Uma tentativa de sensibilizar ateus a respeito da vida após a morte terminou numa verdadeira encrenca para a Igreja Batista Attleborough, no condado de Norfolk, na Inglaterra.
Uma placa com os dizeres “Se você acredita que não há um Deus, é melhor você estar certo” e uma imagem de fogo, deu a entender que os não cristãos estariam condenados ao inferno. Um rapaz, incomodado com o que viu, denunciou a igreja à Polícia, que agora é investigada como parte de um “incidente de ódio”.
“A minha compreensão básica é de que o cristianismo é inclusivo e amoroso por natureza”, disse Robert Gladwin, 20 anos, autor da queixa. “A mensagem que está sendo exibida do lado de fora da igreja não poderia estar ser ‘ame ao próximo’?”, questionou.
A iniciativa de denunciar a igreja, segundo Gladwin, foi motivada por causa de sua surpresa com o cartaz: “Eu estava realmente espantado. Vivemos no século 21 e eles colocaram essa mensagem – que os não-cristãos vão queimar no inferno – até para tentar assustar as pessoas a se juntarem à sua mentalidade”, criticou.
O cartaz “chocante” havia sido colocado ao lado de uma placa que dava boas-vindas aos visitantes, mas já foi retirado pelos pastor John Rose, 69 anos, depois que a polícia lançou uma investigação sobre a denúncia de Gladwin.
O pastor afirmou ao jornal Daily Mail que “lamentava” a forma como a mensagem foi interpretada por Gladwin, pois a ideia de alertar sobre a condenação para os que não estão em Cristo partiu de um princípio amoroso: “A Igreja Batista oferece uma variedade de maneiras em que as pessoas são capazes de se envolver com a mensagem cristã. Jesus nos encoraja a amar a Deus e amar o nosso próximo e, portanto, lamento que o cartaz tenha sido visto como incitação ao ódio”.