Um deputado da bancada evangélica quer mudar a Constituição Federal para vencer uma “batalha espiritual” e assim, mudar os rumos da nação.
A Constituição Federal, em seu artigo 1º, diz que “todo poder emana do povo” para que o Estado funcione e tenha legitimidade jurídica, tornando assim as ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário uma extensão da vontade popular.
O deputado federal Cabo Daciolo (PSOL-RJ) disse que apresentará um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para alterar o texto que diz que o “poder emana do povo” para “todo poder emana de Deus”.
Em um vídeo com sua argumentação em defesa da PEC, Daciolo diz que o Brasil vive “uma guerra espiritual entre principados e potestades”. O vídeo, publicado na página do deputado no Facebook, se tornou viral e acumula 170 mil visualizações em menos de 24 horas.
“Nós estamos vivendo uma guerra espiritual contra principados e potestades. Alguns podem não estar entendendo o que eu estou falando aqui. Eu queria pedir a compreensão de todos os companheiros parlamentares. Nós vamos entrar com uma PEC e essa PEC diz o seguinte: ‘todo o poder não emana do povo, o poder emana de Deus’, que o exerce de forma direta e também através do povo. Dessa forma, nós vamos nos tornar uma grande potência. Deus está no controle de todas as coisas e todos os joelhos se dobram a Jesus. Todo o poder emana de Deus”, disse o deputado Cabo Daciolo em discurso no plenário da Câmara dos Deputados.
A reação dos internautas foi instantânea, e nos comentários muitas críticas foram feitas ao parlamentar, pois sua iniciativa foi interpretada como uma tentativa de enfraquecer a laicidade do Estado e implementar princípios de uma “teocracia”.
“O Estado é LAICO. E meu joelho só dobra pra dar chute em quem tentar impor lixo fundamentalista goela abaixo”, escreveu um usuário da rede social, em um tom um pouco mais exaltado.
O candidato a vice-presidente pelo PSOL na chapa liderada por Luciana Genro nas eleições de 2014, Jorge Paz, também usou o Facebook para criticar a proposta do parlamentar evangélico.
“Prezado deputado Daciolo, o PSOL tem entre suas bandeiras programáticas algumas que consideramos ser de extrema importância. Uma delas é a separação do Estado de qualquer religião que é uma conquista histórica de nossa democracia. O Estado brasileiro é laico e o PSOL zela muito por essa conquista. E, exatamente por causa disso, o PSOL defende o amplo direito do culto religioso de todos os credos, respeitando a diversidade religiosa de nosso povo. É um dever de todo filiado, de todo militante e de todo parlamentar do PSOL defender o programa do partido. E por essa razão, discordo, veementemente, de sua proposta de PEC, propondo alterar o artigo 1º da constituição, como anunciado em plenário no dia de hoje”, escreveu Paz.
A proposta ainda não teve mais detalhes apresentados e deverá enfrentar grande oposição no Congresso Nacional. Assista ao pronunciamento do deputado Cabo Daciolo: