Em um contexto onde o liberalismo teológico tem feito estragos em muitas igrejas, um canal do YouTube resolveu abordar um tema que envolve aspectos das teologias setoriais que, para muitos teólogos, estariam ligados a essa corrente de pensamento, como a Teologia da Missão Integral.
O tema foi trazido à tona pelo pastor, jurista e teólogo Dr. Tassos Lycurgo, durante uma entrevista realizada pela rádio Musical FM 105.7, cujo tema foi “teologia humanista e progressista”.
O programa também contou com a participação do teólogo adventista Rodrigo Silva, mais conhecido por sua exímia atuação no campo da arqueologia bíblica. Durante a conversa, ambos discorreram sobre como o progressismo ideológico tem produzido uma geração culturalmente pobre, afetando assim o mundo cristão.
Foi nesse contexto que Lycurgo explicou como a Teologia da Missão Integral, sendo uma vertente protestante da católica Teologia da Libertação, teria se transformado em um “câncer” entre os evangélicos, afetando a compreensão a respeito do real propósito da Igreja na sociedade.
Isso, porque, para o pastor da Igreja Defesa da Fé, em Natal, Rio Grande do Norte, houve uma infiltração político-ideológica progressista entre algumas lideranças protestantes, resultando numa confusão entre o significado do Evangelho e os ideais de justiça social.
Para Lycurgo, a promoção do identitarismo como “negrismo”, “LGBTismo”, “feminismo” e outros “ismos” seria produto dessa concepção ideológica que aparece nas igrejas mediante a Teologia da Missão Integral, mas que possui raízes no campo sócio-político através da ideologia comunista.
Debate
A discussão sobre os efeitos da Teologia da Missão Integral na igreja brasileira é antiga e envolve nomes como Ariovaldo Ramos, conhecido apoiador do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a entrevista, o pastor Tassos Lycurgo e Rodrigo Silva também explicaram como o conceito de teologia humanista se apresenta de forma oposta ao real humanismo traduzido pela pessoa de Jesus Cristo. Assista o programa, abaixo: