O coach Deive Leonardo afirmou em uma entrevista que “quem ama Jesus” deve deixar espaço na vida para os milagres, pois se a pessoa viver de planos que consegue cumprir, não haverá espaço para o agir de Deus. Em resposta, o pastor Marcos Botelho refutou o conselho “perigoso”.
No Jota Jota Podcast, Deive Leonardo disse que todos os planos que são humanamente viáveis não vêm de Deus, sugerindo que seriam frutos da falta de fé: “Se você consegue encontrar viabilidade no plano, pode ter certeza que não é de Deus. É que se cabe no teu orçamento, cabe em você, e o plano de Deus não pode caber em nós, porque se coubesse em nós, não dependeria d’Ele. Por isso que o que sempre que Deus faz é muito maior”.
Em seguida, o coach – que costuma polemizar e já admitiu ter feito pregações erradas – incentivou as pessoas que o ouvem a agirem de maneira temerária: “Sempre digo que a planilha de alguém que ama a Jesus sempre tem que ter uma linha vazia, e você dá um nome para ela, que é ‘milagre’. Ou seja: a conta não fecha, mas quando Ele entra, mesmo sendo impossível de acontecer, acontece”.
O que Jesus diz sobre isso?
Marcos Botelho, teólogo, escritor e pastor da Comunidade da Vila, fez um alerta sobre os equívocos do conselho do coach: “Até entendo a mensagem motivacional do irmão, mas me permita dar um contraponto bíblico, porque eu acho que essa mensagem, esse corte, é perigoso”, alertou.
“O que a Bíblia vai ensinar exaustivamente nos seus livros de sabedoria como Provérbios, e Jesus Cristo, é que nós devemos fazer planos onde a conta fecha”, enfatizou Botelho.
A passagem de Lucas 14.28-34 foi usada por Botelho para mostrar que Jesus ensina que “quando nós vamos planejar construir uma torre, nós devemos sentar, calcular financeiramente, para não cometer o erro de não ter recursos para chegar até o fim dos nossos planos”.
“O que Jesus nos ensina é que devemos pedir o pão nosso de cada dia”, acrescentou o pastor.
“É lógico que nós fazemos planos, mas a resposta vem do Senhor, e que o milagre pode acontecer quando nossos planos derem errado e quando a gente precisar muito da ajuda do alto. Mas milagre é milagre, por isso que tem esse nome, e Deus não tem obrigação de fazer milagres em planos irresponsáveis”, finalizou Marcos Botelho.
Ver essa foto no Instagram