Uma campanha iniciada por mulheres evangélicas de destaque foi uma resposta às reações raivosas de feministas – e internautas em geral – à reportagem da revista Veja sobre a esposa do vice-presidente Michel Temer, Marcela.
A revista produziu, a partir do depoimento de amigas e parentes, um perfil da mulher que, talvez, venha a ser a primeira-dama do Brasil nas próximas semanas. Com o título “Bela, recatada e do lar”, a Veja descreveu Marcela Temer como uma mulher discreta, dedica a cuidar do filho e auxiliar o marido com as redes sociais.
O título da matéria, no entanto, foi alvo de muita crítica de mulheres que desenvolvem suas vidas profissionais e pessoais de forma diferente, atuando em empregos ou vivendo de forma liberal, por entenderem que reforça um estereótipo “opressor” e contrário ao “empoderamento” feminino.
Para contrapor esse movimento e expressar orgulho e satisfação em ser esposa, dona de casa e mãe, a pastora Elizete Malafaia, esposa de Silas Malafaia, iniciou uma campanha com a hashtag #felizporsermulheresposamãedolar e atraiu diversas figuras do meio gospel.
“Feliz por ser mulher, mãe, amiga e ser exemplo para duas filhas mulheres de Deus abençoadas”, escreveu Elizete.
FELIZ POR SER MULHER, MÃE, AMIGA E SER EXEMPLO PARA DUAS FILHAS MULHERES DE DEUS… https://t.co/3zpIdSI4Oy
— Elizete Malafaia (@ElizeteMalafaia) 25 de abril de 2016
A iniciativa logo foi seguida por Ana Paula Valadão, líder do Ministério Diante do Trono: “Amei a campanha que a Pra. @elizetemalafaia lancou hoje! Vejam que legal e participem também!”, escreveu em seu perfil no Instagram. “Vamos espalhar nossos valores: A minha família é a minha prioridade!”, acrescentou a cantora e pastora, que está em Dallas, no Texas (EUA).
No mesmo post, Ana Paula foi didática nas instruções para que suas seguidoras embarcassem na campanha: “A pastora Elizete está lançando uma campanha nas redes sociais para mostrar pro mundo que feliz é a mulher que tem uma #família e que que cuida do seu #lar. Mulheres Vitoriosas devem postar no seu Facebook, Instagram e Twitter, uma foto com a sua família (filhos e marido), ou uma foto com um avental, ou lavando louça, ou com o bebê no colo, enfim, uma imagem indicando que você cuida do seu lar e como legenda digite: A minha família é a minha prioridade! #FelizPorSerMulherEsposaMãeDoLar #SouMulherVitoriosa”.
Jozyanne, cantora pentecostal, também embarcou na campanha: “Eu sou feliz porque Deus me fez mulher, e ao cuidar da minha família consigo ser plena pra realizar os sonhos que Deus plantou no meu coração. Meu ministério tem chegado a tantos lugares no mundo porque eu tenho uma família que ora por mim. Obrigada meu amor, obrigada filhotas amo vocês! #soumulhervitoriosa #Felizporsermulheresposamãedolar #submissa #Familia #Mulhersubmissa #mulhersabia #eusoudolar #Sourealizada”, escreveu.
“Tenho orgulho de ser quem sou #Mulher Virtuosa ela cuida da #casa e faz negócios e gera renda pra família! Posso ser bem-sucedida e ao mesmo tempo submissa ao meu amado esposo e edificar meu #Lar com a sabedoria de Deus!”, destacou Soraya Moraes, que publicou uma montagem com seus prêmios Grammy, sua casa e família, e ainda utilizando a manchete da revista como resumo de sua vida.