O evangelista Luis Palau, que luta contra um câncer terminal nos pulmões desde o final de 2017, está sob cuidados paliativos. Os médicos decidiram interromper o tratamento contra o tumor por considerarem que os medicamentos eram demasiadamente agressivos para seu corpo suportar.
O relato foi feito pelo filho do evangelista, Andrew Palau, na página de Facebook do seu pai. Em maio de 2019, ele já havia ultrapassado a previsão inicial de tempo de vida dos médicos em quatro meses, e concedeu uma entrevista à emissora KGW News, de Portland, Oregon (EUA), falando sobre sua vida e ministério.
Agora, Andrew Palau detalhou a situação e afirmou que “o fim se aproxima”: “Você deve ter ouvido que meu pai não está indo muito bem. Ele luta contra o câncer de pulmão há mais de três anos. Na maior parte desse tempo, ele se sentiu ótimo. Foi uma bênção. Infelizmente, no início do ano isso mudou e meu pai piorou”, escreveu o filho.
Luis Palau tem 86 anos. Ele nasceu na Argentina, mas se mudou para os Estados Unidos nos anos 1960, onde se naturalizou cidadão norte-americano. Ao longo de seu ministério, desenvolveu amizade com outro pregador icônico, Billy Graham, e levou a mensagem do Evangelho a mais de 800 milhões de pessoas em 112 países através de programas de rádio e de TV.
Ao longo das últimas décadas, Palau também pregou em conferências e cruzadas ao redor do mundo, falando pessoalmente a 22 milhões de pessoas em 80 países diferentes, incluindo a China governada pelo Partido Comunista, onde a mensagem da Bíblia Sagrada não é bem-vinda.
Andrew Palau esclareceu que a família foi consultada pelos médicos sobre o fim do tratamento e início dos cuidados paliativos, que visam apenas reduzir o sofrimento do paciente quando se constata que os medicamentos já não surtem efeito.
“Todos os medicamentos e tratamentos estavam se mostrando demais para o corpo dele aguentar”, explicou o filho de Luis Palau, que foi levado de volta para casa, “onde pode descansar, ficar mais confortável e estar com a família”.
“Não sabemos exatamente quanto tempo nos resta com o pai, mas o fim parece próximo. Ele está de bom humor e não sente dor. Sabemos que para vocês isso provavelmente é difícil de ouvir. Saiba que toda a família é muito grata por seu incentivo, orações e amizade”, destacou Andrew, dirigindo-se aos seguidores da página de Luis Palau.
“Meu pai está se esforçando muito para chegar à linha de chegada apenas para ver cada um dos netos como o desejo final de seu coração. O Senhor sabe qual é o momento exato, e meu pai continua nos lembrando nestes últimos dias: ‘Quanto a Deus, o Seu caminho é perfeito’”, concluiu o filho do veterano evangelista.