O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para enfatizar sua fé em Deus e pontuar que o cargo que ocupa não o impede de seguir, como um cristão, os princípios e valores bíblicos.
Nas redes sociais, o presidente vem resgatando o versículo “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32) que foi um mote de sua campanha. Agora, o foco desse estímulo ao conhecimento da verdade se dá na divulgação de ações de sua gestão.
Na última segunda-feira, Bolsonaro escreveu: “Da série João 8:32 – EXISTE FOME NO BRASIL? ‘Somados Bolsa Família, BPC e Aposentadoria Rural, há uma massa de R$ 200 bilhões que vão p/ o bolso dos mais pobres todos ano. Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem.’ Osmar Terra, Min da Cidadania”.
Criticado por suas manifestações de fé e comparecimento a cultos de igrejas evangélicas, o presidente voltou a falar sobre a laicidade do Estado e a liberdade religiosa que se aplica também a quem é eleito para o cargo que ocupa.
“Da série João 8:32 (2) O PRESIDENTE PODE MISTURAR POLÍTICA COM RELIGIÃO? – ‘O Estado é laico, SIM. Mas o Presidente da República é CRISTÃO, como aproximadamente 90% do povo brasileiro também o É.’ – Romanos 8:31, se Deus é por nós quem será contra nós?”, publicou Bolsonaro no Twitter.
Há pouco tempo, durante um culto na Comunidade Sara Nossa Terra, o presidente enfatizou que manterá essa tônica até o final: “Aqui é um momento onde a gente recarrega as baterias e eu costumo dizer que o Estado pode ser laico, mas eu, o presidente, sou cristão. Devo a minha vida a Deus e este mandato está a serviço do Senhor. No nosso governo, Deus está acima de tudo”, declarou.
Esse comportamento, a contragosto da grande mídia, encontra embasamento no conceito de laicidade adotado pela Constituição Federal, que prevê o Estado no papel de protetor das liberdades religiosas, sem favorecimentos institucionais a nenhuma religião.
Ainda em julho, Bolsonaro compartilhou um vídeo do jurista cristão Ives Gandra, um dos maiores especialistas em Direito do Brasil, com uma aula resumida sobre o que é a laicidade do Estado e quais são as premissas da Constituição Federal de 1988 para a proteção da liberdade religiosa, que, dentre outras coisas, inclui a imunidade tributária.
“Muitos que têm apresentado que o Brasil é um Estado laico, pensam que o Brasil é um Estado ateu, que não é. Estado laico é apenas aquele Estado que há uma diferença de instituições: o que diz respeito às instituições de Estado, a Igreja não pode interferir; e nas instituições da Igreja, o Estado não pode interferir”, explicou Ives Gandra.
Da série João 8:32 (2)
O PRESIDENTE PODE MISTURAR POLÍTICA COM RELIGIÃO?
– “O Estado é laico, SIM. Mas o Presidente da República é CRISTÃO, como aproximadamente 90% do povo brasileiro também o É.”
– Romanos 8:31, se Deus é por nós quem será contra nós?
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 6, 2019
Da série João 8:32 – EXISTE FOME NO BRASIL? “Somados Bolsa Família, BPC e Aposentadoria Rural, há uma massa de R$ 200 bilhões que vão p/ o bolso dos mais pobres todos ano. Logo, se você entender a fome como sistêmica e endêmica, o Brasil não a tem.” Osmar Terra, Min da Cidadania.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 5, 2019