A Igreja Pentecostal Deus é Amor emitiu um comunicado para seus membros atualizando as diretrizes dos usos e costumes da denominação para proibir que homens usem “calça colada”, penteado afro e maquiagem, dentre outros itens.
Conhecida como uma das igrejas evangélicas mais rígidas quanto à forma de se vestir dos membros, a Deus é Amor já proibia, por exemplo, que mulheres usem calças, façam a sobrancelha ou cortem o cabelo, ou que homens deixem a barba “por fazer”.
Agora, o comunicado interno divulgado aos membros traz novas polêmicas com o que pode ser interpretado como discriminação racial. O texto diz que “não será mais tolerado […] o penteado afro”.
Para justificar a determinação, a denominação recorre a uma série de versículos bíblicos usados de maneira descontextualizada, como Mateus 5.13-16, além de 1 Timóteo 2.9,10 e 1 Pedro 3.3,4.
A rigidez da Igreja Pentecostal Deus é Amor já haviam sido motivo de polêmica há dois anos, quando o pastor David Miranda Neto, que carrega o nome do fundador da denominação, foi afastado de suas funções ministeriais após publicar uma foto com a esposa e a filha na piscina.
Confira a íntegra do comunicado da Igreja Pentecostal Deus é Amor, segundo informações do Fuxico Gospel:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Escrevemos este comunicado com o intuito de orientar e fortalecer a nossa caminhada cristã à luz dos princípios da Palavra de Deus. Como igreja, somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-16), refletindo em nossas vidas o caráter de Cristo em todas as áreas.
Nosso compromisso com a santidade se reflete não apenas em nossas palavras e atitudes, mas também em nossa aparência e comportamento. Entendemos que o sensualismo, ou qualquer forma de vestir-se ou comportar-se que promova valores contrários à modéstia cristã, não está de acordo com os ensinamentos bíblicos. A Palavra de Deus nos ensina em 1 Timóteo 2:9-10 que as mulheres, assim como todos os cristãos, devem adornar-se com modéstia e discrição, priorizando a piedade acima da aparência exterior.
Da mesma forma, reforçamos que nossa identidade em Cristo não está vinculada ao uso de maquiagens ou artifícios que alterem nossa aparência natural. Nossa verdadeira beleza é aquela que vem de um espírito manso e tranquilo, conforme descrito em 1 Pedro 3:3-4.
Portanto, à luz de I Coríntios 6:19-20 (“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”), informamos que:
1.Não será mais tolerado o uso de:
•Roupas justas, curtas, sensuais, transparentes, rachadas ou decotadas.
•Maquiagens, pintura nos olhos, cílios postiços, sobrancelhas de henna e pintura nas unhas.
•Cortes de cabelo para as mulheres, uso de calças compridas e saltos altos.
2.Para os homens, é proibido:
•Manter a barba por fazer.
•Usar penteado afro e calças coladas ao corpo.
Essas orientações devem ser seguidas independentemente do ambiente, seja dentro ou fora da igreja.
Os membros que não cumprirem essas diretrizes ficarão fora de comunhão, sendo impedidos de participar de eventos ou qualquer atividade da igreja, até que corrijam o mal testemunho.
Contamos com a colaboração de cada dirigente para o cumprimento deste comunicado, com todo amor e ética pastoral.
Sem mais,
A Diretoria