Templo cristão construído para ser o maior do mundo reúne apenas 350 fiéis por semana

45

A maior igreja do mundo completou 25 anos com média de frequentadores pouco superior à 0,10% de sua capacidade de lotação. A Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro, na Costa do Marfim, tem capacidade de receber até 300 mil fiéis, mas as celebrações dominicais reúnem em média, apenas 350 frequentadores.

Construída pelo ex-ditador do país, Félix Houphouët-Boigny, a igreja teria custado aproximadamente US$ 300 milhões. Os valores para a obra teriam sido pagos pelo então presidente de seu próprio bolso, e o templo que em 1990 recebeu o papa João Paulo II, teve sua administração repassada ao Vaticano.

A arquitetura da igreja tenta reproduzir a Basílica de São Pedro em escala maior. A construção só não é idêntica por um pedido de João Paulo II, que queria que a cúpula do templo não fosse maior do que a da igreja no Vaticano.

Segundo o site Daily Beast, a cidade de Yamoussouko é a terra natal do ex-ditador, e possuía apenas 15 mil habitantes quando o bilionário presidente resolver construir a Basílica. Quando era questionado sobre os custos da obra, costumava dizer que ele iria financiar a construção por ter “um trato com Deus”.


O Vaticano gasta, em média, US$ 1,5 milhão por ano para manter a Basílica funcionando. O templo se tornou um orgulho dos marfinenses e uma espécie de destino turístico.

Apesar da grande capacidade de lotação, o local só ficou cheio duas vezes nestes 25 anos. A primeira vez foi durante a visita do papa João Paulo II, e a segunda, durante o funeral de seu idealizador e financiador, em 1993.

Interior da Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro
Interior da Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

45 COMENTÁRIOS

  1. Ora de que adinta um templo deste se o mesmo não tem aprovação do Deus vivo, foi construido para uma tal de num sei o que da paz de num sei da onde, se o mesmo tivesse sido construido para Adoração ao verdadeiro Santo e Unico Deus e ao Senhor Jesus Cristo e ao Espirito Santo do Deus Vivo ai ssim a historia seria diferente, com certeza os louvores são os mesmos de sempre adoração a tal da não minha senhora da paz, ai a coisa fica defece O Deus Vivo ja não habita em templos fisicos de pedra ou concreto ou qualquer outra materia inanimada, e ainda para adoração da maria da paiz, deixando O Rei dos reis e Senhor Absoluto dos senhores com s minusculo em segundo plano, ai e demais sior ai fica deficio num e memo, e craro qui daqui a pouco os catulico vem esbafuridos com pedras tijolo e porretes intão cheu corre corre Natrak corre fui

    • é mais facil este adoradores de imagens serem salvos do que os ditos evangélicos. eles pelo menos temem a Deus e não ficam julgando a religião dos outros. têm senso de solidariedade que os crentes não tem nem com os seus iguais. Não adianta estar ler a bíblia diariamente e estar nos cultos todos os dias se o seu coração não sabe o que é amor ao próximo. se vive acusando o outro em vez de consolar e chamá-lo para o caminho do senhor.

      • Eu Não falei? Meu querido e Amado irmão falar a verdade Não merece castigo, quero verte verdadeiramente convertido em um somente um Deus somente Jesus Cristo nada mais alem que Jesus Cristo o Deus Filho,pois foi ele somente ele que Morreu na Cruz por voce por mim e por toda a humanidade, ate quando nos os crente teremos que afirmar isso que somente em Jesus Cristo ha Salvação, somente ele e mais ninguem eu disse ninguem ninguem nenhum nome ha debaixo do sol que importa que tu sejas Salvo, por ventura eu estaria pecando em afirmar isso? Não te iludas somente em Jesus Cristo voce poderar alcansar a Salvação Agora se tu achas que eu minto por afirmar o que afirmei no comentario acima Apresente suas provas a LUZ DA SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS, ATRAVES DA BIBLIA

  2. Puxa além de ter sido construída por um ditador o próprio líder dela, no caso o papa ordenou que ela não fosse maior que a dele, Deus não tem nada a ver com isso aí coisa nenhuma.

  3. QUEM PUDER ME RESPONDER ,JA AGRADEÇO,não congregava em igreja alguma,estudava a biblia em casa,comecei a congregar na igreja,geralmente nos fins dos cultos chamam as pessoas na frente do altar para orarem para serem batizadas com E.Santo,pessoas caem,se retorcem no chão,falam em linguas,saem empurrando quem está na frente,eu não acho que isso seja de Deus então me repreenderam dizendo pra mim tomar cuidado que pensando assim poderia cometer o pecado da blasfemia,uma mulher que ja conheço a algum tempo ,e ja é crente a muito tempo mudou a voz,ficou falando com muita raiva em lingua e pediu pra uma pessoa se ajoelhar em frente dela,que era o Senhor quem mandava,mas não falava o nome do senhor,Jesus jamais mandaria alguem se ajoelhar e naquele tom em frente de ninguem em contrapartida e o que me deixa na duvida,que vem pessoas falando em linguas falando coisas que só eu e Deus sabemos,tudo isso é o E Santo,é da parte de Deus,porque sinceramente muita coisa que vi me deu medo a ponto de eu passar mal e ter que sair

    • Sua pergunta é extremamente fácil de responder.
      Foi simplesmente o diabo, manifestado na pessoa “crente” quem ordenou tal cousa.
      Certamente, você esteve em um lugar, onde adotam a doutrina da faneroze, ou seja: “cair no poder de Deus”. E que nada mais é, do que os demonios enganando essas pessoas, os quais se fazem passar pelo o Espírito Santo.

    • O Demonio antes de ser demonio era anjo, então ele tbm sabe falar em linguas estranhas. Você conhece quem é nascido de Deus pelos frutos. o Diabo pode saber sim o que você faz ou fala, oras eles estão em todos os lugares assim como os anjos, é uma guerra espiritual que não podemos ver, se você é do mundo e faz coisas erradas eles sabem até o que se passa em sua mente, mais se você é de Deus, Nascida de Deus e firme na Fé eles não têem o poder de ler sua mente.

    • ANA CLARA O ESPIRITO SANTO É UMA PESSOA
      LEIA ATOS DOS APÓSTOLOS CAP SOBRE BATISMO COM O ESPIRITO SANTO E VERAS QUE TEM COISAS E TEM COISAS, MUITOS ACHAVAM QUE OS DISCIPULOS E APOSTOLOS ESTAVAM BEBEDOS, OU LOUCOS, ENTÃO QUANDO O FOGO CAIU É SÓ TER CUIDADO PARA NENHUM ESPIRITO MALIGNO SE APROVEITAR COMO NO CASO AI,A experiência do batismo com o Espírito Santo tem-se constituído numa das pedras basilares da doutrina pentecostal, como uma doutrina tanto bibliocêntrica quanto prática e experimental.

      I. A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

      1. Nas palavras do profeta Joel. “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Jl 2.28,29).

      2. Nas palavras de João Batista. “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu: cujas alparcas não sou digno de levar: ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3.11).

      3. Nas palavras de Jesus Cristo. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. E acrescenta o apóstolo João que “isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo 7.38,39). “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1.5).

      4. Cumprimento da promessa. Após ter dito isso, foi Jesus elevado ao Céu, e, já à mão direita do Pai, cumpre o que prometeu, conforme registra Atos 2.1-13. Cumpre-se, com certeza, a afirmação de Cristo, segundo a qual “o vento [o Espírito Santo] sopra onde quer…” (Jo 3.8).

      II. A REALIDADE DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

      O batismo com o Espírito Santo, como promessa, é algo não apenas para ser desejado e buscado pelo crente. É mais do que isso. Como doutrina bíblica deverá ser corretamente compreendida.

      1. Falsos conceitos sobre o batismo com o Espírito Santo. No decorrer dos anos, muitos conceitos errôneos têm surgido sobre o batismo com o Espírito Santo. Muitas “boas intenções” têm contribuído para se generalizarem tais erros. De um lado estão os antipentecostais a confundirem o batismo com o Espírito Santo com a experiência da conversão, com o novo nascimento. Do outro lado estão algumas correntes renovacionistas e carismáticas que falam do batismo com o Espírito Santo como um acontecimento completamente alheio às Escrituras. Enquanto isso, no centro, estão não poucos pentecostais nominais, que já não nutrem qualquer interesse por contribuir no sentido de que outros membros de suas congregações, principalmente os crentes mais novos, tenham a gloriosa experiência do batismo com o Espírito Santo.

      2. O que não é o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo não é a mesma coisa que o novo nascimento. Ambas são experiências de grande importância, mas distintas. Jesus primeiramente disse aos seus discípulos: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). Só depois é que eles tiveram a experiência do batismo com o Espírito Santo.

      Os crentes samaritanos (At 8.14-17), bem como os doze discípulos de Éfeso (At 19.6), por certo já possuíam os seus nomes escritos no Livro da Vida, quando receberam o dom do Espírito Santo. O próprio Jesus, não obstante ter sido gerado por obra e graça do Espírito, só aos trinta anos de idade é que foi ungido pelo Espírito Santo e capacitado para o pleno cumprimento de sua missão (Lc 4.17-20).

      3. O que é o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é o âmago da experiência do Pentecoste. Desse modo, um verdadeiro pentecostal não é alguém que simplesmente pertence a uma denominação evangélica com esse nome, mas aquele que foi batizado com o Espírito Santo e continua a transbordar sua virtude. O batismo com o Espírito Santo é, dentre outras coisas: a) o cumprimento integral e total da promessa do Pai, sobre a qual falou Jesus em Atos 1.4; b) a unção indispensável a todo crente, que, possuidor da natureza divina, tem o dever de testemunhar de Cristo e de seu Evangelho por todos os lugares, até os confins da Terra (At 1.8); c) o fluir das fontes cristalinas da salvação, que emanam da alma do pecador perdoado pela bondade do Senhor (Jo 7.38,39).

      4. Todo crente deve buscar o batismo com o Espírito Santo. Um dos ensinos preferidos pelos antipentecostais é que o crente não deve buscar o batismo com o Espírito Santo, pois, segundo eles, o cristão que assim age, está sujeito a receber um espírito demoníaco em lugar do Espírito Santo. Este ensino não só é um absurdo como também uma blasfêmia inominável, contra a qual se ergue o Senhor Jesus Cristo em Lucas 11.11-13.
      O crente que não é batizado com o Espírito Santo deve pedir a Jesus, o doador do Espírito, que o batize. Também é bíblico que os cristãos, já batizados com o Espírito Santo, orem em favor dos que ainda não receberam este batismo, a fim de que sejam cheios do Espírito Santo. Os apóstolos Pedro e João oraram para que os crentes samaritanos recebessem o Espírito (At 9.17). De igual modo, Paulo impôs as mãos sobre os doze discípulos de João que moravam em Éfeso, e, enquanto orava, o Espírito Santo veio sobre eles, de sorte que tanto falavam em línguas como profetizavam (At 19.6). Uma vez que o batismo com o Espírito Santo é uma bênção destinada a todos os crentes, todos os cristãos devem desejá-la e buscá-la diligentemente.

      III. EVIDÊNCIA FÍSICA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

      O Novo Testamento bem como a História da Igreja designam o falar em línguas como a evidência física inicial do batismo com o Espírito Santo. Com este ensino corroboram vários textos do livro de Atos dos Apóstolos.

      1. No dia de Pentecostes: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

      A demonstração comum ou a evidência física inicial de que os quase 120 discípulos foram cheios do Espírito Santo no dia de Pentecoste, foi que todos eles falaram em outros idiomas. Foram línguas que eles nunca aprenderam; faladas, portanto, pela operação sobrenatural do Espírito Santo.

      2. Entre os samaritanos: “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.) Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” (At 8.14-17).

      Ainda que o texto de Atos 8.14-17 não mostre explicitamente que os samaritanos falaram em línguas estranhas como evidência do batismo com o Espírito, vários estudiosos das Escrituras são da opinião que isso ocorreu. Se não tivesse havido a manifestação das línguas, de que modo os apóstolos teriam notado a diferença entre eles antes e depois da oração com imposição de mãos? E mais, por que razão Simão ofereceria dinheiro aos apóstolos em troca do poder de provocar aqueles fenômenos, se ele não os tivesse visto e ouvido?

      3. Sobre Saulo em Damasco: “E Ananias foi, entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” (At 9.17,18).

      Também no caso de Saulo, o texto bíblico não diz claramente que ele falou em línguas, mas afirma que ele foi cheio do Espírito Santo. Porém, uma vez que Paulo diz falar mais línguas (glossolália) que os coríntios (1 Co 14.18), a opinião mais comum entre os comentaristas das Escrituras é que ele tenha falado em línguas, quando foi cheio do Espírito Santo.

      4. Na casa de Cornélio: “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviram falar línguas, e magnificar a Deus” (At 10.44-46).

      Foi a ênfase dada pelo apóstolo Pedro e seus companheiros ao fato de que os gentios em Cesaréia haviam recebido o dom do Espírito Santo da mesma forma como os quase 120 no dia de Pentecoste, que apaziguou o ânimo dos apóstolos em Jerusalém, de sorte que disseram: “Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida” (At 11.18).

      5. Sobre os discípulos em Éfeso: “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” (At 19.6).

      Cerca de 20 anos após o dia de Pentecoste, o batismo com o Espírito Santo ainda era acompanhado da evidência do falar em línguas estranhas. Esse sinal satisfazia não só a um dos requisitos da doutrina apostólica, quanto à manifestação do Espírito, como também cumpria fielmente as palavras de Jesus: “Estes sinais seguirão aos que crêem: … falarão novas línguas” (Mc 16.17)

      IV. PROPÓSITOS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

      Já dissemos que o batismo com o Espírito Santo é uma experiência destinada a todos os crentes, independentemente do tempo e da denominação à qual estejam filiados. Mas quais os reais propósitos do batismo com o Espírito Santo? Dentre esses, atentemos para os seguintes:

      1. Viver abundantemente para Deus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios dágua viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (Jo 7.38,39).

      Desde o momento do novo nascimento até a morte ou a glorificação, a vida do cristão deverá estar inteiramente identificada com o progresso espiritual, marcado pela submissão e comunhão com Deus. Evidentemente isto só será possível para o que está cheio e a transbordar do Espírito Santo (Ef 5.18).

      2. Identificar a vida do crente com Cristo: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19).

      Disse A. B. Simpson, fundador da Aliança Bíblica Missionária: “Primeiro, o Senhor nasceu pelo Espírito, e posteriormente iniciou seu ministério no poder do Espírito Santo. Espero que assim como “o que santifica, como os que são santificados, são todos um”, de igual maneira nós devemos seguir seus passos e imitar sua vida. Nascidos no Espírito nós também devemos ser batizados com o Espírito Santo, e logo viver a vida de Cristo e repetir sua obra”.

      3. Poder para testemunhar: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8).

      A experiência da salvação do homem começa no Calvário, enquanto que o seu serviço inicia-se no Pentecoste, ou seja, com a experiência do batismo com o Espírito Santo.

      A finalidade deste batismo está prescrita na própria promessa de concessão: capacitar o crente para o trabalho divino. O cristão, pois, corre um sério risco, uma vez batizado com o Espírito Santo, se não assumir uma vida de compromisso com o testemunho cristão. Paulo tinha o dever de testemunhar de Jesus em tão elevada conta, que chegou a dizer: “… ai de mim, se não anunciar o evangelho” (1 Co 9.16).

      A experiência do batismo com o Espírito Santo, apesar de ajudar-nos a viver abundantemente para Deus, de identificar-nos com Cristo, e de comunicar-nos poder para testemunhar do Evangelho, não se constitui numa espécie de apólice de seguro em caso de naufrágio espiritual. Não!

      Mais que qualquer outro, o crente batizado com o Espírito Santo tem o sagrado dever de permanecer humilde na presença do Senhor, estudando a sua Bíblia, orando e primando por viver uma vida santa diante de Deus e dos homens.

      O batismo com o Espírito Santo não comunica privilégio; transmite, sim, responsabilidade, sobretudo.

      CONCLUSÃO

      O Novo Testamento fala do Espírito Santo como uma Pessoa, e nunca como uma influência. Suas referências a Ele são sempre com o pronome no masculino e nunca no neutro

      • Clamando ,eu adorei esse estudo e creio em tudo o que nele está escrito,o que eu vi vai muitoooo além,eu passei mal de medo,quiz sair correndo,eu nunca imaginária tal coisa nem no terreiro

        • uma vez eu fui no terreiro com um amigo, ( eu já era cristão ) só pra ver a palhaçada que era lá… cheguei na porta, e uma pessoa que vinha chegando manifestou e disse: ” sai daqui, vcs são do lá de cima”…

          só a nossa presença na porta de entrada do terreiro já incomodou o capeta…

          • “Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
            E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu”. – Atos 16:17-18.

            agora o crente orgulhoso, q foi no terreiro só para ver a “palhaçada”:

            “só a nossa presença na porta de entrada do terreiro já incomodou o capeta…”.

            é stardust comilona de pernil, desobediente ao Espírito Santo, cada dia vc se revela mais.

          • se seu amigo te chamar pra ir no bordel ver a “palhaçada” vc tb ia?

            se o capeta dissesse q eu era bem vindo, eu saberia que não era, pq o diabo é mentiroso. já vc, saiu orgulhosa do elogio do demônio.

          • lembro-me bem de outra vez que o demonio manifestou numa pessoa neste site e me disse com todas as letras: ” quero te destruir por partes, como uma pizza ”

            Realmente estou incomodando o inferno.

          • lembro de um demônio sendo repreendido nesse site, pelo próprio Espírito Santo, e voltando sete vezes pior.

            mas depois dos 5 kg de pernil, essa de ir no terreiro e ficar se gabando do elogio do diabo kkkk.. é a nova pérola da stardust.

        • Éh Edy ,nisso vc tem toda razão,se a pessoa estava manifestando,e ele é o pai da mentira ,talvez ele tenha falado pra ela acreditar que estava seguindo caminho certo e continuar no caminho errado ou agrada la pra ela voltar no terreiro outras vezes

      • Clamando, sou de uma igreja tradicional e enfrento muita discriminação por ter dons concedidos pelo Espírito Santo. Concordo com o q vc falou, porém durante os muitos anos ouvindo os argumentos dos dois lados (pentecostal e tradicional) pude tirar algumas conclusões:
        Existe um erro quando os pentecostais pergunta a alguém se ele é batizado com o Espírito Santo. O pentecostal pergunta em um sentido e o tradicional entendi em outro.
        O que o pentecostal quer saber na verdade é qual o DOM espiritual que o Espírito Santo concedeu à pessoa. E o tradicional entende que o pentecostal estar perguntando se ele foi batizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.
        Não sou profundo conhecedor da Bíblia, pelo contrário, sei que pessoas que fazem seus comentários neste site conhecem muito mais do que eu, porém entendo que a questão dos dons do Espírito Santo é muito mais sério do que os tradicionais pensam. Acredito que dons espirituais são como os talentos que ao primeiro foi dado um ao segundo foi dado três e ao terceiro dado cinco, e Deus quis saber dos três o que foi feito dos tais talentos.
        Nesse sentido eu pergunto aos tradicionais e se Deus cobrar de cada um o que foi feito dos talentos (dons) dados a cada um nós, e ai meu irmão vamos responder a Deus o que?
        Certamente há espírito enganadores, que profetizam, falam em línguas entre outras coisas, mas para isso Paulo nos orienta a experimentar os espíritos e buscar de Deus o dom de discernimento.
        Não quero aqui, em nome de Jesus, julgar ninguém e nem ser pivor de discórdia, espero apenas que os irmãos tradicionais, como eu, reflita mais na palavra de Deus e reveja seus conceitos em relação desse assunto que é extremamente importante.
        Espero em Deus que cada seja abençoado em nome de Jesus.

    • Gente a igreja é Ministério Madureira ,como que pessoas orando em Nome de Jesus,pedindo pelo batismo com E.Santo ,recebe outro espirito?e como posso acreditar que tudo isso vem do E.Santo,diante dos meus olhos até a que mandou o homem ajoelhar parece produzir frutos bons e aí?estou super confusa

      • Ana Clara

        Pode ter certeza absoluta que esse negócio de gente caindo no chão, falando distorcido, mandando ajoelhar diante delas não vem de Deus. É um espírito maligno se passando pelo Espirito Santo.

        ” E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (II Coríntios 11:14 )

        Como pode uma pessoa que pede pelo Espírito Santo receber um demônio? bem… há vários fatores que explicam tal fenômeno… pecado oculto, falta de libertação total, motivo de querer receber o Espírito Santo diferente do que é o proposto por Deus… acredite, tem gente que quer receber o Espírito Santo para dizer que é “mais santa” que os outros… e quem recebe o Espírito Santo tem como características ( dentre várias ) a humildade.

        “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3)

        E uma coisa que poucos entendem… todo cristão, que ouviu a pregação, creu e foi batizado nas águas, e aceitou a Cristo como Seu salvador já tem o Espírito Santo habitando em si, é o que garante a palavra de Deus:

        “Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gálatas 3:2)

        ” Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” (Atos 19:2a)

        O simples fato de vc estar estranhando toda essa confusão nessa denominação, já é um indício claro do Espírito Santo falando ao seu coração de que Ele não tem nada a ver com essas manifestações creditadas a Ele:

        “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;” (João 16:13a)

        É o Espírito Santo, que já habita em vc dando a dica que vc deve se afastar desse tipo de coisa… que tal procurar um outro local pra congregar?

        • Stardust ,entendi,mas onde congregar?Universal ,Mundial eu não vou ,trabalho em frente uma Mundial,minha crença nada tem a ver com a deles,nadinha,e tambem fica do lado de uma igreja Deus é amor,que está à frente é uma pastora ,ela diz estar orando em linguas ,fica 30 min gritando la la la igual a indio,somente isso lalala,não é critica,quero algo pra minha edificação,bom tem a Missão e a Madureira,geralmente a Missao é conhecida pela humildade,simplicidade dos seus menbros,mas quanto a doutrinas e essas coisas creio que não haja diferença,e eu preciso pq não sou batizada,e eu tenho o desejo de ser

          • vc é batizada nas águas ?

            sobre onde congregar isso só o Espírito Santo pode te mostrar. Visite alguns lugares e deixe Ele te indicar isso.

            Qdo for o local certo Ele vai te confirmar isso.

          • o Espírito Santo não é escandaloso, Ele se apresenta como brisa suave, levanta calor mas no espírito, o corpo estremesse, O amor divino é algo que somente a humildade pode entender, conhecer e discernir, a oração em línguas é sobretudo o menor dos dons o maior é o amor, se quer entender a presença de Deus em sua vida terá que ser humilde o bastante para pedir sabedoria que só o Pai Eterno pode dar! pergunte-se ”estou ao encontro de Deus?, os meus encontros pessoais geram frutos bons ou eu caio de novo nos meus erros mundanos?” sem sabedoria nem um crente vai pra frente pois fica preso na ignorância que todos nós possuímos, fique com Deus!

    • POIS BEM NOBRE AMIGO! Quer mesmo um conselho? Volte a dedicar para Deus na sua própria casa. Deus está em todos os lugares e nada melhor estar você e Deus. Essas igrejas de um modo geral você já deve estar cansado de ver que está cheio de vigaristas e enganadores. VOCÊ SABE QUE DEUS É BOM e VOCÊ SABE QUEM É VOCÊ. Muito mais seguro, além de não correr risco de quererem levar o seu dinheiro e te encherem de mentiras. Você acaba ficando com o espírito ruim e fora da realidade, ou seja, lavagem cerebral e fanatismo. DEUS ESTEJA CONVOSCO!

  4. Deus não habita em templos pela sua suntuosidade. Jesus disse: Quando estiver dois ou três em meu nome, ali estarei. Deus está em todos lugares. A única coisa que talvez 1/3 da população não sabe ´sobre a volta de Cristo. Leia Apocalipse e procure alguém que conhece verdadeiramente a palavra.

  5. Um dos principais motivos para a pouca presença é que Abidjan voltou a ser a capital do país depois da morte do ditador. Yamoussoukro perdeu importância como ex capital e tem apenas 105 mil habitantes. Além disso, apenas cerca de 15% da população da Costa do Marfim(Africa) é católica. A religião majoritária é o animismo, seguido por um percentual quase igual de cristãos e muçulmanos. Com informações The Daily Beast.

  6. Mentirada olha a reportagem certa antes de publicar.
    https://www.youtube.com/watch?v=5YsGzaelVBI
    7000 pessoas sentadas e 11000 de pe!!!
    300000 fieis??????????????????
    Rapaz eu fico imaginando se a Maria pudesse ver oque fizeram dela, ela iria chorar rios de lacrimas,
    Quanda mentira o povo aceita!
    Jesus disse: errais não conhecendo as Escrituras nem o Poder de DEUS.Mateus 22:29
    Se me amais, guardai os meus mandamentos.Joao 14:15

  7. DEUS É AMOR ! DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !DEUS É AMOR !

  8. Toos Nijenhuis da Holanda confirma ritual de sacrifício de crianças pelo papa Bento XVI na Assessoria da Mídia Global do Tribunal Internacional para Crimes da Igreja e do Estado (ITCCS) em sua Direcção Central, em Bruxelas.
    “Eu vi Joseph Ratzinger assassinar uma menina”: confirma testemunha de um ritual de sacrifício ocorrido em 1987, Toos Nijenhuis da Holanda
    Nova prova de culpa do Vaticano leva políticos italianos a enfrentar o Papa Francisco no próximo processo judicial da Lei Comum anunciada – O Papado revida fazendo ataques contra o ITCCS.
    A Breaking News Resume:
    O processo criminal de outro Papa se aproximou da realidade este mês quando políticos italianos concordaram em trabalhar com as ITCCS em uma ação judicial de direito comum contra o papado […]
    O acordo veio depois que uma nova testemunha confirmou o envolvimento de Ratzinger em um ritual de sacrifício de crianças na Holanda, em agosto de 1987.
    “Eu vi Joseph Ratzinger assassinar uma menina em um castelo francês, no outono de 1987″, afirmou a testemunha, que foi uma participante regular na tortura e ritual de culto e assassinato de crianças.
    “Era feio e horrível, e isso não aconteceu apenas uma vez. Ratzinger muitas vezes participou. Ele e o cardeal católico holandês Alfrink e o fundador Bilderberger, assim como o Príncipe Bernhard, foram alguns dos homens mais proeminentes que participaram.”
    Esta nova testemunha confirma o relato de Toos Nijenhuis, uma mulher holandesa que veio a público em 08 de maio como testemunha ocular de crimes semelhantes envolvendo Ratzinger, Alfrink e Bernhard.
    Logo após a sua demissão histórica do cargo de papa em 11 de fevereiro, Joseph Ratzinger foi condenado por crimes contra a humanidade em 25 de fevereiro de 2013 pelo Tribunal de justica em Direito Comum Internacional e por cidadãos globais com sede em Bruxelas que emitiram um mandado de prisão contra ele. Desde então, ele tem fugido e evitado ser preso dentro da cidade do vaticano sob um decreto do atual Papa Francisco.

    O surgimento desta nova evidência da cumplicidade do vaticano no assassinato de crianças levou um grupo de políticos italianos a concordar em trabalhar com as ITCCS para enfrentar o papado com a lei da Corte da Justica Comum contra o atual Papa Francisco, Jorge Bergoglio, por acolher e esconder Ratzinger e pela sua própria cumplicidade em crimes de guerra. Os políticos tem estado em negociações a portas fechadas com representantes ITCCS desde 22 de setembro.
    “Nós estamos fazer uma revisão e não abolir Tratado de Latrão do nosso país com o Vaticano, cujas ações em abrigar estupradores de crianças certamente atendem à definição de uma organização criminosa transnacional no âmbito do direito internacional”, afirmou um porta-voz de um dos políticos.
    Em resposta, durante a mesma semana de 7 de outubro, quando essas novas alegações vieram à tona, o Vaticano iniciou uma série de ataques contra grupos ITCCS na Europa envolvidos em documentar o envolvimento da Igreja no ritual de culto assassinato.
    Agentes pagos sabotaram o trabalho do ITCCS na Holanda e na Irlanda, durante essa semana, e em 14 de outubro, o site principal ITCCS foi destruído pelos mesmos sabotadores.
    Fontes políticas em Roma, revelaram que esses ataques foram pagos e coordenados pelo Escritório da agência de espionagem do Vaticano conhecida como a “Santa Aliança” ou a entidade e seus filiados, o Sodalício Pianum, fundada em Roma, em 1913. Eles também envolveram os agentes do Núncio Apostólico da Holanda, o arcebispo André Dupuy, que fez o contato direto com dois dos sabotadores “, Mel e Richard Ve”, e com o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, que também pagou suborno para atrapalhar e impedir ITCCS de trabalhar na Irlanda.
    “Obviously the Vatican is panicking. This is a good sign” commented ITCCS Field Secretary Kevin Annett today from New York City.
    “Obviamente, o Vaticano está em pânico. Isso é um bom sinal “, comentou o Secretário de Campo do ITCCS Kevin Annett hoje de Nova Iorque.
    “A maré política mudou contra a igreja, não é mais possível se esconder dos assassinos de crianças atrás do Tratado de Latrão. E, em sua agonia, a hierarquia da Igreja está usando seus métodos usuais de mentiras e desinformação tentando mudar o foco de sua própria culpa criminal.”
    Em resposta a essa descoberta e os renovados ataques a seu trabalho, a Direcção Central ITCCS em Bruxelas fez hoje o seguinte anúncio para mídia mundial e de suas afiliadas nos vinte e seis países:
    1. No mês de novembro, a nossa rede vai convocar uma conferência de imprensa mundial em Roma, com políticos italianos e anunciar uma nova fase de nossa campanha para desestabilizar o poder secular do Vaticano. Esta campanha irá incluir o lançamento de uma nova ação judicial de direito comum contra o atual Papa Francisco e seus agentes por cumplicidade em crimes contra a humanidade e participacão em rituais em cultos e assassinatos.
    2. Jorge Bergoglio (aliás Papa Francisco) e outras autoridades do Vaticano estão agora sob investigação criminal por crimes hediondos que envolvem o tráfico, tortura e assassinato de crianças. Aconselhamos a todas as pessoas a abster-se de ajudar Bergoglio e seus agentes, sob pena de condenação sumária por participar de uma conspiração criminosa comprovada que emana da Curia e do Gabinete do Romano Pontífice.
    Fonte: http :/ /itccs. org

  9. Clamando onde vossa dignissima passoa quer que eu assine, eu assino em certeza absoluta eu assino em verdade absoluta, tudo o que escrevestes sobre o MARAVILHOSO BATISMO NO ESPIRITO SANTO DO DEUS VIVO, ATE PORQUE EM MINHA IGREJA E MAIS QUE NORMAL SERMOS BATISADOS NO ESPIRITO O QUAL VOSSA DIGNISSIMA PESSOA O SABE, QUERO REINTEIRAR MEUS SINCEROS agradecimentos por explicar de forma clara e objetiva sobre o Batismo no Espirito Santo uma vez que minha querida Igraja foi sitada no comentario sobre tal, o que inclusive me poupou tal explicação, Meus Parabens meu querido irmão e amigo, um forte abraço

        • Rapaz eu fico imaginando se a irma Maria pudesse ressucitar dos mortos como o seu Salvador fez, e ela viesse na terra para um Tour, ela derramaria rios de lacrimas de tristeza por ver a abominação que a transformarão. Mas aquele dia Cristo revelara todas as coisas, e ai milhões de mariolatras serão envergonhados diante do DEUS TODO-PODEROSO!!!
          ATOS 17:29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
          30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
          31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
          Isaias 42:8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

          • Seu GT, tirei o chapeu pra voce, que comentario verdadeiro e de Deus, quem sabem algum catolico abra o olho enquando e tempo, Jesus disse conhecereis a verdade e ela vos libertara, Jo 8:32
            liberta de todo engano de Roma!
            Parabens pela coragem de dizer a verdade que liberta!!!

          • Ela derramaria lagrimas de Sangue de tanta tristeza sim, pois a igreja catolica a trasformou em Mãe de Deus, ela a transformou na rainha de dos ceus [ Jeremias 7.16,20, ela a igreja catolica a transformou em objeto de adoração, ela a igreja catolica a transformou no centro do poder espiritual, ela a catolica a transformou em imediadora entre Deus e os homens, usurpando o lugar de Jesus Cristo, onde seu lema e, tudo por Jesus nada sem maria, eles a tem como a comunicadora imediata a Deus, e a venera e a adora dando-lhe maior importancia que a Jesus Cristo, Que os catolicos coloquem em suas mentes calterizadas no mariolatrismo, PARA O VERDADEIRO CRENTE EM CRISTO JESUS, A MARIA MÃE DE JESUS CRISTO HOMEM FEITO DE CARNE HUMANA TANTO QUANTO TIODOS OS SERES HUMANOS E, PARA NOS UMA IRMÃ EM CRISTO JESUS QUE ESTA NOS SEIOS DE ABRAÃO AGUARDANDO O JUIZO FINAL TANTO QUANTOS MORRERÃO NA CARNE E TAMBEM LA ESTÃO, quem achar ao contrario que prove a LUZ DA SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS, E TENHO DITO

DEIXE UMA RESPOSTA