Transexual se converte ao Evangelho e agora protagoniza batalha judicial para reaver identidade masculina

54

Um ex-transexual peruano que se converteu ao Evangelho e abandonou a homossexualidade tem dado testemunhos da sua mudança de vida e protagonizado uma batalha em busca de recuperar sua identidade masculina.

Fernando Ñaupari Buendía fez a cirurgia de mudança de sexo há 25 anos, adotou uma nova identidade passando a se chamar Claudia Maria, e casou-se com um francês, obtendo cidadania europeia. Entretanto, onze anos depois, ao ser evangelizado e optou por abandonar a vida de homossexualidade: “Me falaram a Palavra de Deus e veio uma mudança em minha vida”, afirmou numa entrevista ao Canal N.

“Nunca imaginei um dia estar vestido de homem, porque nunca passou pela minha cabeça, que um dia optaria por voltar a ser homem“, declarou Fernando.

Quando se converteu, Fernando Ñaupari Buendía pediu o divórcio de seu antigo companheiro e iniciou os procedimentos para voltar a usar o nome de batismo. Na França, a burocracia foi menor, porém, em sua terra natal, o Peru, a luta continua.


“Não consigo entender o porque os homens que mudam de sexo no Peru conseguem rapidamente um nome de mulher. Não estou reivindicando outro nome, estou reivindicando o nome com o qual fui registrado em minha certidão de nascimento“, disse.

O drama de Fernando é acompanhado de perto pelo parlamentar Julio Rosas, que tem oferecido assistência e ajuda para que o ex-transexual tenha “direito a uma identidade e à reorientação sexual”. Segundo Rosas, Fernando “terá que fazer todo um processo judicial e o doutor Roberto Miranda vai levar o caso a fim de que o senhor Ñaupari possa obter sua identidade original de homem“, disse ele, mencionando o advogado do caso.

Assista à entrevista de Fernando ao Canal N:

Assine o Canal

Neste vídeo, Fernando conta seu testemunho num evento evangélico:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


54 COMENTÁRIOS

  1. Nos os evangélicos so temos que Glorificar o nome do Senhor por mais libertação graças a Deus por isso, qualquer ser humano independente do que seja pode e deve dobrar os joelhos diante do criador pois ele e bom e suas misericórdias são desde a eternidade, e quer libertar a todos quantos queira ser libertos, de graça não paga nada de nada e grátis, so o que ele quer e que reconheça seu filho como o salvador da humanidade e salvador pessoal nascer de novo ser uma nova criatura e ser feliz com Deus, quem toma esta atitude so tem a ganhar, ter em sua alma a certeza que tem o verdadeiro Deus o verdadeiro Jesus ao seu dispor a hora que precisar, por ventura isso não e maravilhoso, E DE GRAÇA DEUS não cobra nada por isso, tem muitos que dizem–de graça ate injeção na testa mas não toma esta atitude JESUS ESTA DE BRAÇOS aberto para receber tantos quantos venham ate ele AMEM

  2. A reportagem é tão grosseira e mal escrita que afirma que um transexual foi curado da homossexualidade. Voces não sabem a diferença entre um transsexual e um homossexual ?
    Quanta ignorância!
    Como alguém pode ser curado de uma coisa que não é?

    • Onde vc leu a palavra “cura”, Luis? Eu Li “abandonou” e segundo o dicionário o significado desta palavra é: Deixar, largar, Renunciar a, desprezar. Releia o texto, pois em momento nenhum fala de “cura” e sim de deixar de praticar algo.

      • Se ele era transsexual como vai deixar de ser homossexual ? Uma coisa é diferente da outra. Alem do mais não se pode abandonar o que se é, se da pra abandonar a homossexualidade ou a transexualidade tb podemos abandonar a heterossexualidade não é mesmo… Isso que dá a religião se meter na área medica ou psicológica…

        • Credo! Que confusão que vc fez Luis…
          Afinal, vc está revoltado com o texto que diz que ele “abandonou a homossexualidade” ou vc está sendo “preconceituoso” com o sr. Fernando pq ele é obrigado a morrer gay??

        • Luis,
          Vc está meio desinformado amigo, procura no google relatos de “ex-gays”, “ex-lésbicas”, “ex-transexual”… existe centenas, e não apenas de evangélicos, de ateus inclusive.
          Se o cara depois de 25 anos sendo transexual mudou sua orientação é óbvio que é possível abandonar esse comportamento, como vc diz que não pode abandonar ?

          • Meu “amigo” sugiro que leia mais artigos científicos sérios e menos reportagem evangélicas tendenciosas sem fundamento cientifico que não sabem nem a diferença de um transsexual e um homossexual.

          • Não confunde teoria científica com compravação científica, já houve teoria que dizia que a terra era plana, mas nunca foi comprovado… não estou falando de cura (doença) e sim comporto (escolha).
            Compara digamos com o cigarro, uma pessoa faz uma escolha para ser fumante e acaba gostando, mas se ela tiver força de vontade ela pode deixar de fumar podendo deixar de gostar deste hábito.

          • Olha aí Luis,
            http://www…..polemica-mulher-diz-que-deixou-de-ser-lesbica-apos-emagrecer-32kg/
            Detalhe, não é evangélica nem católica nem religiosa… deves se informar mais, há milhares de relatos que a mídia “pró-homossexual” não divulga.
            Prefiro acreditar em fatos do que teorias que nunca se tornaram leis científicas devidamente comprovadas.
            Existem artigos científicos também que diziam que a terra era plana… devemos acreditar nisso tb ?

  3. O que mas me impactou vou ver ele dizer “… não foi a religião que me mundou foi Jesus… ” Claro ele so precisou crer, “Disse Jesus: Tudo é possivel ao que crer”.

    • Se você, crêr o suficiente, poderá até se transformar, em um cachorro.
      “tudo é possível, ao que crê, e também acordar, loiro dos olhos azuis, desde que você acredite, que ser negro é pecado.”
      Imagine, que por séculos os negros, oraram pra ter alma, e um dia acordar, branco, e ser aceito nas igrejas, hoje gay tem orar pra um dia por milagre acordar hétero, tudo pra poder se aceitos por estes fundamentalistas.
      Graças, que conheço um Deus diferente do de vocês, que ama a todos, indiscriminadamente.

    • Exatamente, mas esses relatos derrubam a teoria de que gay nasce gay e lésbica nasce lésbica… mostra claramente que isso é uma opção da pessoa.
      Igual a cigarro, fuma quem quer, mas é possível abandonar.

  4. Do mesmo modo que existe ex-heterossexuais ? Ja vi muito hetero deixar de ser hetero e olha que para cada 1 que deixa de ser homossexual existem 1000 heteros que se tornam gays….rsss

    • Claro, como a orientação sexual é uma escolha do indivíduo (essa matéria comprova), um hetero pode passar a ser homossexual, como é possível o contrário tb.
      Essa sua comparação de 1 para 1000 não dá pra considerar, pq a mídia só mostra qdo uma pessoa “assumi” a homessexualidade, mas não mostra qdo deixa de assumir, ou vc acha que uma matéria semelhante a esta iria aparecer na globo, record ou terra ?

      • A matéria não comprova absolutamente nada! Não é um estudo cientifico comprovado por especialista, é apenas mais uma reportagem mal feita e tendenciosa sem aval da comunidade cientifica. Ou seja uma mentira. Como o grupo Exodus International que fechou e pediu pq era um fraude! Conclusão mais uma mentira dos evangélicos que querem curam ou corrigir o que não tem cura nem precisa de correção.Se é uma escolha ser homossexual então vcs em algum momento de suas vidas tiveram e escolher… Ahhh agora eu vou escolher ser gay ou hetero! kakakaka

        • Não confunde teoria científica com compravação científica, já houve teoria que dizia que a terra era plana, mas nunca foi comprovado… não estou falando de cura (doença) e sim comporto (escolha).
          Compara digamos com o cigarro, uma pessoa faz uma escolha para ser fumante e acaba gostando, mas se ela tiver força de vontade ela pode deixar de fumar podendo deixar de gostar deste hábito.

          • De onde, tanta convicção Jeann, quando você optou por ser hétero, e não optou por ser homossexual, me diz quando, ou ainda você, seguro algum desejo, escondido, Você, já foi gay um dia, pra saber mais, que eles, em relação ao seu desejo. hein?
            Fundamentalista adora dar pitaco em tudo, são os senhores do universo, e todos a sua volta, não valem nada.

          • É só pensar um pouco Andre, nunca fui gay, fumante e nem viciado em drogas… mas o princípio é o mesmo, uma pessoa pode passar a fumar e gostar, outra começa a usar drogras e gostar. Mas se um dia quiser largar, é possível fazer tratamento para abandonar a prática.
            Entendeu ?
            Não sei mais do que eles, mas já vi e ouvi vários relatos de pessoas que deixaram de ser gays, lésbicas e transexuais. Eles mesmos que explicam essas coisas….

            Tem um desses relatos recentemente publicado no site verdadegospel.com.br -> “mulher diz que deixou de ser lésbica após emagrecer”… procura lá e dá uma lida.

            Detalhe, ela ñ é evangélica nem religiosa.

  5. Quanto ressentimento, quanta mágoa. Não foi feliz e certamente não se tornou mais feliz do que jamais foi. Trocou o chicote do pai pelos aplausos dos que sabem menos do que ele sobre sexualidade e identidade de gênero. Viveu na marginalidade o tempo todo e agora acha que todos os transexuais e homossexuais só conhecem a desgraça que ele mesmo viveu, tanto por fatores sociais como econômicos e sabe-se lá o que mais.

    Não me admira que esse site publique essa desgraça como se fosse a última palavra em sexualidade humana. É típico.

  6. oh senhor Afonso se e que osso te chamar de senhor pois tenho minhas duvidas, seja mais respeitoso com os comentaristas você me viu ofendendo alguém aqui, eu não sou um da tua iguala portanto se você e um efeminado eu sou homem e homem de Deus então por favor me respeite para que eu também possa respeita-lo não vejo graça alguma nesta sua sugestão

  7. vamos ver as suas valentias os seus ares superiores as suas arrogâncias seus dizeres bonitos nos dias das suas também muitas angustias são tao inteligentes superiores fortes robustos nos seus falarem escritos, vamos ver nos dias delas das muitas ANGUSTIAS que viram, são muitos sábios então porque não sabem do seu minuto seguinte, um vocês não sabe não e pois e o seu minuto hora dia não te pertence quando menos espera já era acorda esta numa cadeira de rodas, esta em um hospital entre a vida e a morte esta a mercê de outrem esta desempregado e por ai vai continuem vamos ver no que vai dar as suas muitas sabedoria

  8. Faltou pesquisa sobre o tema para o (a) jornalista, homossexualidade e transexualidade são coisas completamente distintas. Uma pessoa pode ser transexual e heterossexual ao mesmo tempo, como pode ser transexual homossexual ou bissexual. A falta de informação correta aumenta preconceito e só contribui para o sofrimento e disseminação de preconceito para um público já muito mal compreendido.

  9. Outro, enrustido, que vai enganar, a igreja, a esposa, saindo as escondidas com garotos de programas.
    O fato de aprender a transar com mulher não muda o fato de sentir atração por homens, é totalmente possível as duas, coisas, chamasse Bissexualidade. a igreja, evangélica atrai,mais enrustidos que qualquer outra.

    Mas o pior de tudo, é enganar a si mesmo.

    • André,
      Dá uma lida no artigo “Polêmica: mulher diz que se deixou de ser lésbica após emagrecer” no site verdadegospel.com.br
      Ela passou de lésbica para hetero e não tem mais desejo por mulher, ou seja não é bissexual.
      Detalhe, ela não é evangélica nem religiosa…

      Acho que é vc que está se enganando… há centenas de relatos na internet a respeito.

      • No, caso eu, toda a comunidade cientifica Mundial como a OMS, a ONU, os Conselhos de psicologia e medicina de todos os paises sérios e desenvolvidos, inclusive aquela ONG, americana de tratamento os homossexuais e era “cristã” que fechou suas portas e disse que não existe cura.
        Ou seja todos estão errados, e ainda todos os homossexuais, que morrem enforcados na Africa e outros países islâmicos, todos, todos estão enganados, e morrendo a toa, e você e essa tal, guria que emagreceu, Silas e Felicianos estão certos….
        Palmas pra você, dono da verdade.

        • O que existe hoje são apenas teorias científicas, nenhuma comprovada cientificamente… teoria é fácil bolar, agora quero ver comprovar.

          André, da mesma forma que homossexuais morrem nos países islâmicos, cristãos tb morrem.

          Luis, não falei de cura nenhuma, nem o projeto “Cura gay” tem o objetivo de tratar como doença… apenas permite os homossexuais que quiserem buscar ajuda, da mesma forma que um fumante ou viciado em drogas buscaria ajuda para largá-la.

  10. EU PERGUNTO AOS GAY, LÉSBICA, DEPUTADOS, SENADORES,PERGUNTO AO DEPUTADO ( JEAN) E A TODAS AS PESSOAS QUE CONCORDAM COM A UNIÃO DE PESSOAS DO MESMO SEXO ESSAS DUAS PESSOA TIVERAM FILHOS DURANTE ESSES 25 ANOS JUNTOS O DIABO ENGANOU ESSAS DUAS PESSOAS 25 E VAI ENGANAR E ESTA ENGANADO A MUITOS

  11. “Mulher diz” Rsss eu tb posso dizer um monte coisas! Resta saber se isso pode ser comprovado cientificamente por especialísticas idôneos não ligados a nenhuma instituição religiosa. Mas eu queria sabe pq com tantos problemas no mundo crente quer cuidar da sexualidade alheia? Será um modo de tirar o foca das ladroagens que esses pastores fazem por ai…

    • Da mesma forma que não há nada comprovado cientificamente o contrário podemos ver que se trata de comportamento e não genético ou físico.
      Logo, os especialistas que deveriam diagnosticar são os psicólogos… mas… eles estão barrados de diagnostar, o ativismo gay fez a campanha para barrar o “cura gay” (que não tem nada a ver com cura), que permitiria o diagnóstico.
      E enquanto isso os cientistam tentam (em vão) provar que é físico.

      • Quanta ignorância! Como tratar alguém que não esta doente? Alem do mais na área medica ou psicológica pastos nem igreja deveria se meter no que não entende. Ja que vcs acreditam nessas bobagens vão cuidar da alma dos seus irmãos de fé e deixem os outros viverem paz ! Parem de infernizar a vida das pessoas.

        • Luis, fumar e o vício em drogas tb não é “doença”, mas tem gente que busca tratamento para largar… dessa mesma forma tem mtos homossexuais que querem largar e não conseguem ajuda pq as leis não permitem hj.
          Tem vários homossexuais que vão buscar ajuda nas igrejas tb.
          Mas tudo bem, fique na paz…
          Vou orar por vc tb :)

  12. Se você, crêr o suficiente, poderá até se transformar, em um cachorro.
    “tudo é possível, ao que crê, e também acordar, loiro dos olhos azuis, desde que você acredite, que ser negro é pecado.”
    Imagine, que por séculos os negros, oraram pra ter alma, e um dia acordar, branco, e ser aceito nas igrejas, hoje gay tem orar pra um dia por milagre acordar hétero, tudo pra poder se aceitos por estes fundamentalistas.
    Graças, que conheço um Deus diferente do de vocês, que ama a todos, indiscriminadamente.

  13. Jeann,
    Só rindo mesmo…Artigos científicos dizendo que a terra é plana?
    Me mostre esses artigos ai! hauhauhauhua
    Que eu saiba a bíblia que afirma isso e o cristianismo defendeu isso até o momento que não deu mais né rsss
    É muito triste discutir com quem não tem cultura e não conhece nem o próprio livro que defende… TEORICAMENTE VC DEVERIA CONHECER A BIBLIA… Vc não é cristão ? rsss to sabendo mais que vc rsss

  14. Isso eu concordo! Ninguem nasce cristão a pessoa se torna cristã isso é uma pratica que pode ser curada basta a pessoa ter consciência que essa pratica lhe foi imposta e ensinada desde criança.

DEIXE UMA RESPOSTA