Atriz Marieta Severo defende aborto e critica presença de religiosos na política: “Assustador”

56

A atriz Marieta Severo afirmou que o conservadorismo é um retrocesso na sociedade brasileira, e que é inadmissível que pessoas orientadas por crenças religiosas tenham espaço na política.

Na entrevista concedida ao jornal O Globo, a atriz de 68 anos critica o fato de que até hoje o aborto não tenha sido aprovado no Brasil, e se refere à prática como um direito da mulher.

“Há espaços da mulher que foram conquistados e são sólidos. Mas há outros em que a gente não consegue ir adiante, como o aborto, que é um direito. E por quê? Por causa desse conservadorismo religioso com representação política. Não tenho nada contra religião. Sou a favor de todas, mas não exerço nenhuma. Só não quero uma religião legislando a minha vida”, afirmou Marieta Severo.

As declarações da atriz, embora legítimas, expõem algo que se faz presente na sociedade brasileira, em todos os setores: intolerância. A noção de conservadorismo ou progressismo é relativa, e o pensamento e a prática política são garantidos a todos os brasileiros pela Constituição. A defesa da vida e a reprovação da legalização do aborto são discursos tão legítimos quanto os que ela defende.


Sobre a redução da maioridade penal, a atriz se posicionou contra, voltando a destacar as liberdades individuais como prioridade sobre o coletivo: “Sou contra a redução da maioridade penal e contra muita coisa que está em evidência e que, para a minha geração, é chocante. Há um retrocesso que nunca imaginei. Eu sou da década de 1960, do feminismo, da liberdade sexual, das igualdades todas”, afirmou.

Para ela, é inimaginável que as pessoas passem a enxergar a vida e escolher como viver a partir da ótica da religião: “Quando você tem essas conquistas, a tendência é achar que elas estão conquistadas dali para a frente. Quando volta esse moralismo, e esse mundo religioso começa a ditar as regras, é muito assustador”

Em breve, a atriz voltará a fazer uma novela e estará no elenco de Verdades Secretas, da TV Globo. Nos últimos anos, ela dedicou-se à personagem Dona Nenê, do seriado “A Grande Família”, que foi ao ar nas últimas 14 temporadas.


56 COMENTÁRIOS

    • Monica

      Deixa ela, vai chegar a hora que os cabritos serão separados das ovelhas, quando ela estiver junto com os cabritos, ela vai lembrar de tudo que ela disse, inclusive de assassinatos de criança, assassinos não herdarão o reino dos céus.
      esta escrito na Bíblia.

    • o problema é que a maior parte da sociedade idolatra essas pessoas….(basta sair na mídia que é lindo(a) maravilhoso(sa) gostoso(sa) )…..conclusão: o povinho adora lixo…

    • É mesmo? Um dia desses eu observei uma moradora de rua drogada. A mulher de aproximadamente 20 anos estava grávida. Como pode o “senhor da vida e da morte” permitir que um ser inocente seja gerado e nasça nessas condições?

      .

  1. Já que o assunto é aborto, vale lembrar que o fundador da seita Universal do Reino de Deus, o herege Edir Macedo é a favor do aborto, ou seja do assassinato de crianças que estão sendo geradas.

    • Emanuelle o camarada e de uma seita,mas entao porque e que os seus fieis nao saem la de dentro.E a maioria vai la e nao volta para a velhinha, fraquinha, catolica.Eu acho engracado uma igreja que e polemica ate para nos,ser procurada por vcs.E melhor apresentar o caixao e enterrar sua fe,

  2. Essa atriz é uma anta como o Delldelphone, nem sabe o que diz. Intrinsicamente o aborto não pode ser legalizado, porque é assassinato. E se alguém fosse a favor de matar artistas da Globo, será que ela iria gostar?

  3. essa atriz ai foi abusada pelos padres quando era pequena e agora tem revolta e se sente mal amada tipo a emanuelle. agora velha e frustrada busca atenção dizendo que concorda com assassinato de crianças. direitos iguais que essas feministas querem é uma vassoura pra pilotar, o homem tem avião, mulher tem fogão, homem tem carro, mulher tem chão pra limpar , homem tem chão pra andar. pronto direitos iguais melhor que esse essas feministas não vão ter.

  4. Marieta Severo é de família protestante. Casou com Chico Buarque, católico e amos resolveram viver sem religião, talvez pela incompatibilidade com as preferencias políticas de ambos.Ou se é Cristão ou se é Socialista.
    Criaram as três fillhas, também sem religião. Uma delas, pediu permissão para fazer primeira comunhão e se batizar. Acredito que seja a Helena, que é casada com Carlinhos Brown.

  5. Edir Macedo é a favor do aborto

    Com um discurso de quem prima pela qualidade, acaba patrocinando os piores defeitos do ser humano, sob o argumento da qualidade de vida, prega que se dizime a vida de milhões, sob o argumento da segurança, tenta extirpar a segurança do nascituro, sob o argumento de diminuir a mortalidade infantil, promove o aborto.

    É com esse discurso impreciso, contraditório, cheio de manipulações que Edir Macedo tenta convercer as pessoas de que o aborto é justo.Usa a própria ignorância como argumento.
    Edir Macedo em um vídeo, trata a maternidade e a paternidade como um ônus, um peso, um sofrimento. Se ele fosse católico, com certeza condenaria o aborto e iria em busca de criar condições de vida dígnas nos grotões, nas favelas, nas periferias.

    Cruzar os braços diante da pergunta: “qual o futuro essas crianças terão?” é uma postura que não condiz com a de uma pessoa que se diz religiosa. O Espírito Santo é um espírito de serviço e, com certeza, quando uma pessoa portadora desse Espírito vê uma situação de injustiça social, se coloca a serviço e jamais diz que “não haverá futuro”. Quer ser um milagre, seja você o milagre.

    Quanto à pergunta: “o que é melhor? Um aborto ou uma criança mendigando, vivendo no lixão?” a resposta a própria bíblia dá ao dizer que sempre teremos pobres no meio de nós e que a família numerosa é um dom de Deus. Dom de Deus para o rico, para o pobre, para o miserável, para o desempregado e para o mendigo.

    O que acaba mesmo com a criminalidade não é o aborto, mas a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. Não seremos um país melhor se nossas crianças continuarem sendo as últimas colocadas em testes internacionais.

    A ideia que o Edir Macedo dá é que, para uma criança revoltada, a polícia, a Febem, conselho… Nada resolve, só resolve matando. Essa é a síntese, essa é a essência do discurso de Edir Macedo: Mate os seus filhos antes que eles se tornem um problema para você.

    Criar escolas, serviços de atendimento à saúde, projetos para atender aos desvalidos, nem pensar. A solução, segundo Edir Macedo, está em matar os filhos antes que eles se tornem um problema.

    A frase “se eu estou pecando, eu cometo esse pecado conscientemente” traz a suma de como ele vê o pecado, de como os protestantes estão vendo o pecado. Se for pecado? E daí? Deus perdoa mesmo.

    • essa atriz ai foi abusada pelos padres quando era pequena e agora tem revolta e se sente mal amada tipo a emanuelle. agora velha e frustrada busca atenção dizendo que concorda com assassinato de crianças. direitos iguais que essas feministas querem é uma vassoura pra pilotar, o homem tem avião, mulher tem fogão, homem tem carro, mulher tem chão pra limpar , homem tem chão pra andar. pronto direitos iguais melhor que esse essas feministas não vão ter.

  6. Não entendo!
    O cristão é obrigado a votar como todo mundo, mas no entanto o cristão não pode participar como politico em um processo o qual ele é obrigado a participar?
    Assim já fizeram com os negros e as mulheres em um passado não muito longínquo, não podiam eleger e nem eleger-se, mas agora conquistaram esse direito, legal, ótimo!
    O que a Marieta Severo acharia de ter o seu direito de ser candidata a uma eleição, negado pelo simples fato de ela ser mulher, como já foi no passado?
    Isso já era um absurdo no passado e seria um absurdo maior agora, mas no entanto ela acha que está certo arrancar esse direito dos cristãos. Não entendo!
    Como cristão, eu acho legal tirar o meu direito de ser elegido pelo simples fato de eu ser cristão, desde que me tirem a obrigação de votar.
    Fica combinado, Marieta Severo?

  7. Essa é a opinião dela – da Marieta Severo – ou seja, de uma pessoa como qualquer outra que paga impostos como qualquer outra. Essa opinião não é especial por ela ser uma personalidade pública ou do mundo da dramaturgia.
    Marieta Severo tem o direito de se expressar contra o que pensa ser “conservadorismo” e eu tenho o direito de chamar o aborto de infanticídio, de ASSASSINATO!

    Qualquer um pode discordar de mim; e isso é democracia! É liberdade de opinião!

  8. Veja aonde ela trabalha, não precisa dizer mais nada…………..
    essa velha, com certeza não tem e nunca terá a Bíblia que a palavra de DEUS, como referencia de uma vida abençoada..

    Ela critica a presença de evangélicos na política porque ela prefere ser governada pelo diabo…….uma criatura dessa, acha que é eterna, aqui nesse mundo podre, podem fazer o que quiser, seguir o que quiser, tem lugar pra tudo quanto é tipo de gente

    Mais do lado de JESUS só vai ter lugar quem seguir suas palavras, ir pro céu todo mundo quer ir, mais fazer a vontade de DEUS, são poucos.
    O lago de fogo e enxofre esta esperando, assassinos, mentirosos , efeminados, avarentos, impuros, bêbados cachaceiro, tímidos e por ai vai..

  9. VEJAMOS COMO OS FORMADORES DE OPINIÃO NO BRASIL, SÃO ANALFABETOS ESPIRITUAIS E FUNCIONAIS DE UM PEQUENO GRUPO, QUE DESEJA EXTERMINAR COM ESTA SOCIEDADE COMO A CONHECEMOS.
    ESTÃO PREPARANDO O CAOS PARA O DIA DO ANTI-CRISTO.
    OLHE O DISPARATE E A FALTA DE ENTENDIMENTO DE UMA ATRIZECA QUE DEVERIA TER NO MINIMO UM POUCO DE CIÊNCIA.
    NOS DIAS DA PILULA DO DIA SEGUINTE
    DOS ANTI-CONCEPTIVOS E PRESERVATIVOS, NÃO EXISTE DESCULPA PARA O ABORTO.
    QUE PODERIA LEVAR UMA MULHER A COMETER ASSASSINATO DE INDEFESO, DE SEU PRÓPRIO FILHO?.
    PORQUE TENDO RELAÇÕES E SABENDO QUE ESTAVA DESPREVENIDA USE A PILULA DO DIA SEGUINTE, NO MAIS É SÓ SE PROTEGER.
    IGNORÂNCIA MOVIDA A POSSESSÃO DEMONIACA.

  10. Ummm sei,não quer qui entremos na politica né?porquer será em?
    a tua astúcia demônio é conhecida dos escolhidos de Deus.
    Vaite Satanás para casa do janio.

  11. Pessoas que apoiam isso e outros absurdos, só querem viver no liberalismo e na carnalidade, sem que vem as responsabilidades. Essa ai não tem mais princípios nem moralidade para oferecer, perdendo isso se perde tudo.

  12. E a luta do homem contra Deus! O duro e que os vazios de cabeça e de alma são os ídolos dos analfabetos de alma e espirito. Deus tem acompanhado toda estupidez mental dos que fazem a vida na oquicidade de seus trabalhos de atrizes e atores. Estes nem tantos. Satanás a cada dia reforma seu condomínio para os tantos seus operários na sociedade. O charme hoje e ser corrupto mental! E ser contra a moral ou contra a própria natureza. Mas a granida mídia e a universidade da deturpação das mentes. Falta pouca para que se os sindicatos dos contra a naturalidade da criação defendida por unhas e dentes durante a longa historia da. Sociedade. O sindicato dos sem Deus. Esta marieta deve ser eleitora da mulher de Clinton que quer, se eleita, acabar com todas as religiões. Uma coisa e certa, acreditando ou não, Deus esta de olhos abertos vinte e quatro horas.

  13. “é inadmissível que pessoas orientadas por crenças religiosas tenham espaço na política.”

    Vejam o perigo que é escolher socialistas, comunistas ateus para a gestão pública. É vivermos num laicismo excludente.

    Parte desse pessoal ocupa cargo eletivo e participa da gestão federal, se os cristãos fossem minorias estaríamos seriamente cerceados em nossa liberdade.

  14. Eu posso viver numa época contemporânea, mas para mim absolutas são as leis da dignidade humana, portanto, abomino o aborto, assim como seguidora dos preceitos cristãos.

  15. A Paz de Cristo a todos.

    Bom ela faz parte da lavagem cerebral da globo, e incluo outras emissoras, pessoas como ela são formadoras de opinião para pessoas sem opinião nenhuma. Afinal novelas e deste nivel que temos hoje sem chance de assistir.
    Como foi citado acima tem pilulas hoje em dia, se bem que o sopro de vida que Deus nos dá , já e na hora da fecundação, e a pilula do dia seguinte no caso seria um assassinato mesmo. E quem disse que a mulher tem direitos sobre o feto….. O feto é um ser independente da mãe separado e protegido do seu organismo pela placenta que faz a oxigenação , nem o sangue da mão entra em contato como feto. Caso não existisse estas proteções , o feto seria considerado um corpo estranho e seria atacado pelo sistema imunológico. E uma vida dentro do corpo vivendo em separado.
    Todos seguimos as leis pautadas pela religião
    -Não podemos roubar
    -Trapacear ,enganar , etc . que seria o estelionato
    -Cobiçar a mulher do proximo, trair etc
    -Honrar o pai e a mãe… deixe seus pais velhinhos abandonados , seremos presos.

    E assim vai, é apenas um exemplo, mas os 10 mandamentos se encaixam em muitas das leis. A constituição americana foi pautada na Biblia… e assim vai. Como esta mulher fala que é um retrocesso Leis pautadas na Bíblia…… No mínimo estranho.

    Ela está a serviço da midia, como foi bem dito por outros irmão , preparando o terreno para o anticristo, e veremos muito disso , e cada vez vai piorar.

    Té mais , fiquem com Deus

  16. marieta severo é uma mulher mundana e distante de seu criador seu pensamento é de uma pessoa insensata ela demonstra que é a favor do crime contra a vida pois quem é a favor do aborto é desumano.

  17. Gente é apenar opinião, eu já fiz sou a favor e sou cristã, mmmmmmmas desde q seja por
    estupro, feto em deformidade, pessoas q vai ter pra ñ amar, deixar jogado na rua, ñ
    dar educação pra depois crescer de qualquer jeito ficar matando as pessoas destruindo
    familias, isso ñ é legal…..abraços a todos.

  18. Se minha mãe tivesse me abortado eu não conheceria esta terra, que nada tem de importante. Sofrimento é o nome dela, e ainda pior agora quando está tudo se desfalecendo, no caso os fins dos tempos, em que há cem anos somente tem havido o sofrer.

    Segundo, as pessoas que querem abortar, sempre abortaram. Então o que se fala é acudir a mão abortante em sua loucura, depois que ela peça perdão a Deus. Sua alma morrendo numa cirurgia de aborto, se não tiver havido pedido perdão, ao certo seguirá pro inferno, já a criança, volta pra Deus,

    Quanto a não ser aprovado, convém que se chame a atença da atriz, pois a maioria no parlamente não é religiosa, então parece que objetivo é apenas criticar as igrejas evangélicas, quando a católica possui praticamente todos os parlamentares, devendo ela reclamar com os católicos da igreja dela. Bom ou mal, os EUA, de parlamentares em sua maioria evangélica, já de há muito aprovou o aborto.

    • Levy, muitos legisladores do congresso são protestante meu rapaz.

      e conforme cresce o numero de parlamentares protestantes, mais próximo se aproxima a liberação de assassinatos de crianças, que chamam de aborto.

      é interessante ver isso ocorrendo.

      veja, enquanto a grande maioria dos parlamentares era de espiritas, ateus, católicos e outras religiões que não fossem as protestantes, a pauta sobre o aborto sempre foi evitada ou repudiada. mas com o aumento da quantidade de protestantes no “parlamento”, ve-se também a intensificação desta discussão.

      Mas de qualquer forma, vcs protestantes ainda tem entre os defensores deste “infanticídio legalizado”, o Bi$po Ma$$edo.

  19. Amigos opiniao de artista so vale para pessoas de moral relativa.Quais sao os valores que eles expressam na midia?vc ja viu grandes contribuicoes para sua familia?Alguns sequer deixam seus filhos verem seus trabalhos na televisao.E o aborto para eles e uma necessidade pois possuem tantos parceiros,sao adeptos do amor livre,alem de serem propagadores da precocidade de criancas e incentivadores da prostituicao.E tudo muito colorido, e assim a vida que deveria ter valor perde o sentido e a cor.Intelecto nao quer dizer capacidade e jamais moralidade,mas sim analfabetismo espiritual e falta de temor a Deus; isto quando eles o reconhecem ,porque quando nao, vivem como animais sem esperanca no dia de amanha.Vcs querem suas opinioes para suas familias?

  20. Acho engraçado mulheres serem incapazes de se solidarizar com a causa de outra, de se colocar no lugar da mulher assustada, abandonada, com uma família retrógrada e sem condições de sustentar um filho sem abrir mão dos seus sonhos. E mais chocante ainda são homens querendo dar pitaco em uma decisão da mulher sobre sua própria vida, e seu próprio corpo, sendo q o aborto masculino já foi legalizado a muito tempo!!! O negócio é simples: É contra o aborto ? Não aborte. É contra os gays ? Não seja gay. É contra os gays adotarem crianças ? N façam filhos e abandonem para ser criados por homossexuais. So parem de tentar tirar direito sobre a vida de outras pessoas #aceitaqdoimenos #cuidemdassuasvidas

  21. Lamentável que uma pessoa do nível intelectual tão grande como o que a Marieta Severo possui, defenda um crime desses; o aborto.
    Ela pode ter fama, renome, ser reconhecida, mas se não vier até Cristo nunca verá a luz. Ela não deve nem crer em Deus e provavelmente não reconhece a Bíblia como uma revelação de DEUS para a humanidade, pois tudo o que se conhece do SENHOR, está revelado nas simples páginas da Bíblia. Já pensou se Herodes tivesse obtido êxito quando tentou matar a JESUS ainda criança? Quantos instrumentos de Deus são mortos pela prática do aborto! Mas está escrito que haverá uma dia ao qual o SENHOR tem separado para julgar esse mundo com justiça. Eu não não me envergonho das palavras e do testemunho de Jesus. Ainda que muitos nos têm como alienados, fanáticos e ignorantes; mas está escrito que Deus ocultou essas coisas aos sábios e entendidos e as revelou aos pequeninos, porque assim o aprouve. Desejo sempre ser um pequenino para Deus. E aos que estão sendo perseguidos, xingados, espancados e até sob ameaça de morte, vos digo: aguentem firme; pois um justo nunca sofre em vão.

DEIXE UMA RESPOSTA