Viralizou nas redes sociais o trecho de um vídeo em que o doutor Tassos Lycurgo, professor titular do Departamento de Artes da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – aparece refutando a narrativa de “racismo estrutural” durante um debate com Paulo Marcelo Schallenberger, apelidado na web como “pastor de Lula”.
Com um vasto currículo e Pós-Doutorado em Apologética Cristã pela Oral Roberts University, dos Estados Unidos, o Dr. Lycurgo também é pastor evangélico, fundador da igreja Defesa da Fé Ministério, situada em Natal, Rio Grande do Norte.
Na gravação, Lycurgo apresenta várias razões pelas quais a narrativa de “racismo estrutural” na cultura brasileira não possui fundamento, tendo em vista a miscigenação da população e o destaque sobre inúmeras pessoas negras que fazem parte da história do Brasil.
Por meio do seu perfil no Instagram, o doutor Lycurgo chamou o discurso sobre racismo estrutural de “farsa”, e apontou como o pastor Marcelo reagiu negativamente ao não saber rebater os seus argumentos.
“Veja no final como o debatedor parece não suportar o peso da verdade e parte para o ataque pessoal, em vez de tentar atacar as ideias”, escreveu o apologista, que na gestão Bolsonaro chegou a assumir o cargo de Diretor Nacional do Departamento de Patrimônio Imaterial e Diretor Nacional do Departamento de Cooperação e Fomento, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
“Aula”
Internautas comentaram o vídeo do pastor Lycurgo debatendo com Paulo Marcelo. O recorte da gravação é parte de um debate de quase 1 hora, realizado no ano passado, cujo tema foi sobre a incompatibilidade do comunismo com a doutrina cristã.
“Que aula!”, comentou um perfil no X, com quase 40 mil seguidores, ao compartilhar o vídeo. “Uma argumentação fantástica que deixou o ‘Pastor’ Fake Comunista desconcertado, desnorteado e sem rumo! Esse senhor engrandece a nobre profissão de Professor.”
Abaixo, segue o recorte do vídeo que viralizou e logo na sequencia o vídeo do debate completo:
Ver essa foto no Instagram