No Brasil, 79% se dizem praticantes de alguma religião; Média é superior à de outros países

4

Uma pesquisa realizada recentemente no Brasil constatou que oito a cada dez brasileiros se declaram praticantes de uma religião, o que coloca o país acima da média mundial.

No levantamento, realizado pelo Ibope em parceria com o instituto internacional Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), descobriu-se que 79% das pessoas no Brasil praticam alguma religião, enquanto 16% disseram não praticar e outros 2% se declararam ateus.

A pesquisa Barômetro Global de Otimismo foi realizada em 65 países, segundo informações do G1. Em comparação com os demais países pesquisados, a média de religiosos no Brasil (79%) é amplamente superior à dos demais países (63%).

Em contrapartida, o número daqueles que não praticam a religião no Brasil (16%) são inferiores à média internacional (22%). O mesmo se repete com ateus: 2% no Brasil, e 11%, em média, nos demais países.


Os países da África e do Oriente Médio tiveram uma média de praticantes da religião ainda maior que a do Brasil: 86% e 82%, respectivamente. Mas, no continente americano como um todo, a média brasileira ainda é superior: 79% a 66%. O número de brasileiros praticantes de alguma fé é maior também que a dos países do leste europeu, que tiveram média de 71%.

Na Oceania e na Europa ocidental, a divisão entre os que praticam alguma religião e os que não praticam é mais equilibrada. Na Oceania, 44% se consideram religiosos e 37% não se consideram, enquanto entre os europeus a proporção é de 43% X 37%. A maior quantidade de ateus, proporcionalmente, também fica nessas duas regiões e na Ásia: 14% no oeste europeu e na Ásia, e 12% na Oceania.

Já a China, com mais de 1 bilhão de habitantes, é o país com menos pessoas praticantes de alguma religião. Por lá, apenas 10% se dizem religiosos, enquanto 29% afirmam não serem religiosos e outros 61% se declaram ateus.


4 COMENTÁRIOS

    • Deixa de ser canalha, Regis. A Coréia do Norte, país oficialmente ateu, é um dos países mais pobres e retrógrados do mundo, onde um ditador ateu manda fuzilar qualquer cidadão que não lhe for subserviente. Isso sem falar na China, país de um regime político que incentiva o ateísmo, a população trabalha em condições subumanas na grande maioria das empresas e é impedida de escolher os seus representantes políticos pela ditadura comunista ateia.

      E não me venha com essa falácia que os países prósperos são não religiosos, se você realmente ler a matéria verá que os ateus são minorias na Europa, Oceania e América do Norte. Vai contar mentira em outro lugar, seu trouxa.

    • Regis, o comunismo ceifou milhoes no seculo passado, e pregava uma sociedade de iguais e ateus, ou seja, nao foram so religioes que mataram pessoas, mas ateus politicos tambem. Vide Cuba, China, Coreia do Norte e o passado da URSS… vai estudar historia.

  1. Parece que não leram nem o titulo da matéria, 79% são praticantes (vão a igrejas por ir). Muitos são chamados e POUCOS OS ESCOLHIDOS, devemos é estar atentos a quem serve a DEUS e quem não serve. Toda vida foi e sempre será ser um cristão, pois o ser humano não sebe agradecer aquele que sem culpa alguma se entregou por nós. Acreditem ou não JESUS esta próximo mais perto do que se imaginam.

DEIXE UMA RESPOSTA