Caio Fábio diz que teve que deixar de ser evangélico para poder pregar o Evangelho: “Pedi a Deus uma forma de sair”; Assista

97

O reverendo Caio Fábio afirmou que precisou abandonar a igreja evangélica para contribuir de forma mais efetiva ao corpo de Cristo, e pregar a mensagem de forma que fosse ouvido.

Segundo Caio Fábio, as pessoas estavam acostumadas a ouvir o que ele falava, e mesmo concordando ou não, ouviam para saber o que ele pensava, mas não faziam nada na prática a respeito, e isso gerou nele um desejo de buscar alternativas.

As afirmações foram feitas em seu web programa, Papo de Graça, durante uma conversa sobre bebidas alcoolicas. Caio afirmou que tomaria “uma cervejinha” para comemorar um aniversário, e disse que sua religião não permitia proibições, seguindo as recomendações do apóstolo Paulo na carta aos Colossensses, capítulo 2.

“Só sou discípulo de Jesus. Eu não sou evangélico. Ao contrário: eu tive que deixar de ser evangélico para poder ser do Evangelho de Jesus. Porque não dá pra ser evangélico não querendo nada do evangelho, como é o caso dos irmãos aí. Eles dizem que são evangélicos, mas não querem nada com o Evangelho. Aí, qual foi a decisão que eu tomei? Já foi o tempo na minha vida que eu era o mister evangélico […] era o papa Francisco, andando pra lá e pra cá, era a cara dos evangélicos nesse país. Tá assustado com isso? Pois é! Durante décadas, quando o país pensava no evangélico, ele pensava em mim”, afirmou Caio Fábio.


O reverendo chegou a mencionar indiretamente o episódio do adultério, que resultou em seu afastamento das funções pastorais, para contar que se esforçou para encontrar formas de deixar o protagonismo que exercia como liderança evangélica.

“Chegou uma hora que eu concluí que pra eu poder de algum modo ser útil à igreja, eu já tinha esgotado tudo que eu tinha, sabia e podia, e não tinha ajudado. Aí eu falei: agora só falta uma coisa. Sair. Só me resta sair. Em 1994 eu ainda era presidente da Associação Evangélica Brasileira, e a minha mente só orava sobre isso: Senhor me mostra como eu faço pra sair, porque pode ser que de fora disso, eu seja mais útil do que dentro disso […] Em 1996, eu era presidente emérito da Associação Evangélica Brasileira e não tinha saído ainda. ‘Senhor, dá um jeito de eu ser cuspido daqui, de eu sair, porque aqui dentro, eu não tenho como ajudar, eu só vou reforçar o cinismo, falando as mesmas coisas’ […] Resisti à tentação de ser reincluído em muitas denominações grandes, expressivas, significativas, pesadas, inclusive a minha própria. Os presbiterianos abriram portas em muitas frentes. Deus sabe, e eles também. Mas eu não queria, porque tinha chegado a hora de eu deixar de ser evangélico, pra eu poder pregar o Evangelho”, disse, baseando seu argumento na passagem bíblica de Romanos 9:10,11.

Por fim, Caio Fábio ressaltou que seu atual ministério não é fruto do acaso: “Ninguém fique aí pensando que eu dou soco no ar. Eu nunca dei soco no ar. Tudo que eu faço, meu querido, ou eu tenho convicção em Deus que eu – não digo você -, eu tenho que fazer, ou eu tenho uma profunda convicção humana, conforme a consciência e o bom senso do Evangelho em mim, que é o que eu devo fazer pra ajudar a minha geração”.

Assista:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

97 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus eu deixei a religião evangélica. Ser cristão fica dificil com essas doutrinas de homens do arraial gospel… O homem fala demais dentro da denominação evangélica… E ainda creditam isso á Deus…

    Só conheci o que é o evangelho bíblico fora do meio evangélico… Hj vivo bem melhor… Tenho paz, alegria… Tenho o Espírito Santo…

    Na religião evangélica tinha medo do diabo… Como falam dele lá… E aquele devorador então? Esse ser mitológico criado para forçar os evangélicos a darem 10% da renda mensal…

    Hj vivo sem medo… Conheci o Jesus da bíblia, o verdadeiro! Não esse da igreja evangélica que só te abençoa na base da barganha…

    Conhecereis a vdd e a vdd vos libertará… Sim… Conheci a vdd que a religião evangélica esconde e hj sou livre!

    DEUS SEJA LOUVADO!!!

    • Colossenses 2:20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

      Colossenses 2:21 Não toques, não proves, não manuseies?

      Colossenses 2:22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;

      Colossenses 2:23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

    • No dia do juízo você diga isso para Deus, diga que você é feliz, que tem paz, que tem liberdade! Depois escute o que Deus vai dizer para você! Já viu o corpo de Cristo ser um indivíduo? O corpo de Cristo é toda a igreja que deve viver em união. Se você não paga o dízimo o problema é somente teu, e se não acredita no devorador, deixe que nós evangélicos pagamos e com alegria, não somos forçados a nada. Sou dizimista fiel e Deus abriu as portas da prosperidade para mim, e é porque faço com amor e alegria, ah e tem mais se você não quer ser evangélico tudo bem, mas porque vive aqui criticando e acusando os outros? Se você se julga TÃO cristão assim, não deveria ter bom testemunho? Mas claro o argumento dos fracos é criticar os outros, se você fosse realmente feliz e mais tudo o que disse que é não seria tão amargurado de espírito e nem ficaria tendo atitudes loucas! Te digo uma coisa, se converta cabrito, porque o dia que Deus tratar contigo eu quero ver o que você ainda vai acusar, ou difamar, ou denegrir, ou retalhar, ou dividir aqui! O machado já está posto à raiz!

      • Paulo R.

        Meu comentário falando a verdade sobre a hipocrisia de ser evangélico certamente causaria a revolta de alguns evangélicos, e é nitido o seu descontrole. Faltou argumento bíblico sobrou grosserias de sua parte.

        Eu creio sim no devorador, mas não aquele ser mitológico que vcs ensinam nas denominações evangélicas que supostamente ataca as finanças dos que não dão 10% de seu rendimento numa dessas denominações evangélicas. Jesus explicou muito bem quem são os reais devoradores que os cristãos deveriam se precaver:

        “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos DEVORADORES” (mateus 7:15)

        Eu não congrego numa denominação evangélica. Congrego com os meus irmãos de fé, cristãos, mas não seguimos os preceitos da cartilha evangélica. O negócio é na bíblia mesmo! Por isso, vcs evangélicos penam aqui pois não tem muita intimidade com ela. Claro que o cristão deve congregar com os irmãos de fé (hebreus 10:25), mas não tem de ser numa denominação evangélica!

        Assim como o judaísmo tinha as suas divisões (fariseus e saduceus), o cristianismo também tem as suas (católicos e evangélicos)… Jesus nunca mandou ninguém ser evangélico… Jesus não mandou construir nenhum templo físico, Jesus nunca recebeu dízimos e mesmo assim a obra de Deus era feita.

        Os apóstolos idem. E sem recolher dízimos, pessoas eram curadas, mortos ressucitados, paraliticos andavam… vemos isso nas denominações evangélicas que amam recolher dízimos??? Nunca vemos os apóstolos ensinando sobre dízimos, nem recolhendo ofertas para edificação de templos físicos… o verdadeiro templo no cristianismo é o próprio cristão.

        Mas no arraial gospel, essas verdades bíblicas são omitidas do povo… mante-los longe da meditação da bíblia parece mesmo ser o melhor negócio… manter as ovelhas com os olhos vendados… e os pastores só pensam em tosquiar!!!

        líderes evangélicos sendo mencionados na forbes… pastores milionários… dos 5 primeiros da lista, todos ensinam a mentira do dízimo para cristãos… coincidencia? A prosperidade que eles prometem aos fiéis só é vista na vida deles… possuem fazendas de gado, emissora de tv, jatinhos, mansões…

        Esse é o meio evangélico… cansei de ouvir tanta mentira dentro dessas denominações… passei a ler a bíblia e o Espírito Santo me mostrou como eu fui enganado no tempo que estive lá…

        Só conheci o que é o reino de Deus fora do arraial evangélico… que adora pegar coisas do judaísmo e querer aplicar nos cristãos… dízimo por exemplo!

        “Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o seu vitupério.” (hebreus 13:3)

        paulo R. caso ainda esteja revoltado com o que eu digo, faz o seguinte… ao invés de falar que eu vou pro inferno, que tal provar NA BÍBLIA que tudo o que eu disse está errado???

        Estaremos esperando… eu a bíblia!

        • Stardust Jussara.
          Só crescendo a lista de desafetos hein?
          Abre o olho mulher,toda ação gera uma reação.
          E o que plantamos,colheremos.
          Juízo,juízo!!!!
          Só estou te dando um toque.
          Porque sei que você é uma mulher magoada.
          Mais existe pessoas que não são da IURD esta a sua caça.
          Logo chegará em você.
          Abraço…..fui……

        • A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
          Provérbios 16:18

          Deus te abençoe, não desejo teu mau de forma alguma, mas no momento em que você generaliza as coisas você perde a noção, vou te fazer algumas perguntas, sabe quanto homens e mulher de Deus há nas congregações cristãs evangélicas de distintas denominações? Sabe quanta gente foi ajudada por estas pessoas usadas por Deus? Sabia que Deus me curou de uma depressão profunda através de uma oração de um servo de Deus? Sabia que Deus já falou comigo através de profecias, revelações e sonhos que se CUMPRIRAM?

        • A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
          Provérbios 16:18

          Deus te abençoe, não desejo teu mau de forma alguma, mas no momento em que você generaliza as coisas você perde a noção, vou te fazer algumas perguntas, sabe quanto homens e mulher de Deus há nas congregações cristãs evangélicas de distintas denominações? Sabe quanta gente foi ajudada por estas pessoas usadas por Deus? Sabia que Deus me curou de uma depressão profunda através de uma oração de um servo de Deus? Sabia que Deus já falou comigo através de profecias, revelações e sonhos que se CUMPRIRAM? Sabia que por mais que eu aprenda eu sempre tenho muito mais para aprender com Deus? Que Deus usa pessoas como usava os discípulos? Aonde os discípulos estavam reunidos no dia de pentecostes, não era no cenáculo? E Jesus não ensinava todos os dias no templo? Jesus não disse para os fariseus “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e NÃO omitir aquelas. (Mateus 23:23)? Sabia que os primeiros cristãos vendiam tudo o que tinham e depositavam aos pés dos apóstolos e repartia-se a cada um conforme as necessidades (At 4.34-35)? Sabia que as obras sociais que a igreja evangélica faz nem o governo faz? Sabia que prosperidade é benção de Deus e que se alguém enriquece de forma corrupta vai se acertar com Deus? Sabia que Deus não constituiu ninguém por juiz? Sabia que de Deus não se zomba? Sabia que quando Davi teve oportunidade de matar Saul não o fez por ser ungido do Senhor? Sabia que há muitos ungidos do Senhor e se falara mal deles vai se acertar com Deus? Sabia disso sabichão?
          Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?
          Jó 38:11

      • Paulo R, você mandou muito bem, pela primeira vez eu li um comentário inteligente e sábio e de quem tem realmente conhecimento da Palavra de DEUS.
        Infelizmente a maioria dos comentários são de pessoas debochadas, e o que pior ainda, não sabem e não conhecem nada sobre os assuntos que comentam

      • STARTUS
        Você e a Dayana são duas pessoas que tem opinões de homens e só isto nada mais, da biblia vocês não entendem nada, é bem provavel que voces sejam aquelas pessoas que não tiveram fé para praticar a palavra de Deus e então sairam e ficam dai dentro de uma torre que vocês mesmo construiram, dizendo não aos dizimos (tem gente que não consegue contribuir, não tem fé para isto) e ai ficam criticando aqueles que tem feito… e também criticam a igreja, imagino quantos não conseguiram seguir Jesus e depois ficaram de lá de longe falando mal dele, apresentando razões pelas quais ele não podia ser o Cristo.
        Deus deixou duas instituições na terra, A FAMILIA E A IGREJA, diz a palavra “NÃO DEIXEIS DE CONGREGAR”, sabe se lá o que vocês andam fazendo… mas em suma é direito seus, mas dizer que o que vocês fazem esta em acordo com a biblia ai vai uma larga distancia!

    • Dayana

      Você esta certa evangélico ou católico não trás salvação, quem salva é Jesus e este é o evangelho, e é por isto que eu sou evangélico (baseado no evangelho), sei que na igreja evangélica existem problemas mas também houveram no tempo de Jesus e na igreja primitiva, porém nesta IGREJA existem muitas pessoas que são verdadeiros heróis da fé, agora eu não sou contra a igreja católica e sim contra seus dogmas, porque todos eles não são baseados na BÍBLIA e sim na sua própria tradição, o DIABO pode ter criado as religiões, mas Jesus trouxe a verdade, e nos somos evangélicos porque não aceitamos aquilo que vai além da palavra de Deus, aliais parece que da palavra você esta bem longe…

  2. Ele teve que trair a esposa com a secretaria também?

    na verdade ele saiu da igreja por que foi vomitado,
    pois trocou o ALTAR PELA SECRETARIA…

    ESSE CARA E UM SEM VERGONHA .
    QUE desculpa mai esfarrapada….

    esse homem aqui fez coisas piores do que o CAIDO FABIO.
    Porém foi muito mais homem do que ele para pedir perdão.


    Assine o Canal
  3. Ele teve que trair a esposa com a secretaria também?

    na verdade ele saiu da igreja por que foi vomitado,
    pois trocou o ALTAR PELA SECRETARIA…

    ESSE CARA E UM SEM VERGONHA .
    QUE desculpa mai esfarrapada….

    • é bom aproveitar tomar a cervejinha aqui porque se o inferno existir, vai tá cheio de “crente”, e crente não pode beber, e acho que o diabo não vai investir em algo que não dá grana. talvez ele cobre dizimo, já que crente gosta de pagar dizimo kkkkk

  4. EM RESPOSTA AO PAULO R. E VAI ARREBENTAR

    1 -“Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

    2 – Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.

    3 – ‘Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? ’ Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados.

    4 – Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.

    5 – Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

    6 – “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?

    7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

    8 – Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

    9 – Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;

    10 – se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.

    11 – O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.

    • O dona MARY.
      UM abismo atrai outro abismo.

      será porque vc defende alguém que vive no adulterio?
      não seria o caso de vc estar assim se alto defendendo?
      não faria isso lhe trazer um pouco de alivio?

      POIS É, MAS EXISTE UM GRANDE ABISMO ENTRE ALIVIO E LIBERTAÇÃO..
      Saul sentia se aliviado quando os demonios se afastavam dele.
      MAS ELE NUNCA FOI LIBERTO ASSIM COMO VC O CAIDO FABIO, O STADUSTAMULHERDOS300NICKS O EDSON SOUZA E COMPANHIA LMTDA.

      • Vai arrebentar,
        Diante de sua resposta, nós temos que admitir, o Deus que nós cremos não é o mesmo!
        Em primeiro lugar, não escrevi nada de cunho pessoal, apenas indiquei o texto como resposta a vc e ao Paulo R.
        O texto bíblico é de Isaías 58:1-11.
        Em segundo lugar, não me sinto aliviada, sinto- me livre e mais perto de JESUS!
        Olha, eu teria que escrever um longo texto para expor os meus sentimentos de antes e de agora. Tem muita coisa que fui levada a fazer e hj me entristeço por ter feito. Por favor, nem tente tirar a paz que reina em meu coração!
        JESUS, abre o entendimento dele, meu Senhor!

    • EM RESPOSTA À MARY.

      Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
      Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
      Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
      Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
      Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
      Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
      Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
      Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
      Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
      E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
      A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
      E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
      Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
      Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
      Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
      Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia;
      Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.
      E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

      1 Timóteo 1:3-20

      • EM CONTINUAÇÃO DA RESPOSTA AO PAULO R.

        Paulo, eu li a sua resposta neste lindo texto bíblico. Depois fiquei pensando, será que em nosso cérebro se elaboram tantas interpretações, a ponto de um mesmo texto, para uns dizerem uma coisa, e, para outros, outra coisa?
        E seguindo essa linha de pensamento se chega a uma conclusão, se a bíblia é uma só e todas a usam como regra de fé e prática – então porque existem tantas denominações se intitulando cristãs evangélicas? Vc responde a essa pergunta partindo do SEU ponto de vista, devidamente baseado na bíblia, certo?
        Então, meu caro, Caio Fábio, que esteve fazendo parte deste clero eclesial, é quem sabe envolvido por essa aura de hipocrisia de fazer e esconder para não “dar mal testemunho” aos incrédulos, também aprontou das suas!
        Só que a diferença, foi que ele mesmo se entregou e confessou o que fez e não negou nada e nunca mais quis voltar a esse meio!
        Mas ele continuou a pregar o evangelho e tem ajudado a muitas pessoas, sendo eu uma delas! Também está na África com excelente trabalho junto as crianças consideradas bruxas por seus próprios pais!
        Não vou elogia-lo, nem defende-lo, porque ele não precisa disso, nem ninguém! Estou apenas dizendo algo que sei para que muitos que nada sabem, venham a se informar melhor antes de emitirem sua opinião.
        Para se analisar com neutralidade uma situação, só estando fora do meio e das regras ditas pelos homens, aí, sim, vc aprende a pensar e desenvolver a sua fé construida com base na mente de Cristo. Só em JESUS vc se encontra e aprende os mecanismos para se afastar do mal! E tudo, por decisão sua, pessoal, e não porque a sua denominação não permite. Será que fui clara?
        Só posso lhe dizer que me sinto feliz e gostando mais de gente, menos egoísta e mais pronta a ajudar meu semelhante. Bem o contrário de antes, julgadora, cheia de justiça própria mas dizendo que era de Deus.
        Que Deus nos abençoe com a Sua sabedoria. Amém.

        • Mary, não somos melhores do que ninguém e Deus é quem julga a todos, mas Deus também nos permite julgar as coisas do ponto de vista espiritual segundo a sua reta justiça, para discernirmos entre as coisas certas e erradas, não conheço este homem, mas nem o admiro, pois nossa liberdade está em Cristo e não é para nosso bel-prazer.

          Deus nos abençoe.

  5. ESTUDO BÍBLICO:

    “AS 10 MAIORES MENTIRAS SOBRE OS 10 POR CENTO DOS DÍZIMOS”

    Muitas igrejas insistem no ensino errôneo de que os dízimos ainda são obrigatórios mesmo para os cristãos que vivem debaixo da graça de Jesus Cristo, e se utilizam de argumentos que se tornaram verdadeiros mitos dentro da comunidade evangélica, porém como eles dizem que o dízimo é 10 por cento, vamos usar o mesmo princípio numérico e verificar biblicamente as 10 argumentações mentirosas mais difundidas a respeito do dízimo.

    1º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI ORDENADO POR DEUS NO JARDIM DO ÉDEN, POIS A ÁRVORE DO CONHECIMENTO REPRESENTA O DÍZIMO”

    Na verdade, biblicamente o dízimo foi ordenado no monte sinai (levíticos 27:30-32; Números 18:21-24) e portanto, não foram instituidos no Jardim do Éden, pois sequer é mencionado que Adão e Eva receberam o mandamento de dizimar. A associação que muitos religiosos que insistem em receber dízimos fazem de que a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9), pois não era permitido a Adão e Eva comer dela (Gênesis 2:17) portanto ela seria segundo eles um “símbolo” do dízimo, mas isso é uma associação esdrúxula, pois sequer há um texto bíblico que faça uma ligação entre essa árvore do Jardim do Éden e o dízimo da lei de moisés, sequer se diz que a árvore ocupava 10% do espaço do Jardim do Éden. Trata-se portanto de mais um argumento ridículo usado pelos líderes religiosos para levar o povo a acreditar que o dízimo não era somente obrigatório perante a lei de moisés.

    2º MENTIRA – “O DÍZIMO SEMPRE FOI OBRIGATÓRIO MESMO ANTES DA LEI DE MOISÉS”

    O dízimo antes de sua ordenança no Sinai era voluntário, sendo mencionado apenas 2 vezes antes de se tornar obrigatório, Abraão deu uma única vez um dízimo do despojo de guerra quando resgatou seu sobrinho ló e jacó fez um voto a Deus (gênesis 14:17-20, gênesis 28:20-22)

    Pelas seguintes razões, Gênesis 14:20 não pode ser usado como exemplo para os cristãos dizimarem: 1º – A Bíblia não diz que Abraão deu obrigatoriamente esse dízimo. 2º – O dízimo de Abraão não foi um dízimo santo, da Terra Santa de Deus, produzido pelo povo santo de Deus. 3º – O dízimo de Abraão foi somente do despojo de guerra (hebreus 7:4). 4º – O dízimo de Abraão a Melquisedeque aconteceu apenas uma vez e Abraão mudava sempre de lugar. 5º – O dízimo de Abraão não proveio de sua riqueza pessoal. 6º – O dízimo de Abraão não é mencionado em nenhuma parte da Bíblia, seja no velho ou no novo testamento a fim de respaldar o ato de dizimar. 7º – Visto como nem Abraão nem Jacó tinham um sacerdócio levítico para manter, eles não tinham lugar algum onde entregar os dízimos, durante os seus muitos deslocamentos.

    No caso específico de Jacó, lemos o seguinte: “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo” (Gênesis 28:20-22). O texto bíblico é claro, que Jacó fez um propósito particular (um voto) de que se Deus fosse favorável à ele, que ofereceria à Deus o dízimo. Não se vê também neste caso nenhuma ordem explicita de Deus ou algum sacerdote a mando Dele, para que Jacó dizimasse, e vemos que foi uma promessa de Jacó para Deus, não há relatos posteriores na Bíblia que ele tenha de fato dizimado, apenas se observa a sua promessa, seu compromisso de entregar o décimo de tudo que viesse a obter daquele momento em diante. Outra vez, não vemos na Bíblia nenhuma passagem em que vemos escrito que devemos dizimar como Jacó fez, portanto trata-se de mais uma mentira que os líderes criaram para tentar fazer parecer que os dízimos eram obrigatórios antes mesmo da lei de moisés.

    3º MENTIRA – “O DÍZIMO DOS ALIMENTOS DO VELHO TESTAMENTO FOI SUBSTITUÍDO POR DÍZIMO DO DINHEIRO NOS DIAS ATUAIS”

    Não há um versículo na biblia informando que dízimo obrigatório da lei de moisés possa ser ouro, prata, moeda, dinheiro, etc. Dízimo sempre foi apenas alimento do campo vegetal ou animal (levíticos 27:30 e 32) mesmo quando havia metais preciosos como moeda corrente. Abraão no seu tempo comprou uma sepultura para sua esposa por 400 ciclos de prata (gênesis 23:16)

    Embora já existisse dinheiro, a substância do dízimo divino jamais foi dinheiro. Ele era o “dízimo do alimento”. Isso é muito importante. Os verdadeiros dízimos bíblicos eram sempre somente o alimento proveniente das fazendas e rebanhos, somente dos israelitas que vivessem exclusivamente dentro da Terra Santa de Deus, as fronteiras nacionais de Israel. A fartura provinha de Deus e não da manufatura ou habilidade do homem.

    Existem 15 versículos de 11 capítulos e 8 livros, de Levítico 27 a Lucas 11, que descrevem o conteúdo do dízimo. E o conteúdo jamais, repito, jamais incluía dinheiro, prata, ouro ou qualquer outra coisa, além de alimento. Mesmo assim, a definição incorreta de “dizimar” é a maior mentira que está sendo pregada sobre esse ato, hoje em dia. (Veja Levítico 27:30,32; Números 18:27,28; Deuteronômio 12:17; 14:22, 23, 26; 2 Crônicas 31:5; Neemias 10:37; 13:5; Malaquias 3:10; Mateus 23:23 e Lucas 11:42).

    Não se observa portanto em toda a bíblia, alguém entregando dízimo em dinheiro, pois dízimo era décima parte dos alimentos ( agropecuários ou agrícolas ), e jamais foi entregue em dinheiro. E o dinheiro já era corrente nos tempos bíblicos, pois o próprio moisés que recebeu a lei para o povo lidou com dinheiro: “Então, Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos levitas.Dos primogênitos dos filhos de Israel tomou o dinheiro, mil trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. E deu Moisés o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés” (Números 3:49-51)

    Mais uma prova de que o dízimos sempre foram alimentos podem ser vista nessa passagem bíblica: “DOS DÍZIMOS NÃO COMI no meu luto e deles nada tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, tenho feito” (Deuteronômio 26:14)

    Portanto, mais uma mentira dos líderes que ensinam sobre a obrigatoriedade dos dízimos é revelada, quando dizem que nos tempos bíblicos dízimos eram entregues em alimentos porque dinheiro ainda não existia, mas abraão e até moisés lidavam com dinheiro, e mesmo assim na obrigatoriedade da lei de moisés nunca se pagava dízimos em dinheiro, pois dízimo sempre foi a décima parte dos alimentos, do campo e animais, e nada tem a ver com a exigência de entrega de 10% do dinheiro que os cristãos recebem para esses líderes que ensinam erradamente sobre dízimos. Dízimo nunca foi pago em dinheiro, apenas em alimentos. Se o seu pastor ou líder insistir em dizer que pode ser pago em dinheiro exija que ele mostre alguém dizimando em dinheiro na bíblia, pois dinheiro já existia e era usado naquela época.

    4º MENTIRA – “O DÍZIMO FOI DADO POR DEUS AOS LEVITAS DA VELHA ALIANÇA E HOJE OS PASTORES DA NOVA ALIANÇA SUBSTITUIRAM ESSES LEVITAS PORTANTO DEVEM RECEBER DÍZIMOS”

    O dízimo foi dado aos levitas, mas para que eles fizessem todo o trabalho da tenda da congregação (Números 18:21-23). Se hoje os membros leigos fazem mais de 90 % do trabalho e os pastores recebem todo o dízimo isso não é biblico, é humano. Na igreja primitiva de atos, um levita, chamado josé de sobrenome barnabé dava ofertas ao invés de receber dízimos dos apóstolos e membros da igreja cristã: “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, LEVITA, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (atos 4:36-37) Portanto fica evidente que com a mudança do sacerdócio mudou a lei: “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (hebreus 7:12)

    Na economia hebraica, o dízimo era usado de maneira totalmente diferente da que hoje é pregada. Mais uma vez, os levitas que recebiam o dízimo inteiro nem sequer eram ministros ou sacerdotes – eles eram apenas servos dos sacerdotes. Números 3 descreve os levitas como sendo carpinteiros, fundidores de metal, artesãos de couro e artistas, que mantinham o pequeno santuário. E 2Crônicas 23-27, durante o tempo dos reis Davi e Salomão, os levitas também foram peritos artesãos, os quais inspecionavam as obras do Templo. Vinte e quatro mil deles trabalhavam no Templo como construtores e supervisores; seis mil eram oficiais e juízes; quatro mil eram guardas e quatro mil eram músicos. Como representantes políticos do rei, os levitas usavam o seu dízimo para servir aos oficiais, juízes, coletores de impostos, tesoureiros, guardas do Templo, músicos, padeiros, cantores e soldados profissionais (1Crônicas 12:23,26; 27:5). É obvio que esses exemplos do uso bíblico da entrada do dízimo nunca se tornam exemplos para a igreja de hoje. É importante saber que na Antiga Aliança os dízimos nunca eram usados para evangelizar os não israelitas. Neste ponto o dízimo falhou. Vejam Hebreus 7:12-19. Os dízimos jamais estimularam os levitas e sacerdotes da Antiga Aliança a estabelecer uma única missão fora do país, para encorajar um só gentio a se tornar israelita (Êxodo 23:32; 34:12,15; Deuteronômio 7:2). O dízimo da Antiga Aliança era motivado e exigido por lei, não pelo amor. De fato, durante a maior parte da história de Israel, os profetas foram os principais portadores da Palavra de Deus e não os levitas e os sacerdotes que recebiam o dízimo.O falso ensino é que os anciãos e pastores da Nova Aliança estão simplesmente continuando de onde os sacerdotes da Antiga Aliança deixaram e por isso devem receber o dízimo. A função e o propósito dos sacerdotes da Antiga Aliança foram substituídos, não pelos anciãos e pastores, mas pelo sacerdócio de todos os crentes. Como outras ordenanças da Lei, o dízimo foi apenas uma sombra temporária, até a vinda de Cristo (Efésios 2:14-16; Colossenses 2:13-17; Hebreus 10:1). Na Nova Aliança cada crente é um sacerdote de Deus (1 Pedro 2:9-10; Apocalipse 1:6; 5:10). E como sacerdote cada crente oferece sacrifícios a Deus (Hebreus 4:16; 10:19-22; 13:15-16). Então, cada ordenança que havia sido previamente aplicada ao antigo sacerdócio foi anulada no Calvário. Visto não pertencer à Tribo de Levi, até mesmo Jesus Cristo foi desqualificado. Desse modo, o propósito original de dizimar já não existe (Hebreus 7:12-19; Gálatas 3:19, 24, 25; 2Coríntios 3:10).

    Portanto, não há nenhum mandamento no novo mandamento do cristão entregar os dízimos aos pastores, pois o dízimo somente podia ser recebido pelos levitas: “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão” (hebreus 7:5), e os levitas só existiam na velha aliança da lei de moisés, pastores não são substitutos deles pois são ministros de Deus (I Coríntios 4:1) e nem sequer é ordenado que se deva entregar dízimos em favor da obra de Deus, pois ela é sustentada pelas ofertas voluntárias (2Coríntios 9:7).

    5º MENTIRA – “O DÍZIMO RECEBIDO É SOMENTE PARA USO DOS PASTORES”

    Biblicamente, o dízimo pertencia aos levitas (números 18:21-23), mas também para se fazer um festival ao Senhor (deuteronômio.14:22-27) e a cada terceiro ano, para os levitas, órfãos, viúvas e estrangeiros, os quais comiam o dízimo ajuntado dentro das suas portas (deuteronômio14:28-29). Se ofertas e dízimos eram sagrados ao Senhor e não podiam ser comidos por pessoas comuns neste caso Deus abre um exceção, visto que para ele misericórdia é melhor que sacrificio (Oséias 6:6; Mateus 12:7), a vida dos carentes é preciosa ao senhor (veja um exemplo disso em Lucas 6:1-10)

    Portanto mais uma vez, é biblicamente demonstrado que os dízimos recebidos pelos levitas não eram de uso exclusivo deles… os necessitados ( órfãos, viúvas e os de fora de israel ), também se beneficiavam dos dízimos dos alimentos recebidos pelos levitas. Essa conversa de que só os pastores e líderes religiosos podem hoje usufruir dos dízimos não encontra respaldo bíblico. Trata-se de mais uma doutrina de homem.

    6º MENTIRA – “CRISTÃO QUE NÃO DÁ O DÍZIMO SERÁ VITIMA DO “DEVORADOR”
    Se você é evangélico provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a respeito do devorador. Muitas igrejas pregam a respeito desse ser. Mas o que os líderes religiosos gananciosos não fazem é mostrar aos membros que a admoestação de Malaquias é dirigida somente à nação de Israel, e não aos cristãos de hoje que não dizimam:

    “Sentença pronunciada pelo Senhor CONTRA ISRAEL contra Israel, por intermédio de Malaquias” (Malaquias 1:1)

    e, se destina especificamente, aos SACERDOTES CORRUPTOS:

    “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento.Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” ( Malaquias 2:1-2)

    Eles estavam ofertando ANIMAIS coxos, cegos mudos, e defeituosos:

    “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? – diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias1:7-8)

    Quanto a Malaquias 3, notamos que Deus manda trazer somente “DÍZIMOS” para as câmaras do depósito do templo, para que haja “comida” ( alimento, ou mantimento ) em minha casa. Isto é , mantimento = produtos alimentares (ver dicionário da língua portuguesa)

    O texto mais famoso citado para falar a respeito do devorador é Malaquias 3:11, que diz: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Esse texto é a continuação de Malaquias 3:10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. os líderes gananciosos dizem que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas. As pessoas que pregam nessa linha trazem ameaças de destruição financeira aos seus ouvintes se os mesmos não forem dizimistas fiéis.

    O DEVORADOR É MESMO UM DEMÔNIO? A resposta é não! Os que afirmam que esse devorador citado no texto é um demônio, no mínimo, faltaram em algumas aulas de interpretação da Bíblia. A primeira coisa a sabermos é que no Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz e boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui. (Deuteronômio 28). Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1:4). Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura.

    O texto de Malaquias 3:11 diz a mesma coisa: “Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Esse devorador certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo ou outro “bicho” que acabava com as plantações (que eram a base da economia do povo de Israel). A ação devastadora desse “ser” acabava com a prosperidade do povo em pouco tempo atacando suas lavouras. Quando o povo era obediente a Deus e cumpria a Sua lei, que no caso desse texto é a lei de dizimar, Deus abençoava suas colheitas e negócios. Esse é o sentido desse texto. Assim, não faz sentido usar esse texto para afirmar que o devorador era um demônio ou coisa parecida. Nem faz sentido ameaçar as pessoas hoje em dia com esse “devorador”

    “repreenderei o devorador” Versículo 11 (Não é dinheiro que faz isto, é o próprio Deus)

    Devorador, segundo a bíblia, nunca foi demônio, e sim, gafanhotos, que Deus enviava como pragas a terra para castigar o povo, e estes gafanhotos, Deus os chamavam de “O meu grande exercito” (Joel 2:22-27) …”repreenderei o devorador ” significa… espantarei a praga do meio da vossa plantação (gafanhotos), veja também Levítico 11:22 e Naum 3:16.

    Os líderes gananciosos que ensinam que esses “devoradores” são demônios que irão causar doenças na família, o carro vai viver quebrando etc, aproveitam o desconhecimento dos cristãos do verdadeiro devorador ao qual Malaquias se refere, o gafanhoto que devorava as colheitas da nação de israel. Não há confirmação nenhuma no novo testamento de que quem não dizima será vitima desse “devorador”… quando um ladrão quer tomar o dinheiro de uma pessoa, ele a ameaça, pois se pedir provavelmente a vítima não entregará o seu dinheiro, e por conta disso o ladrão usa o recurso da ameaça, para forçá-la, da mesma forma agem esses pastores que insistem em receber dízimos pois usam um texto fora de seu real contexto para ameaçar dizendo que o mesmo “devorador” que viria sobre a nação de israel se não dizimasse virá para aqueles que não entregam seus dízimos a eles.Trata-se portanto de mais um ensino distorcido da bíblia para forçar os cristãos que não estudam a bíblia a dizimarem.

    Hoje em dia, a classe mais pobre é a que mais contribui para beneficência. E, mesmo assim, ela permanece na pobreza. Os dízimos não são uma garantia para alguém enriquecer depressa, em vez da educação, da determinação e do árduo trabalho. Se Malaquias 3:10 funcionasse realmente com os cristãos da Nova Aliança, nesse caso milhões de cristãos dizimistas já teriam escapado da pobreza e se tornado o grupo mais rico do mundo, em vez de continuar sendo pobre. Portanto, não existe evidência alguma de que a vasta maioria dos pobres “pagadores do dízimo” tenha sido abençoada pelo mero fato de o entregar. As bênçãos da Antiga Aliança já não estão em efeito (Hebreus 7:18-19; 8:6-8,13).

    Portanto, não há nenhuma possibilidade de um cristão ser vítima do “devorador” (demônio) por causa de não ser dizimista, pois nenhuma maldição da antiga aliança pode atingir aos cristãos da nova aliança em Jesus ( gálatas 3:13 )

    7º MENTIRA – O DÍZIMO SERVE PARA MANTER A IGREJA FÍSICA HOJE, POIS ELA SUBSTITUIU O TEMPLO JUDAÍCO ONDE SE ENTREGAVAM OS DÍZIMOS.

    Nada poderia estar mais longe da verdade. Trata-se de outro falso ensino os religiosos que exigem dízimos de que os edifícios chamados “igrejas”, “tabernáculos” ou “templos”, substituíram o Templo do Velho Testamento como locais de habitação divina.

    A Palavra de Deus jamais descreve os grupos da Nova Aliança como ”tabernáculos”, “templos” ou “edifícios”. Os cristãos não “vão à igreja”. Eles se “reúnem para adorar”. Também, visto que os sacerdotes do Velho Testamento pagavam o dízimo, então, logicamente, o dízimo não pode continuar. Nesse caso, é errado chamar um edifício de “armazém do Senhor” para receber os dízimos (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20; Efésios 1:22-23; 2:21; 4:12-16; Apocalipse 3:12). Com respeito à palavra “armazém” comparem a 1 Coríntios 16:2 com a 2 Coríntios 12:14 e Atos 20:17, 32-35. Durante vários séculos após o Calvário, os cristãos nem mesmo possuíam um edifício próprio (que chamassem de armazém), visto como o Cristianismo era uma religião ilegal e sofria perseguições.

    Após o sacrifício de Jesus, o véu do santuário se rasgou: “E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15:38) e hoje, cada cristão é um santuário onde habita o Espírito Santo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3:16) Não há sequer um Templo ou santuário físico para que os cristãos levem os dízimos pois: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24). Jesus sequer fundou uma igreja física, pois a verdadeira igreja é espiritual.

    1. Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais em meio ao testemunho cristão, quando as Escrituras condenam a criação de divisões entre os crentes? (1 Coríntios 1:10; 3:3; 11:18-19)

    2. Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam suas assim chamadas “igrejas” como Presbiteriana, Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada, Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções para nos reunirmos em qualquer outro nome além do nome do Senhor Jesus Cristo? (Mateus 18:20; 1 Coríntios 5:4)

    3. Será que existe qualquer base na Palavra de Deus para chamar esses edifícios de “igrejas”? A definição bíblica de “igreja” é de uma reunião de crentes que, pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu, pela habitação do Espírito Santo. (Atos 11:22; 15:14; 20:28; Romanos 16:5; 1 Coríntios 1:2; Efésios 5:25)

    4. Onde há no Novo Testamento uma referência mandando os Cristãos construírem templos e chamarem esses locais de “Cada de Deus”, sendo que Deus não habita em templos feito por mãos humanas? (Atos 7:48 e 17:24).

    Dizer que os dízimos são necessários para manter a igreja e sustentar os pastores e líderes não tem fundamentação bíblica neotestamentária, O apóstolo Paulo estava entre os que insistiam em trabalhar com as próprias mãos pelo seu sustento (Atos 18:3; 1Tessalonicenses 2:9-10; 2Tessalonicenses 3:8-14). Embora ele não tenha condenado os que recebiam sustento pela obra em tempo integral, também não ensinou que tal sustento fosse ordenado por Deus, para difusão do Evangelho. (1 Coríntios 9:12). De fato, duas vezes em Atos 20:29, 35 e também em 2 Coríntios 12:14, ele até mesmo encoraja os anciãos da igreja a trabalharem para manter os necessitados da igreja (Eu só queria ver um dos pastores atuais trabalhando para ajudar os pobres da igreja!).

    Para Paulo, a expressão “viver do evangelho” significava “viver segundo os princípios da fé, do amor e da graça” (1 Coríntios 9:14). Conquanto verificasse ter “direito” a alguma ajuda, ele concluía que a “liberdade” de pregar o seu evangelho era mais importante, a fim de cumprir a sua vocação de Deus (1 Coríntios 9:15; 11:7-13; 12:13,14; 1 Tessalonicenses 2:5-6). Enquanto trabalhava como artesão de tendas (atos 18:3), Paulo aceitou uma certa ajuda, porém se gloriava de que o seu pagamento ou salário era o fato de poder pregar livremente, sem se tornar um fardo para os outros (1 Coríntios 9:16-19).

    Em nenhum lugar desde Atos 7:58 (onde Paulo é mencionado pela primeira vez) até suas epístolas, não vemos o apóstolo Paulo orientando alguém a dizimar nem recebendo dízimos dos cristãos, portanto uma prova clara que a igreja primitiva não tinha o dízimo como uma doutrina cristã e inquestionável como se vê hoje nessas igrejas que dizem seguir fielmente as Escrituras.

    Paulo deixou claro que os que pregavam o evangelho tinham todo o direito de serem supridos com as ajudas e doações voluntárias dos cristãos (I Coríntios 9:11 e 14, Filipenses 4:18 ), mas nunca disse que seria dos dízimos! Sequer há mandamento seja do Senhor Jesus ou de seus apóstolos dos cristãos entregarem seus dízimos nos “templos” que hoje conhecemos como igreja, pois Jesus nunca fundou uma igreja física, nem ordenou que se fizessem construções para ali os seus seguidores se reunirem! Se o dízimo fosse tão necessário e importante como esses líderes gananciosos querem fazer parecer, teria o apóstolo Paulo esquecido de mencionar algo tão importante? obviamente que não, pois ele é categórico ao dizer: ” jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa” e ” porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (atos 20:20 e 27)… ou seja, tudo que era necessário ele, Paulo, ensinou e o Apóstolo Paulo nunca incentivou ou ensinou os cristãos a dizimarem!

    Portanto comprovadamente os dízimos não são obrigatórios serem entregues, muito menos nas igrejas físicas de hoje.

    8º MENTIRA – “DAR OFERTAS, MESMO ACIMA DE 10% DA SUA RENDA, NÃO TEM O MESMO VALOR ESPIRITUAL, POIS QUEM NÃO DÁ O DÍZIMO ROUBA A DEUS E NÃO SERÁ SALVO POIS ESTÁ DEBAIXO DE MALDIÇÃO”

    Tanto a bênção como a maldição de Malaquias 3:9-11, perduraram somente até o término da antiga Aliança, ou seja, até o Calvário. A audiência de Malaquias havia voluntariamente reafirmado a Antiga Aliança (Neemias 10:28-29. “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:26, citado em Gálatas 3:10). E Jesus Cristo deu um fim a essa maldição, conforme Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”. Portanto nenhuma maldição proveniente da não observância da lei de moisés (e o dízimo pertencia a ela) atinge aos cristãos. Mas os lideres gananciosos que recebem dízimos escondem isso dos membros.

    Mas não é porque o Cristão não seja mais obrigado a dizimar que ele esteja isento de ajudar na propagação do evangelho e em favor dos necessitados pois: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2coríntios 9:7).

    “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários” (2coríntios 8:1-3) Essa era a prática da igreja de Deus que Cristo estabeleceu.

    Os princípios de dar no Novo Testamento, na 2Coríntios capítulos 8 e 9 são superiores ao dizimar, que não é obrigatório aos cristãos.

    Os seguintes princípios de dar voluntariamente na Nova Aliança estão fundamentados na 2 Coríntios 8 e 9 (1). Dar é uma “graça”. A 2 Coríntios 8 usa oito vezes a palavra “graça”, referindo-se à ajuda aos santos pobres (2). Dar primeiro a Deus (8:5). (3) Dar-se a si mesmo para conhecer a vontade de Deus (8:5) (4) Dar em resposta ao dom de Cristo (8:9 e 9:15). (5) Dar com desejo sincero (8:8, 10, 12 e 9:7) (6) Não dar por causa de mandamento algum (8:8,10; 9:7). (7) Dar além de sua capacidade (8:3, 11, 12) (8) Dar para produzir igualdade. Isso quer dizer que os que têm mais devem dar mais, a fim de suprir a incapacidade dos que não podem dar mais (8:12,14) (9) Dar com alegria (8:2). (10) Dar porque está crescendo espiritualmente (8:3,4,7). (11) Dar porque deseja crescer espiritualmente (9:8, 10, 11). (12) Dar porque está ouvindo o Evangelho ser pregado (9:13).

    9º MENTIRA – “JESUS MANDOU OS CRISTÃOS DAREM O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO”

    O falso ensino é que Jesus ensinou a dizimar, em Mateus 23:23, dizendo que isso está claro no Novo Testamento.

    Em primeiro lugar, A Nova Aliança (o novo testamento) não teve princípio no nascimento de Jesus, mas na Sua morte (Gálatas 3:19, 24, 25; 4:4). O dízimo não é ensinado na igreja, depois do Calvário. Quando Jesus falou sobre o assunto em Mateus 23:23, Ele estava simplesmente ordenando a obediência às leis da Antiga Aliança, a qual ele endossou e obedeceu até chegar ao Calvário.

    Não existe um único texto do Novo Testamento que ensine a dizimar após o período do Calvário. (Atos 2:42-47 e 4:32-35 não são exemplos para se dizimar, a fim de sustentar os líderes da igreja). Conforme Atos 2:46, os cristãos judeus continuavam a adorar no Templo. E conforme Atos 2:44 e 4:33,34, os líderes da igreja compartilhavam igualmente o que recebiam com todos os membros da igreja (o que hoje os líderes gananciosos que recebem dízimos não fazem).

    Aliás, Jesus sequer é mencionado dizimando ou recebendo dízimos… e porque os líderes gananciosos pedem dízimos em nome de Jesus sendo que o próprio Jesus disse: “em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18)… Ele nunca disse ” em meu nome receberão dízimos…”

    Portanto comprovadamente mais uma mentira desses homens que se dizem ordenados por Deus a exigirem dízimos dos cristãos incautos foi desmascarada! Jesus nunca ordenou que os seus discípulos e futuros apóstolos recolhessem dízimos… e porque esses líderes acham que podem fazer diferente? Bem o Senhor Jesus profetizou sobre esses tipos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

    10º MENTIRA – “JESUS RECEBE DÍZIMOS DOS CRISTÃOS CONFORME HEBREUS 7:8″

    O início do capítulo 7 de hebreus é apenas citação do Antigo Testamento, onde fala do sacerdócio de Melquisedeque. Em Hebreus 7:5 diz: ” E os que dentre os filhos de Levi receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”

    A lei foi dada por intermédio de Moisés, ao povo, direcionada aos filhos de Levi, especificamente aos que receberam sacerdócio para trabalhar nas tendas das congregações ( montagem e desmontagem de tendas no deserto), os quais tinham ordem, segundo a lei de receber os dízimos dos seus irmãos. Agora note o relato do versículo 11 e 12:

    Hebreus 7:11: De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se ao Salvador) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? (menção a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).

    Hebreus 7:12: Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei.

    Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra assegura que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (Hebreus 7:5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (Hebreus 7:11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus 7:12), porque se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico (pelo qual o povo recebeu a lei), qual a necessidade de que enviasse outro Sacerdote? Mudou o Sacerdócio, necessariamente se faz mudança na Lei.

    A lei dos dízimos foI direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio e não havendo mais “Levitas”, nem “templo”, nem sacerdote a oferecer sacrifícios, pois O Salvador já o fez, logo,se aplicada aos crentes hoje, ela torna-se intempestiva e ilegítima, porque os “pastores” de hoje não são levitas nem foram proibidos de trabalhar, nem menos tiveram promessas de herança de dízimos para sustento por não ter tido herança nas distribução de terras prometidas ao povo israelita por herança.

    Outra particularidade, no capítulo 18 do livro de Números, o Senhor Deus adverte aos sacerdotes levitas dizendo: Na sua terra, possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte possuirás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

    Gostaria de recomendar aos pregadores contemporâneos (os que querem se assemelhar aos sacerdotes levitas que recebiam dízimos), seria bom que guardassem os mandamentos do Senhor para aquela tribo, os quais não possuíam bens materiais, pois o Senhor era a herança dos sacerdotes levitas.

    Recapitulando: Hebreus 7 apenas faz a menção pós-Calvário de dizimar, numa explanação de porque o sacerdócio levítico deve ser substituído pelo sacerdócio de Cristo, porque o sacerdócio levítico era fraco e ineficiente. Estude Hebreus 7 e sigam a progressão do versículo 5 ao versículo 12 e ao versículo 19.

    Porém, líderes gananciosos insistem em apenas mostrar hebreus 7:8 aos membros, onde segundo eles, Jesus receberia dízimos dos cristãos: “Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive” (hebreus 7:8)

    Apenas mostrando esse versículo isoladamente aos membros desavisados, querem dar a entender que esse versículo manda os cristãos ainda dizimarem, sem ler todo o real contexto do capítulo 7 de hebreus.

    Portanto hebreus 7:8 não fala de Jesus recebendo ainda dízimos dos cristãos, pois o contexto do capítulo 7 de hebreus fala na verdade da superioridade do sacerdócio de melquisedeque em relação ao levítico que era sustentado pelos dízimos. Cristãos não tem o mandamento bíblico de dizimarem.

    Considerações finais:

    Em Hebreus 7,8,9 e 10, neste 4 capítulos deixa bem claro a questão do sacerdócio perfeito, que, quando mudado o sacerdote Levítico, veio o Cristo, e mudando o sacerdócio se muda a lei ( Hebreus 7:12 ) portanto, notamos, que no novo testamento, não há ninguém dando dizimos em dinheiro, sendo que já existia, porque, Jesus foi traído por moedas, e a viúva ofertou moedas, mas dízimos, foi mencionado em alimentos, hortaliças ( Mateus 23.23 ) jamais em dinheiro, e o próprio Senhor Jesus, relatou que o dízimo era da lei para o povo de Israel , …”o mais importante DA LEI “. (Mateus 23:23)

    Paulo não mencionou dízimos, nem outro apóstolo qualquer deixou exemplo de tal prática. Em Corintios 9, Paulo pede donativos para suprir necessitados e não para manter despesas de instituições religiosas. Em Atos 4:32 em diante, notamos a generosidade dos irmãos,vendendo tudo e depositando aos pés dos apóstolos, para que se fosse feita DISTRIBUIÇÃO AOS NECESSITADOS, de forma a não haver necessitados entre eles ( esta é a justiça que excede a dos fariseus religiosos que apenas punham seus dízimos das hortaliças e achavam que estava, cumprindo sua parte) em Mateus 23:23 e Lucas 18:12. Tal prática dos fariseus, mostra religiosidade e eles não praticavam a fé, de fato, que , quem diz que dizimar é um ato de fé, é engano, porque os fariseus dizimavam , mas não praticavam a fé. O jovem rico, não foi indicado por JESUS a dizimar, e sim, vender e REPARTIR com os pobres. Jó nunca dizimou, e mesmo assim era próspero.

    Abraão só deu o dízimo uma só vez, e não foi em dinheiro, foi despojos, sobras de conquistas de guerra, dizimo de sangue, após matar os reis e tomar seus bens.

    Jacó prometeu dar o dízimo, ( um voto particular dele ) em Gênesis 28:20-22 , mas a bíblia não fala que ele cumpriu…

    Abraão não foi a “suposta” casa do tesouro ( igreja ) mas Melquisedeque lhe saiu ao encontro para receber sua parte, devido ser rei de Salém e receber por que passava em tal parte, imposto semelhante ao que Jesus nos ensinou a pagar a César (Mateus 22:21). Isto é, JESUS mandou sermos fiéis ao estado e não sonegar impostos.

    Os cobradores de impostos ao se converter, restituíram 4 vezes mais aos que haviam defraudado, e foi nisto que Jesus afirmou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19:9)Repare que o Salvador não o mandou dar dízimos.Todas as vezes que você quiser dar algo á Deus, e restituir a Deus com gratidão, faça isto dando ao seu próximo, pois assim,estará cumprindo a palavra na íntegra, conforme Mateus 25 deixa bem claro esta questão.

    No sétimo ano, Israel, não trazia dízimos, devido ser o ano sabático,a terra descansava (Levítico 25:4) Mas e será que a igreja atual faz isto? Fica sem receber dizimos no sétimo ano?

    O DÍZIMO era vendido POR DINHEIRO,devido a distância de levar onde o Senhor escolhera, para santificar seu nome, e o próprio dizimista COMIA DOS SEUS DÍZIMOS, administrava o dízimo, hoje em dia quem come dos dízimos são os pastores, que administram os dízimos, dando ordem quê e no que será empregado os dízimos do povo. Estes ditos “sacerdotes” ( pastores) não são levíticos, nem exercem função sacerdotal superior a qualquer irmão que seja, e muito menos têm eles o direito de administrar o dízimo pessoal de cada um.

    Quanto a sacerdotes, sabemos todos nós somos, depois de Cristo nos fazer um sacerdócio real, nação santa , povo eleito de DEUS, passamos a ter livre acesso ao Pai através de CRISTO que , na sua morte, o que nos separava foi rasgado do alto abaixo, a saber o véu que separava o lugar santo,( local onde entravam os sacerdotes) do lugar santíssimo (onde só entrava o sumo sacerdote 1 vez por ano para pferecer acrificio pelo pecado do povo).

    Paulo recebeu muitas vezes ajuda da igreja, mas era para se manter, e não era salário mensal como se estivesse numa empresa. Paulo trabalhava (atos 18:3) , e em nada pesava os irmãos e a igreja.

    Se Paulo disse: “sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, será que nesta parte, os pastores que exigem dízimos imitam à Paulo? Vemos Jesus ou Paulo recolhendo ou ensinando sobre dízimos?Em 2Coríntios 9:9, Paulo cita o salmo 112:9, onde fala da generosidade com os mais pobres: “Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”. (2 Coríntios 9:9)

    Nada falou de dízimos em dinheiro, e sim, contribuições voluntárias , para “suprir” os que não tem, algo que, é totalmente visto por Deus. Paulo faz uma coleta para “DISTRIBUIR”, hoje em dia se faz uma distribuição (de envelopes) para ajuntar, não para os pobres, mas, para os cofres de uma instituição, que se preocupa mais com a posição social, status, templos, fama, nome, competição, horários de TV, rádios, sites, eventos, shows, viagens, lazer para líderes, carrões, mansões, aviões, e ainda se diz que é expansão da obra de Deus…

    Cada dia os patrimônios religiosos estão ainda maiores, e o evangelho mais distante do que a igreja primitiva pregava e vivia, tudo por causa de dinheiro. A biblia fala para não reter e sim dar. Será que a igreja faz isto? Ou antes retém,para construir seu império e se fortalecer mais e mais, visando dominar a maior parte possível do globo terrestre, e arrebanhar o maior número de pessoas possível, como se tudo fosse uma partida de competição: “Quem tiver mais membros é o vencedor”

    Paulo afirma: “Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Coríntios 2:17)

    Deus abençoe a todos que leram este estudo e que o Espírito Santo tenha conduzido a leitura e o entendimento para compreender que dízimos não são mais obrigatórios.

    “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pedro 3:18)

    • RETIFICANDO !

      A CASA DO TESOURO, E A CASA DE DEUS.

      Muitos, mesmo se dizendo evangélicos, se posicionam contra a devolução dos dízimos, Mas e neles que vemos o cuidado, e o zelo que DEUS tem para com o seu povo. No texto relacionado aos dízimos mais conhecido, encontramos a seguinte orientação divina: Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto se Eu não voz abrir as janelas do céu e não derramar sobre voz benção sem medida. (Ml: 3-10) . Existe algo maravilhoso nesse texto, ele nos revela o quanto DEUS deseja cuidar de nos. Notamos que Deus nos manda levar os dízimos a casa to tesouro. E a onde é essa casa do tesouro? Ora o maior tesouro de DEUS, aqui na terra são as almas que se entregam ao Senhor JESUS, e a casa do tesouro, ou seja, o lugar onde se reúne esse tesouro é a igreja, então devemos devolver nossos dízimos na igreja. E a casa de DEUS onde fica? Muitos dizem ser a igreja também, mas DEUS faz uma distinção clara entre os dois lugares, A CASA DO TESOURO, E A MINHA CASA. Deus deixa claro em atos 7:48 Entretanto não habita o altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta. O apostolo Paulo usado pelo Espírito Santo deixou claro; Não sabeis vós que sois santuário de DEUS, e que o Espírito de DEUS habita em voz. ( 1cor: 3-16). Assim fica mais fácil entender o quanto DEUS quer o nosso bem através da devolução dos dízimos, pois quando devolvemos os nossos dízimos na igreja (casa do tesouro) DEUS vai fazer com que haja mantimentos em sua casa (nosso corpo é a verdadeira casa de DEUS), esses mantimentos são paz, alegria, saúde, felicidade, amor,prosperidade etc, esses são alguns dos mantimentos que DEUS traz para sua casa, ou seja, nosso corpo. Pois habitaria DEUS, em um lugar cheio de tristezas, angustias frustrações, depressão, magoas e odio? Quando tomamos a atitude de sermos dizimistas fieis, devolvendo os dízimos na casa do tesouro, DEUS começa imediatamente um trabalho de limpeza em nosso corpo que será então sua morada. Respondeu JESUS: se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (Jo; 14-23). Quando nos tornamos dizimistas fieis, DEUS faz de nós seu tesouro particular, (ML:3-17) e morada santuário do seu Espírito.

      O convite de DEUS ainda esta de pé: TORNAI VOS PARA MIM, E EU ME TORNAREI PARA VOS OUTROS, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. (ML: 3-7 b)

      • ATENÇÃO: DEVIDO A REPERCUSSÃO DO ESTUDO QUE DESMASCARA A FARSA DOS DÍZIMOS TER CAUSADO POLÊMICA E ATAQUES FEROZES DOS QUE SE RECUSAM A ACEITAR A VERDADE BÍBLICA SOBRE ESSA DOUTRINA MERCANTILISTA, VAMOS FAZER UM DESAFIO AOS “PRÓ-DÍZIMOS”…

        A falsa doutrina dos dízimos nos dias de hoje, ensina basicamente isso: Que todo cristão tem o mandamento bíblico de separar 10% de sua renda ( salários e ganhos diversos ) e entregar numa denominação evangélica aos cuidados de um suposto homem de Deus (notadamente, um pastor ou similar). A não entrega desse valor, chamado por eles de dízimo, pode acarretar, segundo essa doutrina, a sujeição do cristão aos ataques de um demônio chamado “devorador”, ser espiritual este, segundo ainda esta doutrina o mesmo mencionado em malaquias 3:11. O que não se sujeita a entregar os dízimos conforme especificado acima, também estaria pondo sua própria salvação em risco, pois ainda segundo essa doutrina, quem não dá dízimo é ladrão.

        Agora, porém, em confronto com essa doutrina de dízimos ainda perdurar e segundo eles ser obrigatória aos cristãos, estaremos fazendo 10 perguntas que os pastores que insistem em receber dizimos não conseguem responder:

        1 – Dízimo na bíblia sempre foi alimento (Levíticos 27:30,32 ; Deuteronômio 12:17)… aonde na bíblia ele se tornou dinheiro?

        2 – Dízimo era mandamento do velho testamento somente para os israelitas ( Levíticos 27:30-34) … aonde no novo testamento da bíblia, foi confirmado esse mesmo mandamento aos cristãos?

        3 – Dízimo deveria ser entregue somente aos sacerdotes levitas (Números 18:26, hebreus 7:5)… aonde na bíblia, os pastores de hoje substituiram esses sacerdotes levitas para poderem tomar dízimos?

        4 – Dízimo era destinado ao sustento dos levitas, dos órfãos, estrangeiros e viúvas (Deuteronômio 26:12)… aonde na bíblia ele se tornou exclusivo dos pastores e bispos das denominações evangélicas?

        5 – Se o mandamento do dízimo é anterior a lei de moisés, e abraão é exemplo de “dizimista fiel” antes da lei, então porque Abraão entregou dízimo somente dos despojos da guerra que ele venceu ( genesis 14:20; hebreus 7:4 ), e não de toda a sua riqueza já acumulada? (genesis 13:2 )

        6 – Se ” a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus “, é uma citação de Jesus sendo favorável ao pagamento de impostos desse mundo e da mesma forma pagamento de dízimos à Deus, então porque Jesus mencionou o pagamento do imposto de césar antes do “imposto de Deus”, visto que o dízimo deveria ser a primeira coisa a ser separada? Jesus disse ” a césar o que é de césar” e Jesus deu exemplo disso, ao pagar o imposto de césar (Mateus 17:24-27), para dar o exemplo que se deve pagar o imposto de césar ( impostos desse mundo ) mas se “a Deus o que é de Deus” se refere à dízimo, aonde Jesus devolveu dízimo, para nos esse exemplo, da mesma forma que fez ao pagar o imposto de césar?

        7 – Se devemos dizimar porque Jesus não falou nada contra o dízimo, então devemos nos circuncidar também? visto que Jesus também não falou contra a circuncisão aos israelitas e a circuncisão também é mencionada antes da lei de moisés (genesis 17:10).

        8 – Se quem é dizimista será salvo, então porque o Senhor Jesus precisou vir aqui na terra, cumprir a lei de moisés e morrer pelos nossos pecados? os israelitas já tinham o mandamento de dizimar (levíticos 27:30-32)… não bastava eles somente continuarem dizimando para serem salvos? quem nos dá a salvação? Quem salva é Jesus ou o dízimo ?

        9 – Aonde vemos Jesus e/ou os apóstolos, recebendo dízimos dos cristãos para que a obra de Deus fosse feita? aonde vemos no novo testamento que o dízimo é obrigatório para manutenção de um templo físico ?

        10 – No velho testamento vemos claramente os israelitas recebendo o mandamento de dizimarem e entregando o dízimo ( Levítico 27:30-32; II Crônicas 31:6; Neemias 13:12 ), Mas aonde no novo testamento vemos os cristãos recebendo a ordem de dizimar e um seguidor de Jesus, ou seja, um cristão dizimando?

        CONCLUSÃO: Eu já fiz estas 10 perguntas à vários pastores que insistem no erro de ensinar que dízimos são obrigatórios para os cristãos, mas nunca obtive uma resposta. O que comprova que realmente, essa doutrina mercantilista dos dízimos não passa de doutrina criada por homens, sem embasamento bíblico.

        O Senhor Jesus já advertiu sobre esse tipo de erro: “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7)

        Mas graças a Deus, cada vez mais as pessoas estão conhecendo a verdade sobre a mentira que é a doutrina do dízimo, e deixando de dizimar por obrigação conforme malaquias 3:10, que era uma advertência que dizia a respeito somente ao povo de israel e passando a ofertar por amor e liberalidade conforme 2 corintios 9:7.

    • O sr stadust, o sr esta precisando se consultar com um psicólogo urgente o sr não esta bem emocionalmente, fala uma coisa e faz outra , ora a Deus pedindo pra ele colocar a tua mente no prumo “equilíbrio”, hora diz uma coisa ,hora faz outra ! não estou entendennnndo vc Viu !

  6. Eu creio em Jesus
    Que segundo a bíblia encerrou a lei na cruz
    Por isso não serei salvo por dizimar
    Pois a palavra diz que só basta crer e me batizar.

    Quem lê a bíblia já está por dentro
    Que não é mandamento separar dez por cento
    Pra dar na mão de um homem intitulado pastor
    Que não se interessa pelo amor e sim apenas no valor

    Quem diz pra todo mundo que dizimista fiel
    E pensa que por causa disto vai entrar no céu
    É melhor estudar a palavra e tomar cuidado
    Fariseu dizimista de lucas 18:12 sequer foi justificado!

    A obra de Deus é mantida pelas ofertas
    Que são suficientes para manter as portas abertas
    Pra que dizimar, pra dizer que somos crentes?
    Pastor fica milionário e os membros cada vez mais carentes!

    Essa gente ainda erra:
    Dízimo sempre foi o fruto da terra
    Ou seja, frutas, verduras e também animais
    Mas agora querem tomar dízimo em reais!

    Dízimo era mandamento apenas durante a lei
    Estudei a bíblia por isso é que eu sei
    E Se quiser que sobre esse assunto eu fique calado
    Então mostre um cristão na bíblia que tenha dizimado

    Creio no sacrifício de Cristo, por isso não guardo dias
    Nem me impressiono com 3:10 de malaquias
    Pois bem sei quem é o devorador
    São os que tomam dízimos em nome do Senhor.

  7. COMUNICADO IMPORTANTE:

    Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

    Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

    Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo.

    Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

    A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

    ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

    Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

    Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

    Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

    clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

    Aguardo as respostas.

    • O stardust só uma coisa.
      como vou perdoar alguém que nunca se indentificou de verdade?
      nos devemos perdoar pessoas, e não nicks.

      MINHA AMIGA, Se realmente queres perdão de algo ou alguém vc deve estar na luz, e a luz mostra todas as coisa.

      E só vc mostrar de verdade o nome de quem esta atrás dos nicks que vc usa e tem usado.
      e com certeza teras o perdão de todos que realmente são de DEUS.

      Pois que é de DEUS jamais vai negar perdão.

      Estamos esperando a luz revelar quem sta por tras dos nicks.

      • vai arrebentar

        Se eu fosse usar o mesmo critério então vc deveria dar seu nome para que eu pedisse perdão.

        Não é necessário isso. Pedi perdão ao vai arrebentar e cabe a ele perdoar.

        A decisão é sua.

      • Stardust Jussara
        Eu te perdoou,sim.
        Não guardo dinheiro vou guardar mágoas?
        Me perdoa também.
        Vou parar de comentar neste site também.
        Já havia pensado nisto desde a semana passada.
        Deus te abençoe.

        • edy

          Eu nunca tive mágoa de vc. Me perdoa por tudo. Da minha parte fq tranquilo que não tenho nada contra vc…

          Valeu pelos conselhos. Edy… O problema não é o site. Somos nós mesmos… Aqui infelizmente a gente faz o que não deveria.

          No fundo tá todo mundo sofrendo com essas discussões no site… Estamos lutando contra o diabo ou contra nós mesmos? Um reino dividido não subsiste.

          Temos diferenças doutrinárias mas não podemos ficar do jeito que está. Penso que dá pra todomundo postar mensagens edificantes ao invés dessas baboseiras que não ajudam a ninguém.

          Edy não precisamos sair daqui só precisamos postar mensagens que ajudem as pessoas.

          Se todos me perdoarem e toparem podemos fazer uma mudança pra melhor.

          Aquela msg sua dias atrás é otimo exemplo do que precisamos. Coisa que edifica.

          Chega de confusões!!! Qud vc me diz?

          • Stardust Jussara.
            Você não vai me entender.
            Mais o que me prende aqui estes 6 anos foram as discussões.
            Minha esposa já me falou que não gosta dos meus comentários aqui pois pareço até um mundano e eu algum tempo vim meditando nisto.
            O que eu gosto aqui é estas discussões bobas,se não for isto tem por que estar aqui,se eu aguentar vir aqui e não azucrinar ninguém vou me sentir falso entendeu.
            Mais sempre te achei interessante seus comentários embora não concorde com as maioria deles.
            Fica em paz.
            Deus te abençoe.
            Qualquer coisa tamos aí.kkkkkkkkk

    • Não entendi nada,não deixe de comentar,aprendemos muito com vc,as vzs de imediato até nao concordamos,conferindo na biblia vemos ke seus comentarios estao de acordo com a biblia,vc ,a Mary,sao um dos poucos ke fazem comentários edificantes,me perdoe qualquer coisa,fiquei muitoooo triste agora :,(

    • Stardust,
      Oi, tudo bem?
      Interessante, sabe. Ontem, ou antes de ontem, não sei bem, eu li uma msg do Bereano radical em que ele dizia que o Tour foi embora pq vc e a Núbia o expulsaram. Em seguida passei a procurar nos tópicos onde aconteceu esse desentendimento e encontrei lá no tópico do pastor Lucinho.
      Bem, depois de ler toda a conversa de vcs, eu senti que deveria te pedir para pegar leve com o pessoal aqui,… mas depois que vi vc e a Núbia se entendendo bem, resolvi não falar mais nada.
      Espero que a sua saída seja apenas para uma reflexão e que vc não demore a estar aqui postando com a gente. De uma coisa eu tenho certeza, vc agitou o site, rsrs…
      Deus te abençoe e de minha parte nada há a ser perdoado, só tenho motivos para lhe abençoar e agradecer a sua atenção para comigo.
      Abraço,
      Mary.

      • Mary, tu sabes que nada haver tem a stardust e a nubia com eu ter deixado de fazer meus falatórios aqui, verdade e que nunca concordei com estas discussões que por diversas vezes eu disse que- não exorta, não edifica, não admoesta, ou seja não tem aproveito algum perante Deus, traz divisões e vergonha os incrédulos deste site deita e rola com estas divisões, cada um tenha sua posição bem definida de Deus e seus estatutos e regras a ser seguidas, mas sem ofender aos membros das denominações, eu por exemplo sou contra a doutrina católica, mas não sou e nem nunca serei contra os católicos pois os católicos não são culpados pelos erros da doutrina que seguem desde crianças ensinadas pelos seus Pais, que por suas vezes também vieram dos seus Pais, o que um crente tem que fazer tao somente pregar e falar a verdade do verdadeiro evangelho, agora cabe ao mesmo escutar ou não escutar, assim do mesmo modo para todos os não crentes, mas durante o tempo que estive escrevendo neste site o que vi e vejo e somente discussões tolas que não levam a nada de nada, O que vejo de verdade e crente falando mal de crente, em quanto deveriam combater ensinando com boas palavras aos que nos atacam, e isto a luz da Palavra de Deus, eu ate parei de colocar versículos e texto bíblicos nos meus escritos por que vi e sente que seriam versículos contra versículos e ao invés de ter um apoio dos crentes para os escritos a luz da Palavra De Deus, além de não apoiarem ainda vao para o lado dos que nos ofende, quer dizer não compensa esta falando de Deus. em um lugar que todas as falas são de discórdia uns para com os outros, modos que não tem nada haver quando eu ver que este pessoal parou com estas discussões levianas e banais e de falarem mal uns dos outros ai sim eu ate voltarei a escrever, um forte Abraço de um sempre teu Amigo das estradas, eu TOURNATRAK

        • Tour,
          Em parte vc tem razão, mas vc sabe que o Clamando que a Lorena gosta e diz que é cavalheiro, nunca foi gentil comigo e o único que me defendeu dos xingamentos dele foi o Bereano, sendo que vc tb o apoiava.
          Mas, tudo bem, devo estar precisando de óculos para não ver as coisas do ponto de vista seu e da Lorena. Quanto aos demais, trocas de farpas, balas trocadas, nada disso me causou espécie, mas o Clamando me fez chorar.
          Se vc é meu amigo fique de olho qd ele voltar com vários nicks que vcs atribuiram ao Stardust, e observe a postura dele e a reviravolta aqui no site. Se não quiser postar, pelo menos leia.
          Abraço em Cristo,
          Mary.

  8. A palavra “evangelho” quer dizer “boas novas”. O cristão evangélico é aquele que prega as boas novas da salvação em Cristo Jesus.

    Vamos analisar algumas frases ditas por Caio Fabio:

    “Só sou discípulo de Jesus. Eu não sou evangélico…”. Realmente Caio Fabio não é evangélico, pois tem deixado de pregar as boas novas de salvação há muitos anos para somente atacar tudo e todos. Inclusive agora quando vemos atacar os evangélicos. Ele se acha o dono da verdade e dono da razão. Só ele que está certo e todos estão errados.

    “… era a cara dos evangélicos nesse país. Tá assustado com isso? Pois é! Durante décadas, quando o país pensava no evangélico, ele pensava em mim”. Quanta prepotência Caio Fabio! Não confunda admiração por endeusamento. O povo evangélico te admirava; não te endeusava. Nunca você foi a cara dos evangélicos no Brasil! Nem tampouco os evangélicos ou qualquer outra religião pensava em você quando se falava do evangelho. Foi totalmente infeliz esse comentário.

    “Chegou uma hora que eu concluí que pra eu poder de algum modo ser útil à igreja, eu já tinha esgotado tudo que eu tinha, sabia e podia, e não tinha ajudado. Aí eu falei: agora só falta uma coisa. Sair. Só me resta sair. Em 1994 eu ainda era presidente da Associação Evangélica Brasileira, e a minha mente só orava sobre isso: Senhor me mostra como eu faço pra sair, porque pode ser que de fora disso, eu seja mais útil do que dentro disso […] Em 1996, eu era presidente emérito da Associação Evangélica Brasileira e não tinha saído ainda. ‘Senhor, dá um jeito de eu ser cuspido daqui, de eu sair, porque aqui dentro, eu não tenho como ajudar, eu só vou reforçar o cinismo, falando as mesmas coisas”. Desde quando uma pessoa ora a Deus para sair do evangelho? E, se Deus atendeu a tal oração, a resposta divina foi para que pecasse contra sua esposa em adultério? Será que Deus mudou sua palavra quando diz:
    “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” (Tg 1.13)?

    Nunca vi (se alguém viu, por favor, me mostre) o Caio Fabio confessando seu erro por ter cometido o adultério. Só vejo ele dando um jeitinho de se alto justificar.

    E outra coisa. O que tem a ver Romanos 9. 10,11 com o que ele disse? Sinceramente não vejo ligação nenhuma desses versículos com o que ele disse. Se alguém conseguiu entender, me explique por favor.

    Se Caio Fabio ou qualquer outra cristão não quer pertencer a nenhuma denominação evangélica, é um direito de cada um. Só não vejo necessidade de ficar criticando e atacando aos que pertencem.

  9. A palavra “evangelho” quer dizer “boas novas”. O cristão evangélico é aquele que prega as boas novas da salvação em Cristo Jesus.
    Vamos analisar algumas frases ditas por Caio Fabio:
    “Só sou discípulo de Jesus. Eu não sou evangélico…”. Realmente Caio Fabio não é evangélico, pois tem deixado de pregar as boas novas de salvação há muitos anos para somente atacar tudo e todos. Inclusive agora quando vemos atacar os evangélicos. Ele se acha o dono da verdade e dono da razão. Só ele que está certo e todos estão errados.
    “… era a cara dos evangélicos nesse país. Tá assustado com isso? Pois é! Durante décadas, quando o país pensava no evangélico, ele pensava em mim”. Quanta prepotência Caio Fabio! Não confunda admiração por endeusamento. O povo evangélico te admirava; não te endeusava. Nunca você foi a cara dos evangélicos no Brasil! Nem tampouco os evangélicos ou qualquer outra religião pensava em você quando se falava do evangelho. Foi totalmente infeliz esse comentário.
    “Chegou uma hora que eu concluí que pra eu poder de algum modo ser útil à igreja, eu já tinha esgotado tudo que eu tinha, sabia e podia, e não tinha ajudado. Aí eu falei: agora só falta uma coisa. Sair. Só me resta sair. Em 1994 eu ainda era presidente da Associação Evangélica Brasileira, e a minha mente só orava sobre isso: Senhor me mostra como eu faço pra sair, porque pode ser que de fora disso, eu seja mais útil do que dentro disso […] Em 1996, eu era presidente emérito da Associação Evangélica Brasileira e não tinha saído ainda. ‘Senhor, dá um jeito de eu ser cuspido daqui, de eu sair, porque aqui dentro, eu não tenho como ajudar, eu só vou reforçar o cinismo, falando as mesmas coisas”. Desde quando uma pessoa ora a Deus para sair do evangelho? E, se Deus atendeu a tal oração, a resposta divina foi para que pecasse contra sua esposa em adultério? Será que Deus mudou sua palavra quando diz: “”Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” (Tg 1.13)?

    Nunca vi (se alguém viu, por favor, me mostre) o Caio Fabio confessando seu erro por ter cometido o adultério. Só vejo ele dando um jeitinho de se alto justificar.
    E outra coisa. O que tem a ver Romanos 9. 10,11 com o que ele disse? Sinceramente não vejo ligação nenhuma esses versículos com o que ele disse. Se alguém conseguiu entender, me explique por favor.

    Se Caio Fabio ou qualquer outra cristão não quer pertencer a nenhuma denominação evangélica, é um direito de cada um. Só não vejo necessidade de ficar criticando e atacando aos que pertencem.

  10. nubia

    O problema não é vc. O problema sou eu. Ninguém aqui me magoou não. É que eu orei á Deus e recebi a instrução de não comentar mais. É por minha fraqueza nubia. A culpa é minha. Gosto de todos aqui até os que falam contra mim. Gosto de vc tb e saiba que o erro foi meu. Aprendi mto aqui pode ter certeza. Deus a abençoe e não fica triste senão vc me deixa triste tb…

    Perdoe o que falei pra ti… Eu errei ctg tb. Mas que bom que agora a gente se entende. Mesmo não concordando cmg vc é educada. Deus a abençoe nubia. Continua visitando os sites indicados. Ore por mim que eu oro por ti.

    • Stardust,aprendi a gostar de vc tb,nao tenho nada ke tenha ke ti perdoar,vc só me ajudou,vou orar por vc sim,bgada por tudo,nąo tem como não ficar triste :,( que Jesus ti abençoe

      • nubia

        Fica triste não. Só reflita no que eu fiz para que não cometas o mesmo erro que eu. Não dá mais pra ficar nesse pé de guerra aqui. Tá todo mundo sofrendo! Cansei de ficar discutindo. Ora… Se todos cremos em Jesus pq brigamos tanto aqui? Isso que Deus falou ao meu coração… To fazendo mha parte, buscando a paz e pedindo perdão.

  11. mary

    Essa história do tour eu desconheço… Eu não expulso ninguém daqui não… E outra, sou a favor do debate… Ora, se todo mundo pensar igual fica chato né?

    Mary, ao contrário do que mta gente pensa eu não só ensinei… Aprendi mto aqui. Mas somos falhos e eu orei a Deus e o Espirito Santo puxou minha orelha.

    Quem não erra? Quem não peca? Pois eu não vou esconder que errei.

    Não sou supercrente… Pq vou esconder meus erros??? Que fique claro que não to pondo a culpa em ninguém. Eu errei e pronto!

    Mary Deus a abençoe… Perdoe qq coisa…

  12. Stardust,nao irei entrar mais nesse site,meus comentários nao acrescentam nada a ninguem ja que sou leiga(burra) no que se diz a respeito da biblia,postava pra tirar minhas duvidas com vc,ler comentarios seus,da Mary,mas mais seus ja ke eram sempre com base biblica,me perdoe de coraçao,de coraçao desejo ke Jesus ti cubra de bençaos ,aki num lugarzinho de Mg vai ter sempre alguem orando por vc, :,( adeus perdao

    • nubia

      Vc pode ficar por aqui. Não vai embora. Tem irmãos aqui que podem te ajudar.

      Se eu aprendi com eles, pq vc não?

      Se vc tiver duvidas escreve aí que se possivel eu respondo. Mas não saia do g+ não tá?

    • Esse é meu ultimo comentário sou burra ,oro pedindo sabedoria espiritual desde meus 16 anos,ou seja a 12 anos e nada,e nao é só no que diz a respeito de biblia ke sou burra,ainda bem que ninguem me conhece,estou tao triste,ke to chorando,agora sim adeus de verdade,Jesus ti abençoe sempre……..

      • nubia

        Por favor não vá embora. Eu vou te ajudar. Não faz isso. Eu tb era como vc e Deus me ajudou. Colocou pessoas pra me orientar. Vou ficar no gmais respondendo suas duvidas. Vc vai aprender o que precisa. Por favor não vai não!!! Estou te pedindo. Não desista!

      • Na verdade nubia rafaely e só mais um nick.
        da senhora stardust. é so mais um disfarce dela, para fingir que esta deixando de comentar.

        STARDUST QUANDO VC REALMENTE SAIR DAQUI E DEIXAR DE COMENTAR.
        Todos esses nicks doidos e frustrados, sairam junto com vc…

        DEIXE DE SER SENTIMENTALISTA..
        Fica se despedindo de di mesma em uma hipocresia louca…

        MOSTRE QUE REALMENTE QUER SE CONVERTER.
        OU DEUS VAI REALMENTE PUXAR MAIS DO QUE A ORELHA…
        VC sabe disso.

      • Nubia,
        A caminhada com Cristo é que nem subir uma montanha, quanto mais vc sobe maior será a sua visão espiritual. Eu nasci numa família evangélica, já participei de diversas denominações, sou mais velho que vc mas mesmo assim há muitas coisas na bíblia que não entendo ainda. Mas é assim mesmo, Jesus falou que somos um corpo em Cristo, as partes do corpo sempre crescem junto. Já cresci bastante aqui com coisas que o stardust comentou.

        Te aconselho a todo dia quando se levantar busque a Deus em primeiro lugar, tirando um tempo orando e lendo um capítulo da bíblia, verás que seu dia será muito mais feliz começando na companhia dEle. Guarde esse versículo para vc: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” Salmos 118:24, leia e medite nele todo dia pela manhã ;)

        Estou orando por vc também…
        Abraço

  13. nubia

    Mais uma coisa… Vc não é burra de bíblia, da mesma forma que eu não sou um expert em biblia.

    A gente aprende todo dia… Eu sou um aprendiz… Não sou professor! O dia que eu achar que já aprendi tudo é pq não aprendi nada.

    A revelação de Deus é progressiva. Aprendemos algo novo todos os dias. Ore a Deus, peça ao Espirito Santo que te oriente ensine…

    Eu fiz essa oração e não fiquei sem resposta.

  14. A frustaçao è fruto de uma pessoa que nao tem a ombridade de rever seus conceitos,adimitir que è`humano passivo
    de erros. Deus està pronto a perdoar a jogar nossas mazelas no mar do esquecimento,entretanto isso funciona quando existe um coraçao contrito e quebrantado,quando hà arrependimento e, arrependimento è mudança de atitude…
    deixar de ser evangelico para pregar o evangelho??? è um tipo de pretexto no mìnimo sem nèxo,tendencioso,libertinoso,
    e sem compromisso com a verdade. nosso amigo reverendo que na verdade deveria ser revendo caio fabio
    està precisando pra ontem de ajuda: psìcologica,psìquiatra,e espiritual.
    a minha bìblia diz que, Deus endireita aquilo que è torto.

  15. Edy

    Se vc conhece a história, sabe que o judaísmo tinha divisões, as principais eram os fariseus e saduceus…

    “E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa” (Atos 23:7-8)

    Da mesma forma o cristianismo se dividiu em 2 ramos principais, evangélicos e católicos. E o pior… dentro do próprio segmento evangélico há outras divisões: tradicional, pentecostal e neopentecostal.

    E assim vivemos mais brigando entre nós do que pregando a vdd…

    quando vi a matéria onde o caio fábio diz que saiu do meio evangélico, eu me identifiquei, pois assim aconteceu comigo. Só conheci a Deus quando deixei a denominação evangélica e passei a ter aulas com o Espírito Santo. Ora, vc bem sabe que cada denominação evangélica diz uma coisa sobre um assunto… E cada uma vê Deus de uma forma.

    Eu leio a bíblia e não consigo ter essa imagem de um Deus que manda quem não faz as coisas da igreja evangélica pro inferno… as pessoas estão indo pra igreja mais pelo medo de ir pro inferno, do que por amor a Deus.

    Eu não consigo ver Deus como um Senhor irado, que vai te fulminar no seu primeiro erro… eu vejo Deus como um pai;

    “…Deus vos trata como filhos….” (Hebreus 12:7b)

    E ainda:

    “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;” ( Gálatas 3:26 )

    • nubia

      por favor não vai embora… eu me disponho a ajuda-la. Deus conhece a sinceridade de seu coração e estou me oferecendo a esclarecer suas duvidas sobre a bíblia.

      Aproveita a oportunidade que Deus está lhe dando. Vc pode escrever suas duvidas aqui no site e na medida do possível estarei respondendo ou procurando a resposta pra vc.

      Mas por favor não desista. eu levei tempo também para entender certas coisas na bíblia, então me coloco no seu lugar,continua perguntando aqui, tá bom?

      Deus te abençoe.

      • Na verdade nubia rafaely e só mais um nick.
        da senhora stardust. é so mais um disfarce dela, para fingir que esta deixando de comentar.

        STARDUST QUANDO VC REALMENTE SAIR DAQUI E DEIXAR DE COMENTAR.
        Todos esses nicks doidos e frustrados, sairam junto com vc…

        DEIXE DE SER SENTIMENTALISTA..
        Fica se despedindo de si mesma em uma hipocresia louca…

        MOSTRE QUE REALMENTE QUER SE CONVERTER.
        OU DEUS VAI REALMENTE PUXAR MAIS DO QUE A ORELHA…
        VC sabe disso.
        KKKKKKKK

        A senhora stardust quer tirar duvidas dos outros sendo que ela mesma é um poço de duvidas.

        KKKKKKKKKKKKKKKK

        • vai arrebentar

          Vejo que vc não quer me perdoar e que ainda guarda mágoa. Isso no fim prejudica a vc mesmo.

          A minha parte eu fiz. E todos aqui são testemunha. Da minha parte não quero mais confusões.

          Agora se vc tem dificuldade em perdoar é melhor vc repensar em quem tem realmente crido.

          Nunca quis seu mal e de ninguém aqui. Vamos parar com essas discussões que não ajuda a ninguém.

          • Como que eu vou perdoar nicks?
            Eu ja disse não se perdoa nicks se perdoa pessoas.
            se vc não se revela, então esse pedido seu é fachada, enganação.
            vc esta nas trevas, e não sai dela. como quer perdão?

            AINDA QUE TODOS AQUI DIGAM PARA VC QUE TE PERDOA.
            VC JAMAIS VAI SE SENTIR PERDOADO, SE NÃO SE REVELAR DE VERDADE…

            Mostra que realmente tem alguma coisa de DEUS.
            vc esta com medo de que?

            Quando a pessoa comete um crime, e pede perdão a DEUS, logo ela é instruida a se revelar e procurar a justiça e contar a verdade.

            assim também é aqui, se vc confessa que cometeu tais erros então se revele, para que os mesmo sejam de fato limpos…

            NOVAMENTE EU PERGUNTO QUAL O SEU MEDO?

          • vai arrebentar

            Eu já te pedi perdão, mas vejo sua dificuldade em me perdoar. Eu sinceramente queria muito que vc me perdoasse, pois vai fazer bem para ambos. O edy não teve problemas nenhum em me perdoar, e mesmo assim ele deixou claro que não concorda com muita coisa que eu penso, mas que me perdoava. Perdoar não é pensar como eu penso. Perdoar é esquecer.

            Estive orando à Deus e senti no coração de pedir perdão a todas as pessoas que de alguma forma de sentiram ofendidas ou atingidas com o que eu disse. Gostaria muito que vc me perdoasse. Eu errei e assumo isso aqui no G+.

            Vai arrebentar, o cristão não tem dificuldade nenhuma em perdoar. Mesmo que se eu não mostrasse arrependimento, vc deveria reconsiderar. Lembre-se que no reino de Deus as coisas são assim: quem não perdoa não será perdoado:

            ” E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Marcos 11:25 )

            lembre-se também que de nada adianta dar ofertas, se vc tem algo contra alguém:

            “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (mateus 5:23-24)

            Vai arrebentar, a decisão é sua. Não quero saber quem vc é, onde mora, o que faz da vida. Só estou pedindo que me perdoe. Se vc tem dificuldade em fazer isto, eu digo que da minha parte não tenho nada contra vc, nunca quis prejudica-lo, nem desejei seu mal. Espero que vc reflita apenas no que eu te disse.

            “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;” (Colossenses 3:13)

    • Stardust
      Também não vejo um Deus que manda seus filhos que ELE resgatou com o sangue precioso de seu filho para o inferno.
      Em nenhum momento Deus manda seus filhos para o inferno.
      Eu na verdade não acredito nem que Deus castiga.
      Ele mostra o que é certo e o que é errado,Ele mostra o caminho agora o livre arbítrio nos pertence Deus jamais vai impor sobre nos suas vontades,por mais que elas sejam o melhor para nos.
      Eu costumo dizer nas minhas pregações que Deus é extremamente educado se a pessoa não quer obedece-lo aí não adianta querer que Deus cuide ,pois a pessoa usou de seu livre arbítrio e o que plantamos colheremos a pessoa vai para o inferno por ela mesmo.
      Deus te abençoe.

      • Edy

        é por essa linha que eu vou… Não vejo Deus como um Senhor ( apesar, obviamente Dele ser ), mas o vejo como um Pai.

        O Pai não dá tudo o que filho quer. Ele sabe o que é o melhor e se aquilo que o filho quer pode prejudica-lo, isso Ele não vai dar. Deus ouve nossas orações, mas atender a tudo que pedimos…

        “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (I João 5:14)

        Eu não consigo ler a bíblia e ter esse entendimento de muitos que Deus é um Senhor vingativo, que quer mandar pro inferno quem não obedecer o que Ele diz (obs: a maioria das vezes nem foi Deus quem falou, e sim o homem)

        “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? – diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23)

        Gosto muito também desse texto:

        “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” (Lamentações de Jeremias 3:22)

        Se Deus quisesse mandar todo mundo pro inferno, ele não ofereceria o Seu Filho para morrer em nosso lugar…

        Porque é impossível cumprir toda a lei de moisés… são 613 ordenanças e se vc falha em uma, falha nas outras 612! Não tem como…

        “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,” (Romanos 8:3)

        Prefiro seguir a lei de Cristo do que a lei de moisés:

        “Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.” (I Coríntios 9:21)

        Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16)

        simples de tudo! nada a ver com obrigações religiosas… o evangelho é tão simples que o Senhor Jesus disse que teriamos de receber o reino de Deus como uma criança… ora, uma criança não tem muito entendimento das coisas… pq? evangelho é simplicidade!

        ” Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18:17b)

        • Stardust Jussara
          Mais uma vez vou repetir,parece que não entendeu.
          Deus não castiga ninguém,nem com o inferno mais existe o inferno para o diabo os demônios e a todos que desobedecem a Deus e consequentemente obedecem ao diabo.
          É muito simples vou usar uma frase que eu vi no face:
          “Deus é tão bom que não nos impede de plantarmos o que quisermos,mais ELE é também tão justo que não nos impede de colhermos o que plantamos”!….

          Quero dizer que na maioria dos meus comentários não coloco versos bíblicos,pois tenho comentado pelo celular.
          Deus abençoe.

          • edy

            mudando um pouco de assunto, vc deve ter visto que eu pedi perdão ao vai arrebentar, mas ele está com dificuldades para me perdoar. Como vc tem contato com ele, poderia me ajudar a conseguir o perdão dele? pois isso é importante para ambos, não queria sair daqui com essa situação, mas ele está irredutivel.

            Vc sabe que se nós não perdoamos a quem nos ofende, Deus tampouco perdoará nossas ofensas. Não queria ir embora daqui sem que antes ele me perdoasse. Explique para ele que vai ser bom para ambos. Vc Poderia fazer esse favor para mim?

          • edy

            Peço mais uma vez que vc fale com ele pois vcs são amigos. Mostre pra ele a necessidade dele me perdoar de todo coração. Deixe Deus te usar para que não se tenha essa pendencia.

  16. Não conheço este homem chamado caio fabio, nunca tinha visto falar dele, o vi falar dele aqui neste site e do pouco que li sobre o mesmo e como este comentário dele de agora, posso afirmar com certeza este homem tem fel de amargura em sua alma, e com certeza se um dia ele conheceu a Deus hoje ele não conhece mais e esta fora do caminho, e precisa com certeza voltar ao primeiro Amor antes que seja tarde demais, porque estas falas que o mesmo afirma estão fora dos estatutos regras e ordenanças do Deus Único Santo e Verdadeiro, ponto, quanto a bebida temos a primeira referencia bíblica sobre bebida em genesis 9 20-29 vemos o estrago que ela causou Embriagou-se eis aqui a primeira referencia feita na bíblia a respeito desse HORRENDO pecado nas escrituras, encontram-se por toda a bíblia exortações e denuncias contra a embriagues, incluindo-se ate mesmo no catalogo dos mais abomináveis males que o grande Apostolo Paulo escreveu, leia, Pv 23.20 Is 5.11,22– 28.1-7, Lc 21.34, Rm 13.13, 1Co 5.11 e 6.10, Gl 5.21, e Ef 5.18, ESTE pecado cometido por Noe proporciona aos crentes a seguinte Admoestação 1 o crente não estará jamais imune ao pecado e as tentações, 2 pequenos deslizes cometidos durante o curso normal da existência poderão acarretar perigos graves, 3 o crente poderá dar ocasião a que outros cometam pecados mesmo dentre os familiares, 4 cumpre que o crente esteja consciente da imparcialidade com que DEUS pune o pecado, quanto aos DIZIMOS, A finalidade do dizimo e a manutenção do ministério da Palavra, dos que servem ao Senhor através da sua obra missionaria e da educação ministerial os crentes são conclamados a dar nos seus dízimos e ofertas ou somente ofertas como queiram chamar para Deus não faz diferença estas ofertas são para o provento material da casa de Deus tal como bens de moveis e de imóveis e as demais despesas de matérias da casa de nosso Deus na terra isto significa oferecer o melhor para Deus o melhor das ofertas o melhor de nossos dons DEUS merece o melhor de tudo quanto somos e possuímos o dizimo ou oferta como queiram chamar que proclama que todas as coisas pertencem ao Senhor Deus e indica que somos gratos a Deus por sua graça, e que nossa dedicação a ele e total no novo testamento NT somos admoestados ainda a dar em proporção ao que Deus nos fizer prosperar o ato de dizimar ou ofertar como queiram sempre foi e sempre sera um ato de gratidão e de amor pela obra redentora de nosso DESUS E EU DIGO AMEM, Mary minha saída do site não tem nada haver com o ou a STARDUST ou com a NUBIA, eu so não quero participar de discussões que não leva a nada somente isso, UM abraço forte

    • Tour
      Mais não precisa sair amigão é só não revidar.
      Você já esteve na frente de uma casa e vem aquele cachorro latindo?
      Então quanto mais damos atenção,mais o cachorro late.
      Entendeu?
      Deus te abençoe.

    • O problema é que vcs protestantes acham que só os que pensam igual vcs segue a Cristo, fico imaginando em meio a tantas e tantas igrejolas qual segue esse cristo de verdade se ele realmente existisse.

      ai o cara resolve sair de uma e abrir a dele mesmo e vcs já dizem que ele saiu de crixto, quem garante que vcs estão certos? a biblia? mas as interpretações do tal caio fábio também saem da biblia e fazem mais sentido que muitos que estão no meio protestante como o caso do Bixpo Maiscedo, do Valdemiro $sandiabo e de tantos outros, mas quem garante que eles também estão errados?

      kkkk

      na verdade é tudo tapado.

  17. Nossa, depois que o clamando (Márcio Collins) se ausentou para fazer seus shows de Maria Mercedes a paz tem reinado nesse site, todos pedindo perdão, pedindo por paz, Glória a Deus. Mas justamente agora que estão todos se entendendo vocês vão todos sair? Era a confusão que nos mantinha unidos? Acho que todos aqui começaram uma amizade, e em vez de pensar em se separar, deveriam estreitar esses laços, mostrando que até as discussões serviram para um bom propósito. Onde estiverem dois ou três reunidos no nome de Cristo, ali ele estará, e vocês já são uma Igreja.

    • Boreano Radical como você mencionou Mateus 18, e como eu tenho experiência viva nestes versículos quero deixar aqui um comentário para edificação sobre estes versículos, Mteus 18.19 Também vos digo que, se dois de vos concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes sera feito por meu Pai, que esta nos céus, vemos aqui um versículo maravilhoso não e mesmo? E uma declaração maravilhosa dos fatos, Mas Mas penso e afirmo que muitos não percebem o que JESUS esta dizendo, pois tiram aqule versículo do contesto e o citam isoladamente, ora afinal de contas e no versículo seguinte que ele nos da a RAZAO E O SEGREDO, Mt 18.20 aqui que esta o segredo[ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ai, estou eu no meio deles. Aleluias- ora,aqui também, quando pegamos este versículo 20 e o tiramos do seu contexto, citando-o sozinho o que dizemos e certo, sem duvidas mas deixamos a impressão de que este e o impacto total deste versículo, um exemplo disto foi você citando-o ai acima e também quando nos reunimos em em culto na igreja e muitos dizem, eu quando não sabia também muitas vezes o sitei dizendo O Senhor esta aqui, porque ele disse onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ai estou, isto e verdade, em certo sentido, mas não e realmente aquilo de que fala neste versículo pois ele não fala a respeito de um culto na igreja, nem tao pouco de nos aqui neste site, ele esta falando daqueles dois crentes ou três na terra que estão de mutuo acordo, esta revelando porque isto vai funcionar para aqules dois ou ate mesmo para um terceiro veja bem–Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra sera ligado no ceu, e tudo o que desligardes na terra sera desligado no ceu, também vos digo que, se dois de vos CONCORDAREM na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes sera feito por meu Pai, que esta nos céus, porque onde estiver DOIS OU TRES CRENTES REUNIDOS EM MEU NOME AI ESTOU NO MEIO DELES ali estou Ele esta bem presente para garantir que aquilo que aqueles dois ou três crentes concordarem venha a acontecer BOREANO E A TODOS OS CRENTES QUE LEREM ISTO AQUI, eu tenho experiência própria sou testemunha viva da veracidade destes versículos, pois vivia orando e pedindo a Deus para eu me livrar do vicio do cigarro, foi quando o em estudo bíblico o Espirito Santo me mostrou as verdades do que ai nestes versículos esta dizendo, e foi somente eu fazer como ai esta me ensinando a fazer foi como tirar uma chupeta da boca de um bebe, em oração com o Pastor Arlindo Teodoro em que nos dois concordamos sobre o vicio do cigarro conversamos oramos e depois de nos entrarmos em acordo foi somente mandar o mal sair e fui libertado instantaneamente, isto e tao real como o sol que nos lumeia, qualquer um que ai estiver em dificuldade pode chamar um crente seu amigo e os dois sentarem ler a bíblia nestes versículos e concordarem sobre o assunto orar e mandar o mal sair pode fazer vocês vao ter uma surpresa maravilhosa, note bem e preciso estar em comunhão com o Senhor, mas se tiverem em comunhão com Deus pode fazer que e batata o mal sai na hora, isto e maravilhoso e e real tao somente creia e obedeça a fazer o que ai esta dizendo, UM FORTE ABRAÇO FASSA NAO PERCA TEMPO

      • Glória a Deus pelo seu testemunho de libertação do vício TOUR. Mas a Igreja é a congregação dos justos no nome de Jesus, seja escondidos em tumbas, em cavernas, na casa de uma irmã, em um lugar construído para o culto. Nada pode separar a Igreja, nela há membros livres, pregando nas ruas, congregando em um lugar de culto, alguns presos, uns sendo perseguidos, e muitos já mortos. Nem a morte separa a Igreja, porque todos estamos unidos naquele que venceu a Morte: Jesus Cristo. Essa é a Igreja TOUR.

        O local de culto, instituição, denominação é outra coisa, ela se torna Igreja quando há nela a Igreja: os justos congregando no nome do Senhor.

        Um pastor já disse uma vez, que a igreja dele era a Casa do Tesouro, pois ali estava reunido o maior tesouro da Terra: as pessoas salvas pelo nome de Jesus.

        • Bereano,
          Ainda bem que vc voltou!
          Eu já estava arrumando a minha mochila e indo embora tb rsrsrs…
          Mas, antes, eu entrei no seu blog e vi sua foto lá. que cristão mais bonito, sô!
          Não ligue, viu eu tb gosto de brincar, falando a verdade, é claro! Na verdade a paz reinou neste site depois que o Clamando saiu. Acho que devemos nos irmanar para que ele tb se contagie com essa paz e aqueles que não sentirem bem, ou mudem, ou saiam! Espero que ninguém saia, rsrsrs…

  18. Este homem caído, Caio Fábio, não é o exemplo pra sra. Raquel Elane, colunista deste site. Por isso que sempre achei estranhas suas colunas. Mas sabendo de quem é discípula , vejo que esta em concordância com seu mentor. A loucura e satanas tocaram nestas pessoas.

  19. Se ele queria ter sido útil a igreja,devia ter começado se desviando do mal.
    Porque comer a secretaria ,não o tornou nada útil,pelo contrario o tornou um inútil,porque hoje poucos cristãos de verdade,o vêem como alguma referencia,cristã a ser seguido,ou com alguma credibilidade.
    Hoje ele não pode afirmar como afirmou o apostolo Paulo,sede meus imitadores como sou de Cristo.
    E como diz a própria palavra de Deus,aquele que é nascido de Deus não peca,ou melhor dizendo não faz do pecado uma pratica diária.

  20. Mortos falam? Sim, eles falam. É assombroso! Mas, os mortos falam, e muito. “Mortos “vivem” a falar dos outros, dos ciscos nos olhos alheios, e como mortos que estão, JAMAIS enxergam a trave de morte que lhes cega! É triste! É deprimente!

  21. Lamentável, o discurso do Caio, realmente ele era um cara bem conceituado no meio evangélico eu mesma gostava bastante de seus sermões. Mas parece que tornou-se comum as pessoas defenderem suas escolhas usando as escrituras, texto fora de contexto, você traiu sua esposa, natural isso pode acontecer com qualquer um, mas o correto é admitir o erro e se arrepender e não jogar a culpa nos irmãos e no próprio evangelho, se você está dentro ou fora da igreja isso é irrelevante, mas tentar convencer as pessoas a seguir suas idéias é inaceitável.

        • Agita (traduzindo: provoca discórdia). Cavalheiro? O Clamando? Estamos falando da mesma pessoa? Do Aparecido Castaldo? Marido da Carmelita? Brincadeira, eu também gosto dele, e estou com saudade das provocações dele.

          Mas logo vamos matar a saudade, ele já está voltando da sua turnê de Maria Mercedes, trazendo mais sete espíritos para agitar esse site.

  22. Carta de Retratação Pública

    Eu, STARDUST, Venho com o devido respeito apresentar minha retratação à todas as pessoas, instituições e organizações e a todos os comentaristas deste site, em especial os que assinam pelo nick de Edy (ou ex ), clamando, vai arrebentar, e outros tantos que infelizmente não consigo lembrar no momento e da mesma forma aos senhores Edir macedo, Valdemiro Santiago, Marco Feliciano, RR Soares, Silas Malafaia e todos as outras pessoas que possuem cargos eclesiásticos nas respectivas denominações desses líderes dos comentários feitos de minha parte, sejam ofensivos, ou de pré-julgamento, ou que de qualquer forma não foram favoráveis à imagem publica dessas pessoas tendo em vista a manifestação de cunho pessoal realizada pela minha pessoa durante minha participação neste referido site.

    Infelizmente, errei por deixar minha condição de pessoa falha preponderar sobre minha condição de pessoa cristã, o que não pode e não deve ser interpretado como uma justificativa para meu erro, o qual, desde já, humildemente procuro retratar, através desta carta, a todas as pessoas que se sentiram ofendidas com esta situação, sejam de forma direta ou indireta. Peço a todos os lideres dessas denominações e os comentaristas deste site desculpas e igualmente o meu pedido de perdão.

    Peço novamente desculpas e retrato-me aos membros da IURD, IMPD, IIGD, AD e outras denominações cristãs pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém que congrega em qualquer uma dessas denominações, tão pouco prejudicar o debate cristão em nivel teológico. É notório que estas denominações também ajudam cada uma com sua forma que pessoas venham conhecer o evangelho, e prestando relevante ajuda à sociedade. Gostaria de reiterar minha retratação pública com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão.

    Sem mais,

    STARDUST.

    • Ao que se humilha sempre é concedido o perdão. Não deixe de comentar aqui, mas saiba o que vai escrever, há situações em que o silêncio vale ouro e a palavra vale prata, use a sabedoria que tem para fazer o bem, como disse Jesus: “seja simples como as pombas e prudente como as serpentes”. Deus te abençoe.

    • UE stardust .
      mas a senhora não disse que iria embora?

      porém ainda continua comentando como bananaradical, jeann,
      etc…

      SO JESUS PARA TE LIBERTAR DESSA HIPOCRESIA.

  23. Um crime incomum chamou atenção da mídia no último final de semana. Um homem armado entrou na igreja Tabernáculo do Centro de Adoração e Louvor na cidade de Lake Charles, Louisiana. Dirigiu-se ao púlpito e deu dois tiros no pastor Ronald J. Harris enquanto ele estava fazendo a abertura do culto.

    Havia cerca de 60 fiéis presentes no templo. O homem então saiu do templo e alguns minutos depois ligou para a polícia. Ele estava a uma quadra de distância. Além de confessar o homicídio, mostrou para os policiais onde estava a espingarda usada na hora do crime.

    Seu nome é Woodrow Karey Jr., 53 anos e ex-diácono da igreja. Ele saiu da igreja cerca de 4 anos atrás. Agora, aguarda julgamento sentado em uma cela na prisão do condado. O juiz preventivamente estabeleceu uma fiança de um milhão de dólares. Karey não tem histórico de doença mental nem de atividade criminal.

    Em entrevista à rede CNN, Talisha Harris, filha do pastor Harris, relatou: “Foi todo muito caótico. Tinha pessoas correndo por toda parte”. Ela se diz totalmente confusa ao tentar entender por que Karey matou seu pai. Em lágrimas, declarou: “Meu pai era um grande pessoa… um pregador e mestre impressionante. Tinha um grande coração, amava a todos, e sempre queria ajudar”. Por fim, disse estar convicta que se tivesse sobrevivido, o pai perdoaria seu algoz.

    Porém, a polícia divulgou que o motivo aparente do crime é o envolvimento amoroso do pastor com a esposa de Karey. Dois dias antes do assassinato, a mulher procurou a polícia para denunciar que o pastor a tinha estuprado. Em depoimento à polícia, o autor dos disparos afirmou ter encontrado mensagens amorosas do pastor enviadas para sua esposa.

    Nas últimas horas, surgiram especulações de que a situação pode ser ainda mais séria. Um membro da igreja, que pediu para não ser identificado, afirmou que o pastor tem um histórico de envolvimento sexual com diferentes mulheres na Igreja. Segundo ele a filha de Karey está grávida e não quer revelar quem é o pai da criança. Karey suspeitaria que era o pastor Harris, o que aumentaria seu desejo de vingança. Com informações de Reuters, Daily Mail e Pimpreacher.

  24. Nos comentários,percebe-se que o farizaismo invadiu o meio evangélico,todo mundo perfeito,um bando de evangélicos toscos,que nem sabem que estão falando,parecendo papagaios de pirata,hoje vejo que os evangélicos são muito papo e pouca ação,vejo muita distancia do que é o cristo e do que que está sendo pregado nas igrejas,e quanto ao Caio,homem sério,foi macho de assumir que errou,e quanto a você evangélico que criou essa “armadura” de que sendo já está salvo,com todos esses costumes,o que vejo é muito distante da realidade..

  25. A matéria devia ter o título: Caio Fábio diz ser ex-evangélico por que cometeu adultério.
    Ou então: Caio Fábio ataca evangélicos pra tapar seu escândalo com a secretária.
    Rsss…..,”simpres” assim.

    • Nesse caso haveria uma debandada geral dos paxtores protestantes, já que os mais famosos como Magno Malta, Ariovaldo Ramos e tantos outros que se divorciaram e casaram novamente. inclusive como $ilas Malafaia realizando o novo casamento do deputado.

  26. Paz e Graça aos Igrejaulas e ao povo sincero de Deus que não anda segundo o curso “teológico” da religião, mas anda com a verdade de Jesus!

    sinceramente! pense bem mesmo! se um cara diz que vai pela bíblia e diz que não pode beber vinho e vem outro que também vai falar com base na bíblia e diz que pode beber,

    vocês vão parar por ai? só isto basta?

    é evidente que não é preciso que dois no mínimo se sentem com suas bíblias e que os dois tenham temor de Deus no coração para produzirem no debate fruto do Espírito Santo

    só ai que podem debater

    e uns conselhos eu dou:
    1. “Mas o pastor disse que pode ou não pode” não é base bíblica

    2. ” Moisés diz que não pode” não quer dizer que Jesus proíbe e vice-versa.

    3. “Eu vejo assim… ou eu acho… ou (você acha mesmo?)” não é verdade de Jesus.

    4. O texto com o contexto dar a verdade de Deus!

    5. O significado da palavra tem superior autoridade em relação a “eu tive a revelação que…”

    6. Eu posso ter aprendido errado não quer dizer que eu não tenho o Espírito Santo.

    7. Se eu não tenho resposta bíblica então NÃO RESPONDA COM TANTA AUTORIDADE ASSIM!

    8. Um vídeo pode ter verdades e mentiras( mas SE EU TENHO JESUS E CONHEÇO A ESCRITURA NÃO PRECISO FICAR TRAUMA-TEOLOGIZADO!)

    9. meu compromisso é com a Escritura não com o pastor ou a “Igreja”( você ta com medo de perder o cargo ou perder a reputação irmão?)

    10. manter a calma mesmo que o outro pareça lhe desmontar na abordagem do texto!

    E SEMPRE É BOM ORAR ao Espírito Santo A RESPEITO DO ASSUNTO PEDINDO ILUMINAÇÃO PARA ENTENDÊ-LO.

    e minha posição nua e crua é: pode beber bebida alcoolizada e

    NÃO PODE BEBER ESTA BEBIDA COM A INTENÇÃO DE SE EMBRIAGAR, PONTO.

    Fiquem com Deus, Paz.

  27. Entrar no mérito da discussão com esse cidadão é perda de tempo. Ele se acha a última novidade da terra, mas percebemos que de novo ele não possui nada; ás coisas que realizou quando ainda estava na sua plena capacidade espiritual de ministração ao povo de Deus até que parece ter algum valor espiritual, agora tenho dúvida de tudo. Apenas deixo uma palavra:
    De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
    Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

    Eclesiastes 12:13-14

  28. Além de ter se levantado, está colocando em xeque a religiosidade de todos os “crentes”. Deus usa realmente as coisas loucas.

    Uma pedra no sapato, não sei como tanto dinheiro em jogo não conseguiu silenciá-lo. Pensando bem, sei…

    Pregar o evangelho após adultério e escândalos, ou após uma olhadinha na bunda da irmãzinha da igreja sem que ninguém perceba, tanto faz. Hipócritas, sabem bem do que falo…

    Conservadores segurem-se, assim como ele outros estão se levantando contra a “religião evangélica”, a casa vai cair junto com suas indulgências. O evangelho não está a mercê da cultura de algum povo e de suas leis.

    A nova reforma protestante já começou.

  29. As pessoas dão tão importância a liberdade que, falta a plena humildade de se redimir, seja as que não conhecem o evangelho ou as que dele saem,, a hipocrisia é tanta que, falta a honra de reconhecer que errou. É sabido que, a fé de muitos se esfriarão, que o amor perderá,, mas, pergunto quem ama em Jesus Cristo, nunca deixa de amar, se não ama mais é porque nunca amou.
    Não conhecia esse Fabio Caio até então, mas, é vergonhoso a situação do tal, falar bonito, com palavras bem colocadas é fácil de enganar que não conhece o evangelho, mas, quem tem o Espírito Santo, não se deixará enganar por fabulas e hipocrisia de liberdade.
    O que muitos líeres que perdeu a comunhão com Deus quer é, ser reconhecido e por isso usa de todos os seus conhecimentos e artimanhas, é assim que satanás, faz, mostra o povo dessa terra que, tudo é normal e que todos podem fazer o que quiser e ainda herdarão o reino de Deus, é claro que satanás não fala do reino, mas, influenciam a humanidade em achar que tudo é normal.
    Pecar e achar que esta certo, é a forma mais natural de ter liberdade, assim, é a concordância dos que erram.
    amados irmãos, sem o conhecimento teológico, mas, com a comunhão do Espírito Santo, deixem o Fabio Caio pra lá,, continuem orando a Deus, para que vocês não desviem do caminho do Sr, não de lugar a irá a ignorância, é verdade que, não podemos concordar com o que da bíblia falam mal, que a bíblia a Palavra ” Jesus” não esta certo e que se vivermos de qualquer maneira herdaremos ainda assim a Salvação,, mas, sabem que crê nesses caras, o que não querem compromisso com a Palavra de Deus, com Jesus Cristo. O fim desses é a morte.
    Que o amor de Deus da Palavra e do espírito Santo, não deixem os que em Cristo vive, desviar seu caminho, porque esta escrito que, os que guardarem a palavra até o fim, será SALVO. Amém.

  30. Paz de yaohushua hamachiac a todos para aqueles que não sabem esse é o verdadeiro nome do salvador e yaohu o nome do criador bom sei eu que muitos se escandalizam da verdade por que eles mesmos escandalizaram a verdade adulteraram o que era puro entortaram oque era reto fazem seus erros virarem acertos calterizaram seus entendimentos aamontuaram para si mestres e os adoram servem aos seus próprios ventres são uma raça de víbora que cresce a cada dia e envenenam os justos antigamente os farizeus eram só hipócritas hoje são hipócritas e ignorantes sim os religiosos crentes cada dia mais ignorantes levados por versão e cap esquecem de examinar o todo são como cavalos que precisam de cabresto para ser guiados se lessem as escrituras como deveriam acabaria as religiões inventadas pelo homem…

DEIXE UMA RESPOSTA