O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint Germain, comprou o prédio de uma antiga igreja para transformá-lo em uma mansão.
O valor pago pelo imóvel em Estocolmo, na Suécia, foi de aproximadamente € 4,7 milhões, o equivalente a R$ 15,4 milhões de acordo com a cotação da moeda europeia na data de ontem, 10 de março.
Segundo informações do jornal Le Parisien, o antigo templo protestante irá ser reformado para se tornar uma luxuosa mansão, com alguns apartamentos individuais.
A quantia paga pelo craque sueco no templo protestante é só mais um caso de igrejas protestantes na Europa que têm suas instalações destinadas a outras atividades. As construções, em sua maioria de arquitetura clássica e com boa acústica, vem se tornando alvo de casas de shows, bares e até cinemas.
Já houve casos de templos que foram fechado e transformados em hotéis e museus, segundo informações do Wall Street Journal. Em Edimburgo, na Escócia, um templo da igreja luterana foi vendido e transformado em um bar temático sobre o personagem Frankenstein.
A Igreja de St. Joseph, na Holanda, foi comprada e transformada numa grande pista de Skate. Por lá, os líderes cristãos acreditam que em no máximo dez anos, 65% dos 1.600 templos cristãos do país serão desativados para dar lugar a outros empreendimentos. Desse total, 700 pertencem a igrejas protestantes.
Essa tendência é impulsionada pela falta de frequentadores e membros, e o resultado é que a maioria das igrejas europeias, construídas para abrigar um pequeno número de fiéis, termina se tornando alvo fácil da especulação imobiliária.