Rio: derrota de Crivella expõe visão de evangélicos em relação à Igreja Universal, diz jornalista

49

A eleição de Luiz Fernando Pezão (PMDB) para mais um mandato à frente do Palácio da Guanabara derrotando o senador e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella (PRB) teria exposto a divisão no meio evangélico em relação à denominação fundada por Edir Macedo.

Uma reportagem da revista Época destaca que a Universal é “tida como isolacionista”, e receb críticas de adversários por “promover eventos sozinha, em vez de participar de grandes momentos comunitários evangélicos, como a Marcha para Jesus”.

Entre outros pontos destacados na matéria que explicitariam a visão das demais denominações evangélicas contra a Universal estão ligados à estratégia agressiva da denominação em relação à sua expansão: “Há críticas também ao histórico da Universal de comprar imóveis, assim como horários de TV e rádio, para desalojar pastores de outras denominações”, escreveu o jornalista Raphael Gomide.

Além de apoios mais explícitos a Pezão, como os do pastor Silas Malafaia e da cantora Aline Barros – que gravaram mensagens para a campanha eleitoral do candidato do PMDB – outros líderes evangélicos também se posicionaram contra Crivella.


Abner Ferreira, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus e um dos principais líderes do Ministério de Madureira; e Valdemiro Santiago, apóstolo da Igreja Mundial do Poder de Deus, também apoiaram Pezão.

“Eles [Universal] sempre foram afastados, extremamente exclusivistas. Nunca participaram de eventos comunitários, não trabalham em conjunto. Só nesta época de eleição é que querem. Por favor, aí não! Se é para caminhar juntos, vamos caminhar do começo ao fim! […] Eles criam essa barreira, absolutamente desnecessária. Há espaço para todos fazerem seu trabalho”, criticou o pastor Abner Ferreira.

Silas Malafaia seguiu a mesma linha de pensamento e afirmou a postura da Universal dificulta a aproximação: “Eles são igreja evangélica na hora da eleição. Fora [desse período], são isolados. Não participam de nada. Na hora do voto, é ‘irmão’? Todas as lideranças que conheço apoiam Pezão. Abner, Marcus Gregório [da Baixada Fluminense], eu, Valdemiro… Não conheço nenhum líder de expressão no Estado do Rio de Janeiro que apoie Crivella”, concluiu o pastor.

49 COMENTÁRIOS

  1. A iurd nas eleições para cargos executivos (prefeito/governador) tem sentido o efeito de ser uma entidade isolada do meio evangélico. Para os cargos legislativos (vereador/deputado) ela consegue emplacar vários candidatos (que geralmente são pastores da organização) porque o sistema de voto para cargo legislativo difere dos para cargos executivos, então é muito mais fácil a iurd ter um “artista puxador de voto” ex: celso russomano em sp, que tem muita votação e com a votação dele ele consegue eleger mais 3,4,5 candidatos da iurd do mesmo partido, o prb (entenda partido da igreja universal). E é claro, que com os pastores da organização orientando o voto nos candidatos “da igreja”, como foi comprovado nesta eleição em noticias dos jornais e internet.

    Mas na hora do voto para cargos executivos, na hora de eleger prefeitos, governadores, a iurd não consegue pois só com os votos dos iurdianos não dá pra eleger ninguém… aí ela sente os efeitos de ser exclusivista e isolada no próprio meio evangélico da qual diz pertencer, mas que muitos evangélicos não a reconhecem sequer como evangélica.

    E como a iurd já tem sua imagem arranhada perante a sociedade em geral, isso é um fato de dominio publico, é só um candidato a cargo executivo ter sua ligação com a iurd descoberta, que a sua eleição torna-se muito difícil… o crivella mesmo já perdeu 2 vezes eleições para o cargo de prefeito do RJ e agora essa para governador. Celso russomano em 2012 era favorito nas pesquisas para a prefeitura de sp, mas foi só o povo tomar conhecimento de que sua campanha era bancada pela iurd, que foi caindo nas pesquisas e no dia da eleição ficou em terceiro lugar, sequer indo ao segundo turno.

    A Deus seja toda a glória.

  2. Na hora de eleger prefeitos, governadores, a iurd não consegue pois só com os votos dos iurdianos não dá pra eleger ninguém… aí ela sente os efeitos de ser exclusivista e isolada no próprio meio evangélico da qual diz pertencer, mas que muitos evangélicos não a reconhecem sequer como evangélica.

    • A iurd nas eleições para cargos executivos (prefeito/governador) tem sentido o efeito de ser uma entidade isolada do meio evangélico. Para os cargos legislativos (vereador/deputado) ela consegue emplacar vários candidatos (que geralmente são pastores da organização) porque o sistema de voto para cargo legislativo difere dos para cargos executivos, então é muito mais fácil a iurd ter um “artista puxador de voto” ex: celso russomano em sp, que tem muita votação e com a votação dele ele consegue eleger mais 3,4,5 candidatos da iurd do mesmo partido, o prb (entenda partido da igreja universal). E é claro, que com os pastores da organização orientando o voto nos candidatos “da igreja”, como foi comprovado nesta eleição em noticias dos jornais e internet.

    • E como a iurd já tem sua imagem arranhada perante a sociedade em geral, isso é um fato de dominio publico, é só um candidato a cargo executivo ter sua ligação com a iurd descoberta, que a sua eleição torna-se muito difícil… o crivella mesmo já perdeu 2 vezes eleições para o cargo de prefeito do RJ e agora essa para governador. Celso russomano em 2012 era favorito nas pesquisas para a prefeitura de sp, mas foi só o povo tomar conhecimento de que sua campanha era bancada pela iurd, que foi caindo nas pesquisas e no dia da eleição ficou em terceiro lugar, sequer indo ao segundo turno.

      A Deus seja toda a glória.

      • ” Voto é contra a Universal, diz Malafaia

        Questionado se o voto pregado pelas lideranças evangélicas é mais a favor de Pezão ou contra a Universal, Malafaia admitiu: “O voto vai ser contra o que Edir Macedo representa no meio evangélico. É muito mais o voto contra a Universal, de várias lideranças. Não somos trouxas! A Universal é individualista, não estende a mão uma vez. Aí chega a eleição e eles: ‘Meu irmão, meu irmão…’”, diz o pastor. “Nós não somos trouxas. Eles nunca nos respeitaram e agora querem o nosso voto? Não podemos votar em alguém que representa a liderança de uma igreja que não respeita nem seus irmãos”, afirma.
        O líder religioso reclama do que reputa como uma prática tradicional da Universal, de desalojar pastores de outras denominações. “Um pastor pequeno aluga um cinema em uma área boa; eles vêm e compram o cinema e põem o pastor para fora”, diz. Ele aponta também o que considera uma contradição de Crivella. “O Crivella diz ‘irmão vota em irmão’, mas no primeiro turno nacional, havia dois irmãos, Marina Silva e Everaldo Pereira. E ele apoiou Dilma”, afirma.”

        FONTE: época

      • ” Na estrutura de poder, a Universal tem comando centralizado, na figura de Edir Macedo. A Assembleia de Deus é descentralizada, com grupos autônomos em cada estado. Enquanto os políticos eleitos pela Universal respondem a um comando único, os da Assembleia de Deus representam várias lideranças evangélicas pelo país. Abner e Malafaia atribuem isso ao que chamam de “projeto de poder” da Universal, concentrada também em eleger representantes para cargos majoritários. “Em 1995, Macedo me chamou para almoçar em sua casa na Barra da Tijuca, uma conversa de três horas, e me disse pessoalmente: ‘Quero fazer um presidente da República. Ainda não tenho a pessoa, o homem.’ E me convidou para ser candidato a deputado federal. Nunca quis, não vou ser candidato a nada”, disse Malafaia”

        fonte: época

      • Imagem arranhada SÓ SE FOR A SUA CARONA QUE ESTA ARRANHADA.
        a IGREJA quem mais tem representantes na politica e a universal, SÓ DEPUTADOS SÃO MAIS DE 20, Só em são paulo são 7. tem UM MINISTRO, TEM UM SENADOR.

        O marcelo crivela teve 3.443.713 votos, Se ele tivesse mais 650 mil votos teria sido eleito. Como uma instituição em que um de SEUS lideres tem tantos votos pode ser considerada com a imagem arranhada? Antes do silas começar com suas PALHAÇADAS, ele teve no 1º turno pouco mais de 1 milhão e meio de votos, E COM TODAS AS PALHAÇAS DO PEZÃO E silas ele ainda ganhou mais 1 milhão e meio de votos. Que não são dos membros da iurd. CELSO RUSSOMANO FOI O DEPUTADO FEDERAL MAI BEM VOTADO DO PAIS, E todos sabem que ele é do PRB. Mai e ai qual a igreja que tem sua imagem tão limpa e tem mais credito do que a UNIVERSAL? Tu é burro OU É BURRU mesmo.

        • césar

          A iurd só consegue esse numero de deputados por causa do quociente eleitoral, ou seja, ela arranja alguém conhecido, um artista e o usa como “puxador de votos”… ex: celso russomano. O povo incauto vota nele, e por causa de sua expressiva votação, ele consegue “puxar” mais 3,4,5,6 do mesmo partido que ele que não receberam votos suficientes por si só. É aí que vemos “pastores” da iurd tomando posse, mesmo que outros candidatos de outros partidos tenham conseguido mais votos que eles. Vc acha que não sei disso?

          Isso é facil de se comprovar, pois nas eleições majoritárias, (presidente/governador/prefeito) a iurd jamais conseguiu emplacar um candidato, pois estas eleições não usam o mesmo método. É simplesmente o mais votado que ganha a eleição. O método mais justo.

          Em 2012 pra prefeitura de sp, russomano era lider nas pesquisas… foi só a imprensa cair matando em cima de sua ligação com a iurd, que sequer foi pro segundo turno… e agora o crivella, que apesar de ir ao segundo turno no rj, foi levado ao conhecimento da população fluminense que o dito cujo é bispo licenciado (EXISTE ISSO???) da iurd e sobrinho de edirmacedo…resultado… mais uma derrota pro curriculo politico dele.

          É só um candidato ser identificado como seguidor de macedo, que ele cai em desgraça nas urnas… cargos majoritários pra iurd??? é bom esperar, o povo não quer pau-mandados do macedo tomando conta da administração publica.

      • Imagem arranhada SÓ SE FOR A SUA CARONA QUE ESTA ARRANHADA.
        a IGREJA quem mais tem representantes na politica e a universal, SÓ DEPUTADOS SÃO MAIS DE 20, Só em são paulo são 7. tem UM MINISTRO, TEM UM SENADOR.

        • césar

          A iurd só consegue esse numero de deputados por causa do quociente eleitoral, ou seja, ela arranja alguém conhecido, um artista e o usa como “puxador de votos”… ex: celso russomano. O povo incauto vota nele, e por causa de sua expressiva votação, ele consegue “puxar” mais 3,4,5,6 do mesmo partido que ele que não receberam votos suficientes por si só. É aí que vemos “pastores” da iurd tomando posse, mesmo que outros candidatos de outros partidos tenham conseguido mais votos que eles. Vc acha que não sei disso?

          Isso é facil de se comprovar, pois nas eleições majoritárias, (presidente/governador/prefeito) a iurd jamais conseguiu emplacar um candidato, pois estas eleições não usam o mesmo método. É simplesmente o mais votado que ganha a eleição. O método mais justo.

          Em 2012 pra prefeitura de sp, russomano era lider nas pesquisas… foi só a imprensa cair matando em cima de sua ligação com a iurd, que sequer foi pro segundo turno… e agora o crivella, que apesar de ir ao segundo turno no rj, foi levado ao conhecimento da população fluminense que o dito cujo é bispo licenciado (EXISTE ISSO???) da iurd e sobrinho de edirmacedo…resultado… mais uma derrota pro curriculo politico dele.

          É só um candidato ser identificado como seguidor de macedo, que ele cai em desgraça nas urnas… cargos majoritários pra iurd??? é bom esperar, o povo não quer pau-mandados do macedo tomando conta da administração publica.

    • Imagem arranhada SÓ SE FOR A SUA CARONA QUE ESTA ARRANHADA.
      a IGREJA quem mais tem representantes na politica e a universal, SÓ DEPUTADOS SÃO MAIS DE 20, Só em são paulo são 7. tem UM MINISTRO, TEM UM SENADOR.

      O marcelo crivela teve 3.443.713 votos, Se ele tivesse mais 650 mil votos teria sido eleito. Como uma instituição em que um de SEUS lideres tem tantos votos pode ser considerada com a imagem arranhada? Antes do silas começar com suas PALHAÇADAS, ele teve no 1º turno pouco mais de 1 milhão e meio de votos, E COM TODAS AS PALHAÇAS DO PEZÃO E silas ele ainda ganhou mais 1 milhão e meio de votos. Que não são dos membros da iurd. CELSO FOI O DEPUTADO FEDERAL MAI BEM VOTADO DO PAIS, E todos sabem que ele é do PRB. Mai e ai qual a igreja que tem sua imagem tão limpa e tem mais credito do que a UNIVERSAL? Tu é burro OU É BURRO mesmo.

      • césar

        A iurd só consegue esse numero de deputados por causa do quociente eleitoral, ou seja, ela arranja alguém conhecido, um artista e o usa como “puxador de votos”… ex: celso russomano. O povo incauto vota nele, e por causa de sua expressiva votação, ele consegue “puxar” mais 3,4,5,6 do mesmo partido que ele que não receberam votos suficientes por si só. É aí que vemos “pastores” da iurd tomando posse, mesmo que outros candidatos de outros partidos tenham conseguido mais votos que eles. Vc acha que não sei disso?

        Isso é facil de se comprovar, pois nas eleições majoritárias, (presidente/governador/prefeito) a iurd jamais conseguiu emplacar um candidato, pois estas eleições não usam o mesmo método. É simplesmente o mais votado que ganha a eleição. O método mais justo.

        Em 2012 pra prefeitura de sp, russomano era lider nas pesquisas… foi só a imprensa cair matando em cima de sua ligação com a iurd, que sequer foi pro segundo turno… e agora o crivella, que apesar de ir ao segundo turno no rj, foi levado ao conhecimento da população fluminense que o dito cujo é bispo licenciado (EXISTE ISSO???) da iurd e sobrinho de edirmacedo…resultado… mais uma derrota pro curriculo politico dele.

        É só um candidato ser identificado como seguidor de macedo, que ele cai em desgraça nas urnas… cargos majoritários pra iurd??? é bom esperar, o povo não quer pau-mandados do macedo tomando conta da administração publica.

  3. O FATO É QUE CADA EMPRESA EVANGÉLICA DE GRANDE PORTE NO BRASIL É TAMBÉM UM PARTIDO POLÍTICO DISFARÇADO. SÓ INTERESSAM EM AMEALHAR DÍZIMOS E VOTOS ELEITORAIS.

          • LULALA
            Foste abduzido pelo poeirinha é, po cara realmente o CLAMANDO devia meter bem , vcs. são apaixonados pelo cara, po meu se liga , mas voltando sobre o fake la de cima, cara por tras da foto seja o que for, mas a foto é de umq baita lindona, é ou não é, putz só o que falta tu não gostar da fruta.

          • j.c
            reconheceu teu semelhante só ao ler suas palavras, sim a alexa é viadão mesmo declarado, posto aqui para atacar o josé que desmascara o stardust , tão tentando tirar mais um, mas é só olhar o clamando esta ai de volta deixou eles ouriçados .

        • alexandre pomba gira
          vou dar um baita ebó para ti segurar nas mãos, to vendo tudo assim como o lulala stardust poeirinha e sua troop se apaixonaram pelo CLAMANDO , o José por aqui vai arrumando seus fãs. larga Mão pomba gira, meu negócio é mulher, já te falei que to solteirão, tem irmã mãe tia avó apresenta ai, mas sai da aba e vai para a encruza.

          • Vai orar. Nem a mais enrugada velhinha da congregação olha para ti crente chamuscado. Ta te esforçando para parecer homem. Mas Jesus sabe que tú não é. Ele te conhece. Te dou uma dica. Vai no circulo de oração da irmãs. tu precisas te associar ao teu meio.

  4. Era melhor o SILAS e outros líderes como o Silas disse ter ficado fora desta disputa..Ajudar a eleger Pezão é ajudar o Sergio Cabral no comando do RJ. O Sergio Cabral passou o tempo todo escondido como um rato, depois que Pezão ganhou ele agora sai da toca a vai abraçar e rir da cara de SILAS Malafaia e de outros quem votaram nele. Eu não votei em ninguém pq os dois tanto Pezão como Crivella não da! Um é aliada de Sergio Cabral o outro é Aliado de Macedo e apoia Dilma…Embora Pezão tbm deu apoia a Dilma. Resumindo….o Brasil, o estado do RJ não estão em boas mãos….

    Quem perde é o Brasil!!

  5. O marcelo crivela teve 3.443.713 votos, Se ele tivesse mais 650 mil votos teria sido eleito. Como uma instituição em que um de SEUS lideres tem tantos votos pode ser considerada com a imagem arranhada? Antes do silas começar com suas PALHAÇADAS, ele teve no 1º turno pouco mais de 1 milhão e meio de votos, E COM TODAS AS PALHAÇAS DO PEZÃO E silas ele ainda ganhou mais 1 milhão e meio de votos. Que não são dos membros da iurd. CELSO RUSSOMANO FOI O DEPUTADO FEDERAL MAI BEM VOTADO DO PAIS, E todos sabem que ele é do PRB. Mai e ai qual a igreja que tem sua imagem tão limpa e tem mais credito do que a UNIVERSAL? Tu é burro OU É BURRU mesmo.

  6. J Claudio…
    Ha menos de cinco dias , o J Carvalho queria conhecer a mim e o meu pastor. Vai vendo, a maricona esta ficando gulosa. Acho que já da para socar os 9 dedos do lula ali e bater palmas. É uma bicha velha enrustida, que não soube manter um debate de nível e apelou para a baixaria. O marido dele era o o stardust , mas o promiscuo não segura.

  7. IGREJA UNIVERSAL É VOLTADA SOMENTE PARA O DINHEIRO E A CONQUISTA DO PODER EM DETRIMENTOS DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS QUE, POR SUA VEZ, NOS CONDUZ PARA O CAMINHO DA UNIÃO E DA IRMANDADE ENTRE OS POVOS.
    FALOU TUDO: NA HORA DAS ELEIÇÕES, SE DIZEM IRMÃOS; DEPOIS, SÃO INDIVIDUALISTAS, INTERESSEIROS, EGOÍSTAS E CONCUPISCENTES MUNDANOS !!!

  8. è exatamente isso que tem acontecido a Igreja Universal tem praticado o exclusivismo só porque tem muitas Igrejas, mais não fala por todas e sim só por si e assim peca existe também outra grande denominação que é ainda mais fechada que é a Maranata.

  9. não presisa nei do diabo ou satanas os proprios lider e vangelicos no brasil vão destruim a igreja nao tão querendo mais evangelisar corpo a corpo querem ficar dentro de sues estudios de progamas de tv confortaveis. se fartaram de conhecimento biblicos agora podem tudo a te ser pedra de tropessos implacaveis brutais assacinos das almas e pulitiqueiros que desejam todo reino deste mundo nao querem subijugar os demônios tao ricos e abastados adoram agloria deste mundo.

  10. Os Pastores comprometidos com os irmãos e o deseja de salvação da humanidade, fazem a marcha para Jesus, não é lucrativo, para os pregadores da prosperidade isso não interessa.

DEIXE UMA RESPOSTA