Caetano Veloso diz que pastor Marco Feliciano mentiu quando falou sobre sua carreira: “Ele está dominado pela soberba”. Leia na íntegra

178

Personagem de um dos sermões polêmicos e recentes do pastor Marco Feliciano, o cantor Caetano Veloso publicou um artigo rebatendo as afirmações feitas contra ele de que teria consagrado músicas ao diabo para obter sucesso.

Em seu texto, Veloso afirma que “as pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba”, e que para fazer seu discurso soar verdadeiro, “aferra-se à mentira”.

Caetano Veloso critica a postura adotada pelo pastor Feliciano dizendo que “’levantar falso testemunho’ é condenado pelo Deus de Moisés” e pergunta: “Como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?”.

A indignação do cantor baiano é evidenciada em sua narrativa a respeito da música citada pelo pastor durante sua pregação: “Como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de ‘Sozinho’ se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Mãe Menininha, figura importante da história cultural brasileira, já tinha morrido fazia cerca de dez anos quando gravei a canção”, relata.


De acordo com Caetano Veloso, nenhuma de suas músicas compostas ou gravadas foram levadas a Mãe Menininha, e que seu sucesso se dá apenas por seus méritos: “Feliciano sabe que eu nunca dei tal entrevista. Mas não se peja de impressionar seus ouvintes gritando que eu o fiz. Ele, no entanto, não sabe que eu jamais sequer mostrei qualquer canção minha à famosa ialorixá. Nem a Nossa Senhora da Purificação eu peço sucesso na carreira. Nunca pedi. Nem a Deus, nem aos deuses, e muito menos ao diabo”, escreveu o cantor, que complementou dizendo: “Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões. Vejo mesmo no cristianismo algo fundamental do mundo moderno, algo inescapável, que é pano de fundo de nossas vidas. Mas não sou ligado a nenhuma instituição religiosa”, pontuou.

Veloso pede, em seu texto, uma punição ao pastor Marco Feliciano, no âmbito religioso: “Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse. O que menos desejo é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente, e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano”.

Com ironia, Caetano Veloso afirma que gostaria de dialogar com representantes da religião sobre o atual embate social envolvendo ativistas diversos e religiosos: “Eu preferiria dialogar com crentes honestos (ou ao menos lúcidos). Não aqueles que já se põem a uma distância segura da onda neopentecostal. Eu gostaria de dialogar com um Silas Malafaia, de quem tanto discordo, mas que respeita regras da retórica e da lógica. Marina Silva seria ideal, mas poupemo-la”, afirmou, antes de finalizar com um novo ataque ao pastor: “Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está?”.

Confira abaixo, a íntegra do artigo “Ainda Feliciano?”, de Caetano Veloso, em sua coluna no site do jornal O Globo:

Nem estou acreditando que volto ao assunto do pastor/deputado/presidente da CDHM. Mas, como muitos devem ter visto, ele mentiu reiterada e estridentemente sobre mim. Há um vídeo no YouTube em que Feliciano, esbravejando de modo descontrolado, diz-se com Deus contra o diabo e, para provar isso, mente e mente mais. As pessoas religiosas deveriam observar o quanto ele está dominado pela soberba. Faz pouco, ele se sentiu no direito de julgar os vivos e os mortos, explicando por meio de uma teologia grotesca a morte dos garotos dos Mamonas e sagrando-se justiçador de John Lennon. Agora, aferra-se à mentira. Meu colega Wanderlino Nogueira notava, com ironia histórica sobre as espertezas da igreja católica, que a mentira não está entre os sete pecados capitais. Mas sabemos que “levantar falso testemunho” é condenado pelo Deus de Moisés. Por que mentir tão descaradamente sobre fatos conhecidos? Será que minha calma observação, aqui neste espaço, de que sua persona pública é inadequada ao cargo para o qual foi escolhido (matizada pela esperança no papel das igrejas evangélicas) o ameaça tão fortemente? Eu diria a pastores, padres, rabinos ou imãs — sem falar em pais de santo e médiuns espíritas, que são diretamente agredidos por ele — que atentassem para o comportamento de Feliciano: como pode falar em nome de Deus quem mente com tão evidente consciência de que está mentindo?

Sim, porque não há, dentre aqueles que prestam atenção no meu trabalho, quem não saiba que, ao cantar a genial canção de Peninha “Sozinho” num show, eu indefectivelmente dizia não apenas que me apaixonara por ela através das gravações de Sandra de Sá e de Tim Maia: eu afirmava que cantá-la ao violão era só um modo de chamar a atenção para aquelas gravações. Como pode Feliciano dizer que “a imprensa foi rastrear” e descobriu que a música já tinha sido gravada por Sandra e Tim? Essas duas gravações eram sucessos radiofônicos. E como pode ele, sem piedade daqueles que com tanta confiança o ouvem em seu templo, afirmar que eu disse em entrevista coisa que nunca disse e nunca diria, ou seja, que o êxito inesperado de minha versão de “Sozinho” se deveu a eu ter mostrado a faixa a Mãe Menininha e esta ter-lhe posto uma bênção que, para Feliciano, seria trabalho do diabo? Mãe Menininha, figura importante da história cultural brasileira, já tinha morrido fazia cerca de dez anos quando gravei a canção.

É muita loucura demais. E muita desonestidade. Aprendi com meu pai os gestos da honestidade — e tomei o ensinamento de modo radical. Me enoja ver a improbidade. Feliciano sabe que eu nunca dei tal entrevista. Mas não se peja de impressionar seus ouvintes gritando que eu o fiz. Ele, no entanto, não sabe que eu jamais sequer mostrei qualquer canção minha à famosa ialorixá. Nem a Nossa Senhora da Purificação eu peço sucesso na carreira. Nunca pedi. Nem a Deus, nem aos deuses, e muito menos ao diabo. Decepciono muitos amigos por não ser religioso. Mas respeito cada vez mais as religiões. Vejo mesmo no cristianismo algo fundamental do mundo moderno, algo inescapável, que é pano de fundo de nossas vidas. Mas não sou ligado a nenhuma instituição religiosa. Eu me dirigiria aqui àqueles que o são.

Os homens crentes devem tomar atitude mais séria em relação a episódios como esse. O que menos desejo é ver o Brasil dividido por uma polaridade idiota, em que, de um lado, se unem os que querem avanços nos costumes, e de outro, os que necessitam fundamentos de fé, ambos gritando mais do que o conveniente, e alguns, como Feliciano, saindo dos limites do respeito humano. Eu preferiria dialogar com crentes honestos (ou ao menos lúcidos). Não aqueles que já se põem a uma distância segura da onda neopentecostal. Eu gostaria de dialogar com um Silas Malafaia, de quem tanto discordo, mas que respeita regras da retórica e da lógica. Marina Silva seria ideal, mas poupemo-la. Não é preocupante, eu perguntaria a alguém assim, que um dos seus minta de modo tão escancarado? É fácil provar que nunca fiz aquelas declarações e é fácil provar que Sandra e Tim tiveram êxito com a obra-prima de Peninha. E que eu louvei esse êxito ao cantar a canção. Foram dezenas de milhares de brasileiros que ouviram. Se Feliciano precisa, para afirmar sua postura religiosa, criar uma caricatura caluniosa dos baianos e da Bahia, algo é muito frágil em sua fé. A maré montante do evangelismo não dá direito à soberba irrefreada. O boneco tem pés de barro. E cairá. Eu creio na justiça e na verdade. Esses valores atribuídos a Deus têm minha adesão irrestrita. Não sei que Deus sustenta a injustiça e a mentira. Ou será que é aí que o diabo está?

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


178 COMENTÁRIOS

  1. Não é difícil de acreditar que Caetano Veloso pedia proteção no terreiro da Menininha. É notório que eles e vários cantores baianos vivem ou viviam em terreiros pedindo proteção. É no que muitos deles acreditam, é a fé deles. Nada demais para eles. Nada de extraordinário nisso. E que TODOS os evangélicos creem que nos terreiros as entidades manifestas são demônios, não é nenhuma novidade. Então, para que tanta zoada com isso?

  2. kkkkk Quem é Caetano??
    Pesquisei e descobri q é um artista sem valor e decadente, que gosta de se promover mentido e atacando os outros, ou seja um ignorante raivoso que quer se promover com mentiras contra os evangelicos.

    • Ontem a pag não salvo, no face, publicou essa reportagem sobre o pai do dinho dizendo que vai processar o feliciano. O maior detalhe são os comentários dos participantes do não salvo, me atrevo a dizer que o feliciano atualmente é um dos homens mais odiados do brasil.

      Eu no lugar do feliciano, me desculpava com a nação brasileira, pegava a família e iria morar fora do brasil durante muitos anos. Sério mesmo a situação dele e não estou falando de ativismo gay não, o cara é odiado por jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, heteros, homos, ricos e pobres.

    • Cristiane Santos E então… eu não morro de amores pelo Marco Feliciano, mais a algum tempo tenho acompanhado os seus comentários e tenho visto que não é por causa do Marco Feliciano que vc nutre esse sentimento de revolta mas sim por tudo que envolva polemica.

    • Reinaldo Juvencio

      Essas mistura de crente e politico, já desagrada muitos evangélicos, dirá os que não são evangélicos.
      Então junte o fato do crente- politico, dar uma declaração pior do que a outra, ele cutuca negros, falando de maldição e áfrica, cutuca cristãos quando ele diz que cartão e senha juntos para pedir benção, cutuca homossexuais lá no direitos humanos, cutuca a morte de jonh ( inclusive a viúva já está tendo ciência dessas declarações- talvez novo processo?) cutuca a tragédia do titanic, cutuca a tragédia dos mamonas – Resultado: ódio ( vide declarações pag do site não salvo, no face ).

      E o cidadão aí de cima, de birrinha comigo. Mexem na coméia e só querem por a culpa numa única abelha.

      O marcos agrediu a vários grupos com suas declarações, agora vai vim pressão de todos os lados.

    • nao cocordo com vc moça..fica contra o feliciano quem apoia o fim da familia…. ele faria isso se ele fosse covarde e quisesse o mal da familia dele… ele apenas colocou a cara a tapa enquanto luta pelo bem da naçao povo do bem povo cristao ele e odiado…. pq voce sabe quem esta sendo culpado e anojado por este movimento e o jean e os da laia dele todos gay e trans e e lesbicas e prostitutas que apoiam, e vc que ta contra o bem ,,, nao sou 100% a favor dele mais da luta dele sim . da coragem dele sim.. ele e meu representante.se tiver alguem que mexa con ele ..este alguem paga… e se matarem matam apenas o homem pq a alma nao morre e ninguem pode matar ai daquele que mexer com um ungido vira cinzas no fogo do inferno.

    • Chaguinha Carvalho : então vc concorda com ele no fato de que o Jesus dele não veio para trazer vida nova. veio sim para trazer vingança, afinal é o que ele prega com essas declarações absurdas…

      na minha concepção das coisas, Jesus veio para que todos tenham vida… Jesus veio não para trazer a morte, mas para salvar as almas…

      mas se vc diz que concorda com ele… tudo bem… cada um cre no que quiser, ou não cre…

    • LEIAM ESSA REPORTAGEM DE 2011
      http://www.pavablog.com/2011/01/30/caetano-veloso-conta-que-filhos-sao-evangelicos-da-universal/

      Vindo de uma família muito católica, ele ia à missa e não dormia sem antes rezar. Quando foi a Salvador, ficou mais próximo do candomblé, onde se iniciou como filho de Oxóssi em casa de Mãe Menininha, no Gantois. Porém, nunca recebeu seu orixá: “É o tal negócio de perder a consciência. Eu não queria entrar em transe. Ficava com medo”.

      CATÓLICO E FILHO DE OXÓSSI =- EITA SALADA.

    • …Voce está totalmente enganada ,somente uma minoria de gatos pingados como voce cega que é que nao consegue enxergar 1 palmo diante do nariz…Voces estao querendo mesmo inverter os valores morais,cara nao somos contra voces apenas temos nossas opinioes,seguimos um DEUS todo poderoso que criou todas as coisas onde só há 2 caminhos,o da LUZ e o das trevas e cada um tem livre arbitrio para seguir o que quiser.Nao é crime eu dar opinião do que eu acho certo ou errado,voces estão lutando contra 90% da população do Brasil que é Cristã e nada mais contra o DEUS todo poderoso! Marco Feliciano DEUS é contigo!!!!!!!!!!!!

    • Nao sei que Brasil é esse que dizem odiar tanto o Deputado Feliciano, eu não o curto como pastor, nunca fui fã dele, não votei nele, mas o é muito facil perceber que todas as acusaçoes que se faz em cima dele, é por ele ser evangélico, e pastor. Nunca citam profissão de nenhum parlamentar, mas no caso dele, sempre vem o titulo de "Pastor" Feliciano. Se ele não fosse pastor, não haveria essa algazarra toda. e eu quero saber que "Brasil" inteiro é esse que o odeia! uma mixaria de uns 5.000 manisfestantes?? uma meia duzia de jovens revolucionarios a favor de toda e qualquer mudança sem querer saber das suas consequênciass??? sou Pai, chefe de familia, e trabalhador, e Nao vejo gente como eu fazendo alardes e manifestaçoes por aí a favor dos militantes LGBT. mas que interesse é Esse que se tem a favor dessa militancia toda? se o Brasil inteiro fosse a favor das exigencias desses militantes, os politicos que defendem nao teriam medo de levar esse caso a um plebiscito! isso seria democracia, mas pelo contrario, segundo o Jean Willys: "nao se pode levar isso a plebiscito onde a Sociedade é desinformada sobre o assunto". Ou seja, eles sabem o que a Sociedade realmente pensa.

    • A População brasileira é feita da sua MAIORIA, de pessoas simples, de católicos não praticantes, que trabalham durante a semana já sonhando com a sexta-feira para descansar ou curtir, pessoas que bebem, o brasileiro bebe muitooo, muitos passam finais de semana entre amigo e familiares junto a cervejinha. E é junto a cerveja do final de semana, que vemos não só católicos não praticantes, como os praticantes, evangélicos modinha ( só vai na igreja quando a coisa tá feia para seu lado ). Todos esses, saem para se divertir, dançar, frequentam motéis, xingam, são fanáticos por futebol, casam e descasam.

      Gostando ou não, essa é a maioria brasileira.

    • Cristiane Santos vá voce morar fora, sou nação brasileira e quem precisa se desculpar comigo é voce. Voce generaliza pela sua opinião, mas ele é amado por jovens, adultos, idosos, mulheres, heteros, homos, ricos e pobres. Afinal 220 mil votos contra 13 mil, podemos observar quem é mais amado, e olha que nem conheço e muito menos defendo o Feliciano. Aprenda primeiro a diferença entre ser deputado e ser pastor. Por que dos outros deputados não os chamam pela profissão? O nome disso Cristiane é cristofobia, tambem é crime sabia?

    • Cristiane o pai do Dinho tem quem processar mesmo esse vagabundo que se diz religioso e é porra nenhuma e um arroaceiro disgraçado que so entrou na comissão so pra fazer bagunça um vagabundo que so sabe fazer merda esse padreco de merda.

    • crente manipulado e cego por religiao é dificil de acorda …feliciano fala tanta merd#$"% ainda piorar sua situação e insita ainda mais os animos contra ele. Alem mais sua falsa teologia da prosperidade. Ainda chegou ser desmentido pela propria mãe e o caetano veloso mentiu que deu essa entrevista e provou ainda mais que o feliciano está bem mal mesmo. Mas deixou claro,Eu nao sou favor da causa gay,mas deus ensinou tbm amar e orar e falar o que biblia ensina,mas sem violencia e matar,mas sim aprender amar

  3. Caetano Veloso, ícone da Música Popular Brasileira, figura essencial das lutas políticas travadas neste país, sempre em defesa de uma nação igualitária, ética e soberana. Sinto-me feliz, em sentir a minha indignação representada por você. É lamentável imaginar que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que nos deparar, com ideias fundamentalistas, toscas e hipócritas, que visam cercear e limitar os direitos e liberdade de uma parcela de cidadãos; e que ainda fomentam o ódio e a exclusão contra as minorias. Como diz o Próprio Caetano: "Todo mundo quer saber com quem você se deita, nada pode prosperar!"

  4. Além de ignorante, o Marco Feliciano é mentiroso. Foi desmentido até pela mãe. Tem que ser muito cego mesmo para acreditar nas coisas que ele diz.

    • todas as musicas deste macumbeiro são e foram consagradas ao diabo como a maioria dos músicos e artistas usam a magia para enfeitiçar e enganar o grande e ignorante o publico, pois não devemos esquecer que Satanas que era conhecido como Querubim Ungido Lúcifer era líder adoração ate cair e ser banido do Céu e caio na terra queimado e sem a Graça que foi destituído por Deus por sua traição igual a estes bruxos que usam a cultura africana para enganar, matar, roubar e destruir !! e este Sr Veloso para min não é ícone nenhum!

    • Esses que se dizem evangélicos, me envergonham pela sua total "intelijeguice"! Quer dizer que tudo que não presta é cultura africana (e asiática também)? A única cultura que presta nesse planeta é a cultura dos brancos da Europa? Vai ler um pouco mais e se informar! Pois, os lugares onde há os maiores movimentos satanistas da atualidade, estão na Europa e na América do Norte (ou não sabes que a igreja satânica foi criada nos EUA?). Já que não sabe, a Nigéria é o segundo país com a maior população protestante do mundo, só perde somente para os EUA, e a África do Sul é a 5ª.

    • Luis Claudio Araujo Mostre provas, vc tem de provar para tirar nossas dúvidas daí vermos a explicação o do pq vc não tem dúvidas quanto ao pacto . Religioso é tão burro que se pacto com o diabo existisse não haveria pobre no mundo, era só fazer pacto com o capeta .

  5. A BIBLIA DIZ QUE NÃO EXISTE COMUNHÃO DA LUZ COM AS TREVAS, ENTÃO SE NÃO ESTA COM DEUS ESTA COM O DIABO (Y,
    E A VERDADE NÃO TEM QUE SER ANUNCIADA COM CARINHO ! TEM É QUE SER ANUNCIADA

    • Mais um com visão maniqueísta, enxerga um mundo binário, não existe o meio termo, não existem pessoas que possam ser boas na maior parte do tempo, mas podem cometer deslizes em algum momento da vida. Ou é santo ou demônio. Parece visão infantil ensinada por contos Disney que o lado mal tem que ser sempre uma bruxa feia e cruel, e o lado do bem uma menina meiga, bonita e ingênua.

    • Bruno , não quis dizer que a pessoa ou é boa ou é má e sim quis dizer que muitos pensam , não roubo , não mato , sou de deus ! e não é isso que a palavra de deus deixa bem claro.
      não vim aqui protesta ou condena apenas deixei minha opinião se você tem alguma duvida ou ahca que estou enganado é simples leia a bíblia, Obrigado Bruno que deus lhe abençoe.

    • Bruno Hebert "Interroga cem vêzes o livro; êle dará sempre a mesma resposta, adulterado do mesmo modo pelos ignorantes e pelos sofistas, não só pela petulância dêstes como peÌa estupidez daqueles, nem se livrará de tais injúrias, a não ser que o autor do livro apareça e de viva voz determine o verdadeiro sentido (Platão)

      vcs protestantes defensores desse lixo que se diz Pa$tor vivem mandando os outros leem a biblia.. hilário, kda um acha na biblia a resposta que quer… até Hitler encontra respaldo para a carnificina que ele promoveu…

      a biblia não é para simplesmente ser lida… tem que ser estuda, texto e contexto…

      ADMITAM logo Srs. que esse Lixo ai ta falando uma "merda" depois da outra… TA FICANDO DIFICIL DE DEFENDÊ-LO NÉ…

    • só não entendo motivo de tanta raiva apenas deixei meu comentario e emcima dele comentaram eu não te conheço , mas só desejo que deus te abençoe !

    • Bruno Hebert : com toda sinceridade amigo… a raiva não é de vc… mas acabamos por nutrir uma raiva desse Sr. que se diz Pa$tor, que pra mim é um lixo, exatamente pela razão dele pregar o ódio, a intolerancia, e como pode-se ver aqui, a mentira… sendo desmentido pela própria mãe e pelo Caetano, como pode um homem desses falar em nome de DEus?

      que Deus te abençoe.

  6. Parabéns pela coerência e inteligência Caetano. Enquanto o Feliciano fala e escreve tantas idiotices e ainda tem gente que defende tanto retrocesso e crendices bárbaras. Quem defende o Feliciano está automaticamente sendo sexista, homofóbico, contra a liberação feminina, e acreditando que o Continente Africano é amaldiçoado por Noé!

  7. o pr marco fez distinção entre dois reinos assista a pregação na integra (anjos adoradores no céu)..a bíblia fala que o que é de Deus faz o que?? Mt 12;50 …reconhece o que??joão 10:27então entendo que se ele no video diz que Lady gaga é do diabo, é porque ela não faz a vontade de Deus, da mesma forma o Caetano que diz que não pede ajuda a Deus e não se enquadra em SL37:23 então faltou interpretação para o que Feliciano falou..já na parte da mãe menininha eu não posso afirmar até mesmo pq eu não ví essa tal reportagem em que caetano afirma que pediu a benção dela..mas o pr marco não está 100% errado..faltou interpretação bíblica para alguns..

  8. Não adianta tentarem usar pessoas influentes para manipular a mente dos pequeninos,estamos vivendo num tempo onde a velocidade da informação está dando ao povo “sensato” o direito que desde os tempos mórbidos dos senhores feudais foi tirado das pessoas,o direito de pensar,acredito que qualquer pessoa que quiser entender o que esta acontecendo com Marco Feliciano que defende a família como instituição de Deus e não e contra o pecador mais contra o pecado poderá ver que próprio sistema que o está usando o está projetando,espiritualmente falando da mesma forma que Golias foi usado apenas para projetar Davi,ou mesmo os irmãos de José do Egito que o lançaram na cova não sabiam mais cometeram este ato apenas para que ele fosse projetado mais tarde a governador do Egito,aguardemos e veremos Marco Feliciano sendo projetado a Excelentíssimo Sr.Presidente da República Brasileira e pela primeira vez ouviremos”quero saudar ao povo brasileiro com a Santa e Gloriosa Paz do Senhor” quem viver verá.

  9. mais uma fala de Feliciano distorcida pela midia e seus artistas…CHEGA, nós cristãos, estamos cansados… Quem é santo se santifique mais, que é sujo, se suje mais… Salvação é individual…e acho que esses artistas dão opinioes demais… a população agradece o silencio!

  10. CREIO QUE DIZER EM UMA LETRA DE SUAS MÚSICAS QUE GOSTA MUITO DE VER O LEAÕZINHO[RAPAZ] DE MOLHAR A JUBA DESTE LEAÕZINHO[O ORGAÕ GENITAL] E DE ESTAR PERTO DO LEÃOZINHO E ENTRAR NUMA, NAÕ CREIO QUE SEJA ESTA LETRA INSPIRADA POR DEUS COM TANTAS ISINUAÇOÊS HOMOSSEXUAIS. VC DIZ QUE O PASTOR MENTE MAS ME DIZ A RESPEITO DE ENCERRAR O FANTÁSTICO CANTANDO COM ZECA PAGODINHO 'OGUM', PELO MENOS O ZECA SE ASSUME MACUMBEIRO[ OU ESPIRITA SE VC ACHAR MAIS BONITO] EM SUAS LETRAS QUANTAS CITAÇOÊS EXISTEM AOS ORIXÁS?

  11. Caetano, muito bem por sua coerência, e a maneira como se defendeu! não é atoa, que vc é o artista e poeta que é.
    Acho Caetano genial, e quem lhe deu o talento foi Deus, mas Deus também lhe deu um livre arbitrio, ele acredita no quizer, e se quizer também não acredita em nada, isso é com ele. Nós como cristãos não devemos generalizar e muito menos julgar as pessoas, quem julga é Deus.
    Seguir o evangelho de Cristo é dar exemplos de conduta, é se etico coerente e não acusar ninguem é fazer a diferença com responsabilidade, respeito e amor ao próximo como Jesus, nos ensinou. Acho que o Pr. Feliciano tem falado muito ultimamente, não é porque sou cristã, que tenho que concordar com ele, ele deveria´isso sim é fazer jus a seu cargo e agir mais em defesa e coisas concretas para que os chamados direitos humanos sejam defendidos e exercidos, tem muita gente sendo injustiçada e sofrendo neste país, e não ficar criando polemica e acusando e esbravejando, tá saindo do foco do cristianismo, pastor tem que ter cheiro de ovelhas, mas isto ninguem quer, ovelhas as vezes cheiram muito mal, principalmente quando elas precisam ser cuidadas.
    E chega deste assunto, já esgotou e fim de papo!

  12. devemos observar bem o que a imprensa vem colocando na mídia a respeito do Pastor marco, pois bem sabemos que esses vídeos não foram publicados só agora, então porque só agora que a imprensa vem futucando isso??? com que razão ela tem para isso?, só porque ele agora é o presidente da CDHM?, porque então que essa mesma imprensa não publicou na mídia esses vídeos quando ele era só pastor da igreja?, o povo precisa acordar para isso!! estão fazendo muita polêmica em cima de uma coisa ou em cima de uma gravação de uma pregação em um culto que aconteceu á varios anos atrás…

  13. Feliciano é mais um cretino fundamentalista que se acha imbuído por sua divindade mitológica a ditar regras morais e espirtituais para a vida de toda a população brasileira.Se um pastor decide a cor da roupa de suas ovelhas e a altura em que elas devem pular, tudo bem, isso é assunto interno do rebanho.Mas esse falastrão dirige sua verborreia bíblica a todos:artistas, políticos, empresários, cidadãos comuns.Como se todos tivessem a obrigação de seguir as regras da sua gaiolas das loucas.Pede para sair, Feliciano!!!!

  14. Sou evangélico e tenho defendido o Pr. Feliciano. Mas o Caetano foi muito coerente nessa resposta. Não é atoa que é tão respeitado. Nunca vi alguem responder uma ofensa com tanta classe. Gostei quando ele citou o nome do Pr. Silas. Deus te abençoe Caetano Veloso

  15. Caetano Veloso afirmara sobre ela: “A memória de Mãe Menininha projeta-se para o futuro de um Brasil que há de merecer uma vida à altura dos deuses que vieram, pelo destino trágico do seu povo, habitar nossas florestas, nossas ruas, nossa língua e nossos sonhos… A memória de Mãe Menininha é a memória do que há de mais profundo e mais denso em nossa formação cultural.”
    babalorixas.wordpress.com/mae-menininha/

    http://www.youtube.com/watch?v=A56PYno7csU

    ´´A mais famosa ialorixá do Brasil, filha de Oxum, reinou por 64 anos e se tornou confidente de gente importante como Antônio Carlos Magalhães, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Jorge Amado.´´
    http://www.istoe.com.br/reportagens/27250_MAE+MENININHA+

    anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/…/ANPUH.S25.1019.pdf ´´Visualização rápida´´

    AFINAL, QUEM ESTÁ, MENTINDO ?

    • Romney Elson Lima : então dentro da Igreja pode mentir? porque quando ele fala da biblia, ele mostra os versículos, mesmo sem contextos, mas ele mostra… tá em "qualquer lugar" verso tal livro tal… mas e quanto a isso ai que ele falou, cade a fonte?

    • Reinaldo Juvencio :
      Tudo bem,nesse,ponto ele vacilou,deveria,ter colocado a fonte,mas,mentir ele não mentiu,veja,as fontes que citei.
      A questão é que ele faz uma liturgia baseado nos conceitos dos antigos,que era dessa forma.Antigamente,ver televisão,jogar bola e outras coisas era pecado,para,muitas igrejas e dar como,exemplos pessoas públicas,era comum.Ele só está,sendo fiel ao ensinamento que teve.
      Por outro lado,os ativistas estão,levando o que ele fala na igreja,para,dentro do plenário,o que é um erro,mas como,ele não fez nada de errado na comissão em que ele é o Presidente,os ativistas usam o que ele diz na igreja,que é apenas,LITURGIA.

    • Romney Elson Lima : se ele era chegado da tal "mãe" e dai? isso não prova que ele fez o pacto…

      não quero iniciar um outro embate com vc, então vamos falar somente desse cara ai, sem entrar em outros assuntos que nunca nos levam a lugar algum…:

      O Pa$tor afirmou meu amigo! dizendo inclusive que Caetano deu entrevista falando que apresentou a musica para a tal "mae".. se ele afirmou, no minimo deveria ter visto a entrevista, se viu, tem a fonte, então teria obrigação de fornece-la, afinal, ele é um deputado, homem público, não pode sair por ai espalhando boatos a torto e a direito… se não tem a fonte, não poderia ter afirmado.

      e mais amigo, perceba que as imagens são boas, portanto, as filmagens são autorizadas por ele mesmo, contudo, ele se descontrola e perde a noção do real, mente, desmente, fala besteiras e pior… não se arrepende…

      Agora venhamos e convenhamos amigo, acho que vc é uma pessoa sensata… A liturgia dele ta meio errada não é?

      prega um Jesus vingativo (vide matérias sobre os mamonas, Titanic e Jhon Lenon), prega pagamento financeiro em troca de bençãos de Deus (ele mesmo diz nos videos quanto maior o sacrifício, referindo-se a "doação" de dinheiro, maior a benção de Deus), prega o ódio ao homossexualismo e a outras religiões (mais especificamente afro), faz comentários descabidos sobre o povo africano (negros – e mesmo que ele acredite nisso que falou, não havia necessidade de esbravejar no pulpito, ainda mais dizendo "cuidado irmãos")…

      Que tipo de LITURGIA é essa amigo?

    • dentro da igreja pode mentir.
      Caetano fez pacto com o diabo, foi abencoado por mae menininha para que "Sozinho" fosse um sucesso.
      foi isso que o pastor disse, sabendo ou nao que era uma mentira.
      na verdade Feliciano tirou isso apenas da cabeca, apenas para atacar segundo suas preces.
      liberdade religiosa nao significa liberdade para mentir e atacar com mah feh.

  16. E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

    Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

    Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

    Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

    Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

    Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

    Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

    Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
    Apocalipse 3:14-22

  17. Ghandi e o açucar:

    Uma mãe levou seu filho ao Mahatma Ghandi e implorou: -" por favor, peça ao meu filho que não coma muito açucar, pois faz mal a súde". Ghandi, depois de uma pausa para pensar um pouco e pediu a Sra. que trouxesse seu filho dali a duas semanas.

    Duas semanas depois ela voltou com o filho… Ghandi olhou bem fundo nos olhos do garoto e disse: – "Garoto, não coma muito açucar, pois faz mal a saúde". A mãe, agradecida mas perplexa, perguntou : porque me pediu duas semanas, podia ter dito isto antes…

    Ghandi respondeu: – "a duas semanas eu estava comendo muito açucar… não posso exigir dos outros aquilo que não faço"

    ———————-/———————————/——————————-

    PRA BOM ENTENDEDOR, um pingo é letra…

    o Pa$tor 171 Marco Feliciano deveria aprender um pouco com o Ghandi.

  18. Agora sabe pq isso, pra gente alienada não prestar atenção no roubo dos políticos hipócritas, ninguém nunca se preocupou com o que Marco Feliciano falou , mas como tudo que a MÍDIA coloca faz sucesso, temos isso, Ai GENTE vamos parar de dar ibope para isso e se preocupar com os problemas verdadeiros. Uma roubalheira danada com os estádios pra COPA e OLIMPÍADAS….

    Tudo que a GLOBO passa, o povo perde a cabeça e fica doidão, tanta coisa muito mais importante pra debater e vcs ficam ai brigando quem é Deus e quem é Diabo!!

    Sem paciência pra essas coisas, porcaria de Mídia manipuladora!

  19. Mano Caetano de guerra. Dizer que não pediu uma força prá Mãe Menininha é brincadeira sua. E aquela sua música “Oração da Mãe Meninha dos Gantois” gravada pela mana Betânia e Gal?, uma ode aos orixás e sua represntante na terra. Nada contra seu credo, só não vale esconder.
    Ai minha mãe
    Menininha do Gantois
    A estrela mais linda, hein? Tá no Gantois
    E o sol mais brilhante, hein? Tá no Gantois….
    O consolo da gente, hein? Tá no Gantois
    E a Oxum mais bonita, hein? Tá no Gantois
    Olorum quem mandou
    Essa filha de Oxum
    Toma conta da gente
    E de tudo que há……
    Quanto ao debate, a Marina Silva é neo convertida e além de tudo é sua companheira nas lutas prá implantar uma ditadura do proletariado no Brasi., Temos nomes mais preparados pro debate. Em tempo. As bizarrices do Marco Feliciano não são bem vindas entre todo o povo evangélico, o que defendemos, entretanto, é a manutenção da constituição. Que não nos seja obrigado a aceitar o kit gay nas escolas ou que nos roubem o direito de criticar a prática gay.

  20. maldito o homem que confia no homem , posições tem que ser tomada perante o Cristianismo leis Cristã não é lei mosaica, Deus fez uma aliança eterna com o homem em Cristo, eliminando todo tipo de sacrificios, costumes o Cristianismo é a luz dos homens que verdadeiramente não é pregado ele não cabe em gargo em posto em rotulos 1corintios 01,02 A IGREJA DE DEUS ESTA EM CORINTIOS…..O VELHO TESTAMENTO INTEIRO NÃO LEVA A SALVAÇÃO A CARTA DE CORINTIOS LEVA.DEUS É O PAI DOS ESPIRITOS, JESUS É O FILHO DELE[ 02 CORINTIOS 3,14,]

  21. MENTIROSO É ELE. POR QUE NÃO ASSUME QUE É GAY E MACUMBEIRO. TA NEGANDO SUAS REÍZAS, É?FAÇA COMO DANIELA MERCURY QUE ASSUMIU, PELO MENOS TEVE CORAGEM…AFFF QUE CARA RIDÍCULO!!!!!!!!!!!

  22. E se Caetano fez pacto com Satanás, o que temos nós ou Feliciano a ver com isso? É Feliciano quem vai desfazer o pacto? … Deixa eu contar: cada um que cuide de sua vida, adore ao seu deus e deixando o outro servir ao deus que achar melhor, e tudo fica na paz, ok?
    Só os cristãos acham que tem o direito de se meter na vida alheia porque carregam a bíblia debaixo do braço!

  23. ESSE TAL DE CAETANO VELOSO QUE DIZ QUE AMA O BRASIL E TAL COISA NÃO VEJA ESSE MANÉ FAZENDO NADA PELO BRASIL, ABSOLUTAMENTE NADA……………………

  24. Há uma diferença – ou talvez, um abismo imenso – separando esses dois. De um lado, o nosso Caeteno Veloso, um velho camarada, que sobreviveu aos horrores da ditadura militar, apenas levando “debaixo dos caracóis de seus cabelos”, uma cabeça sã, onde sempre se alojou uma mente fenomenal…eu diria que Caetano seria uma referência para quem quisesse fazer a mais pura arte na mpb. Do outro lado, vemos um pastorzinho “de araque”, que nem ao menos aceita o que Deus lhe deu: um cabelo totalmente diferente do que veio na embalagem original, por pura vaidade…e, além de tudo isso, esse imbecil usa sua Bíblia para disseminar o ódio e a aversão aos evangélicos – com suas palavras, Marcos Feliciano só consegue impressionar aquele lado pouco dotado de sabedoria e sensibilidade do povo – o tal lado conhecido como “inocente e sem a maldade e malícia” dos espertos. Sim, um homem com um mínimo de conhecimento do sistema religioso e dos segmentos arbitrários desses pastores do tipo desse tal Feliciano, não se deixa levar por suas insanidades. Caetano ao morrer, deixará um legado cultural para as próximas gerações de tantos outros artistas e intelectuais que virão por aí no vácuo da sua carreira. Feliciano, ao morrer, deixará um legado d ódio, antipatia e asco. O homem que não consegue viver suportando também os fracos dessa terra, não serve para herdar o amor dessa terra. A arrogância e extrema vaidade desse cara faz lembrar alguns insanos terríveis que ocuparam um dia uma cadeira no poder. Deixa prá lá mano Caetano: a caravana vai passando, passando…e, os cães vão continuar ladrando…WILIAM JOSÉ TOMAZ

    • Primeiramente, quero dizer, que se tem alguem espalhando odio, com palavras de baixo calão e com arrogâcia tenha certeza, essa cara é você meu irmão.
      E quanto ao fato de ele não merecer o amor dessa terra você disse tudo, pela graça e amor do nosso SENHOR JESUS CRISTO, ele sem duvida receberá muito mais que isso, receberá uma coroa de justiça e seu nome escrito no livro da vida, incomparável com o amor dessa terra.
      Toma uma atitude ao invez de ficar falando asneira meu amigo, se converta a DEUS e irá entender o que realmente vale mais, Cultura ou Salvação.

  25. todas as musicas deste macumbeiro são e foram consagradas ao diabo como a maioria dos músicos e artistas usam a magia para enfeitiçar e enganar o grande e ignorante o publico, pois não devemos esquecer que Satanas que era conhecido como Querubim Ungido Lúcifer era líder adoração ate cair e ser banido do Céu e caio na terra queimado e sem a Graça que foi destituído por Deus por sua traição igual a estes bruxos que usam a cultura africana para enganar, matar, roubar e destruir !! e este Sr Veloso para min não é ícone nenhum!

  26. eu vou tar dando ouvido a um viadinho feito caetano que teve ó sélebro trocado com a irmã bethania, ele gilberto gil, milton nascimento , simone, e outros são pessoas q vivem em candob lé com seus órixas, quem tem boca diz oq quer , …

  27. Porque este pastor não se atém ao ensino e estudo do evangelho, a bíblia é clara e precisa, não precisa dizer mais nada. Ao invés disso fica envolvido com política e intrigas, dividido em muitas questões, sendo muitas vezes incoerente e com atitudes vergonhosas, como a de pedir senha do cartão de crédito de fiéis, creio que ele deve corrigir os próprios defeitos e parar com briguinhas e ataques. Que pastor é ele? Creio que Deus não se agrada de suas atitudes e o nome de Deus é sagrado demais para que use de forma leviana.

  28. pessoal, orem pelo Marcos Feliciano, ele está enfrentando forças contrárias, forças que ele nem imagina…pelo fato de ele ser Pastor, tudo que ele fala tomam grandes proporções…o mundo está se preparando para o governo do Anticristo, e é necessário que isso aconteça!!…a familia esta sendo descaracterizada, perde-se o referencial de familia, pai, mãe e filhos…..em muitos paises já se aprovou esta aberração de casamento gay, mais uma arma de Satanás para afrontar a Deus..
    e não adianta discutir com quem nunca teve uma experiencia com Deus, da boca deles só vai sair impropérios!!

    • Pois é. Nós já sabiamos que essas coisas iriam acontecer. E a tendência é só piorar. Nosso único alento é que JESUS ESTÁ VOLTANDO!! Glória a Deus!!

  29. Estamos entrando em uma guerra religiosa! igual a Israel e Muçulmanos!! Estão querendo voltar a tempo atrás onde o Cristão(aquele que ouve e segue os ensinamentos de Cristo) tinha que andar de cabeça baixa e ter vergonha de dizer: SOU UM CRENTE EM JESUS CRISTO, mas como diz Nosso Senhor Jesus Cristo: aquele que me negar perante os homens, Eu o negarei perante meu Pai que esta no Céu, mas, ninguém vai calar a igreja de Cristo que é cada critão, não acredito que um cristão convertido a Jesus Cristo saia por aí dizendo bobeiras sem fundamento, ou prejudicando os outros, porque, nosso lema é levar o evangelho e falar das boas novas do reino de Deus, levantar os sem esperanças, pagar os impostos, orar pelas pessoas, isto sim é um Cristão firmado em Jesus Cristo, e este tipo de Cristão, ninguém derruba, pois, se fazendo o certo quem pode te julgar? Nossa missão como Cristão é ver as pessoas(todas)saradas, felizez, com um bom emprego, uma família feliz, isto é o que Nosso Deus quer, no possível ajudar o próximo, e ter fé no seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, istó é ser CRISTÃO. Deus abençoe a todos em Nome de Jesus Cristo..

  30. Caetano Veloso é um cara muito chato, vi um video dele chamando não sei quem de burro…cade a humildade??? Gosto de algumas de suas composições. Como interprete eu curto, mas nem todas as musicas dele eu aprovo. Agora quanto ao pastor Marco, talvez ele tenha se precipitado ao afirmar algumas coisas. Sinceramente acho alguns "artistas" um tanto quanto ignorantes, mesmo falando palavras bonitas.

    • eu sirvo o mesmo DEUS do pastor marcos feliciano e vou tar orando por ele..porq ele e um homem de DEUS vc querem acredirar na mentira acreditem mas nao pode deixar de ouvir a verdade e ponto final pra vcs criticarem o pastor marcos feliciano e porq doeu em vc…sangue de jesus tem poder na vidas de vcs.

  31. O que os antigos componentes do CDHM não fizeram a atual gestão já realizou.

    Eles estavam muito preocupados em liberar verbas para os ativistas gays e não deram um tostão para os que realmente precisavam.

    Veja a notícia abaixo.

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/vitimas-de-contaminacao-por-chumbo-terao-centro-de-tratamento/#todos-comentarios

    E foi exatamente na cidade natal do Caetano que nunca deu pelota pro problema dos seus conterrâneos.

  32. vcs todos tem que ler a biblia,ter oconhecimento da palavra de deus ,vcs que se dizem ser cristões e apoiam essa união gay,isso e ante biblico,emfelismente a biblia afirma que o mundo jas no maligno,vamos ora por essas pessas que terturbam apalavra de deus

  33. vcs todos tem que ler a biblia,ter oconhecimento da palavra de deus ,vcs que se dizem ser cristões e apoiam essa união gay,isso e ante biblico,emfelismente a biblia afirma que o mundo jas no maligno,vamos ora por essas pessoas que detubem apalavra de deus que elas possam ver a verdade que e cristo jesus

  34. Amores tem q haver diferenca, entre: O crente e O que NAO e.
    Temos que ser mais descreto, tipo: Ao inves de pregarmos e testemunharmos a vida de alguem e citarmos Nomes,podemos Dizer: Um certo cantor Famoso consagrou x,ou y…
    Uma certa cantora… Nao precisamos mencionar nomes.
    Porq o povo ou o Mundo Espera de Nos CRENTES Perfeicao.E nos temos q ter discernimento,Linguagem diferente,nosso proceder diferente gente. Por causa de Um muitos pagam. Nao sejamos motivos de desespero paraqm quer servir a DEUS. Porem sejamos o espelho (Exemplo) nos podemos!

  35. Viram como esse Pastor arranca dinheiro dos ignorantes? É mil reais de um, varios cheques (até pre-datados) de outros. Ele quer ser mais um bispo Macedo. E essa fé no diabo? O reino está dividido? Deus manda numa parte e o diabo na outra? Busqueis a verdade, e ela vós libertará.

DEIXE UMA RESPOSTA