Em um discurso histórico realizado no Congresso dos Estados Unidos, o papa Francisco defendeu a família e o casamento, e pediu aos políticos que superem suas diferenças para encontrar soluções para os problemas do mundo.
A visita de Francisco à sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos foi a primeira de um pontífice ao local, e seu discurso foi acompanhado por políticos dos partidos Democrata e Republicano.
Ao longo de sua fala, o líder católico pediu o fim da pena de morte e fez críticas à prática do aborto. “Cada vida é sagrada, cada pessoa humana é dotada com uma dignidade inalienável e a sociedade só pode se beneficiar da reabilitação daqueles condenados pela prática de crimes”, disse o papa.
Na defesa do casamento tradicional, Francisco não fez ataques às uniões homossexuais, mas ressaltou a importância que a família tem para a sociedade: “É meu desejo que, durante toda a minha visita, a família seja um tema recorrente. Como foi essencial a família na construção deste país! E como merece ainda o nosso apoio e encorajamento! E todavia não posso esconder a minha preocupação pela família, que está ameaçada, talvez como nunca antes, de dentro e de fora. As relações fundamentais foram postas em discussão, bem como o próprio fundamento do matrimónio e da família. Posso apenas repropor a importância e sobretudo a riqueza e a beleza da vida familiar”, afirmou o papa.
O pontífice ainda se aventurou a encorajar os políticos dos Estados Unidos a olharem com mais atenção para as questões ligadas à imigração, tema que está sempre em discussão no país e que agora aflige o mundo com a crise imigratória na Europa.
“Nós, que pertencemos a esse continente, não nos assustamos com os estrangeiros, porque muitos de nós fomos estrangeiros no passado. […] Não devemos nos intimidar pelos números, mas olhar para as pessoas, seus rostos, escutar suas histórias, enquanto lutamos para dar a melhor resposta à sua situação. Uma resposta que sempre será humana, justa e fraterna”, incentivou.
Assista à íntegra do discurso do papa Francisco no Congresso dos Estados Unidos: