Uma nova pesquisa de intenção de votos para Presidente da República revelou um novo cenário da corrida presidencial. O pré-candidato Jair Messias Bolsonaro aparece liderando todos os cenários no 1ºe 2º turno, enquanto Marina Silva cai na preferência do eleitor.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de junho com 10.500 mil eleitores, conduzida pelo DataPoder360 e divulgada no último dia 4.
Os resultados mostram que Bolsonaro tem 21% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PDT) em segundo, com 13%, Geraldo Alckmin (PSDB) em terceiro com 8% e Marina Silva (Rede) com 7% das intenções de voto.
Fernando Haddad, também do Partido dos Trabalhadores (PT) e possível substituto do ex-presidente Lula, impedido de disputar a eleição devido à Lei da Ficha Limpa, apareceu nos resultados com apenas 6%, enquanto o Senador Alvaro Dias (Podemos) com 5%.
Os coordenadores da pesquisa optaram por não incluir o ex-presidente Lula na pesquisa, justificando a decisão pelo fato do petista ter sido condenado em segunda instância e estar, portanto, legalmente impedido de disputar às eleições.
“No caso do PT, o DataPoder360 optou por testar o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Não foi apresentado o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste momento condenado em 2ª Instância e cumprindo pena da Lava Jato em Curitiba (PR)”, destacou a equipe.
Jair Bolsonaro vence em todos os cenários de 2º turno
A pesquisa ressaltou que a intenção de votos do pré-candidato Jair Bolsonaro está consolidada e que este foi o melhor resultado do presidenciável até então em pesquisa eleitoral:
“O representante da direita se consolida em todos os cenários. Tem sempre mais de 20% (teve de 21% a 25%)”, diz a pesquisa. “Até 77% de seus eleitores dizem que não trocam mais de candidato até o dia da eleição. No 2º turno, Bolsonaro vence todos os adversários”.
Marina Silva, apesar de aparecer em quarto nas intenções de primeiro turno, na simulação de segundo turno ela é a que mais ameaça a liderança de Jair Bolsonaro, aparecendo com 25% das intenções, contra 35% do capitão do exército.