Dois líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular em Vilha Velha (ES) faleceram vítimas da Covid-19. Os pastores Wilber Vieira Barbosa, 62 anos, e Ana Lúcia Barbosa Jesus, 57 anos, eram casados e morreram num intervalo menor que 48 horas.
Casados há 40 anos, os dois trabalhavam em duas congregações da denominação pentecostal: ele dirigia a filial do bairro Vila Batista, e ela liderava no bairro Glória.
Conforme informação do portal Tribuna Online, os dois começaram a passar mal no dia 06 de junho, e ficaram isolados em casa. “No dia 12, Dia dos Namorados, eles foram juntos para o Pronto-Atendimento (PA) de Cobilândia e meu pai já foi logo sendo entubado. Minha mãe ficou no oxigênio, estava um pouco melhor”, contou a filha mais velha do casal, a autônoma Kelly Sudário, 39 anos.
No dia seguinte, o casal de pastores foi transferido para o Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, e Ana Lúcia também foi entubada. Ambos tinham comorbidades, pois Wilber já havia feito cirurgia no coração e era hipertenso, assim como sua esposa, que além disso era diabética.
“Eles foram exemplo e deixam um legado muito grande de fé e esperança. Foram fiéis a Deus e tenho certeza que estão agora ao lado do nosso Pai, juntos, como viveram aqui”, disse.
“A gente ia todos os dias para o hospital para acompanhar a saúde deles. Não esperávamos que eles partissem, acreditávamos na cura, mas esse foi o tempo de Deus para a vida deles. É muito doloroso, difícil de aceitar, mas nós amamos a Deus e cremos que Ele nos deu e nos tirou”, declarou Kelly.
O pastor Wilber morreu às 8 horas do sábado, 27 de junho, e foi sepultado às 15h30 do dia seguinte. Sua esposa morreu às 23h de domingo e foi enterrada às 15h30 da última segunda-feira no mesmo cemitério que o marido, em Vila Velha.
“Recebemos muito apoio da família, dos amigos, dos irmãos da igreja… Muita gente orou pela cura, até mesmo pessoas de fora do país. Meus pais eram muito queridos e fomos cercados por muito amor. Só temos a agradecer a Deus pela vida deles”, relatou a filha.
Kelly pediu que as pessoas mantenham os cuidados preventivos: “Meus pais estavam se protegendo muito. Não estava tendo culto presencial na igreja, não saíam, mas acabaram pegando o coronavírus. As pessoas precisam entender que esse vírus é real, está matando. Nunca pensei que uma coisa dessas fosse acontecer com nossos pais. O pedido dos médicos, e o nosso também, é esse: se cuidem, fiquem em casa. A UTI e o necrotério do hospital estão cheios, cenas muito tristes de ver. As pessoas precisam entender que não é brincadeira”.
Nas redes sociais, os pastores Wilber e Ana Lúcia Barbosa foram lembrados com carinho pelos fiéis que os conheciam e lamentaram sua partida. Numa sessão virtual da Assembleia Legislativa, a memória do casal foi exaltada por parte dos parlamentares.