O racha na CGADB se amplia e consolida o movimento de fundação de uma nova convenção nacional das Assembleias de Deus. O episódio mais recente do embate político foi a desfiliação do pastor Jônatas Câmara da entidade presidida pelo pastor José Wellington Jr., na ultima quinta-feira, 09 de novembro.
Jônatas Câmara compareceu à sede da CGADB e entregou o pedido de desligamento da entidade, assim como a desfiliação da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Amazonas (CEADAM), que é a segunda maior convenção do Brasil, com menos membros apenas que a CONFRADESP, com 3.085 igrejas no Amazonas e tendo 272 mil fiéis.
De acordo com informações do portal JM Notícia, a decisão de desligamento da CEADAM foi tomada em uma reunião realizada há mais de um mês, no dia 29 de setembro, em uma reunião em que os pastores votaram e por unanimidade escolheram deixar a CGADB.
Igreja-mãe
O movimento liderado pelas igrejas ligada à Assembleia de Deus em Belém, tida como a “igreja-mãe” da denominação no Brasil, teve outro capítulo registrado na última quinta-feira, 09, quando os pastores filiados à convenção local decidiram, também por unanimidade, romper com a CGADB.
Milhares de pastores da Convenção da Igreja-Mãe das Assembleias de Deus em Belém (CIMADB) se reuniram no Templo Central de Belém, presididos pelo pastor Domingos Sena, e optaram pelo desligamento da CGADB. O pastor Samuel Câmara, que deverá ser aclamado pelos integrantes do movimento como presidente da nova convenção, não participou do evento.
Agora, a CIMADB prepara a oficialização do desligamento da CGADB, seguindo o exemplo de Samuel Câmara e de Jônatas Câmara. A estimativa é que, ao todo, 25 mil pastores assembleianos de outros estados repitam o gesto, desidratando a entidade presidida por Wellington Jr.
Um exemplo de que as desfiliações estão acontecendo em escala são os pedidos de desfiliação dos pastores do Amapá, Oton Miranda de Alencar, presidente da Assembleia de Deus A Pioneira; o pastor Dimas Leite Rabelo, presidente da Assembleia de Deus Zona Norte; e o pastor Ezer Belo das Chagas, presidente da Assembleia de Deus do Avivamento, todas da região norte do país.
A fundação da nova entidade, denominada Convenção da Assembleia de Deus do Brasil (CADB) será formalizada no dia 2 de dezembro, às 19h00, no Centro de Convenções Centenário Assembleia De Deus, em Belém (PA).