A fé em Deus é expressa de muitas formas, variando conforme a cultura e os países, algo pelo qual o Brasil se destaca no cenário mundial, segundo um levantamento realizado pelo Global Religion 2023 (Religião Global 2023).
De acordo com a pesquisa feita em 26 países, 89% dos brasileiros disseram acreditar em Deus ou em um ser superior. O país lidera a lista composta por nações como África do Sul, que aparece empatado com 89% e Colômbia em segundo, com 86%.
Os menores índices ficaram com a Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e o Japão, com apenas 19%. Já quanto à profissão de fé, 70% dos brasileiros ouvidos disseram que são cristãos e 79% disseram acreditar na existência da vida em um paraíso, segundo a pesquisa.
Influência materna
Em outro levantamento, dessa vez realizado pela Sociedade Bíblica Americana (ABS), foi apontado o quanto a influência materna é crucial sobre a vida espiritual dos filhos. De acordo com a pesquisa, 77%, deles seguem a religião de suas mães.
“Exploramos as jornadas pessoais de fé das pessoas desde a infância, bem como seu compromisso com Cristo hoje. Quando as pessoas mudam de fé [cristã], muitas vezes acabam com uma mais forte”, diz a ABS.
A organização explicou que mesmo mudando de vertente religiosa ao longo da vida, a fé de berço, baseada no exemplo materno, tende a amadurecer, refletindo um desejo de maior profundidade por parte dos filhos, e não de distanciamento.
“A busca por uma expressão mais verdadeira de seu relacionamento com Deus os leva a um envolvimento mais profundo. Observamos o movimento da fé por meio de uma continuidade que incluía buscar, reivindicar e desfrutar de um relacionamento com Jesus”, aponta o relatório.
Os pesquisadores acreditam que esses resultados no tocante à maternidade pode estar relacionado à visão de confidencialidade e maior afetividade por parte das mães. “Às vezes, os buscadores retornam às suas raízes espirituais com uma fé mais forte”, concluem, segundo o Guiame.
30% dos cristãos compartilham sua fé nas redes sociais, alcançando incrédulos, diz pesquisa