneração, fé (verdadeira, para salvação) união, adoção, preservação; e muito mais. Poderia continuar alistando a desinformação (analfabetismo) bíblica dos “evangélicos”. Culpa dos púlpitos, que trocaram a exposição das sagra das escrituras, a pregação do genuíno evangelho, que confronta o homem com seu pecado, indicando-lhe a necessidade de um clamor a Cristo como salvador, por uma mensagem que massageia o ego, dá-lhe uma falsa esperança de “benção” aqui, sem indicar que a verdadeira esperança é o céu. Como a Bíblia diz o homem não busca a Deus (Rm. 3:11), ele precisa ouvir o evangelho (Rm.10:14-17) Mas como ouvir algo que está sendo tão negligenciado nas igrejas que trocaram a ordem de ensinar o que “Cristo deixou” por “determinar” o que Ele nem mencionou? Mas há esperança, há uma boa noticia: é que ainda existem baluartes da verdade, que não se dobraram ao baal moderno (1º Rs 19:18; Is. 1:9, Rm.. 11:5), que não compactuam com teologias famigerada como a diabólica teologia da prosperidade. Voltemos à Bíblia! Ao puro evangelho… ”conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará… se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres…”.

    • Acredita que num primeiro olhar no seu nome confundi LV com Levi, rsrrs..comecei a ler, já estranhando o “concordo” li mais um pouco e pensei, não, isso não pode ser obra do Levi, voltei para ler direito e percebi meu engano, que pena. Ainda tenho esperança que um dia ele, (Levi Varela), deixe de ser insano, não, não é exagero pois ele critica, “Deus e o mundo” e não é força de expressão, o Apóstolo Paulo então, coitado, o Levi detona, fariseu radical é o mínimo que ele diz.
      Depois do engano explicado, vou fazer o que tive vontade, após ler seu texto, parabeniza-lo, é isso aí, parabéns pelo seu comentário.

          • wanderley satanas

            esta mordomia eu dispenso,eu chamo isto de insônia mesmo.

            E insônia e doença e isto não quero nem para meu pior inimigo.

            Seja humilde e busque um tratamento espiritual urgente.

        • Aí clamando.

          Outro dia o tal de Wanderley satanás.

          Estava aqui comentando ás 3 horas da manhã,não crê que Jesus liberta da insônia então sofre derrotadooooo……kkkkkkkkkkkkkkkk

          • nós sabemos bem que é apenas mais um fake a serviço de star, para perseguir, lembra do felipe e do afonso, o ultimo deu tanto na cara que ele matou, agora ressuscitou o felipe e assim ele vai, só não esplica porque foge do bb assim como o diabo da cruz

          • Você viu Lulalelé? A mordomia que meu trabalho proporciona, posso passar a noite aqui comentando e denunciando os falsos propagadores do evangelho, como você e o velho Clamando, o qual, diz ter estudado, mas estranhamente ainda não aprendeu a escrever, rsrsrrs… É velhote, não tem como “ESPLICAR” com “s”, é burrice mesmo, ou você consegue EXPLICAR, rsrrsrs…vai dizer que é erro de digitação, aliás, a burrice é “conditio sine qua non” se consegue ser obreiro dessas igrejolas a que vocês pertencem.

          • MORDOMIA STAR DISFARÇADO,MORDOMIA MESMO VIVE DA APOSENTADORIA DA MAE E DO TRABALHO DOS IRMAOS,escreveu que bebe refrigerante barato,NAO DEVIA BEBER NADA JA QUE NAO TRABALHA VAg@bundo ,preguiçoso

          • Esse bbesta, não me engana, só pode ser o velho clamando disfarçado de ateu para poder criticar a vontade, sem manchar a imagem que ele pensa ter como pastor, rsrsrs…. Ou quem em sã consciência teceria elogios ao clamando? Coisa impossível, só ele mesmo, ateu nenhum perderia tempo tentando desqualificar o stardust, até pq, via de regra, ateus, possuem boa redação, e esse bb escreve mal pra diabo, semelhante ao clamando, ou seja, é o clamando. rsrs…

          • ENGRAÇADO QUE O STARDUST JS ESCREVEU COISA SEMELHANTE MEU,ACASO ACHA QUE PRA NAO SER O CLAMANDO AQUI TEM QUE CONCORDAR COM STAR VANDEYAOGAY,NAO SEI ESCREVER MESMO,TERMINEI O TERCWIRO COLEGIAL E SÒ, E ME BASTA,MEU PAI E DONO DE FAZENDA E AINDA ASSIM TRABALHO LEVANDO SOL E CHUVA EM CIMA DE UMA COLHETEDEIRA ENQUANTO VC VIVE DE APOSENTADORIA DE UMA MAE DOENTE,MAS NAO ESCREVO TAO MAL QUANTO PAREÇO,É QUE ENQUANTO VC ESTA NO BEM BAO ,EU ESTOU APROVEITANDO OS SEGUNDOS,MINUTOS DE FOLGA

          • EU TRABALHO STAR E POR ISTO POSSO COMPRAR OUTRO BARQUINHO, E TU MENTIROSO VIVE NAS CUSTAS DA POBRE MÃE QUE TU FAZES MACUMBA PARA CONTINUAR NA DEPRESSÃO…

          • BB
            TENHO UMAS TERRINHAS AI E ESTE ANO VOU PARA COMEÇAR CULTIVO DE MARACUJÁ PARA EXPORTAR PARA ALEMANHA, DE UMA OLHADA NESTE FILÃO DA AREA DE AGRICULTURA, VOU CONSORCIAR COM XUXU DO ESPIRITO SANTO

          • VANDEUAOGAY EU TRABALHO NAO É PQ NAO ESTUDEI,É PQ GOSTO MESMO MEU,SE EU QUISESSE PODERIA FICAR O DIA TODO EM CASA COÇANDO SACO,MAS NAO,EU GOSTO DE TRABALHAR,NAO NASCI PARA VIVER AS CUSTAS DOS OUTROS COMO VC STAR DISFARÇADO,CLAMANDO AQUI NA REGIAO DESCONHEÇO PLANTAÇÃO DE MARACUJA,AQUI A GENTE TRABALHA COM CANA,SOJA

  5. Bem, Deus que deixou seu único filho, Jesus, que em Jo.14 que Ele é o caminho, a verdade e a vida; Não for suficiente . O que desse mundo vai ser? Pra mim nada!

  6. Eu creio em um Deus que cuida de mim, o que seria de nós se fosse assim??? sempre tivemos livre arbítrio, e Adão escolheu a desobediência, por isso já nascemos pecadores, mas Deus na sua infinita misericórdia enviou seu único filho p pagar o preço por nós, por isso quem o aceita de td coração está salvo e livre dos pecados. O meu Jesus vive!!!! e virá me buscar e tds aqueles q nele crêem, isso é abandonar? Deus é maravilhoso…

  7. Não concordo com a Ana Paula, pois visivelmente carnal este “empurrão profético”, entretanto concordo menos ainda com este reverendo e suas teologias anti pentecostais, pois após Jesus Paulo usou objetos simbólicos:

    E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. Atos dos Apóstolos 21:11.

    • Paulo usou? Onde? Outros usaram, Paulo nunca usou tais artifícios e muito menos ensinou tal prática, veja o que diz a Palavra;
      “E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
      De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam”. (Atos 19:11-12).
      Numa leitura atenta percebemos que em nenhum momento Paulo apregoou tal utilização dos ditos objetos simbólicos como vc diz, e o uso de lenços e aventais eram práticas de terceiros, Paulo não distribuía nada disso, e como diz o verso 19, era Deus agindo através de Paulo, pois na época vivia-se o evangelho incipiente e aprouve a Deus que tais coisas acontecessem. Quanto ao texto que vc citou, mais uma vez Paulo não teve nada a ver, foi o profeta Ágabo que assim agiu, e você omitiu, preferindo atribuir a Paulo o uso de objetos simbólicos, confira aí o seu lapso; “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo”. (Atos 21:10). Este sim, fez uso da cinta de Paulo para simbolicamente demonstrar como o Apóstolo seria preso em Jerusalém.
      Precisamos ler a Bíblia de forma atenta e dizer apenas aquilo que ela diz, e não o que queremos que ela diga, segundo nossos interesses.

      • Wanderley Satanás.

        Deixa de ser burro!

        O fato de Paulo não mandar usar os artifícios que ele usou como lenços e aventais de seu uso pessoal,não quer dizer que não poderíamos,se sua fé é não usar nada como objetos para curar pessoas fique com a sua fé.
        E para de julgar a fé dos outros.

        “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.” (Romanos 14 : 22)

        Claro que vai dizer que o que ta ai escrito ta fora de contexto,versículo solto.

        • Edy disse: “O fato de Paulo não mandar usar os artifícios que ele usou como lenços e aventais de seu uso pessoal”

          Edy… aonde na bíblia vc viu paulo usando como artifício seus lenços e aventais de uso pessoal para ser um “ponto de contato” (aonde tem isso tb na bíblia???) para a fé???

          Se essas bugigangas gospel fossem distribuidas gratuitamente aos incautos, eu até entenderia em partes, mesmo não tendo fundamentação bíblica neotestamentária, mas cansei de ver esses objetos sendo entregues em troca de “ofertas de fé”.

        • Vejo que tá aprendendo Lulalelé, você mesmo já cita a passagem e reconhece que esta fora de contexto. Quanto a burrice, estou tranquilo, as pessoas inteligentes que por ventura venham a ler nossos comentários, saberão pela simples redação de cada um de nós, quem realmente é o burro, kkkkkkk…quem será? No campo espiritual então, misericórdia, até em passe de luz, descarrego, fogueira santa e outras feitiçarias, os inteligentes acreditam. kkkkkkkkkk…

        • Oh lulalelé… Já que tais atos estão liberados, seguem algumas sugestões de “atos proféticos” devidamente baseadas em acontecimentos bíblicos:

          1) Vamos cuspir na terra, fazer barro e esfregar no olho do irmão, para curar a cegueira espiritual (João 9:6);

          2) Vamos sair enfiando o dedo no ouvido do irmão e esfregar nossa saliva na língua dele, para tratar sua surdez espiritual e despertá-lo à oração (Marcos 7:33);

          3) Vamos sair cuspindo nos olhos dos outros para curar a cegueira espiritual (Marcos 8:23);

          4) Fazer e comer pães assados na bosta em frente à igreja para denunciar seu pecado (Ezequiel 4:12-13);

          5) Vamos jogar bosta um no outro como um incentivo para nosso desenvolvimento espiritual (Lucas 13:8).

          Paulo nunca disse para fazer nada disso, mas segundo a sua lógica, isso não é motivo para não fazer, não é mesmo?

          É isso que dá não interpretar corretamente as Escrituras. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” [Oséias 4:6a ACF].

  8. Nosso maior problema é que, antes de falar sobre um “erro” de um dos nossos com a própria pessoa, publicamos para que todo mundo veja, mesmo os que não são da fé!
    Fico pensando se não estamos querendo nos promover, principalmente considerando a posição ou status que ela ocupa!
    No caso do Pr, Nicodemus, embora concorde com ele, não sei o que aconteceu, visto que ele também ocupa uma posição privilegiada!
    Quanto aos demais, sinceramente, os argumentos são carentes de exames!

    • Da´para ser mais claro Amarildo?Pelo que entendi, você concorda com “atos proféticos”, e ia criticar os que falam sobre o tais “atos”, mas como quem criticou tem base bíblica para falar e não conseguiu enquadrá-lo, ai então jogou para os outros que não tem. é isso?.

  9. Concordo totalmente com as palavras do Rev.Augustus Nicodemus Lopes, uma das cinco “solas” da Reforma Protestante sintetiza tudo: SOLA SCRIPTURA ou seja, as ESCRITURAS (BÍBLIA SAGRADA) é muito mais do que suficiente. A Palavra de Deus é inerrante e infalível. Estes tais “atos proféticos” que vemos em muitos lugares no Brasil,principalmente em Igrejas Neo-Pentecostais (E já vi também numa Igreja Pentecostal Clássica) são absurdos, beiram o ridículo e são grandes heresias, confundindo a mente de cristãos, principalmente os novos na fé. Que DEUS nos dê o seu necessário discernimento espíritual.

  10. O uso das simbologias nas Escrituras tinham um caráter estritamente didático, principalmente no Antigo Testamento. No Novo Testamento, há poucos relatos e em todos eles (A.T e N.T) não tinham poder nenhum em si mesmos. Não tinham poder de, como dizem os propagadores da prática : “destronar potestades regionais”, “materializar coisas” (linguagem própria de religiões místicas pagãs) e nem “transferir poder”.
    Essa prática está virando moda em círculos evangélicos neopentecostais, já consideradas como necessárias, nesses meios, pois dizem ser o “comunicar do Espírito para nossos dias”.
    Gostaria de lembrar que iniciaram discretamente, em forma de uma marcha (tipo militar) quando diziam que pelo “marchar” sobre os pés no culto, Deus estaria fazendo a Igreja avançar sobre o mundo e conquistá-lo para o Senhor Jesus (diferente da ordem do próprio Senhor que ordenou fazer discípulos, batizando e ensinando a guardar os seus mandamentos).
    Num dos “atos proféticos” mais controversos no Brasil (fato que não comentam), envolveu o pastor Londrino (chamado por eles “apóstolo”) Mike Shea, que estando em oração, afirmou ter sido apoderado pela “unção do Leão”, na qual para demarcar o território brasileiro para Jesus, urinou numa garrafa Pet e saiu aspergindo urina nas principais avenidas de Londrina (pois essas possuem os nomes das capitais, estados e grandes cidades brasileiras). Enquanto ocorria a tal unção extravagante os discípulos estavam acompanhando em oração, a tal “mijada santa”.
    É lamentável e perigoso os fatos que se observam, que o Senhor produza arrependimento na Igreja brasileira, vejamos aonde caímos e voltemos ao primeiro amor. Que o verdadeiro evangelho seja pregado e vejamos nossa pátria restaurada.

  11. Para Jeanne Mel da Universidade Federal do Ceará.
    Você escreveu: “Brasileiros em geral, não é só o povo da Igreja, todos perderam o senso crítico”.
    Discordo, sou brasileiro e tenho senso crítico para contestar a sua afirmação, a menos que Você tenha a capacidade de ler os pensamentos de todos os brasileiros,
    Que o SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARÉ te abençoe.

  12. Ola amigos, o apostolo Paulo ungiu lenços para ser enviados para cura das pessoas, hj qual é a diferença? Se um apostolo aki orar sobre a agua para ser bebida para levar a cura qual o problema?

    só ignorantes que acham que é misticismo, o Centro de macumba usa isto tb, será que o Diabo aprendeu isto com quem? Não se pode criar idolatria, como ouvi que depois que fizeram o templo de salomão , somente lá vc pode ser abençoado..

DEIXE UMA RESPOSTA