Batismo coletivo em escola gera polêmica com ativistas ateus; Responsáveis serão investigados

9

Uma cerimônia de batismo coletivo em uma escola pública do Ensino Médio gerou protestos de ativistas ateus e uma investigação sobre o fato por parte das autoridades sobre uma suposta imposição religiosa aos alunos.

A cerimônia de batismo foi realizada no campo de futebol americano pela Primeira Igreja Batista Villa Rica, na cidade homônima, no estado de Geórgia (EUA).

O que gerou a grande confusão foi o vídeo publicado no canal da igreja no YouTube: “Tivemos o privilégio de batizar um grupo de jogadores de futebol e um treinador no campo da Villa Rica High School! Fizemos isso logo antes do treino! Dê uma olhada e veja como Deus ainda está em nossas escolas!”, dizia a descrição.

O treinador do time de futebol também foi batizado junto com os alunos/jogadores, o que causou indignação na entidade ateísta Freedom From Religion Foundation (FFRF).


Os representantes da entidade enviaram uma carta ao escritório do distrito escolar – uma espécie de diretoria regional de ensino – reclamando do batismo, alegando que a cerimônia havia sido uma violação da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

“Eu não consigo me lembrar de outro caso como este. É realmente um mau uso da autoridade do treinador, promover sua agenda religiosa pessoal”, afirmou a vice-presidente da FFRF, Annie Laurie Gaylor, em uma entrevista. “No início deste vídeo, eles chamam o ato de ‘passo de obediência’, e, em seguida, a câmera se move para os alunos. Ele está forçando-os a passar por um ritual religioso para serem aceitos em uma equipe. Como eles vão se opor ao seu treinador? Eles não têm escolha. É proselitismo, é coercitivo e não é legal em nossas escolas”, acrescentou.

De acordo com informações da emissora de TV 11 Alive, os responsáveis pelo distrito escolar anunciaram que vão investigar o caso: “O Sistema Escolar de Carroll County tomou conhecimento de uma situação que ocorreu na Villa Rica High School, pouco antes do treino de futebol, no dia 17 de agosto. O Distrito está atualmente analisando as especificidades desta situação e irá tomar as medidas adequadas para garantir que todas as leis estaduais e federais estão sendo seguidas”.

Com a repercussão negativa do batismo coletivo no campo de futebol da escola, a igreja decidiu remover o vídeo de seu canal no YouTube.


9 COMENTÁRIOS

  1. O que me deixa indignado em ler essa matéria, é que nos EUA os próprios ateus encentivaram os jovens americanos a blasfemar contra o ESPIRITO SANTO DE DEUS ,falando todo tipo de palavrões , e agora eles reclamam do batismo coletivo na escola.
    “Um passo de obediência” nada mais é reconhecer a nossa dependência para com DEUS , é um momento de reflexão individual que nós temos para analisarmo se precisamos ou não de DEUS,quando aceitamos dizemos que acreditamos em sua existência,por isso os ateus jogam a decisão dos alunos em se batizar encima do treinado questionado a sua autoridade como líder.
    Os ateus radicais odeiam ouvir alguém reconhecer a existência de DEUS.

  2. Lamentável a banalização da fé ., batizam como se estivem tomando uma ducha de verão., as pessoas sem formação alguma adentram na banheira com água do volume morto , por imposição., de alguns e em pouco tempo estão em outra denominação ., isto que ocorre frequentemente ., nas seitas hoje aqui amanhã ali., opção é o que não falta são milhares de seitas e muitas devem se batizar novamente para para ser participante ., coisas de hereges se, noção .. Um campo de futebol ., com uma latrina jogam os caras dentro e tão tudo consumado ., de uma hora para outra o cara deixa uma seita e entra em outra ., simples assim , será que recebem uma carteirinha de protestante renovado.,

    • LOPES PINGUÇO.

      Se vc seguisse o que a Bíblia manda, seu traste vc varia o mesmo que esse povo fez, se batizaria se tornando uma nova criatura, e deixaria o pecado da carne que vc vive seu cachaceiro.
      leia a Bíblia pinguço, Pedro batizou mais de três mil batizados no batismo por emersão..

      não é possível pinguço, que vc é tão estúpido que não consegue entender o que a Bíblia ensina.
      o diabo cegou tua visão seu idolatra, ou vc faz o que JESUS mandou fazer, ou vai pro inferno de cabeça pra baixo seu pinguço.

      os idolatras e os cachaceiro não herdarão o reino dos céus.
      Não sou que eu digo, é a Bíblia.

      • De onde os protestantes tiraram que a pessoa deve ser batizada somente depois da idade adulta? Alguns chegam a se comparar a Jesus Crito, dizendo que se Ele foi batizado depois de adulto, nós devemos fazer a mesma coisa!.. Como alguém consegue escutar um absurdo desses, sem chorar nem morrer de rir, é difícil entender! Meu Deus, Jesus Cristo é Deus, e foi Ele mesmo quem instituiu o Batismo! Além disso, o batismo que ele recebeu de João, como os próprios Evangelhos ensinam, não era o mesmo Batismo que Jesus ordenou à sua Igreja! Isso é tão óbvio que é difícil entender como podem se confundir a esse respeito! O Batismo que nós praticamos é outro. Além disso, Jesus carregou a sua Cruz e foi crucificado aos 33 anos. Se os “evangélicos” querem imitar Jesus tão fielmente, em tudo, porque não procuram fazer também o mesmo?

        Mais uma vez, eles ignoram a Bíblia, pois ela não proíbe o Batismo das crianças, ao contrário: os Atos dos Apóstolos contam que muitas famílias inteiras foram batizadas pelos Apóstolos, e nós sabemos que todas as famílias judaicas tinham sempre muitas crianças, por uma questão justamente religiosa. Mesmo assim, o protestante prefere a interpretação dos “pastores” do que considerar o que diz a Bíblia.

        Além disso, por que os “convertidos” devem ser batizado numa denominação “evangélica”, mesmo que já tenham sido batizados na Igreja Católica? Quando um ex-protestante adere à Igreja Católica, na grande maioria das vezes não se exige um novo batismo. Por quê? Porque se alguém é batizado e com todas as palavras se diz no batismo que Jesus Cristo é o Senhor, como é possível ignorar a ação do Espírito Santo de forma que o mesmo batismo se torne inválido?

  3. Mimimi desses ateus. Eles não tem nada melhor para fazer? E se fosse uma cerimônia islâmica coletiva, o que eles iriam fazer?
    Mas quando alguém se diz crente em alguma faculdade de humanas (aqui ou nos EUA) é ridicularizado e criticado pelos professores, diretores e outros alunos que na maioria das vezes são ateus.

  4. O que me deixa indignado em ler essa matéria, é que nos EUA os próprios ateus encentivaram os jovens americanos a blasfemar contra o ESPIRITO SANTO DE DEUS ,falando todo tipo de palavrões , e agora eles reclamam do batismo coletivo na escola.
    “Um passo de obediência” nada mais é reconhecer a nossa dependência para com DEUS , é um momento de reflexão individual que nós temos para analisarmo se precisamos ou não de DEUS,quando aceitamos dizemos que acreditamos em sua existência,por isso os ateus jogam a decisão dos alunos em se batizar encima do treinado questionado a sua autoridade como líder.
    Os ateus radicais odeiam ouvir alguém reconhecer a existência de DEUS.

  5. Cara, isso foi MUITO ERRADO.

    SE e vou enfatizar…SE O TIME DE FUTEBOL TIVESSE IDO À UMA IGREJA E BATIZADO LÁ. TUDO BEM.

    Mas agora, impor batismo religioso em ESCOLA PÚBLICA? De fato, isso fere mesmo a primeira emenda da constituição americana. Os religiosos que promoveram tal batismo, se encrencaram.

  6. Olá, ninguém quer investigar , os estupros a dilaceração do vício principalmente de bebidas alcolicas e outras coisas tais como os assaltos que tem aumentado com freqüência dentro dos campus sem contar a decadência do ensino e o aumento dasensalidades e ficam perdendo tempo com estes assuntos futeis me desculpe a franquesa mas devíamos usar um pouco mais a mente e menos a razão q façam o batismo onde quizerem não estão atingindo e nem tirando a moral de ninguém ; se quizerem discutir mais sobre o fato noticiado estou aberto ( PR.carlosreis01@hotmail. com ) OK ! Obrigado .

DEIXE UMA RESPOSTA