Com brasileiro entre favoritos, conclave que definirá o novo papa se iniciará nesta terça-feira, debaixo de especulações

9

Às vésperas do conclave que definirá o novo pontífice da Igreja Católica, o Vaticano tenta reduzir as especulações em torno do assunto. Diferentes veículos de notícia afirmaram que uma disputa interna entre cardeais poderia levar a uma indefinição, o que resultaria numa demora excessiva.

Durante o conclave, que se inicia amanhã, 12 de março, são realizadas votações em que os cardeais antes de depositarem seus votos nas urnas, debatem com seus pares as escolhas, e em caso de indefinição, voltam a se reunir no dia seguinte, para uma nova rodada de votação. Para que um papa seja eleito, é necessário que ele obtenha dois terços dos votos.

Os preparativos na Capela Sistina para que a cerimônia comece já foram finalizados, incluindo a instalação da chaminé (foto) que emitirá fumaça preta, em caso de indefinição, e fumaça branca, caso o novo papa tenha sido escolhido.

Formado por 115 cardeais, o conclave pode não levar muitos dias para um resultado final. “Eu acho que é um processo que pode ser realizado em poucos dias, sem muita dificuldade”, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, lembrando que no século passado, nenhum conclave levou mais do que cinco dias. “O processo de identificação dos candidatos que podem receber o consenso e sobre quem os cardeais podem convergir pode se mover com notável velocidade”, acrescentou, segundo informações do Angop.


Entre os favoritos, de acordo com a imprensa internacional, está o brasileiro dom Odilo Scherer, cardeal de São Paulo e de visão conservadora a respeito da Igreja Católica e suas liturgias.

No Brasil, Scherer é conhecido por ser um dos mais ativos integrantes da Igreja Católica e que trabalha contra o crescimento evangélico, buscando formas de manter os católicos no seio da denominação romana.

A possibilidade de um papa brasileiro é bem vista por fiéis de diversas nacionalidades, além é claro dos católicos do Brasil. Essa é a conclusão da rede de TV britânica BBC, que entrevistou pessoas que visitavam a cidade de Roma.

“O grande número de católicos na América Latina – só no Brasil seriam quase três vezes o número de católicos que existem na Itália, segundo dados do instituto americano Pew Research Center – já justificaria a escolha de um papa da região, pelo menos na opinião de fiéis e turistas”, diz o texto publicado no site da emissora.

A católica Tracy, norte-americana, entende que “um papa latino-americano teria o aval dessa vasta comunidade (América Latina) para fazer mudanças na igreja. Está na hora de achar um papa de um país diferente, sair do padrão, seria bom que a Igreja se abrisse para alguém da América do Sul”, pontuou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

9 COMENTÁRIOS

      • Cadê o Nostradamus agora…
        Ou vai dizer que o cardeal Bertoglio(agora papa) era arcebispo de S paulo. Vc deu muita confiança a uma fonte não ortodoxa. Se fosse coerente com seu discurso sola biblia nem dava ouvidos a Nostraddamus.

  1. Podem escolher o papa de onde quiserem! mas achar que vao inpedir a naçao evangelica de crescer ai estao verdadeiramente enganados! pois quem converte o coraçao do homem a Deus e o Espirito Santo nao e obra de homens. Deus liberta do erro quem ele quer, querendo papa ou nao impedir.

    • Exato Fernando e um papa nõa se considera Deus ,apenas um servo deste. Vc fala que Deus liberta do erro quem ele quer e que um papa não impede isto. Pela sua fala o papa e os catolicos são o erro.
      Se o campo evangelico tem a verdade então não devia ser tão desunido e tão divergente em doutrinas básicas.
      Reuna um batista, um iurdiano e um Testemunha De Jeova.Eles chegam num acordo básico sobre quem era Jesus cristo…..
      Ou sobre o que é necessario pra salvação individual do Homem….

      Enfim parece que os que portam a” verdade” ainda não descobriram o que seria exatamente esta libertação.

      • Leandro,

        O ser humano nunca foi unânime em nada, em verdade sempre reinou o divergir.

        Aí querer que os cristãos não sejam iguais também, é brincadeira.

        Mas de todos os cristãos, o que mais diverge dos ensinamentos básicos de Cristo é a igreja Católica, esta possuída de vários grupos de entendimentos, embora vivendo feito gatos num saco só. Na época de Cristo, vários grupos existiam, os chamados de seitas judaicas, convindo alertar que Cristo não recriminou um ou outro de forma diferenciada, em verdade, não falou sobre essas divisões em face da fecundidade de ilações.

        Shalom, Canção Nova, Franciscanos, Opus Day…, são pensadores numa mesma linha de entendimento? Meu caro, deixe de alavancar teses insustentáveis, em especial pelo fato de que os protestantes nasceram da alternativa do pensamento católico e com um de vocês, o monge Lutero.

        Vocês ficam brigando: pode usar camisinha ou não, pode padre casar o u não, pode a mulher exercer cargo de liderança ou não, pode abortar de modo x ou y ou não, missa de costas para o povo ou não, missa na língua latina ou não, ecumenismo ou não, uso de imagens ou não, igreja atrelada às questões sociais ou não, musica no no formato das de hoje ou não, casamento sem batistério ou não, batismo de criança ou adulto…, tudo num mesmo saco, aí vem você e fala da casa dos outros. Meu caro, saia da janela e vá vê o que se passa na sala, nos quartos e na cozinha da tua casa.

        • Antes de me aconselhar a olhar a rua tenha certeza de que sabe ao menos onde esta seu umbigo.Pois outro dia vc disse não saber.
          Então quer dizer qu na IG Catolica estamso discutindo se pode ou não pode abortar e se padres podem casar. Vc tem ai um documento assinado por jesuitas ou cançaõ nova ou outro movimento advogando isto o Levi….

          A Igreja tem posição oficial única.Se lá dentro alguem defende posição contraria sabe calar-se e guardar seus achismos pra si mesmo ou amigos. Se fosse no emio evangelico saia da igreja e denunciava como “coisa do diabo” o ministerio anterior e fundando uma nova igreja esta sim “Cheia do Esp Santo”.
          E o que pe melhor um Esp santo moderninho que manda fazer muitas coisas opostas a igreja mais antiga.
          Vc por exemplo, ja mudou sua posição sobre o aborto ou ainda pensa que é coisa de catolico e so a partir de 1870. Se não esqueceu tudo que já postei sabe que desde o sec I todo cristão digno se coloca contra o aborto.
          mas o “Espritu santu ” (deve ser um Exu que ele trouxe da umbanda) disse pro macedo que pode e vc caiu feito um patinho.

          Na iCAR o heretico Boff pensou que nem comunista e foi excomungado.

DEIXE UMA RESPOSTA