O bispo Edir Macedo tornou-se proprietário de 49% do Banco Renner na última semana, segundo informações do Banco Central, divulgadas na sexta-feira, 05 de julho.
O negócio com a família que controla o Banco A. J. Renner S. A. foi firmado considerando Edir Macedo e sua esposa como investidores estrangeiros, por terem domicílio no exterior.
A aquisição dessa porcentagem na sociedade foi facilitada por um decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) no começo da semana passada, que aumentou para 40% o limite da participação de investidores estrangeiros em bancos nacionais.
Desde 2009 a TV Record possui 40% das ações do Banco Renner, e a participação foi aumentada agora devido a uma reestruturação feita desde o início das negociações.
“Os controladores do Banco A.J. Renner S.A., com sede em Porto Alegre, negociaram parte de suas ações com a empresa B.A. Empreendimentos e Participações Ltda., que é controlada pela empresa Rádio e Televisão Record S.A., cujos sócios, Sr. Edir Macedo Bezerra e esposa, têm domicilio no exterior”, informou o Banco Central em nota oficial.
Os valores da negociação não foram divulgados pelas partes, porém a família Renner continua como controladora da empresa, que desde 1998, não possui mais vínculos com as Lojas Renner, rede varejista de vestuário que foi adquirida pela companhia JC Penney.
O bispo Edir Macedo é tido como o líder religioso mais rico do Brasil, e em 2013, passou a integrar a lista da Forbes como um dos 43 brasileiros com fortuna acima de US$ 1 bilhão, informou a revista Exame.
*Atualizada em 29 de maio de 2023
Por Tiago Chagas, para o Gospel+