“Culto Star Wars”: Igreja atrai fãs e faz analogias entre o filme e os ensinamentos cristãos

0

A estreia mundial do novo filme Star Wars tem causado um entusiasmo coletivo em fãs do universo de ficção narrado na saga. E uma igreja de Berlim, ciente disso, resolveu aproveitar a oportunidade para pregar o Evangelho.

Os idealizadores da estratégia são os seminaristas Lucas Ludewig e Ulrike Garve, que querem atrair os fãs para uma reflexão sobre as mensagens apresentadas nos filmes de Star Wars. A proposta é fazer uma analogia entre as tradições cristãs e os conceitos apresentados nos longa-metragens.

De acordo com o site alemão The Local, a Igreja Evangélica Zion vai apostar na veiculação de cenas do sexto filme da saga, “O Retorno de Jedi”, e na trilha sonora clássica, além do sorteio de ingressos para ver o novo filme, “O Despertar da Força”.

No terceiro filme da hexalogia, “A Vingança dos Sith”, Anakin Skywalker é atraído pelo Imperador para o lado sombrio, e sua decisão influencia no afastamento de sua esposa, que está grávida, e o leva a lutar contra seu mestre, que é quando ele termina deformado e obrigado a usar a icônica máscara e assumir a identidade de Darth Vader.


Décadas depois, na cena decisiva do sexto filme, o filho de Anakin, Luke Skywalker, é assediado por seu pai para se juntar ao lado sombrio. “Luke resiste, com as palavras: ‘Eu nunca vou aderir ao lado sombrio’”, relembra Ludewig, e acrescenta: “Isto corresponde ao versículo bíblico ‘Não deixe o mal conquistá-lo, mas vença o mal com o bem (Romanos 12:21)’”.

“Quanto mais falamos sobre isso, mais paralelismo encontramos entre as tradições cristãs e os filmes. Queremos mostrar estas analogias aos fiéis”, complementa Garve.

O culto, será realizado no próximo domingo, 20 de dezembro, e foi chamado de “O Despertar da Força: reunião sobre o episódio VII de Star Wars”. A data coincidiu com a data do “Quarto Domingo de Advento”, que é usada por muitas denominações cristãs como uma celebração de preparação para o Natal.

Veja o trailer de “Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força”:

Assine o Canal

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA