Brasil

Contra afirmações de que o Natal seria uma festa pagã, pastor afirma que a celebração “é bíblica e falta conhecimento” sobre o tema. Leia na íntegra

Comentários (127)
  1. PHEDRO disse:

    Por falta de conhecimento? rsrs Coitado

    1. Isaías (Pernambuco) disse:

      Saudações!

      Gosto muito do Pr. Ciro mais ele, “PISOU NA BOLA FEIO!”
      Irei reproduzir o texto de Lucas

      2:8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.

      Lucas 2:9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.

      Lucas 2:10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:

      Lucas 2:11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

      Lucas 2:12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.

      Vamos avaliar!

      (Lucas: 2:8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite).

      “Há de ser avaliado, que o inverno no oriente médio começa no fim de Outubro e termina no fim de fevereiro. Os pastores não passeavam com suas ovelhas no inverno e sim, no verão. Portanto, Jesus nunca nascera em DEZEMBRO”.

      No dia 24 de dezembro comemorava-se o dia do deus mitra, e o imperador Constantino mudou esta data. isto é fato, qualquer livro de história geral que tenha uma abrangência rica, irá constatar o que digitei.

      Esqueceram de avisar o Pr. Ciro deste dado.

      Eu não preciso de uma data específica do ano, e mesmo assim, uma pseudo data, para lembrar do sacríficio expiatório de JESUS Cristo, ao meu e ao teu favor.

      Fiquem na PAZ!

      1. Isaías (Pernambuco) disse:

        Desculpe-me, fiquei devendo o nome do possível mês do nascimento de Cristo.
        Existem três possíveis meses: Março, abril ou maio.

        Amplexos!

        1. Isaías (Pernambuco) disse:

          As coisas mais chatas desta data supostamente Cristã?
          É Vc ter que dá presentes. Eu não suporto dá presentes,nem gosto de receber, por que fico com a obrigaçlão moral de retribuir.
          Sou um tremendo mau de vaca.
          Corrir de vários amigos secretos só este ano: Dá empresa que trabalho, da academia, e vários convites para participar destas bobagens.

          Prefiro gastar meu dinheiro pagando aquilo que comprei.
          Fico com a palavra que Paulo escreve na epístola de Romanos: “NÃO DEVAIS NADA HÁ NINGUÉM, QUE NÃO SEJA O AM0R!”

          Isaías Alves

          1. gilson disse:

            Meu querido irmão, vc é muito pândego!!! rsrsrsrsrsrrs

        2. Rubia disse:

          Concordo plenamente com vc Isaías (Pernambuco)… Diante do que vc escreveu, sem comentários!

  2. oh, pastor mostra-me na bíblia em que parte em que Jesus festejou o seu aniversário durante a sua fase adulta, ou que parte em que Ele recomendou a seus discípulos a fazé-lo, ou mesmo ainda em que parte os apóstolos o fizeram, se é uma data cristã porque que as pessoas que não são cristão festejam, se Jesus não é Senhor deles,
    A bíblia declara que a morte e a vida esta no poder da língua (Prov.:18-21)por isso cuidado com o que publicamos

  3. soldado universal disse:

    o natal e uma festa pagã.

    jesus nunca mandou comemorar o dia do seu nascimento.

    pois na verdade ele não nasceu, ele veio ao mundo atravez de maria. pois ele ja existia.

    1. clamando disse:

      sim e voce veio de uma saboneteira que caiu no chão,,heheh ou a tua mãe não existia sua ameba

      1. anonimo disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. Isaías (Pernambuco) disse:

        Saudações Clamando.

        Não fale assim do soldado universal…. ou exterminador do passado?
        Eles estava afim de filosofar só isso.

        Se Vc continuar digitando que ele veio de uma “saboneteira”, irá respaldar a teoria dos evolucionistas, que seres inanimados possam gerar vidas. Pare com isto por favor, nós somos criacionistas!

        Paz Clamando. Rsrsrsrsrssrrsrsrssr!!!!

        1. clamando disse:

          PAZ MANINHO FORTE ABRAÇO DO CLAMANDO

    2. Renato Paúra disse:

      soldado universal
      Desta vez você ultrapassou dos limites. Como que Jesus não nasceu? Vamos ver alguns versículos bíblicos que falam do nascimento de Jesus.

      “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” (Mt 1.18).

      “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus” (Lc 1.31).

      “E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lc 2.6,7).

  4. Apenas Servo disse:

    O mundo paganizou o natal com troca de presentes, presépios, árvores enfeitadas, papai noél, ou seja, criou uma idolatria em uma data tão importante. Pq chamo de data importante?

    1) Comemoramos descobrimento do brasil
    2) Comemoramos a independência do Brasil
    3) Comemoramos dia do presidente, dia do indio, dia do professor, dias dos pais, dia das mães, dia das crianças, etc…

    E quando fala-se em comemorar o dia mais importante do calendário cristão, então, muitos preferem usar o pretexto de chamar de festa pagã, preferem não comemorar o dia mais importante da face da terra, ou seja, comemorar o dia do Nascimento do Nosso Senhor e Salvador.

    Vejam bem, quando falo comemorar, não falo em enfeitar árvores, nao falo em mentir aos filhos sobre a mentira criada e chamada de Papai Noél, não falo sobre trocar presentes, mas sim sobre ensinar aos nossos filhos a história do nascimento do Salvador do mundo, usando o que Deus falou a Moisés:

    (Deuteronômio 6:7) – ” E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”

    O nascimento de Cristo é tão importante na história da humanidade que:

    1) Dividiu o Calendário em a.C e d.C ( antes e depois)
    2) O nascimento de Cristo é tão importante na historia da humanidade que dividiu a biblia em Antigo testamento e Novo testamento.

    Se o nascimento de Cristo não fosse importante pq alguns comemoraram o seu nascimento?

    a) Os anjos comemoraram o nascimento de Jesus: (Lucas 2:9) – E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
    (Lucas 2:10) – E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago “NOVAS DE GRANDE ALEGRIA”, que será para todo o povo:
    (Lucas 2:11) – Pois, na cidade de Davi, vos NASCEU hoje o SALVADOR, que é Cristo, o Senhor.

    b) Os exércitos celestiais celebraram o nascimento de Cristo: (Lucas 2:13) – “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo”:

    c) Os pastores comemoraram o nascimento de Cristo: (Lucas 2:20) – E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

    d) Os magos celebraram nascimento de Cristo: (Mateus 2:10) – E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
    (Mateus 2:11) – E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, PROSTRANDO-SE, o “ADORARAM”; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

    Se querem paganizar o Natal, que paganizem quem quiser, se quiserem criar idolos no natal que criem quem quiser.

    Eu porém uso e usarei essa data ( não 25 de dezembro) para lembrar quem um dia,
    Deus assumiu forma de homem , e veio a esse mundo para nos trazer a Salvação.

    Esse é o Espirito do Natal: Anunciar o nascimento do Salvador do mundo e usar as mesmas palavras do anjo que apareceu aos pastores: (Lucas 2:10) – “E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
    (Lucas 2:11) – Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

    As “NOVAS DE GRANDE ALEGRIA” é o nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo.

    Shalom Adonai

    1. Elberty disse:

      O problema é a data. A questão aqui é esta. O nascimento nós sabemso que existiu, mas a data é que e´pagã. Entende isto???

  5. Junior Biell disse:

    Fala Muita *&*&*^. Qualquer ze mane sabe que 25 de dezembro era a comemoracao de um festa paga, SOLIS INVICTUS, deus sol que constantino era pontificie, e na LARGA e bem comprovada estrategia da igreja catolica de assimilar e transformas TEMPLOS pagao em igrelas catolicas, comemoracoes populares pagas para dias santos, natal foi so mais um, transformou uma comemoracao paga em aniversario de cristo.

    Nem existe 1 se quer cristao na bibla comemorando natal, nao tem nenhum apostolo mandando comemorar natal, ou coisa desse tipo, essa eh um comemoracao CATOLICA e nao crista, a unica coisa que CRISTO e APOSTOLOS mandam comemorar eh a santa ceia, NATAL nem existia, nem era um costume dos judeus comemorar aniversario natalistico.

    Pastor, vai ler um pouco, depois volta.

    1. TAMBEM PENSO ASSIM,QUE ESTA SEM CONHECIMENTO É ELE KKKK

    2. Além da origem pagã quanto a data, quem recebe os presentes não é Jesus… Então, tá totalmente fora.

    3. Ler isso tudo é perda de tempo para quem pesquisou e sabe que realmente foi uma festa pagã que a igreja colocou em seu calendário para agradar a todos menos ao Criador.

    4. Geraldo Magela Leal disse:

      Flavio Batista Batista , Nem se ouve mais falar de nascimento de cristo. é só comércio. E "papis noel"

    5. ESSE PASTOR TEM QUE VOLTAR PARA AS SALA DE ESCOLA BIBLICA!!! NÃO APRENDEU NADA!!!

  6. clamando disse:

    sem falar que se não comemorassem seu aniversário como saberiamos quantos anos ele tinha quando voltou do egito quantos anos ele tinha quando esqueceram ele no templo quantos anos ele tinha quando começou seu ministério ou quantos anos ele tinha quando morreu, portanto se não comemorassem como saberiam,

    1. Eliezer disse:

      O que tem uma coisa com a outra, comemora ou não não define a data!!!

      1. clamando disse:

        tem a ver que se não comemora-sem seu aniversario não poderiamos saber que ele voltou com 4 anos do egito ou oito se assim quiser que aos doze ele foi ao templo para ser apresentado e que aos 30 começou seu ministério e que aos 33 foi morto, quantas coisas importantes acontecem, mas nada disso importa, olha se o pagão comemora odia do deus sol que se dane eu comemoro o nascimento de JESUS, pense no dia que nasceu, anjos foram aos pastores e disseram paz na terra o salvador nasceu uma estrela marcou sua chegada e trouxe os tres reis magos, não marcou? sei la o mundo não me interessa o que importa é que eu oro e agradeço todos os dias , mas em especial neste prepara um banquete presenteio a minha familia e digo JESUS SENTA COMIGO POIS QUERO COMEMORAR TEU ANIVERSARIO.

        1. leandro disse:

          E adianta falar que por seculos catolicos e evangelicos comemoraram o Natal e ninguem dizia que era “festa pagã”.
          Em paises eminentementes protestantes como Suiça,Inglaterra e EUA.Membros de igrejas evangelicas tradicionais celebram e agora,graças aos neoconversos, que “descobriram” Jesus ontem.(E pelo visto so ontem é que a Biblia começou a ser devidamente entendida),ficamos nos sabendo que eles(os evangelicos historicos) estavam errado e quem comemora o natal esta pecando e catolizando.

    2. PHEDRO disse:

      Clamando.

      O fio mata nois de vergonha não rsrsrs

      1. clamando disse:

        NEM ME DIGA NEM ME DIGA HEHEHH

  7. amarildo disse:

    esta historia de natal e festa pagã sim se fosse genuina de cristo não era festa mudana, não tem como comer da mesa di Deus e dos demonios quem gosta desta festa eo inimigo porque e a data que mais se consome alcool drogas e etc, outra coisa Jesus disse lembrai da minha morte ate que eu venha jamais falou do meu aniversario qualquer eguinorante com um minimo de sensibilidade reconhece esta festa imunda

  8. Kyko Gomes disse:

    Natal é uma comemoração cristanizada e ponto final. tiraram um deus para por outro no lugar.

    eu comemoro, porém, não fico tentando tapar o sol com a peneira.

    1. Presbitero Quelly Pedrosa disse:

      Meus parabéns amigo pela sua tremenda falta de conhecimento bíblico-histórico, alias pesquisadores comprovaram que o 25 de dezembro no ocidente era inverno no oriente, e se era inverno, como explicar o seu nascimento dentro de um estabulo numa manjedoura SE ERA INVERNO NO ORIENTE NESTA DATA???? como explicar que nesta data 25 de dezembro no ocidente e inverno no oriente pastores estavam apascentando rebanhos de ovelhas nas montanhas??? APLAUSOS MEU AMIGO VC REALMENTE GOSTA DO PAGANISMO.

    2. Presbítero Quelly, você que não gosta do paganismo, dá uma olhadinha no comentário do Verdadeonline… eheheheheh

  9. Há referência na Bíblia sobre os sinais do nascimento de Cristo e da visita dos pastores a manjedoura e da alegria dos mesmos, m as não fala de festa comemorativa desse fato. Na Roma antiga havia uma comemoração chamada de "SATURMÁLIA', que coincide com a data natalina e comemorada hoje em dia, contudo há quem diga que São Francisco de Assis no ano de 1223 fez uma representação do fato visto pelos pastores criando assim o presépio e um padre chamado Lutero: autor da reforma criou o presépio. Portanto não se tem assim comprovadamente a data do nascimento de Jesus Cristo. Tenho assim a convicção, baseado em depoimentos, que o natal comemorado com bebedeiras, viagens, presentes só é muito bom para os empresários e perde seu verdadeiro sentido que é o de adoração a Deus através de seu único filho "Jesus Cristo". Portanto todo dia é dia de natal em reverência ao nascimento do grande redentor e salvador do mundo "JESUS CRISTO".

    1. Sobre o natal ps: o presépio tem-se como criador São Francisco de Assis e a arvore de natal um padre chamado Lutero, o criador da reforma.

  10. Pedro Café disse:

    O Natal deve ser comemorado… Só não no dia 25 de dezembro! Jesus nasceu em Tabernáculos (outubro)!

    1. mauro disse:

      Perfeito, vamos então criar uma enorme confusão invertendo o calendário, fantástico !

  11. anonimo disse:

    Cada um age como achar melhor. Quem achar por bem comemora e quem não achar não comemora.

  12. Aragão disse:

    Esse pastor precisa se converter ou então ir para igreja católica.

    1. leandro disse:

      Se ele estivesse de fato convertido a Cristo já estaria na Ig Catolica

      1. Aragão disse:

        Você sabe muito bem das idolatrias de vocês, fica quieto.

        1. leandro disse:

          E se eu não ficar quieto,o que vc vai fazer ?

          Cuide de seua vida

  13. sai dela povo de Deus ! vai ler um pouco mais Pastor

    1. Dá uma lidinha no comentário do Verdadeonline… eheheh

  14. levi varela disse:

    Não consta na bíblia Cristo indo ao banheiro, portanto é errado ir ao banheiro com vistas ao asseio pessoal e demais?

    Tenho visto tanta gente aqui falando “não estar na bíblia, melhor ainda no Novo Testamento”, então errado, antibíblico.

    Desde quando comemorar o nascimento de alguém é pecado? Ocorreu alguma comemoração de outra pessoa ou personagem da bíblia? Então qual o motivo de se exigir registro na bíblia? Aliás se era ou não costume dos judeus, não lembro agora registro algum, pode até existir e devo confessar que não estou lembrando agora, mas a verdade é que Cristo veio a comemorar, embora a sua morte, pois desta adviria a redenção humana, tanto que estabeleceu a Santa Ceia como mais um meio de seu gesto não cair no esquecimento.

    Mas é indiscutível que os Magos comemoram o seu nascimento, bem assim com presentes, inclusive ouro.

    Bem provável que com a venda desse ouro, Maria e José, em sua fuga por causa da perseguição de Herodes, tenham dado fim importante a esse presente, no caso a manutenção temporária deles próprios e de Cristo.

    Quanto à figura de Papai Noel, talvez a igreja católica, por terem sido “magos”, ou seja, pessoas que estudavam assuntos das estrelas e outros temas, tenha ela(igreja) tentando tirar essas figuras pondo “Papai Noel”, aliás assim procedeu quanto à nomenclatura de um dos cargos, o de padre e o de papa.

    1. João Batista disse:

      “Ocorreu alguma comemoração de outra pessoa ou personagem da bíblia? ”
      ‘Niver’ de Herodes presenteando Salomé com a cabeça de João Batista e o ‘níver’ do faraó em ´José do Egito’ mandando executar o copeiro.

    2. leandro disse:

      Originalmente magos denominava os saceredotes do zoroastrismo,uma crença pagã que tinha muitos ensinamentos em comum com o judaismo.Nada tinha haver com o sentido dos magos modernos tipo Harry Potter.
      Quanto a figura que inspirou papai Noel trata-se do bispo são Nicolau.Se olhar sua biografia vai ver que tem pouco em comum com o mito deste papai noel comercial de hoje.

    3. mauro disse:

      Ja seria inacreditável creditar que a árvore de natal tem sua gênese em Lutero, que dirá da primeira imagem moderna do Papai Noel (todos os termos referem-se a um só personagem, embora mudem de acordo com a localidade) ser produto da Coca-Cola quem em meados de 1930, no período de natal, realizava intensa campanha publicitária com a imagem do bom velhinho vestido em indumentárias vermelhas e bebendo uma saborosa garrafa do refresco gasoso. Sem dúvidas uma inverdade, ja que a imagem inicial se atribui a Thomas Nast em 1866 que ao fazer uma imagem que traduzisse o espírito do santo que distribuia presentes, tornando-o afável e referencial, fez algo parecido com o posterior retrato que atribuiríamos a Noel. Coube a Haddon Sundblom, publicitário da Coca-Cola, a criação de um auto-retrato com alguns trajes (agora o gorro que é usado tipicamente nos países frios por eclesiásticos) profanos, que resultaria, enfim, na imagem mais utilizada pela indústria. Sua imagem também é modificada em relação à estatura segundo os países, alguns sendo magro (à semelhança ao clérigo Nicolau de Mira) e outros sendo mais gordo e com maior volume de barba; a cor também refere-se, neste caso, à cor tradicional da Coca-Cola, o preto e o vermelho, dado que as cores do Papai Noel variavam em verde, vermelho, branco e etc.

      A Igreja Católica não tem a menor relação com a criação do personagem Noel.

      Paz e Bem

  15. Esta escrito, "analise tudo e retem o bem", neste diapasão, não vi no artigo nenhuma menção de que devemos erguer pinheiros e fincar guirlandas às portas de nossas casas, tampouco que devemos abraçar o 25 de dezembro e todos seus demais símbolos. No entanto, o Pr. quedou-se num equívoco muito comum, a real diferença entre o Natal (festa instituida pelo romanismo) e a Natalidade (evento divino no qual o salvador se faz carne). A Natalidade foi glorificada pelos céus uma única vez e não comemorada sistematicamente. Amigos, todos nós sabemos, inclusive o Pr. que escreveu o artigo, que há paganismo sim nas comemorações natalinas, tais quais se afiguram atualmente, bem como, que a natalidade ocorrera entre setembro e outubro quando Jesus Tabernaculou entre nós. Não quero fazer papel de advogado, no entanto, o artigo não foi agressivo a ponto de motivar certas respostas ! É certo que a expressão "falta de conhecimento" foi muito mal empregada , porém, não me ofendeu, pois, realmente me falta conhecimento tanto quanto quanto falta conhecimento ao Pr. Ciro e a qualquer ser humano na terra e isto é inegável.

  16. Pr: Carlos disse:

    Com todo respeito ao teólogo, que é pastor, e, portanto um colega de ministério e irmão em Cristo, eu acho que os que o ensino sobre o “natal.” ser uma data de comemoração pagã estão mais certos que os que a defendem como uma dia de festa cristã.

  17. Verdadeonline disse:

    O imperador Constantino mudou duas datas mais especificamente, com o objetivo de agradar aos pagão e homenagear o deus Sol.
    Precisamos ser coerentes em relação as duas datas e não só quanto ao Natal.

    Na biblioteca aqui tenho livro "História da Civilização, da editora Egéria em 4 volumes.
    No vol. 1, na pág. 233 e 234 diz assim:

    "A antiga devoção do Imperador pelo Sol sobreviveu apenas na sua escolha do domingo (dia do Sol) e do 25 de dezembro (nascimento do Sol) como festas cristãs."

    Observem que a questão muito mais importante é quando a mudança do sábado para o domingo do que o dia de Natal… O mandamentos sobre o sábado tá nos 10 mandamentos
    de Deus em Êxodo 20:3 a 17.
    Muitos querem coar mosquito e engolir um camelo.

    1. Os outros querem criticar o Natal e esquecem do domingo que também é pagão… ehehheeheh
      Bizarro.

    2. Cesar Cunha disse:

      Sinceramente, prefiro crer na Bíblia do que em qualquer livro de Historia, mas mesmo se fosse verdade, que diferença isso faz? Que diferença faz se Constantito usou o dia do deus sol para comemorar o nascimento de Cristo, ou se o Natal é uma festa católica e nao crista?
      Se para mim o Natal celebra o nascimento do meu Salvador, que importancia tem o fato de ter sido ou deixado de ser isso ou aquilo, ou criado por essa ou aquela igreja?

    3. Verdadeonline disse:

      Eu também só fico com a Bíblia… O problema é que o domingo ou o Natal nada tem haver com a Bíblia.

    4. Verdadeonline disse:

      Precisamos ver o que a Bíblia diz sobre qualquer assunto e não o que prefiro crer sobre cada assunto.
      Um idólatra poderá dizer: esta estátua é, pra mim, Maria, mãe de Jesus. Sei que a Bíblia diz que não devemos adorar estátuas, mas PRA MIM é uma celebração da mãe de Jesus e é isso que importa, mesmo que a Bíblia diga o contrário.

  18. Samuel Pereira disse:

    Esses indivíduos que não comemoram o Natal são os mesmos parentes próximos dos fariseus e saduceus. Nas igrejas desses “puritanos”, não se tocam instrumentos “baterias” e dificilmente “guitarras”, porque dizem eles: “Tudo isso é do diabo”. O pessoal ignorante? Ai se as mulheres usarem brincos ou calças compridas: “Vão todas para inferno”, segundo eles. Agora eu pergunto para esses “manés”, qual é a diferença comemorar o Natal de nosso apreciado e amado Jesus, no dia 25 de dezembro? Sabemos, que de fato, Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Qual o problema. Muitas vezes comemoraram o meu aniversário dias posteriores. E daí?. Não vejo nesses “manés” santidade. Mas exaltação, pura exaltação. Talvez, esses indivíduos nem cristãos são. Mas adeptos do russelismo. Viva Jesus Cristo que nasceu para nos dar vida e vida com abundância. E ponto final. Que Cristo nasça de fato, no coração de todos!

  19. mauro disse:

    O nascimento de uma criança é sempre um motivo natural de alegria. Por isso, sempre, todos os homens comemoraram sua data de nascimento. Não há família que, na medida de sua possibilidade, não faça festa, alegrando-se com o aniversário dos seus, especialmente dos familiares mais queridos: pai ou mãe.

    Foi por iso que os reis antigos e modernos, Napoleão por exemplo fazia comemorar seu nascimento a 15 de agosto, faziam festejar sua data natalícia, porque consideravam o seu nascimento como motivo de felicidade para os povos que governavam. ( Até Napoleão, o maior incentivador da indústria de muletas para soldados aleijados nas suas guerras fazia festejar o seu natalício).

    Ora, se muitos reis se iludiam com a falsa felicidade que traziam a seus povos, essa ilusão não cabe no nascimento de Cristo. Então, não se deveria festejar o nascimento do “esperado das nações”, como diz a Sagrada Escritura?

    Durante séculos e séculos, os judeus e os gentios esperaram aquele que ia redimir a humanidade. Nada mais natural que a humanidade comemorasse o nascimento de seu Salvador.

    Quem nos ensinou que se devia comemorar o Natal de Cristo foi o próprio Deus, como nos conta o Evangelho.

    Pelos relatos do Evangelho se conhece que Deus mandou os anjos do céu comemorar o nascimento de Jesus. Se até os anjos do céu, que não foram redimidos pela encarnação do Verbo, comemoraram o nascimento de Jesus, nosso Deus e Salvador, que dirá nós que fomos salvos por Ele?

    Comemorando o Natal de Cristo imitamos os anjos que cantaram quando Ele nasceu: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade”.

    São os homens de má vontade, os Herodes daquele tempo e de hoje que se recusam comemorar o nascimento de Jesus.

    Cristo nasceu para nos salvar. “Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado” ” Puer natus est nobis, et Filius datus est nobis”, cantou a Escritura Sagrada, e a Igreja sempre repetiu esse hino no Natal.

    É certo que Jesus quis nascer em um povo dominado e humilhado, que quis nascer pobre e num estábulo, que ele quis nascer desprezado. Por isso Ele quis nascer numa noite longa, em pleno inverno. Por isso, Ele quis nascer em pleno inverno do hemisfério norte.

    Se os pagãos festejavam o solstício de inverno, era esse um motivo a mais para Jesus nascer nesse tempo, para mostrar que Ele venceu os ídolos e o paganismo.
    Se a Igreja vitoriosa fez comemorar com mais pompa o nascimento de Cristo para fazer o povo, que vinha do paganismo, a esquecer as festas dos ídolos, ela agiu com Sabedoria, pois só fica destruído totalmente o que é substituído. Essa substituição para destruir o Natal é que se faz hoje com o maldito e estúpido Papai Noel, inventado exatamente para que o povo esqueça do nascimento do Salvador.

    E pessoas de má índole se declaram radicalmente contrárias unicamente para solapar a Fé e destruir o Cristianismo, baseadas nos seus próprios achismos.

    Paz e Bem

    1. Elberty disse:

      Vá ler a Bíblia irmão mauro. A bíblia fala que havia pastores no campo com seu rebanho. Então os pastores israelenses são diferentes de todos os outros, pois pastoreiam à noite em pleno inverno e as ovelhas também são diferentes, né??

    2. mauro disse:

      Elberty

      não vou levar em conta técnicas de confinamento em períodos antigos, assim como não vou discutir com você a sua capacitade em interpretar textos bíblicos.

      Limite-se ao seu conhecimento. Ler o livro Sagrado dos Cristãos não lhe dá prerrogativas acima de terceiros.

      Foi lendo a Bíblia como um almanaque que as igrejolas de esquinas brotaram aos borbotões fazendo do cristianismo um copo de pinga.

    3. mauro disse:

      Elberty

      não vou levar em conta técnicas de confinamento em períodos antigos, assim como não vou discutir com você a sua capacitade de interpretar textos bíblicos.

      Limite-se ao seu conhecimento. Ler o livro Sagrado dos Cristãos não lhe dá prerrogativas acima de terceiros.

      Foi lendo a Bíblia como um almanaque que as igrejolas de esquinas brotaram aos borbotões fazendo do cristianismo um copo de pinga.

  20. A coca-cola agradeçe o endosso.

  21. J. Müller disse:

    Querido irmão Ciro, com todo respeito, seus argumentos em favor da celebração do natal como sendo algo bíblico, são bem intencionados, mas ainda carecem de profundidade. Tudo que o irmão citou são fatos, porém, o factual não é suficiente para se tornar uma doutrina ou mesmo um princípio espirtual a ser observado e ou praticado. Quero encorajar o irmão a usar todas as regras de hermeneutica universalmente aceitas, para melhor embasar sua defesa e assim não confundir os irmão simples. Abraços.

  22. manoel francisco disse:

    A questão do Natal não é se ele é bíblico ou não. O que se questiona é a forma em torno da qual é celebrado. Esse negócio de dar presentes, de enfeites natalinos, de papai noel, é isso que se questiona. Todos comemoram o natal, cada um a sua maneira. Acredito que haja grupos ateistas que também comemoram, o que não é errado. A problematica do natal não jaz no fato de se está ou não na Bíblia, como eu disse é como é comemorado. O paganismo se encontra no modo como é comemorado, cuidado, pois.

  23. Joel disse:

    Interessante como os frequentadores do site se colocam como verdadeiros juízos, senhores do bem ou do mal, onde sempre estão corretos e só criticam os outros , bando de hipócritas! Todos nós sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, porque o nosso calendário é romano e não judeu, se discordam tanto do nosso calendário, se mudem para israel se convertam ao judaísmo e adotem o calendário judaíco pra vocês, mas pára com tanta idiotice, é muito melhor lembrar de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro do que do deus sol, e se mudássemos o período do carnaval, se em vez se de se comemorar a festa da carna a substituissemeos por uma festa cristã não seria válida? seria preferível ter o paganismo? Portanto comemoremos sim o Natal, lembrando sempre de Jesus, seu nascimento, morte e ressureição.

  24. Benny Dio disse:

    A Questão do Natal não é nem a data e nem a sua associação às festas pagãs. Ao que me parece o que esta envolto na comemoração é o modo e o proposito ao qual a festividade é direcionada. Alguém já disse: "O Natal é bom pro comercio mundial. E, isso é fato evidente. Mas voltemos ao cerne da questão. Se o Natal é uma comemoração cristã, logo, a festa tem necessariamente de ter embasamento bíblico! Teológica e escriturística não tem. Observem: Jesus na verdade não nasceu. Ele, como o Verbo, encarnou – tomou forma humana para morrer pelos pecadores. Jesus não é "Deus menino". Ele cresceu. Tornou-se homem. Hoje é Soberano. Vou resumir: Ele mesmo nunca disse para comemorar o seu nascimento, mas sim, sua morte! Na ultima Pascoa e primeira Santa Ceia, disse: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais minha morte até que eu venha" (leitura livre) – I COR. 11: 23. Mas, se é bom pro comercio e para se empanturrar de carne; se alguém gosta, fazer o que? NÉ!

  25. J. Soares disse:

    O apóstolo Paulo quando fala sobre a encarnanação de Cristo, ele diz: ” Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”( Gálatas 4.4). Não temos em canto nenhum nas Escrituras Sagrada na nova aliança os apóstolos ensinando á comermorá o natal, isto mostra que a igreja primitiva nunca observou esta festa, pois naquela época, o imperio Romano comemorava o nascimento do deus sol, e a data desta comemoração, era 25 de Dezembro.
    Isto é a verdade, não podemos esconder a verdade para ninguém, doa a quem doer; O nosso Salvador disse: ” E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”( João 8.32).

  26. George Luna disse:

    Por que o Natal é uma festa pagã?
    Por qur devemos lembrar de Cristo com árvores natalinas, cultos de fim de ano, troca de presentes, comidas e bebidas …? De que reino participamos?
    Somos ignorantes, estúpidos, ultra ortodóxos, por não celebrarmos o natal?
    Por quem, então, devemos ser julgados?!
    Observando o Calendário Judáico temos as 03 (três) maiores festas – e estas instituídas por Jeová, celebradAs anualmente em Israel: Êxodo 23:14; 34:23; Lev 23; Num. 29; Deut. 16.
    1. A Páscoa e a do pães asmos (Pesaeh)
    2. A Festa dos Tabernáculos (Sucót)
    3. A festa da Sega (Colheita, Semanas, Pentecostes) (Shavuót).
    E foram instituídas para celebração aos feitos do SENHOR, um memorial!
    O C-O-M-É-R-C-I-O, evidentemente, estava longe de ser praticado (ver Jo 2.13-17). Não percebemos ali embriagues, troca de presentes, jantares à meia-noite – com excessos (glutonaria e bebedeiras), amigos secretos (ocultos), vestes novas para ir aos cultos etc; pelo contrário, sobravam lágrimas, prantos, pó e cinza – humilhação diante de Jeová para demonstrar contrição, arrependimento – uma necessidade de voltar-se ao SENHOR!
    E quanto à festa da NATIVIDADE (instituída pelo Papa Libério no quarto século:
    Na bíblia vemos que Jesus foi presenteado pelos reis (magos); incenso, ouro e mirra – Jesus como Sacerdote, Rei e Profeta! Hoje, sou eu que recebo presentes, não o “aniversariante” – estranho isso!
    Ah, mas o o NATAL é época de amor e paz (que lindo), e os demais dias do ano, para os celebrantes: carnalidade, pornografia, desreipeitos ao próximo, adúltério … (quanta hipocrisia)!
    UMA VERDADE:
    Em vez de “cultos” pomposos, reuniões familiares, vamos às ruas pregar o Evangelho, dizer que JESUS nasceu sim, mas antes, como o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8), padeceu por nossos pecados para que, pela sua morte, pudéssemos ter vida (I Co 15.3), e vida com abundância (Jo 10.10)!
    Que Cristo nasça nos corações daqueles que ainda não o receberam (Jo 1.12), que possamos comemorar seu nascimento em nós – uma única vez, lembrando-nos D-I-A-R-IA-M-E-N-T-E; que façamos FESTA pela sua MORTE (II Co 5.7,8), e participemos de sua ressurreição (NOVO NASCIMENTO) até aquele dia em que seremos por Ele recebidos (I Ts 4.16,17).
    Deus abençoe a todos os críticos, a todos os irreligiosos, aos que comemoram o natal, e aos que não comemoram também!

  27. jose Augusto Filho disse:

    Acho importante sim celebrar o natal como uma lembrança do nascimento de Jesus, independente de não ser dia 25 como data certissima, mas a lembrança do nascimento de Cristo me faz feliz. Cantar noite feliz e outras musicas natalinas que lembram o nascimento são momentos felizes para as familias cristãs , e não vejo nada de profano nisso, tenho a consciencia tranquila quanto a isso, quanto ao fato de lembrar do nascimento de Cristo, momento ímpar para a humanidade. nâo me importa consumismo, dar presentes, comer peru e rabanada na ceia, o que me importa mesmo é a lembrança do nascimento do salvador. e isso ninguem pode me tirar. Pra mim é úma data única e mais importante no ano.

  28. Neo Senn disse:

    A ignorância e a intolerância é o grande Mal deste Mundo, a muitos que dizem serem de Cristo porem agem como farizeus, parem para pensar, se uma casa que era usada para prostituição passasse a ser usada para ser uma Igreja de Cristo os fieis num iria entrar e adora a Deus por que lá era um cabaré? Por que não usar a data de deus pagão para Exaltar o único e verdadeiro Deus JESUS? e com isso reverter as coisas, Jesus num é isso conversão do errado para o certo?

  29. Tche disse:

    Caro pastor, o senhor simplesmente nao trouxe nenhum fundamento de valor para que essa festa seja feita por Messianicos/cristãos. É importante que festejemos a vinda do Salvador, ora, toda a honra a ele é pouco, com certeza o nascimento do Senhor é o evento mais importante da história da humanidade. Mas então descubramos sua real data de nascimento (que não é dezembro, acredta-se que entre julho e setembro) e vamos desvincular do natal, que sim, é de origem pagã, desnecessário é reescrever todas as provas nesse pequeno texto aqui!! Pesquise o senhor mesmo!

  30. Ele deveria parra inicio de conversa começar a estudar mitologia suméria…Mas de todas as mitologias, a qual mais feita construída a base de plágios é a cristã. Isso sem contar com todas as festividades roubadas de outras mitologias pagãs cujo estas foram massacradas pela igreja.

    1. Joabe Rios disse:

      kkkkkkkkkkk
      Num falei que iria aparecer comentários bizarros assim!

      Não fale mais bobagens depois de ver este video!
      http://www.youtube.com/watch?v=a-2HBSfPZpU

    2. Joabe Rios disse:

      Ah sim.. e até parece que você estudou a mitologia suméria e afins…
      Desculpa, me enganei! Sim, vc estudou… nas wikipédias da vida! :) lol

  31. Ricardo de Assis disse:

    Não comemoro natal e como carne na sexta feira "santa"

  32. Celio Roberto disse:

    Hoje o Natal nem é cristão, nem pagão, é apenas uma festa comercial. Tanto faz a data que comemoramos o natal, ou que comemoramos o nascimento de Cristo! O importante é tê-lo em nossos corações todos os dias amando o próximo como Ele mandou!

    Você pode fazer do 25 de dezembro uma festa genuinamente cristã, desde que tenha isso em mente. Não é por que misturaram paganismo e cristianismo que nós vamos condenar, afinal, o que está em nós é bem maior do que o que está no mundo!

    1. Joabe Rios disse:

      Também penso assim!
      Concordo!

    2. Gostei do seu comentário Célio! Penso da mesma forma.

    3. O problema dos cristãos evangélicos hoje, é exatamente este do Celio, "tá tudo normal" tanto faz isto, tanto faz aquilo, o importante é isto , o importante é aquilo. Não, meus amigos, mil vezes não. Não podemos jamais misturar as coisas. Comemorar o natal e comemorar o carnaval, é a mesma coisa.Se passarmos a colocar na nossa mente que isto é normal, iremos em breve achar que a morte e ressurreição de Jesus é normal. E não é. É um fato extraordinário, e que devemos louvar e glorificar a Deus todos os dias, todos os momentos da nossa vida por este fato extraordinário. Para nós cristãos o mais importante é fazer somente aquilo que Jesus mandou, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Celebrar a santa ceia em memória D'ele.

  33. washington luiz da silva rocha disse:

    meu caro pastor se o natal não é uma festa pagã em tam me explica a subistituição de cristo pelo homem da roupa vermellha. e outra coisa em nenhuma dessas passagens que vc leu, convence.

    1. clamando disse:

      NÃO AMIGUINHO CRISTO NÃO , FOI SUBSTITUIDO PELO PAPAI NOEL, POIS DELE QUE SE COMEMORA O NATAL, PAPAI NOEL TA MAIS PARA ALGUÉM QUE DA PRESENTES

  34. Enquanto os pagão comemoram o nascimento do deus sol, os cristãos comemoram e relembram o nascimento de Jesus. Por mais que eu não queira comemorar o natal, não tenho como escapar, pois os costumes da comemoração natalina está entranhado na cultura do povo, mas Deus conhece o coração de cada um, sendo que o nascimento, a morte e ressurreição de Cristo tem que ser lembrado todos os dias. Abraço ;)

    1. Joabe Rios disse:

      Dezembro é um mês Latino, logo, Deus-Sol não pôde ter nascido no mesmo! :P
      hehehehehehehehehehehehe

  35. ailton disse:

    Caro pastor Ciro zibordi,o Senhor Jesus foi bem claro ao determinar que deveríamos celebrar sua morte até que Ele voltasse,isto é,a santa ceia.Ele nunca mencionou que deveriamos celebrar seu nascimento.Acredito que o caro pastor deve ter esse costume de festejar o natal desde sua infancia.Esse natal que vemos aí,não tem nada haver com o nascimento do Senhor Jesus.Não ameis o mundo ,nem o que no mundo há.
    Fique na paz do Senhor.

  36. Ismael Telmista de Lima disse:

    Todo ano é esta discussão idiota, ao longo de vinte anos de crente, já ouvi falarem do dia , da arvore de natal, mas a grande verdade, é que muitos hipócritas condenam com palavras mas de um jeito ou de outro comemoram o natal, ou então não deveriam sair com suas famílias para ver as luzes e enfeites da cidade, nem visitar shopings, nem presentear seus filhos, não visitar familiares no dia 25 e nem permitir que familiares viessem em sua casa para almoçar, e muito menos recusar prontamente quando alguém lhe dissesse "feliz natal", ou seja ser um verdadeiro GRINCH(do filme "O grinch que roubou o natal"-com Jim Carrey), mas não é o que vemos, de qualquer forma todos sem exceção comemoram de algum jeito o natal, acredito que o natal seria uma boa maneira de anunciar Cristo se bem aproveitado, pois a culpa do natal se tornar cada vez mais comercial, e o papai-noel ser mais lembrado que Jesus é nossa cristãos que não fazemos como Paulo, que não perdia uma oportunidade, que aproveitava cada oportunidade até mesmo quando estava diante do monumento ao deus desconhecido em Atenas(AT 17:23), começou dizendo que aquele "deus desconhecido" era na verdade o Cristo a qual ele pregava e que havia ressuscitado e houve muitas conversões, por isso meus queridos, sem hipocrisia, comam panetone, reunam os familiares, faça uma ceia de natal, dê presentes, e digam que Jesus é o verdadeiro sentido do natal, FELIZ NATAL PRA TODOS!!!

  37. Ismael disse:

    Todo ano é esta discussão idiota, ao longo de vinte anos de crente, já ouvi falarem do dia , da arvore de natal, mas a grande verdade, é que muitos hipócritas condenam com palavras mas de um jeito ou de outro comemoram o natal, ou então não deveriam sair com suas famílias para ver as luzes e enfeites da cidade, nem visitar shopings, nem presentear seus filhos, não visitar familiares no dia 25 e nem permitir que familiares viessem em sua casa para almoçar, e muito menos recusar prontamente quando alguém lhe dissesse “feliz natal”, ou seja ser um verdadeiro GRINCH(do filme “O grinch que roubou o natal”-com Jim Carrey), mas não é o que vemos, de qualquer forma todos sem exceção comemoram de algum jeito o natal, acredito que o natal seria uma boa maneira de anunciar Cristo se bem aproveitado, pois a culpa do natal se tornar cada vez mais comercial, e o papai-noel ser mais lembrado que Jesus é nossa cristãos que não fazemos como Paulo, que não perdia uma oportunidade, que aproveitava cada oportunidade até mesmo quando estava diante do monumento ao deus desconhecido em Atenas(AT 17:23), começou dizendo que aquele “deus desconhecido” era na verdade o Cristo a qual ele pregava e que havia ressuscitado e houve muitas conversões, por isso meus queridos, sem hipocrisia, comam panetone, reunam os familiares, faça uma ceia de natal, dê presentes, e digam que Jesus é o verdadeiro sentido do natal, FELIZ NATAL PRA TODOS!!!

    1. Renato Paúra disse:

      Ismael

      Como você não conhece todo mundo, vou responder por mim.

      Tudo que você falou eu não faço. Não saio com minha família para ver luzes e enfeites de natal; não faço compras em shopings com finalidade do natal; não visito familiares nesse dia e nem amigos; e se alguém me desejar feliz natal, eu ajo de uma das duas maneiras: se for cristão da igreja que congrego, eu repreendo porque eles são ensinados a não comemorar essa data. Se for qualquer outra pessoa, eu não digo “pra você também”. Eu digo “Deus te abençoe” em respeito a sua ignorância.

      1. Ismael disse:

        Pois eu passeio bastante com minha familia, gosto muito de panetone, e aproveito para rever amigos e parentes, pois neste tempo temos férias escolares, férias coletivas no trabalho, etc., não vejo mal algum nisso, mas ainda continuo achando que é uma ótima oportunidade de pregarmos a Cristo, é o que eu faço, fica na paz querido.

        1. clamando disse:

          SE PASSAR POR MIM ME DE FELIZ NATAL QUE EU DEVOLVO, E SE TIVER SOBRANDO UM PÃO DO TONE ME DA UM PEDAÇO VAI , ANTES QUE ME ESQUEÇA FELIZ NATAL

          1. Ismael disse:

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        2. Renato Paúra disse:

          Tudo bem Ismael. Isso é um direito seu e eu respeito. Só lhe fiz esse comentário para mostrar que nem todos são hipócritas. Mas cada um faz o que deve fazer.

          1. Ismael disse:

            Blz Renato, me excedi no comentário, me perdoe se ofendi, fica na paz!

      2. mauro disse:

        Paúra,

        também respeitamos a sua ignorância, sobretudo histórica.

        1. Renato Paúra disse:

          mauro
          Me prova a ignorância histórica! Você falou mas não explicou.

  38. Aleida Maria Cavalcante Lima disse:

    EH,PASTOR, VC DEVE GOSTAR MESMO É DOS PRESENTES, DAS COMIDAS, NÃO É MESMO? POIS PARA NÓS CRISTÃO TODO DIA É DIA DE NATAL EM NOSSOS CORAÇÕES, JÁ QUE ELE VIVE EM NÓS …NÃO PRECISAMOS DAS PALHAÇADAS DAS ÁRVORES DE NATAL QUE DE CRISTO NÃO TEM NADA…SE O NATAL FOSSE DE CRISTO SERIA TÃO SIMPLES COMO A SANTA CEIA..

  39. Aleida Maria Cavalcante Lima disse:

    GOSTEI, IRMÃO!

  40. Renato Paúra disse:

    Natal

    Vamos conhecer as origens dessa festa e confrontar a Palavra de Deus com o paganismos.

    A princípio o Natal não era comemorado em 25 de dezembro. Os romanos comemoravam o nascimento de Jesus em 6 de janeiro. No ano de 354, o bispo Libério mudou a data para 25 de dezembro para coincidir com a festa romana de solstício (festa do sol de inverno) e com a festa do nascimento do deus irariano Mitra, o Sol da Virtude, tornando-se assim um sincretismo religioso. Enquanto que o dia 6 de janeiro passou a ser comemorado a Epifania (primeira manifestação de Jesus Cristo aos gentios, representados pelos reis magos).

    Veja o que diz a revista “Sociedades Secretas” nº. 19 (Mythos Editora): “A grande festa do renascimento do Mitraísmo, o nascimento de Mitra, era celebrada de forma grandiosa em Roma, no dia 25 de dezembro. Júlio César havia fixado a data como o dia oficial do solstício de inverno e, anos depois, o imperador Aureliano fixou o dia para celebrar o nascimento do Sol. Na madrugada do dia 24 era celebrado o nascimento do ‘Invicto’, como alusão ao alvorecer do novo Sol, Mitra. As semelhanças entre o culto cristão do nascimento de Jesus e o do nascimento de Mitra são incontentáveis demonstrando um forte sincretismo”.

    Sincretismo é a fusão de crenças e práticas religiosas distintas (©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda). Vamos ver algumas das divindades de diferentes religiões e povos:
     Vênus (Roma); Afrodite (Grécia) • deusa da beleza e do amor sexual.
     Dioniso (Grécia); Baco (Roma) • deus do vinho e da embriaguez.
     Zeus (Grécia); Júpiter (Roma) • deus supremo.
     Hermes (Grécia); Mercúrio (Roma) • deus protetor dos viajantes e comerciantes.
     Ogum (religiões afro-brasileiras); santo Antônio na Bahia e são Jorge no Rio de Janeiro (Igreja Católica) • divindade dos que trabalham ou utilizam o ferro.
     Oxóssi (religiões afro-brasileiras); são Jorge na Bahia e são Sebastião no Rio de Janeiro (Igreja Católica) • deus dos caçadores.
    Esses são apenas alguns exemplos de sincretismo. E o mesmo acontece com a festa pagã de Natal.

    Agora, quem quiser comemorar, que comemore. Eu me reservo no direito de não comemorar. A partir do momento que descobri a origem dessa festa, nunca mais eu comemorei.

    1. leandro disse:

      Foi o papa Julio I que mudou a dats pra 25 de Dezembro.A ideia dele não fio misturar o cristianismo com o paganismo.Sua ideia foi substituir e suplantar a festa pagã por outra de cunho cristão.
      Basta ver que o Natal não se comemorava do mesmo modo consumista e comercial de hoje.Era sobretudo uma rememoração religiosa e sem festas e banquetes exagerados.O natal como vemos hoje so começou a formar-se no sec XIX e lá na Inglaterra,um pais onde a influência catolica é bem pequena.
      Alem disto, basta ver as diferenças,nas festas de mitra tinhamos sacrificios de touros,orações voltadas ao sol e,por vezes,orgias.Coisa que não se faz nem nos natais modernos.

      1. Renato Paúra disse:

        leandro

        Ao pesquisar com mais cuidado, algumas fontes dizem que foi o bispo Libério que mudou a data, outras já dizem que foi o papa Júlio I. Nesta caso fica a dúvida.

        Agora, deixa eu ver se entendi bem! Você disse que nos dias atuais não existem sacrifícios de touros, orações voltadas ao sol e orgias??? Pode não haver sacrifícios de touros, mas existe sacrifícios de animais em várias religiões pagãs e adoração ao sol por essas mesmas religiões. Orgias é o que mais acontece nessa festa. E vou mais adiante. É o dia em que mais acontece divisão familiar por causa do excesso de bebida alcóolica; sem contar com acidentes de trânsito e vidas ceifadas pela mesma causa do efeito do álcool.

        Quanto a Inglaterra, você disse que a influência da igreja católica é pequena. Porém a influência católica era bem grande até o surgimento da igreja Anglicana através do rei Henrique VIII quando queria se divorciar de sua esposa e não teve o consentimento do papa Clemente VII. Por causa disso ele o rei rompeu com o catolicismo e fundou a própria igreja que é a igreja anglicana que só mudou o nome; mas, os costumes do catolicismo continuam lá.

        1. leandro disse:

          Se vc conhece pessoas que na celebração de fé do natal e nas festas posteriores enchem a cara e fazem orgias ai é algo que lamento que vc ja tenha presenciado.No natal que comemoro em familia e na igreja não saio bebendo e nem as pessoas que conheço.Orgias menos ainda porque o que a biblia e o clero me ensinam é viver em castidade até o casamento.

          Pelo que noto vejo, inclusive, pessoas que nunca foram batizadas ou nao são cristãs tendo um comportamento mais digno nesta época do ano.Não se pode atribuir ao natal as orgias e bebedeiras.Quem age assim não precisa de época especial pra cometer seus vicios.

          E se alguem abusa do natal isto não invalida a comemoração do nascimento de Cristo.Seria o mesmo que proibir todos de usarem automoveis porque alguns os usam pra roubar ou atropelar.

          Sobre a Inglaterra, lembre-se qeu foi na inglaterra do sec XIX(portanto 300 anos depois da Reforma) que começou a formar-se este natal consumista que vemos agora.Ai te pergunto qual a influência que tinha a Ig Catolica ali?

          Somente em 1860 a ICAR teve permissão pra reorganizar sua hierarquia na Grã-Bretanha.So este ano de 2012 que foram excluidas as punições aos membros da Familia Real Inglesa que se casem com catolicos(é antes podia casar com mulçumano,hindu,ateu,budista mas catolico não).

          Sobre vc falar a IG Anglicana é uma igreja catolica com iguais costumes.So posso sugerir que estude bem mais antes de falar tal afirmativa.
          Basta ver: anglicanos não aceita ma presença real de Cristo na Eucaristia(exceto os anglo-catolicos),Padres e bispos casados com homem ou mulher,mulheres presbiteras,apenas 2 sacramentos(na Ig Catolica são 7),o monarca ingles é o chefe temporal do anglicanismo(na catolica o bispo de Roma governa a Igreja em nome de Cristo), a Biblia é a unica fonte de fé(catolicos usam a Tradição e a Biblia em pé de igualdade), e etc…

          Onde vc pode falar então com sinceridade que uma igreja que os anglicanso são catolicos disfarçados?

          1. leandro disse:

            Outro coisa: Os sacrificios de animais feitos por pagãos ja eram celebrados antes e continuam sendo celebrados antes e depois da vinda de Cristo.Mesmo que o Natal deixe de ser comemorado vão continuar existindo. Não podemos obrigar hindus e pagãos a parar suas crenças religiosas as custas dos animais.

            Sobre divisões familiares por causa de bebedeiras.Bom mais uma vez so posso te falar do que vejo ao meu redor.Familia reunindo-se pra festejar o nascimento do Salvador, eu reencontro parentes que não vi o ano inteiro.Quem deixa Jesus nascer em seu coração não briga com seu amigos,familares e indiferentes.

            Isto de brigas e bebedeiras so acontece em lares onde o natal se tornou uma data festiva qualquer, sem A vinda de Nosso Senhor Jesus.

          2. Renato Paúra disse:

            Pelo visto leandro você deve viver em Marte pra dizer que não presencia bebedeiras e orgias no natal. E essas bebedeiras e orgias são feitas pelas mesmas pessoas que se dizem católicos-cristãs.
            Quanto aos sacrifícios nesta festa de natal, não precisa ir muito longe nas seitas orientais. Basta ver que as religiões afros-brasileiras fazem isso em pleno natal. Moro bem próximo a um cemitério e o que vê mais são pessoas na calçada do cemitério fazemdo oferendas com suas roupas típicas sacrificando galinhas.
            Quanto a semelhança da igreja anglicana com a católica, não me referi a parte doutrinária; mas as semelhanças das catecrais, das vestes sacerdotais, da mitra de dagom que os líderes usam sobre a cabeça semelhante aos sacerdotes católicos. Agora, pelo que tenho visto as últimas notícias, a igreja anglicana está abrindo as portas para casamento homossexuais. Ou vai dizer que isso é mentira?

          3. leandro disse:

            Não Renato nã ovivo em marte,ACONTECE QUE VC DIZ QUE O NATAL E RESPONSAVEL POR ORGIAS E BEBEDEIRAS E EU JA TE FALEI QUE SOMENTE QUEM CELEBRA O NATAl COMO SIMPLES FESTA FAZ ISTO. Se fossem catolicos e cristãos de verdade nunca fariam tal coisa.

            Se vc nunca vê pessoas comemorando o natal como deve ser ffeito então vc é que nasceu em outro planeta.Como te disse já vi ate gente que não é cristã aproveitar pra fazer algo de util ao proximo neste periodo.

            Sobre a igreja Anglicana já sei e falei isto que já aceitam até o casamento de seus minsitros com homens ou mulheres e sua doutrina esta muito mais pro protestantismo do que pra Ig Catolica.

            Alias nem me surpreende pois o fruto do cisma é sempre a heresia veja tambem o que já ocorre em algumas igrejas luteranas e presbiterianas.Lá o Esp Santo agora é fashion.

    2. clamando disse:

      ME DIGA UMA COISA PAURA SE POR VENTURA UMA CRIANÇA ABANDONADA DE POUCOS MESES, NUMA PRAÇA, E UMA FAMILIA CRISTÃ A ADOTAR, NÃO DEVEM COMEMORAR ANIVERSÁRIO DELA POIS NÃO SABEM O DIA CORRETO? VOCE NÃO COMEMORA ANIVER DE TEUS FILHOS? E SE VOCE VOCE A ADOTAR ESTA POBRE CRIANÇÃ, COMEMORARIA A DE TEUS FILHOS E NÃO O DELA…..SU FEIO

      1. Renato Paúra disse:

        clamando

        Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você adotar uma criança sem saber a data do seu aniversário, obviamente se comemoraria no dia da adoção e não num dia de uma data em homenagem a um outro deus de forma proposital como fez os papas. Como você pode observar (se é que você leu e prestou atenção), eles comemoravam em 6 de janeiro e mudaram para 25 de dezembro, justamente no dia do deus sol Mitra e passaram a comemorar o dia 6 de janeiro como a visita dos reis magos.

        Mas, como eu disse no final; se você quer comemorar, comemore! Eu me reservo no meu direito de não comemorar.

        1. clamando disse:

          VEJO QUE ENTENDEU, VOCE DIZ NO DIA DA ADOÇÃO, POIS NÃO SABE A DATA CORRETA, AQUI É A MESMA COISA, NÃO IMPORTA A DATA, IMPORTA É O ACONTECIMENTO, FIQUE EM PAZ POIS NÃO POSTEI PARA TE OFENDER, SÓ PARA TENTAR ESTABELECER O MEU PENSAMENTO E TE MOSTRAR QUE NÃO É ABSURDO, E QUE SÓ QUEREMOS HONRAR AQUELE VIVE

  41. orlando disse:

    Novamente esse assunto. Por favor.
    O tema anterior, o famoso esqueceram de mim, foi uma lástima e e agora este.
    Creio que o ilustre pastor e aqueles que defendem a natureza bíblica do natal não tiveram a curiosidade de ir até o link indicado. Tá bom.
    Eis o link novamente: http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm

  42. Joabe Rios disse:

    Já apareceu alguém aqui falando a merda de zeitgeist?

  43. Joabe Rios disse:

    Natal = Coca-Cola = Comércio.

    Contudo, não vejo nada demais conciliar o natal com o nascimento de Jesus.
    Não é uma verdade bíblica, e sim, um simples e bonito simbolismo de fim de ano!

    Estressadinhos!

  44. qualquer um sabe que o natal é festa pagã, festa dedicada ao deus sol. E tambem esta relacionada com ocultismo a história os maçons contam pra vocês… Este pastor é uma vergonha a falta de conhecimento! Ele ensina na igreja…

  45. Geraldo Magela Leal disse:

    Enquanto estivermos preocupados com essas besteiras, tem muita gente indo pro inferno. Jesus é Senhor, não só do Sábado, mas do Domingo, 25 de dezembro etc….quanta ignorância se preocupar com isso.

    "E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
    Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

    Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

    E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.
    Marcos 2:24-28

    Gente vamos parar de "coar" um mosquito e ficar "engolindo" camelos.
    Não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça redentora de Jesus. Amém?

  46. leandro disse:

    Outra coisa deve ser lembrada aqui.Este questionamento se devemos ou não comemorar o natal é bem recente.A Reforma Portestante inicou-se em 1517 com Lutero que comemorava o natal em 25/12.Todas as igrejas protestantes historicas mantiveram a data.Não pensem que eles não sabiam a primiera origem desta festa.
    então quer dizer que estes patriarcas da reforma de quem vcs acietam tantas ideias eram pagãos disfarçados tambem?

  47. Joel disse:

    COMO É PREOCUPANTE QUE ALGUMAS IGREJAS QUE SE DIZEM EVANGÉLICAS, QUE OUTRORA COMEMORAVAM O NATAL, AGORA RECEBERAM “UMA REVELAÇÃO” EXTRA E AGORA NÃO COMEMORAM MAIS, BOA PARTE DESTAS ADOTARAM COSTUMES JUDAÍCOS, ALGUNS EXCLUSIVOS AOS HEBREUS QUE SE CONFUNDEM COM O JUDAÍSMO, ESTÁ MAIS PARA JUDAÍSMO QUE PROPRIAMENTE EVANGÉLICOS, NÃO ME SURPREENDEREI SE DAQUI A ALGUM TEMPO ENSINAREM QUE O CRISTÃO NECESSITA SER CIRCUNCIDADO, TANTA POLÊMICA POR NADA, TANTOS “DOUTORES E MESTRES” PRA NADA.

    1. clamando disse:

      DEUS CRIOU O FUMO, E O DIABO FEZ O CIGARRO, DEUS DEU SEU UNICFO FILHO E CRIOU O NATAL, O DIABO FEZ O COMÉRCIO, E DAI AGORA POR QUE SATÃ ONVENTA NÃO VOU COMEMORAR

  48. Jairo Luis Jairo disse:

    ONDE JESUS NASCEU: EM CASA: >>> Mateus: Maria e José viviam em Belém. Maria esperava um filho sem ainda ter relações sexuais com seu esposo e este decide repudiá-la. José recebe em sonhos a visita de um anjo que o adverte que não o faça porque a criatura vem do Espírito Santo. O menino nasce em casa, em Belém. Na leitura do capitulo 1 e inicio do 2, em nenhum momento há alguma viagem; o nascimento tem lugar onde estão, em Belém.
    • Mateus 2:11
    • E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

  49. Jairo Luis Jairo disse:

    ONDE JESUS NASCEU: NUMA MANJEDOURA: >>> Lucas: José e sua prometida, Maria, viviam em Nazaré. Maria recebe a visita de um anjo que lhe comunica que vai ser mãe de um menino e que conceberá por causa do Espirito Santo. Como consequência do censo de Quirino, o casal se desloca para Belém, onde o menino nasce em um curral porque não havia vagas na pousada.

  50. Jairo Luis Jairo disse:

    SÓ FALTOU DIZER QUE TODO O CRISTIANISMO SÓ ACONTECE DENTRO DE UM LIVRO E SEM NENHUMA CONEXÃO COM A REALIDADE. LIVRO CHEIO DE MENTIRAS, FRAUDES, ADULTERAÇÕES E MILHARES DE CONTRADIÇÕES >>>>

  51. Jairo Luis Jairo disse:

    E O PAPAI NOEL JÁ SUBSTITUIU JESUS HÁ MUITO TEMPO.

  52. Jairo Luis Jairo disse:

    Saturnália >>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturn%C3%A1lia <<<< FORAM NECESSÁRIOS VÁRIOS SÉCULOS PARA QUE O NATAL FOSSE ASSIMILADO COMO FESTA CRISTÃ.

  53. Thaynná disse:

    É uma festa pagã sim! primeiro lugar que Jesus nasceu no verão e Dezembro em Israel está no Inverno. e aonde na Bíblia que Fala que devemos comemorar o nascimento de Jesus? Fala que Devemos comemorar a sua ressurreição! e não devemos ver Jesus como um menino e sim como um homem que tomou o nosso lugar na cruz!
    e sem falar nos símbolos né!

  54. Roberto p carvalho disse:

    No entanto, apenas uns 150 anos atrás, o Natal era um feriado bem diferente. O professor de História Stephen Nissenbaum escreve no seu livro The Battle for Christmas (A Batalha Pelo Natal): “O Natal . . . era uma época de se beber muito, em que se abandonavam momentaneamente as regras que governavam o comportamento das pessoas em público em favor duma festança irrestrita, um tipo de carnaval em dezembro.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO