Centenas de líderes Cristãos Africanos reuniram-se em Nairobi esta semana passada para participar numa conferência e planear estratégias para completar a Grande Comissão.
O segundo Congresso Call 2All – o primeiro na África – concluiu no Sábado depois de cinco dias de sessões, apresentações, e orações. A reunião de 14 a 18 de Outubro contou com a participação de cerca de 60 pastores e bispos seniores e 40 profissionais de diferentes sectores da sociedade.
Estiveram presentes delegados de países circundantes da África Oriental como o Uganda, Tanzânia, a República Democrática do Congo e o Sudão.
Durante uma das sessões, o Bispo Kabachia, coordenador regional do Movimento para Iniciativas Nacionais Africanas (MANI, sigla em Inglês), apresentou o “Estado do Evangelho” na região da África Oriental.
Ele informou os participantes que um recente projecto de investigação sobre o número de grupos de pessoas não alcançados no Quénia motivou um desafio para os Cristãos, que teve como consequência que todas as tribos no Quénia se empenhassem no Evangelho.
Para além dos resultados do projecto, a recente violência no Quénia tem também levado um número de líderes Cristãos na região a salientar a grande necessidade de semear a palavra de paz e reconciliação.
Aproveitando a apresentação de Kabachia, Paul Eshleman, director da organização Finishing the Task, falou acerca dos Grupos de Pessoas Não Empenhados e Não Alcançados do mundo. O líder missionário disse que as estatísticas mostram que a maioria das tribos não alcançadas na África estão concentradas no Sudão e desafiou os participantes a pedir a Deus por um coração novo e uma nova perspectiva, a fim de ir alcançar estas pessoas.
“É nossa tarefa tomar a decisão; é tarefa de Deus resolver o problema,” disse Eshleman.
Ao longo do Congresso Call2All, foram introduzidos modelos inovadores de evangelização, incluindo o Cubo Evangelístico e o Cubo VIH, o projecto Jesus Film, uma apresentação da Global Film Network, Kids around the World, entre outros.
Diversos oradores apresentaram também técnicas de evangelização, métodos orais para alcançar dois terços dos aprendentes orais do mundo e métodos de plantação de igrejas, entre outros.
No último dia, os participantes concentraram-se no tema de oração.
Laban Jjumba, fundador dos Intercessores para o Uganda e coordenador regional dos Intercessores para a África, enfatizou a relação dependente entre oração e missão. Ele exortou os participantes a não escolherem uma em detrimento de outra, mas a adoptarem o coração de Deus de modo a alcançar uma igreja que ora e que se desenvolve.
O Congresso concluiu com os participantes orando e fazendo um compromisso de fé acerca de como irão alcançar pessoas com o Evangelho.
Entre as muitas pessoas que fizeram o compromisso de fé estava Keith Strugnell, director da Christian Broadcasting Network Africa, que se comprometeu a partilhar o Evangelho a 700 milhões de pessoas nos próximos três anos através da televisão.
Outros dos oradores da conferência foram Mark Anderson, presidente da Call2All, e Loren Cunningham, co-fundador dos Jovens Com Uma Missão.
O próximo Congresso Call2All terá lugar em Toronto, no Canadá, de 30 de Outubro a 1 de Novembro.
Fonte: Christian Today Portugal