Delegações ecuménicas do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) farão uma digressão pela Libéria, Serra Leoa e África do Sul em expressão de solidariedade, enquanto estes países continuam em recuperação de décadas de conflitos violentos.
As equipas ‘Cartas Vivas’ estão sendo enviadas no contexto da iniciativa ‘Década para Superar a Violência’ do CMI, à medida que se aproxima a Convocação Ecuménica Internacional de Paz em 2011.
Durante as duas próximas semanas as equipas testemunharão o trabalho de reconciliação levado a cabo por igrejas dos três países, e visitarão vários representantes dos governos.
Na Serra Leoa e na Libéria, ambos devastados por guerras civis na década de 1990, o CMI apoiou as igrejas e outros parceiros ecuménicos ao fornecer ajuda e meios para reabilitação nos anos imediatamente a seguir ao cessar da violência.
O Conselho Nacional de Igrejas na Serra Leoa e na Libéria teve um papel de relevo no processo de reconciliação e esteve em coordenação com comunidades de outras fés, particularmente com a maioria Muçulmana da Serra Leoa.
As equipas ‘Cartas Vivas’ testemunharão como a Serra Leoa e a Libéria estão a lidar com as memórias de guerra e a aprender as iniciativas de paz do Conselho Nacional de Igrejas.
Também visitarão o Presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, e pessoas envolvidas em missão de paz no terreno, incluindo uma instalação em Kenema gerida pelo Conselho de Igrejas na Serra Leoa que cuida de crianças que viviam nas ruas depois do fim da guerra.
Entretanto, a África do Sul é o país creditado como inspiração por detrás desta iniciativa do CMI. As equipas ‘Cartas Vivas’ visitarão líderes de igrejas e comunidades que trabalham pela justiça e pela paz – como a organização ‘Amor em Acção’ de Mabopane, em Pretória – um centro que pretende alcançar as pessoas marginais à sociedade e que proporciona instrução escolar às crianças de rua e prisioneiros.
As equipas ‘Cartas Vivas’ percorrerão os três países de 2 a 12 de Novembro.
Fonte: Christian Today Portugal