Desafio do Charlie: adolescentes enfrentam pavor em “brincadeira” de invocação de espírito

77

A nova moda entre adolescentes do mundo todo é publicar vídeos nas redes sociais de um desafio a um espírito chamado Charlie. A mania se espalhou pelo mundo todo e vem ganhando manchetes em sites e jornais.

O desafio da brincadeira é invocar o espírito de um fantasma, chamado Charlie, que supostamente responderia usando um lápis sobre uma folha em branco com as palavras “Sim” e “Não”.

“Charlie, Charlie, você está aí?”, dizem os adolescentes em vídeos publicados nas redes sociais. Na sequência, repetindo o nome do suposto espírito novamente, os desafiantes perguntam se podem jogar, e se o lápis apontar para a palavra “Sim”, a brincadeira está liberada.

Não raro, os adolescentes se mostram apavorados com a brincadeira e, aos gritos, correm do local onde realizavam o “ritual”.


Como não poderia deixar de ser, muitos gravam vídeos fazendo piadas com a nova mania. Por exemplo, um usuário do aplicativo Vine publicou a gravação de sua “conversa” com o espírito, onde ele perguntava qual sabor de macarrão instantâneo deveria comer.

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, as mudanças de direção dos lápis, apontando para “sim” ou “não” “provavelmente acontecem porque eles estão precariamente equilibrados e os jogadores, nervosos, exercem pressão sobre a mesa sem perceber, causando a oscilação”.

Assista:

Assine o Canal

Ocultismo

Para o colunista do Gospel+ e editor do blog Holofote.Net, Paulo Teixeira, comentou a nova mania, dizendo que “apesar de se parecer uma brincadeira, não se brinca com essas coisas”.

Ele relatou que uma experiência vivida por colegas de seu filho que resolveram fazer o “desafio do Charlie” e que terminaram internados em um hospital.

“Por questão de ética (e também evitar problemas judiciais), não cito o nome, mas na escola de meu filho (também de orientação cristã) há rumores e comentários da mesma ocorrência, com 3 meninos que teriam feito a tal ‘brincadeira ocultista’ no banheiro, e fenômenos sobrenaturais como descargas e torneiras sendo ‘auto acionadas’, e portas das latrinas abrindo e fechando sozinhas teriam ocorrido, além dos 3 alunos ficarem em estado de histeria e pânico, gritando e chorando sem conseguirem sair do banheiro, e que tiveram de ser carregados pra fora, sendo 2 conduzidos de imediato ao hospital, e o terceiro também o foi posteriormente. Se forem realmente verdade tais notícias, podemos estar diante de uma nova onda de ataques satânicos, assim como uma onda forte de suicídios também tem assolado o mundo nesses últimos dias…”, escreveu Teixeira.

77 COMENTÁRIOS

  1. Uma ocasião eu estava passeando em uma praça no interior quando vi uns garotos invocando espíritos através da brincadeira do copo, que na realidade não é brincadeira.

    Eles, após constatarem que havia um espírito presente, queriam por todos os modos que o espíritos revelasse coisas sobre números de loterias e outra adivinhações: eu disse então a eles que os espíritos são apenas seres humanos desencarnados, não são melhores ou piores do que foram no corpo e, portanto, não respondem tudo.

    O perigo dessas práticas serem realizadas sem a supervisão de médiuns preparados é que a pessoa pode fatalmente se colocar sobre a influência de um mau espírito e até ser induzida a crer e praticar erros graves. Os espíritos evoluídos não atendem a essas invocações destinadas a brincadeiras e superficialidades, mas espíritos zombeteiros adoram isso, pois além de se divertirem ainda enganam as pessoas que os invocam se fazendo passar por ilustres personagens da história, bem como por santos e até por demônios. Espíritos zombeteiros de crentes mortos desiludidos com as mentiras que ouviram quando encarnados, também participam dessas pantomimas.

    • Deus é claro na proibição de comunicação com os mortos. Se são seres humanos ou demônios não me importa. Devem ser mandados embora em nome de Jesus, ainda que se passe por um familiar seu.

      Afinal, o importante é andar pela fé no Cordeiro que tirou o pecado do mundo. Não devemos querer saber nada do lado de lá.

      • Deus? Não, Deus, não! Moisés, o mesmo Moisés que deu essas ordens:

        “E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então, toda a congregação o apedrejará. E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus levará sobre si o seu pecado. E aquele que blasfemar o nome do SENHOR certamente morrerá; toda a congregação certamente o APEDREJARÁ; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, SERÁ MORTO.” (Lev. 24:13 a 16)

        “Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel.” (Números 21:6)

        “E disse-lhes: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e MATE CADA UM A SEU IRMÃO E CADA UM A SEU AMIGO, E CADA UM A SEU PRÓXIMO. E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo, aquele dia, uns três mil homens.” (Êxodo 32:27 e 28)

        Pense agora: que religião, hoje, repete a mesma violência de Moisés?

        Observe, agora, o que consta no livro do profeta Samuel:

        “E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.” (1 Samuel 28:3) ….

        “E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. (1 Samuel 28:5-8)” ….

        “A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. Vendo, pois, a mulher a SAMUEL [OBSERVE QUE O AUTOR DO LIVRO DIZ QUE ERA SAMUEL QUEM APARECIA, NÃO O DIABO OU DEMÔNIOS] , gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.” (1 Samuel 28:11,12)….

        “SAMUEL [OBSERVE QUE O AUTOR DO LIVRO DIZ QUE FOI SAMUEL QUEM FALOU, NÃO O DIABO OU DEMÔNIOS] disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse SAMUEL [OBSERVE QUE O AUTOR DO LIVRO DIZ QUE FOI SAMUEL QUEM FALOU, NÃO O DIABO OU DEMÔNIOS] : Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? (1 Samuel 28:15,16).

        Este relato mostra claramente uma sessão espírita e quem se manifestou foi realmente SAMUEL, pois o texto diz isso. Agora pense: se fosse o diabo ou um demônio, você acha que o autor do livro cometeria tão gravíssimo erro ao chamar o espírito de SAMUEL? Não seria uma afronta contra a verdade? Você pode vir, como fazem os crentes, com muita ginástica mental e muita acrobacias semânticas, mas o fato é que o livro diz que SAMUEL apareceu, e em momento algum falou em diabo ou demônio. Ora, a Bíblia vocês não creem que a Bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo? Mas o Espírito Santo poderia se enganar chamando ao diabo de SAMUEL? Pense! Reflita! Aceite o texto como ele é, e não o ajustar-se ao seu pensamento, à sua ideologia!

    • sandrete vc é a encarnação do diabo. porque como um ser como você que não sabe que o ku foi feito pra cagar. só sendo aberração gay e abestado igual vc sandrete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cheio de pomba gira no rabo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda quer ensinar alguma coisa kkkkkkkkkkkkkkkkkk tem primeiro que aprender pra que ser seu ku seu louco doente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Seres humanos desencarnados ? kkkk você realmente acredita nisso ?

      A bíblia não dá respaldo para isso…muito pelo contrário; Jesus alerta que o diabo veio para matar, roubar e destruir.
      São espíritos malignos sim, espíritos enganadores (ou anjos caídos, como queira dizer), pois que, assim como fez com Eva, enganando-a, tenta aproximação com os humanos, já que ele precisa de corpos para agir e encarnar, fazer o seu intento que é tirar as criaturas no foco da luz de Deus.

      E um que a bíblia cita e se deu mal em mexer com bruxaria e espiritismo foi Saul…bem, aquele já estava caído a muito tempo né…

      • The Sun,
        o ex-professor de escola bíblica (atual soropositivo) Sandy não sabia disso…
        Bem.. pra quem não acredita na Palavra de Deus… então de boa…

        • Advirto você que poderei aciona-lo através de advogado. Não se iluda pensando que o site não atenderia ordem judicial para identificá-lo.

          NÃO ESTOU BRINCANDO! TUDO TEM LIMITE, IRRESPONSÁVEL!!!

          • Aconselho você a se informar sobre a tipificação dos crimes cometidos pela internet, inclusive os crimes contra a honra (Arts. 138, 139 e 140, do Código Penal: calúnia, injúria e difamação) – os casos julgados, as sentenças proferidas, as jurisprudências formadas. Tolero muita coisa vil, Ta Serto, muita coisa sórdida de gente do tipo de caráter doentio que você tem, mas se você me agredir gravemente, cometendo crime tipificado em Lei, não tenha dúvidas de que terei de considerar seriamente representar contra você. E não se iluda: para a Justiça não há anonimato que resista a uma ordem judicial.

          • Clamando, você também disse coisas horríveis para mim, e ser “broxa” não é defeito de caráter, mas um pequeno problema plenamente contornável com medicamentos tipo viagra ou cialis.

          • Celia, ao falar de ciência, não estou apelando para a falácia da autoridade, mas fazendo referência a esses métodos. A ciência termina onde a espiritualidade começa, mas há fatos da espiritualidade que estão no campo de exame da ciência, como a reencarnação, a transcomunição (quando se comprova insofismavelmente a comunicação de espíritos via tv, rádio, telefone, computador), as experiências de quase morte, entre outros temas de estudo e investigação científica.

            h t tp: // w w w. ipp b. or g. br/textos/especiais/mythos-edi t ora/pesquisas-cientificas-sobre-a-r e enca rnacao

      • “A bíblia não dá respaldo para isso [a reencarnação]”

        A Bíblia é tão somente o livro religioso dos judeus (Velho Testamento), bem como dos cristãos (Velho e Novo Testamento). Sendo a reencarnação uma lei natural, a Bíblia afirmar ou negar esse fato é irrelevante para a verdade.

        A Bíblia já foi desmentida pela ciência em muitas questões.

        Apesar disso, há textos claros na Bíblia, bem como fatos de caráter científico, que comprovam a reencarnação, mas você provavelmente não sabe nada disso, pois é leitora de um livro só. A você, e a outro que comentam aqui, aplica-se este comentário do ex-pesquisador Científico do Instituto de Filosofia de Moscou da Academia de Ciências da URSS:

        “Bacon dizia que ‘o homem mais perigoso é aquele que sabe pelo meio’. De fato, o ignorante é humilde porque ele sabe que não sabe; o sábio é modesto porque ele tem consciência de que aquilo que ele sabe é apenas uma pequena parcela do que ele ainda não sabe. Agora, aquele que sabe pelo meio é pretensioso e pensa que sabe tudo. Devemos temer o homem que leu um livro só, pois ele vai julgar tudo por esse único livro – o que é muita presunção.” (O Problema da Verdade, Teoria do Conhecimento, p.44).

        • Sandro, entre no site ceticismoaberto, ou qualquer outro site cético sério, e comprove que espiritismo e ufologia são tão cientificamente prováveis como a Bíblia. Até agora pelo menos eu não vi nenhum cientista ganhar o prêmio Nobel por ter provado a existência da alma (e isso com certeza seria uma descoberta merecedora). Seja honesto, é tudo questão de fé.

          • Celia, procure conhecer os trabalhos dos pesquisadores Ian Stevenson, Hemendra Nath Banerjee, Hernani Guimarães Andrade, entre outros, sobre a reencarnação e perceba os métodos científicos com os quais eles trabalham. Ao falar de ciência, não estou apelando para a falácia da autoridade, mas fazendo referência a esses métodos. A ciência termina onde a espiritualidade começa, mas há fatos da espiritualidade que estão no campo de exame da ciência, como a reencarnação, a transcomunição (quando se comprova insofismavelmente a comunicação de espíritos via tv, rádio, telefone, computador), as experiências de quase morte, entre outros campos.

            h t tp: // w w w. ippb. or g. br/textos/especiais/mythos-editora/pesquisas-cientificas-sobre-a-reencarnacao

          • Celia, procure conhecer os trabalhos dos pesquisadores Ian Stevenson, Hemendra Nath Banerjee, Hernani Guimarães Andrade, entre outros, sobre a reencarnação e perceba os métodos científicos com os quais eles trabalham. Ao falar de ciência, não estou apelando para a falácia da autoridade, mas fazendo referência a esses métodos. A ciência termina onde a espiritualidade começa, mas há fatos da espiritualidade que estão no campo de exame da ciência, como a reencarnação, a transcomunição (quando se comprova insofismavelmente a comunicação de espíritos via tv, rádio, telefone, computador), as experiências de quase morte, entre outros campos.

          • Celia, ao falar de ciência, não estou apelando para a falácia da autoridade, mas fazendo referência a esses métodos. A ciência termina onde a espiritualidade começa, mas há fatos da espiritualidade que estão no campo de exame da ciência, como a reencarnação, a transcomunição (quando se comprova insofismavelmente a comunicação de espíritos via tv, rádio, telefone, computador), as experiências de quase morte, entre outros temas de estudo e investigação científica.

          • Celia Mulata, ao falar de ciência, não estou apelando para a falácia da autoridade, mas fazendo referência aos métodos científicos. A ciência termina onde a espiritualidade começa, mas há fatos da espiritualidade que estão no campo de exame da ciência, como a reencarnação, por exemplo.

          • Não Sandro, onde a ciência termina não existe método científico, somente fé ou a humildade de qualquer cientista digno, que sempre diz: “não sei”, “ainda não sabemos”. Fora disso, é fé.

            Reencarnação, é mesmo? Poderia me recomendar um periódico científico sério (de algum cientista reconhecido pela comunidade) falando sobre reencarnação? Por que, se existe cientista criacionista (que não devem ser levados a sério), com certeza também existem cientistas espíritas (que igualmente não devem ser levados a sério).

          • Celia Mulata,

            Você esta equivocada, pois existem, sim, temas da espiritualidade e que são testados inclusive através do método científico, tais como:

            E Q M – e x p e r i ê n c i a s p r ó x i m a s d a m o r te

            T r a n s c o m u n i c a ç ã o i n s t r u m e n t a l

            R e e n c a r n a ç ã o

            “Poderia me recomendar um periódico científico sério (de algum cientista reconhecido pela comunidade) falando sobre reencarnação?”

            Tentei publicar aqui o link de um periódico, mas não tive sucesso. Mas você mesma poderá encontrar. Sugiro o nome desses pesquisadores:

            Dr. I a n S t e v e n s o n

            Dr. H e m e n d r a N a t h B a n e r j e e

            Dr. H e r n a n i G u i m a r ã e s A n d r a d e

    • Sandro cada dia se superando nas suas crenças heréticas: discos voadores, seres humanos desencarnados, espiritos evoluídos, mais uma vez provando que nunca deu crédito verdadeiro a Biblia mas a sua mente fértil, preferindo acreditar em estórias humanas…

        • E desde quando a Bíblia não é estória humana? Ou anjos desceram do Céu e a escreveram? — “Ah, mas na Bíblia diz que ela foi inspirada por Deus.” — O quê? Então você quer provar a Bíblia pela própria Bíblia? Ora, mas isso é petição de princípio, é argumento circular, é falácia; isso não prova sua tese!”

          • Oi, Aldo Lima. Acredito em Deus e em tudo o que dEle decorre, e como um pequenino e tão limitado ser que sou, vou caminhando com os passos de uma formiguinha no deserto buscando um dia alcançar o grande oceano da compreensão e realização de Deus.

          • Interessante incoerente esse vai e vai.Uma hra ela e porque lhe interessa outra hora nada e porque lhe confronta.E assim tambem no espiritismo onde o que ajuda vai mas o

          • Interessante incoerente esse vai e vai.Uma hora ela e, porque lhe interessa outra hora nada e, porque lhe confronta.E assim tambem no espiritismo onde o que ajuda vai, mas o que confronta eles correm.E doutrina de artista que nao muda ninguem.Vc ja viu artista falar em santidade?Nem o espiritIsmo pois sao irmao de promiscuidade.

    • Estao dando legalidade para que em algum momento da vida eles se manifestem.Em muitos casos eles se tornam espiritos familiares que acompanharao estas pessoas e revelarao seus propositos malignos em suas vidas ,em suas familias.E como alguem que vai ao hospital com baixa imunidade,pega virus e que as vezes so fica incubado para depois se manifestar quando imunidade piorar,ou seja oportunidades maiores para eles atuarem e derrubarem estas pessoas. Para quem como vc que nao entende o mundo espiritual e so tem filosofia a respeito do assunto sem pratica fica dificil entender.Pensa que sabes muito e este e um problema que pode lhe atingir na frente.

  2. Cadê o STARDUS para ver a querida igreja que tanto ele admira e ama,(IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS) fazendo o que o diabo gosta, já que, em I TIMÓTEO 4:1 diz:

    Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    1 Timóteo 4:1,2

    O Espírito de Deus não abate, derruba ninguém. Ele é manso, não é dado ao êxtase, transe do espírito com a alma e a razão. Ele é racional, como Paulo diz, que seja nosso culto RACIONAL a DEUS !!

    Aberrações dos últimos tempos…depois o sr. STARDUST quer soltar sua língua felina contra outras instituições que trabalham de verdade para salvar almas.

    SÃO OS MESMOS ESPÍRITOS, SÓ QUE A ATUAÇÃO DESTE, É ENGANAR: ESPÍRITOS ENGANADORES, COMO APÓSTOLO DIZ NA CARTA A TIMÓTEO.



    Assine o Canal
    • “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria” consciência”; (1 Timóteo 4:1,2).

      Essa carapuça serve para a IURD, Mundial, Igreja Jesus é Lindo e Cheiroso, IGREJA A SERPENTE DE MOISÉS, A QUE ENGOLIU AS OUTRAS, etc.. etc..

      • STARDUST
        ESTA SE FAZENDO DE LEITÃO PARA MAMAR DEITADO, DE LOUCO ´PARA TOMAR CAFÉ SEM AÇUCAR, ESTA EM TEIAS DE ARANHA SEU DISFARCE SUA MASCARA CAIU E A POEIRA ESTÁ SUMINDO PARA DAR LUGAR A OUTRO PERSONAGEM QUE VAI ASSUMIR, O CAPETA SABE A CAPA QUE TINHA SOBRE ELE DEVERIA SER DADA A OUTRO NICK, MAS NÃO SE PREOCUPE O CAPETA É O MESMO

          • Ja vi tanta coisa nestes 29 anos, porem os mesmos que pareciam tremendamente impactados pelo Espirito, com o tempo deram frutos horrorosos e escandalos sem fim.Va caminhar com eles por duas semanas. Barulho e cai cai nunca sao sinais de poder de Deus,pois muitas vezes os tais espirituais produzem verdadeiros tristemunhos.Mas o que se pode esperar deste pronto socorro espiritual onde as pessoas ate recebem algo por sua fe e misericordia de Deus, porem nada aprendem sobre e ele vivem como mendigos espirituais.Tais igrejas nao possuem,estrutura,ensino ,discipulado, aconselhamento,e seus pastores podem ate ter alguns dons porem para o oficio pastoral, exige-se muito mais do que ter um dom de cura ou profecia e preciso que sejam multiplos em seus ministerios.E as criancas como ficam,chegando em casa e achando que ser crente e sapatear e cair.Depois os pais quando eles crescem tem tremendas dificuldades pois descobrem que eles nao sao convertidos e sim gritantes e fanaticos em nome de Deus.Outros chegam em casa achando que ja venceram o Golias e quando ele aparece e um corre corre so.Tenho verdadeira birra por este falso evangelho que e o maior inimigo dos evangelicos.Outras igrejas ,religioes nao nos fazem nem cosquinha,mas este evangelho leva uma imagem de balburdia prejudicando imagem da igreja evangelica e a postura dos serios O governo deveria ter mais criterio com certos ministerios.

        • Clamaunhao., não fala vomita,eta peste protestante otario.,o pai desta imundice
          Que é culpado.,desta aberracao., cabe ao controle de saúde , verificar a caderneta de vacinacao deste babuino gospel .kkkkk

  3. A Bíblia então mente sobre os espíritos e tudo mais que ela prega contra , a consulta e tudo mais. Não existe espíritos desencarnados , existe sim 1 quarto dos anjos do céu, junto com satanás. o mundo jaz no maligno , e aí que está a questão temos um demonio, não espirito desencarnado nos observando e vendo nossos trejeitos, quando são consultados podem até falar coisas que só nos sabemos ou fazemos ou entes queridos faziam. A Biblia é clara, ” o homem morre uma vez apenas e depois virá o juizo”. Os mortos nada sabem, porque dormem etc etc…. Agora o homem em sua busca do oculto enciste ser enganado por satanas que pode se transformar em espiritos de luz , para se for possível enganar até os escolhidos. com tudo que está sendo pregado em desenhos e filmes e as crianças comendo tudo isso , não me admira esta brincadeira séria que estão fazendo. Se até um objeto ou comida oferecido a imagens , espiritos etc, não devemos ter contato, imaginem invocar . Ao se perguntar ao pai da mentira e seus servos alguma coisa, aque será que ele vai falar a verdade, ou o enganador vai ter muitas armas para enganar, eu acho que engana facilmente , afinal quantos tem a certeza que estão falando com pessoas conhecidas e na verdade , estão sendo completamente enganadas.

    • “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo”. Ok, e como fica o caso de Lázaro, Dorcas e outros que morreram duas vezes? Observe que os Evangelhos falam de mortos que voltaram a vida, mas como, se ao homem esta ordenado morrer uma só vez vindo após o juízo. Veio o juízo para Lázaro, veio para Dorcas, veio para outros que ressuscitarão. Não acha, meu caro, que é muita pretensão supor que Paulo seja infalível no que falou? Você pode citar muitos versículos da Bíblia, todos eles escritos por homens, mas não são versos bíblicos que anulam a verdade da reencarnação, quer você queira ou não.

      • Nao confunda as coisas.A morte e a ressurreicao de lazaro esta intimamente ligada a ressurreicao e a vida,que estao no nome dele,e nao a reencarnacao senao Jesus teria dito.Deixe-me sequenciar Joao para vc cap 1A encarnacao do verbo ou palavra-Jesus apontando para sua pre existencia agora,ele se manifesta e m carne para cumprir o resgate da humanidade,plano salvifico.No principio era o verbo,o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.vs3 Todas as coisa foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez.Ver cl1/15a21,todas as coisa estao nele e para ele.vs13e14.O objetivo de Deus,no nt e HABITAR dentro do homem,antes sobre ele.O verbo se fez carne para morrer em nosso lugar.e nos dar seu Espirito para em nos habitar.Como vasos nosso conteudo precisa ser esta vida, seu Espirito.cap2 A agua,vida natural transformada em vinho vida abundante,alegria eterna nao passageira.Tudo na vida natural,agua e deleite passageiro, mas no vinho novo que e a sua vida,esta a vitoria eterna e alegria abundante.Agora ele quer construir a sua casa e nos limpar pelo seu Espirito,expulsando nossos coracoes cambistas.cap3 esclarecendo a necessidade de nascer de novo,receber seu Espirito e nao voltar novamente,pois o Espirito e dado na hora em que se cre,nao necessitando de nada para recebe-lo a nao ser de arrependimento de pecados e confissao do salvador.E a grande diferenca.As religioes acham que Jesus veio para melhora-los e nao e isto.Ele veio para nos morrermos para nos e vivermos a partir dele.Nicodemos era excelente modelo porem Jesus disse a ele para nascer de novo e da agua,palavra e do Espirito,vs 4 Nicodemos fez uma pergunta.Como pode um homem velho nascer de novo?Voltara ao ventre materno e nascera 2 vez?O que nascido da carne e carne e o que e nascido do Espirito Santo e espirito.obs Espirito maiusculo.Nascimento carnal sem valor e nao citado como necessidade,nascer uma 2 vez.Se a carne e imperfeita como pode aperfeicoar alguem por ela? vs14,impossibilidade de sermos salvos se Jesus nao for a cruz,ex da serpente,at.O cap continua apontando para o amor-caridade,nao humano,fhileo,mas caridade, agape,amor de Deus em Jesus joao3/16.E por este amor que vencemos e nao pelo nosso amor falivel como alguns querem apontar vs 27 homem na pode receber nada se isto nao lhe for dado do ceu.So Jesus veio do ceu.ler vs 35e36.cap 4.Agua viva para religiosos sedentos,oferece agua viva,seu Espirito para uma mulher,humanidade sedenta,vs14 aquele que beber desta agua nao mais tera sedepois sera agua como fonte a jorrar para avida eterna.Conviccoes ,nao religiosidade,com sua procura dela tendo terminado ali.5 maridos,ja no 6 e tentando com o amasiado,ela apelou e partiu para o seu jeitinho.Sera que fazemos assim?Entao ele encontra o 7 e descansa o que mostra que em Jesus ela descansou de sua tentativas para viver. e ainda foi levar vida a outros na cidade.cap 5 Queres ser curado?Melhor noticia para a humanidade.Um paralitico ha 38 anos,representando a humanidade carente aprisionada pelo esforco humano ate que ele pergunta.Quem perguntou nao foi um religioso e sim aquele que nos traz a intimidade dos ceus e sua autoridade para curar.Chocou os religiosos que nao tinham solucoes,e mostrou que pode nos restaurar e colocar de pe,nova perpectiva de vida.cap 6 O mana de ex16 que sustentou no deserto povo durante 40 anos agora esta encarnado para ser nao o alimento provisorio mas sim eterno dando gracas e multiplicando 5 paes e dois peixinhos para 5 mil.Abundancia para uma humanidade carente de alimento e esperancas eternas.Ele e o pao que desceu dos ceus ,nao o provisorio e sim o definitivo.Existe alimento melhor ou comida de esquina que nao satisfaz a lma eternamente?Pede que se alimentem dele e ate discipulos se escandalizam.Alimentar e toma-lo como vida e sustento,foi morto para se tornar comida. Joao6/54.Cap 7 Quem crer em mim, conf escritura,rios de agua viva fluirao de dentro de si,7/38.Sacia a sede de Deus que os outros nao podem saciar,pelo fato de ser o doador do Espirito Santo,espirito da criacao nao qualquer outro.Nossa aridez de alma so pode ser saciada se formos a aguas de refrigerio sl 233 so pode ser satisfeita se estivermos no verdadeiro pastor.Cap 8.Aquele que nao tiver pecado,atire a1 pedra.Um chamamento a reflexao sobre nossa situacao diante de Deus,e conforme ele mesmo fala na sua visao de cima pois ele diz eu sou de cima8/23e24 e sei de sua situacao.luz domundo para cegos espirituaisvs12,perdao para pecadores,Vais e nao peques mais.Ele nao disse somente vais.Cap 9 Quem pecou ele ou seus pais?Jesus aponta o motivo correto e nao o que as pessoas pensam no caso do cego?E somente para que nele se manifeste as obras de Deus.Ele foi curado pela Luz do mundo Joao8/12 e nos podemos tambem ser, de uma otica que nao nos leva a nada.Aplica saliva pois o que sai da boca de Deus e que tem poder mt4/4 e faz lodo lembrando a formacao do homem do barro,onde a neblina que havia sobre a terra se juntou ao barro e Deus soprou.Um homem curado e nascido de novo com a visao correta, o que existia em Adao antes do pecado.Cap 10 O pastor ,a porta e a pastagem.O que entra pela porta dos ovelhas aberta pelo Porteiro, o Espirito Santo e as conduz a pastos verdejantes,e nao como outros a pastos filosofantes.Outros entram por outra parte que nao a porta.O verdadeiro as ovelhas conhecem sua voz e as ovelhas de verdade so ouvem a sua voz.O ladrao vem para matar roubar e destruir,mas ele vem para dar vida e vida com abundancia. Joao10/10.Ele perdoa os outros escondem a necessidade do perdao.Cap 11Eu sou a ressurreicao e a vida.Eu sou Ex3,O libertador definitivo nao o libertador provisorio Moises.Jesus vence as opinioes humanas.Se o Senhor estivesse aqui meu irmao nao teria morrido.Em Betania, casa dos pobres ele traz nova vida para Lazaro e suas irmas alem de testemunho de que ele e a ressurreicao a todos.Interessante e Marta saber que na ressurreicao final dos santos Lazaro,ressuscitaria ,futuro,porem Jesus mostra como exemplo de que ele era a ressurreicao,a a nova vida para Lazaro agora e nao precisaria se purificar vida apos vida pois ali estava o Salvador que resolveria e venceria ate morte,agora,que perdoaria pecados agora.Para nos o exemplo e de ressurreicao imediata perante arrependimento,confissao e invocacao do Salvador.Uma doutrina que garante uma vida eterna e transformacao a partir de agora e que pode ser testemunhada por qualquer pessoa que pessoalmente aceita a proposta de Jesus torna o aparente em fato .e quem experimenta o fato nao pode ser convencido por ideias e doutrinas. humanas.

  4. Espiritos humanos desencarnados? [ Hebreus 9 27, E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo, ] á morte única que cada ser humano de sobre a face da terra experimentará, como sempre afirmo e torno a afirmar, por ventura existe meio de um ser humano crer na Biblia e não crer No Seu Criador? ou por outro lado por ventura existe meio de um ser humano Crer Em Deus e não Crer Em Sua Santa Palavra? as quais estão contidas na Biblia? não não existe meio para isso, como sempre afirmo e torno á afirmar pessoas que pouco ou nada entende das Santas Escrituras ou de Deus, escrevem coisas que não sabem ou domina, qualquer ser humano de sobre a face da terra que morre, somente existe dois caminhos, o hades ou o Paraiso ou Seios de Abraão, não existiu não existe e nem nunca vai existir uma terceira ou quarta ou quinta via, DOIS 2 DOIS 2 DOIS 2 CAMINHOS HÁ, e pegar ou largar, o resto e resto de resto e restolho e trapo de imundicia, há e tenho dito

    • Studebaker,

      “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo”. Ok, e como fica o caso de Lázaro, Dorcas e outros que morreram duas vezes? Observe que os Evangelhos falam de mortos que voltaram a vida, mas como, se ao homem esta ordenado morrer uma só vez vindo após o juízo. Veio o juízo para Lázaro, veio para Dorcas, veio para outros que ressuscitarão. Não acha, meu caro, que é muita pretensão supor que Paulo seja infalível no que falou? Você pode citar muitos versículos da Bíblia, todos eles escritos por homens, mas não são versos bíblicos que anulam a verdade da reencarnação, quer você queira ou não.

      • SANDRO
        Bem pelo contrário só comprova que aquele que da e tira pode dar outra vez, o que o apóstolo quis dizer é o homem não pode fazer nada.
        Ele é pó e ao pó voltará.Quer dizer nós criaturas estamos sujeitos ao criador, fez sombra das coisas futuras, ele mesmo dará uns para vida eterna, ( ¨vinde benditos de meu pai, entrai e tomai posse de suas herança ¨).
        Outros para a morte eterna nas prisões dentro do lago de fogo,“Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.” Malaquias 4:1.

        A definição de “exterminar” é: Aniquilar, destruir, fazer perecer totalmente. os gays.

        • Clamando, Paulo disse que ao homem, isto é, ao indivíduo humano na terra, esta determinado morrer uma só vez vindo após o juízo. O que morre uma só vez não é alma, mas o homem enquanto individuo com uma personalidade e identidade terrena (morre o Sandro, morre o clamando, mas suas almas permanecem), ou seja, a personalidade restringida e prejudicada inclusive pelo meio terreno, sendo que a alma não morre e que o juízo ocorre imedianteamente após a morte (vide casos de experiências próximas da morte e que mostram as almas indo ter com o Senhor e sendo por Ele julgadas através de visão panorâmica dos atos por ela vividos na terra). Os que não precisam voltar, têm suas personalidades aperfeiçoada até o limite permitido por Deus. Assim, a alma não é destruída, e se não voltou para Deus, ocupa novo corpo e onde o meio, a herança cármica e outros fatores, vão determinar alterações profundas ou mesmo uma nova personalidade. Veja, meu caro, que há pessoas, mesmo entre devotos cristãos, que têm personalidades tão pobres, limitadas, às vezes muito problemáticas, que não podemos imaginar que viverão com ela pela eternidade. A reencarnação demonstra que o rico, o poderoso, o informado, orgulhoso homem de ontem, pode voltar reencarnado como o miserável, o fraco, o ignorante, o humilhado homem de hoje, tudo dependendo do que plantou, pois, como disse Jesus, colhemos exatamente o que plantamos.

          • Assim, o homem que morre, não volta mais no sentido de ter a a mesma personalidade e identidade. Por exemplo: Nero morreu, foi julgado e reencarnou, mas não para ser outra vez Nero e sim um novo homem, uma nova personalidade, só que agora em expiação e muito diferente. Esse é o sentido de Paulo dizer que o homem só vive uma vez: é o homem personagem, o homem identidade, não o homem alma.

          • SANDRO
            MAIS UMA VEZ DEMONSTRA TUA INCAPACIDADE PARA USAR A EXEGESE, ALMA MORRE, O QUE NÃO MORRE É ESPIRITO.
            LOGO PAULO COBERTO DE RAZÃO DEIXOU CLARO O HOMEM NATURAL NÃO PODE IMPEDIR A MORTE NEM ATRASAR NEM ADIANTAR, VIDA E MORTE ESTÃO NAS MÃOS DO CRIADOR

          • Compare o que vc fala com gente que estuda a biblia e vc vai morrer de vergonha.Este raciocinio seu, nao e cristao,e de seitas hereges e convenientes a sua condicao.Porque elas nao te transformam so te dao uma desculpa sem operacao em seu interior,dizendo; olha vc deve ter sido na outra encarnacao isto ou aquilo?Vc sabe o que foi ou o que sera?Em que se baseia sua seguranca?Vc tem uma vida de rejeicao social e espiritual no padrao biblico nao por vc como pessoa mas por praticas. O que mudou em vc conhecendo-as?Bem, tens o direito de fazer o que bem quiser com sua vida, so nao de bandeira, dizendo que o cristianismo e igual a estes raciocinios estranhos.Neste caso vc tem duas escolhas;ou es mal informado ou es burro e nao pegou o diploma porque esta claro a diferenca do raciocinio biblico para o raciocinio proposto.Depois dizes que es perseguido,mas tambem com tanta bobagem pelo menos tentando dizer que tudo e a mesma coisa.Olha a vida dos cristaos verdadeiros e a sua.Qual e que parece mais com vida de fantasia e de artista?Vais passar a vida se defendendo,sendo humilhado ao inves de ter e ser, advogado ,transformado e realizado por Jesus Cristo?E um direito seu amarrar o jegue onde nao ha comida.

  5. Reencarnação e invocação de mortos são as duas principais estacas de sustentação de todo o dolo espiritista. Se ambas forem removidas, o Espiritismo rui irremediavelmente. Mostramos nos textos anteriores como a teoria da reencarnação não suporta ser provada pela Bíblia. Neste texto, porém, trataremos da não menos fraudulenta invocação de mortos.

    O que diz a Bíblia: “Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa”. (ACF) (Deuteronômio 18:9-14).

    Com base nestas palavras de Moisés, no seu livro “O Céu e o Inferno”, aduz A. Kardec: “… Moisés devia, pois, por política, inspirar aos hebreus aversão a todos os costumes que pudessem ter semelhanças e pontos de contato com o inimigo”.

    Alegar que Moisés se opunha aos costumes pagãos dos cananeus, simplesmente por razões políticas, como afirma Kardec, é demonstração de obtusidade quanto às Escrituras. A proibição divina de se consultar os mortos não prova que havia comunicação com eles. Prova apenas que havia a consulta aos mortos, o que não significa comunicação real com eles. Era apenas uma tentativa de comunicação. Na prática de tais consultas aos mortos, sempre houve embuste, mistificação, mentira, farsa, comercialização de cartas do além e manifestação de demônios. É o que acontece nas sessões espíritas, onde espíritos demoníacos, espíritos enganadores se manifestam, identificando-se com os nomes de pessoas amadas que já falecera (leia Lucas 16:19-31). Alguns desses espíritos têm aparecido, identificando-se com os nomes de grandes homens, ministrando ensinos e até apresentando projetos éticos e humanitários, que terminam sempre em destroços. É o caso do engenheiro que se passava pelo Dr. Fritze (a fraude terminou no ano de 1999). Aquele cidadão enganou a milhares, deixou gente gravemente enferma e até há denuncias de casos de mortes – Isso é o Espiritismo. São espíritos que se prestam a serviço do pai da mentira (João 8:44), Satanás.

    O povo de Deus, porém, possui a inigualável revelação de Deus pela qual disciplina a sua vida: “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (ACF) (Isaías 8:19).

    O Estado dos Mortos

    O testemunho geral das Escrituras é que os mortos, devido ao estado em que se encontram, não têm parte em nada do que se faz e acontece na terra, debaixo do sol.

    Veja, por exemplo, o que disseram grandes figuras da Bíblia:

    1) – Salomão: -“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos… e já não tem parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5,6).

    2) – Davi: -“Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.) Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?” (ACF) (Salmos 88:10-12).

    3) – Ezequias –“Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem para a cova. O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos faz notória a tua verdade.” (ACF) (Isaías 38:18-19).

    4) Jó -“Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá” (ACF) (Jó 7:9-10).

    5) Jesus na história do rico e Lázaro –“E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Poré, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite algum dos mortos ressuscite” (ACF) (Lucas 16:30-31). A história do rico e do Lázaro mostra a impossibilidade de se sair do lugar dos mortos, pois o rico, que fora ímpio em vida, queria alertar os seus parentes vivos para que não praticassem as mesmas ações dele e, por conseqüência, acabassem no mesmo lugar que ele – o inferno, mas foi a ele negado.

    Nenhum dos textos bíblicos, até aqui citados, contradiz-se com o estado intermediário do homem ou a esperança bíblica da ressurreição dos mortos, uns para a vida eterna, outros para vergonha e perdição eterna (Daniel 12:2). Os citados textos mostram, sim, que o homem após a morte, na sepultura, jamais poderá voltar a viver a vida de antes, e que na sepultura nada poderá fazer por si mesmo e muito menos pelos vivos.

    • Já procurou se inteirar, até melhor entender, a visão bíblica sobre a reencarnação?

      h t t p : // bvespirita. com/A Reencarnação é Confirmada pela Bíblia (Paulo Afonso da Mata Machado). p df

      h t t p : // w w w . apologia esp irita. o rg/apologia/artigos/025_A_reencarnacao_na_Biblia. p df

      Existem muitos excelentes livros e artigos sobre o tema.

      • Sandro , é um assunto interessante, vou pesquisar , já que há tantos casos de crianças e jovens por exemplo que dá detalhes e reconhece lugares que viviam antes. Tem até o caso de um garotinho que foi assassinado , reencarnou e contou detalhes do ocorrido e até levou as pessoas para o lugar onde seu pai havia enterrado seu outro corpo.Já li sobre esse e mais casos antes mesmo da internet existir. http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-01-08/menino-de-3-anos-revela-que-foi-assassinado-em-sua-vida-passada.html

      • Totalmente incompativeis.Discutamos alguns alicerces e vejamos.O espiritismo nao e considerado cristianismo e vou neste momento fazer duas afirmacoes 1 so valorizam o decalogo 2 so valorizam a questao da moralidade colocada por Jesus criticando a biblia como o restante desprezivel.Isto sao afirmacoes doutrinarias do livro espiritismo e cristianismo, salvacao por obras efesios 2/8e9 tira todo o merito humano para se salvar atraves delas,pois as mesmas devem ser um complemento e testemunho da salvacao.Se nos salvamos pelo que fazemos para que Deus em Jesus nos traze-la e ainda morrendo em nosso lugar Aproveitar que interessa da biblia,como por exemplo amor,obras,caridade,amizade,enfim valores humanos todas as religioes o fazem.Livros complementares e acrescimos sao caracteristicas de seitas e e so observar em qualquer site de apologetica crista.ex;Mormons,o livro de mormons,em 1 nefi13/28e29,2Nefi29/3a6 a bibila e citada como livro imperfeito e cheio de erros. A citacao o livro do cordeiro e imperfeito aparece la ,catolicismo romano A Biblia contem a palavra de Deus e nao a considera a palavra de Deus ou seja tira parte da sua autoridade para colocar a autoridade das tradicoes e da igreja catolica,espiritismo de qualquer especie coloca livros para complementarem a biblia.Evangelho segundo o espiritismo,e porque segundo?Galatas1/8e9,Paulo diz AINDA que NOS ou mesmo UM ANJO,vindo do ceu vos pregue evangelho que va alem do que temos pregado seja anatema,vs 9 ele repete as palavras,OU SEJA com a visao de seus criadores,reencarnacao volta da mesma pessoa a outro corpo para que possa se purificar pag 55 Evang segundo o espiritismo,vida apos vida,ressurreicao morte 1 so vez tendo em vida oportunidade de ser perdoado atraves da aceitacao do sacrificio do Salvador Jesus Cristo,nao havendo outra oportunidade apos a morte,hb 9/27 e nem volta em corpo fisico e somente ressurreicao em corpo espiritual quando Jesus arrebatar os salvos.Ora um fala de salvacao por obras,espiritismo e o outro pela pessoa de Jesus.Se nos salvamos por nos mesmos estamos desprezando o salvador de Deus, A seicho-no-ie,ensina que Jesus e Cristo na Judeia, Buda na India,e o xintoismo no Japao que venera miriades de deuses,sendo manifestacoes do deus absoluto Amenominakanushi.Masaharu Taniguchi escreveu O livro Critica a Deus onde Judas e heroi,sendo que depois comecou a escrever a revista seicho-no-ie. Coloca-se como a unica verdade, para complementar os ensinamentos de Buda e Cristo.Interessante enquanto Jesus reivindicou para si divindade ,inclusive atraves da sua concepcao,Buda nunca afirmou ser Divino e sim um mestre,como tambem apenas possuia natureza humana sem testemunhas para dizer que ele era de origem sobrenatural.Jesus foi visto,ressuscitado por mais de 500 pessoas 1/co15/3a8.No budismo original nao existe a ideia de um Deus supremo que opera no mundo. a ideia da divindade de Buda era semelhante a dos Bramanes com excecao de nao admitirem um Deus criador.Difere do hinduismo acerca da concepcao do universo.As criacoes periodicas dos sistemas cosmicos sao regidas por uma lei eterna,e o processo nunca teve comeco e fim,contrariamente ao Deus da biblia que descansou apos criar todas as coisas.O budismo e um tipo de espiritismo,pois tem a reencarnacao como grande pilar ,sendo um tipo espiritismo oriental, o que acontece em quase todas as religioes orientais.Testemunhas de Jeova,negam a divindade Cristo,possuem um biblia de traducao propria onde o tradutor de sua biblia se nao me falta memoria Frederick W Franz a traduziu, tendo apenas duas horas de grego koine.Levado a tribunal em 1954 nao conseguiu traduzir vs basico.Charles Tarze Russel tinha um pessimo testemunho levado varias vezes a tribunal por acoes movidas pela esposa inclusive seu relacionamento com Rose Ball sua empregada.Interessante termos uma biblia adaptada a sua doutrina ex;espirito santo,com letra minuscula, nao como uma pessoa da trindade,mas como uma forca ativa,a alteracao do apontamento de Joao para o verbo da vida,onde tudo que aponta apara a divindade de Jesus eles alteram,nao respeitam as leis da patria,.obs Russel admirava muito Guillherme Miller fundador dos adventistas do setimo dia para os eventos biblicos,herdando dele o habito de fixar datas,outra caracteristica de seitas e falso profetas.Para eles somente os 144 mil sao a verdadeira igreja e variam seus pensamentos a respeito do inferno dizendo que o inferno e sepultura e outras vezes que aqui mesmo.Falta-lhes certeza para onde irao.Bem eu apenas coloquei algumas seitas para lhe mostrar como elas se entrelacam entre si,tenod base proximas e nunca podendo por isto se comparar ao cristianismo onde para a expiacao dos nossos pecados Deus envia o seu proprio Filho.Em outras religioes fora do cristianismo a ideia de pecado e ate rejeitada,sob a argumentacao de que um DEUS bom jamais condenaria alguem.Bem se eles nao podem apresentar 1 advogado para nos livrar dos nossos pecados e claro que nao vao falar em juizo pois assim qual remedio apresentariam.Isto alem destas doutrinas e outras nao mudarem a vida de ninguem,e nem lhes da paz interior,a paz de Cristo que excede todo entendimento.

  6. Já fui reiteradamente aconselhado por dois amigos a me retirar dos debates promovidos neste site, pois eles consideram que tenho sido gravemente desrespeitado por alguns debatedores, bem como consideram que os debates são enormemente prejudicados pelo baixo nível de alguns comentaristas. Eles acham, inclusive, que esses debatedores estão na realidade empenhados em sabotar o site, afugentando os debatedores em face da abertura que o site dá para o debate aberto e livre, bem como pelas denúncias feitas contra evangélicos, líderes ou leigos, que se desviam da ética secular e cristã, bem como de abusos e radicalismos praticados no seio evangélico. Em resposta, tenho reiterado a eles que permaneço mesmo sob ataque covarde e desleal porque gosto do debate das ideias, que tenho submetido o ego para não me deixar afetar por ataques em forma de comentários que fogem totalmente às regras de ética, urbanidade e amor ao próximo, De qualquer forma, estou pensando – ainda não me decidi – em migrar para outro site evangélico de notícias e debates e no qual eu talvez tenha melhor sorte.

    • Sandro, bom dia.
      Entendo seu incômodo com os usuários que se excedem e acabam tornando-se intolerantes no que diz respeito à opinião divergente. Eles estão por toda a internet.
      Não apenas entre evangélicos, mas em todas as áreas: esporte, política, diversão, etc.
      Encorajo-o a se manter conosco, promovendo um debate sadio e de alto nível sobre as questões da Igreja, noiva de Cristo.
      É assim que crescemos como servos.
      Um abraço, fique na paz que excede a todo entendimento.

      • THIAGO
        ACHO MUITO ENGRAÇADO ESTES MESMOS QUE VC. ELOGIA MANDAM AS PESSOAS QUE NÃO COMPARTILHAM DA MESMA OPINIÃO TOMAR , NAQUELE LUGAR, POSTEI VÁRIAS RECLAMAÇÕES E VCS. NEM TCHU E NEM TCHA, COMO É O NEGÓCIO , PROTEÇÃO PARA AQUELES QUE PROMULGAM APOLOGIA GAY E ATEIA NUM SITE GOSPEL, ME EXPLIQUE, E NÃO SÃO SÓ MINHAS RECXLAMAÇÕES , MAS TAMBÉM DE VÁRIOS OUTROS INTERNAUTAS.

        • Clamando, enquanto houver divergência, não interferimos. Quando há uso de palavras de baixo calão, agressões, etc, o próprio sistema de moderação bloqueia. Porém, devido à gramática pobre usada por muitos, com palavras mal escritas e de forma grosseira, alguns casos passam. Para isso, temos de fazer o trabalho de bloqueio manualmente. A ideia não é censurar opiniões, mas apenas impedir que um trabalho desenvolvido para promover uma comunhão sadia se torne em baixaria.
          Não estamos tomando partido na opinião de ninguém, apenas tentando conter os excessos e incentivar os comentários equilibrados, que contribuam para o debate.

          • thiago
            desculpe pois não quero incorrer no erro de ser pedante, mas posto ai para que vejas que o moderador não funciona para eles, mas sim só para nós.
            Sandro disse: 27 de maio de 2015 ás 5:43 am
            Trabalha mesmo, comendo o seu cu.
            Responder Comentar
            clamando disse: 27 de maio de 2015 ás 11:12 am
            ONDE ESTÁ O MODERADOR QUE DEIXA PASSAR UMA PALAVRÃOS DESTES, CENSURA SÓ PARA OS CRISTÃOS É?
            Responder Comentar
            clamando disse: 27 de maio de 2015 ás 11:13 am
            VOU CORRIGIR POIS AQUI NÃO CABE BRINCADEIRA.
            ONDE ESTÁ O MODERADOR QUE DEIXA PASSAR UMA PALAVRÕES DESTES, CENSURA SÓ PARA OS CRISTÃOS É?
            OU PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
            Comentar
            clamando disse: 27 de maio de 2015 ás 11:18 am
            VOU CORRIGIR MAIS UMA VEZ POIS AQUI NÃO CABE BRINCADEIRA.
            ONDE ESTÁ O MODERADOR QUE DEIXA PASSAR UNS PALAVRÕES DESTES, CENSURA SÓ PARA OS CRISTÃOS É?
            OU PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.
            Comentar
            clamando disse: 27 de maio de 2015 ás 11:22 am
            APENAS CORRIGINDO ONDE ESTÁ O MODERADOR?.

          • Clamando,

            alguns expressões mais fortes de minha lavra eu usei como resposta a outras de natureza semelhante ou até mais fortes ainda, inclusive como respostas à expressões de baixo calão que você mesmo escreveu aqui. O importante é fazer o que o Tiago Chagas disse, ou seja, contribuir com o debate através de comentários equilibrados. Esta disposto?

          • Observe, ainda, que certas expressões populares, como aquela que designa o ânus, não são o que se pode chamar de expressões de baixo calão, mas formas diferentes de designar a mesma coisa. Uma pessoa pode usar de um português simples ou coloquial para construir um texto ou argumento que promova o bem, da mesma forma que um texto produzido conforme a norma culta, formal, pode ser usado para o mal.

          • SANDRO VC. MENTE , SEMPRE FOSTE CONTUNDENTE EM TEUS COMENTÁRIOS E MUITOS MALDOSOS.
            EU ESPERO É QUE SE TOME PROVIDENCIAS

      • Tiago Chagas, bom dia!

        Agradeço sua manifestação, os esclarecimentos que fez, o incentivo para que permaneçamos neste importante e muito interessante espaço virtual dedicado à divulgação de notícias, ao debate de ideias, formação de opinião, enriquecimento cultural e espiritual; ao encorajamento à tolerância, amor e solidariedade entre cristãos e não cristãos, entre outros nobres objetivos.

        Embora excessos realmente tenham havido por parte de alguns – e eu quero dizer que suas palavras me incentivam a procurar melhorar também o meu próprio vocabulário -, eu desejo, como já fiz em outra ocasião, parabenizar a vocês, do Gospelmais, pela diversidade de temas noticiados ou abordados, por este espaço dedicado ao debate de ideias, pela ampla liberdade de opinião ou expressão, tão ampla como jamais vi em outro espaço virtual e o que só vem a enriquecer e contribuir no amadurecimento e fortalecimento da jovem rediviva democracia brasileira. Peço, nesta oportunidade, desculpas a vocês, do Gospelmais, bem como aos debatedores e demais leitores, por palavras que de minha lavra possam ter sido expressas de forma a não exaltar os princípios maiores do cristianismo e que envolvem educação, ética, urbanidade, respeito e amor pelos semelhantes. No mesmo espírito eu perdoo, neste ato, aos que me ofenderam e afirmo que desejo ter com eles o melhor relacionamento e buscando sempre, como foi o desejo do Senhor, que todos sejamos um e que nos amemos uns aos outos como ele nos ama.

  7. …O problema aqui e´ q a maioria q aqui manifesta suas opinioes em assuntos concernentes a´s escrituras e´ q esse nome :´´DEUS“ vem de:´´ZEUS“,eles so´ tiraram o ´´Z“ e colocaram o ´´D“…e q o nome ´´BAAL“ traduzido pro portugues e´:´´SENHOR“…tudo isso foi feito pra ocultar o verdadeiro nome do nosso Pai eterno e do nosso Salvador …quantas vezes uma pessoa chama o nosso Criador e o nosso Salvador de baal nas suas oraçoes quando os chama de :´´SENHOR“ ???

  8. sandro,gostaria que de dizer minha opinião eu já fui evangélico, a bíblia é um livro escrito por homens,assim como qualquer livro religioso,creio em deus,mas não em nenhum livro religioso, e vou explicar porquê.
    o velho testamento já provou ser falso adão e eva,mito babilônico adima e heva ,no mito grego o titã prometeu criou os homens do barro.
    dilúvio -mito baseado na epópeia de gilgamesh .

    todo o velho testamento para mim é falso,se não como provar o fósseis de dinossauros, os religiosos dizem que é porque não coube na arca de nóe.

    o novo testamento também é falso, jesus cristo é um mito baseado em hórus do egito.

    hórus foi um deus do egito,nasceu de uma virgem,isís mary, foi visitado por três reis, foi batizado por anup(joão batista),foi tentado no deserto,por 40 dias,fez muitos milagres ,curou doentes, cegos mudos, aleijados,leprosos.

    andou sobre ás aguas, ressucitou os mortos ,expulsou demônios, sim e também teve 12 discipulos, sim hórus foi crucificado primeiro, três dias depois 2 mulheres vão ao túmulo e anunciam ao mundo, hórus o filho de deus ressucitou e subiu aos céus.
    hórus, o filho de deus ,o bom pastor, também chamado de o caminho, a verdade ,a vida a ressureição.

    velho testamento- lendas babilônicas
    novo testamento- mito baseado na mitologia egípcia

    o que acontece então na vida após a morte…

    continuando…

  9. tenho mais provas, as 30 moedas de prata que judas recebeu não existiam mais há 200 anos, além disso havia seguidores de cristo entre os judeus no egito cerca de 300 anos antes de seu nascimento no egito sob o império de alexandre da macedônia,tudo isso faz você se perguntar esse cara realmente existiu , ou como começa a aparecer alguém tentou colocar um mito dentro da história e fez enormes esforços para isso.
    o homem não entende a deus por isso cria mitos e lendas,isso explica muita coisa, eu creio que o homem veio da evolução do peixe ao homem, o homem morre não por causa do pecado de adão e eva que não existiram, mas porque é matéria foi criado para isso.
    os antigos não sabiam explicar porque deus que é bom e poderoso permite que os homens morram e adoeçam por isso inventaram esses mitos.

    além disso se jesus cristo quando morreu anulou o pecado de adão ,então porque o homem continua morrendo e adoecendo?
    se algo foi anulado ,não deveria ter mais efeito?

    deus é todo poderoso ,criou o mundo celestial, com seus anjos(espíritos) eles são iguais a nós com a diferença que são imortais,mas tem livre -arbítrio para ser bom ou mal, deus não nos deu livros porque não é necessário todos sabemos que matar e estuprar é algo mau ,pois fere nosso semelhante, e além disso a religião é (foi)usada para justificar a submissão da mulher, perseguir gays,e outras guerras e violências.

    continua…

  10. Tiago Chagas, bom dia!

    Agradeço sua manifestação, os esclarecimentos que fez, o incentivo para que permaneçamos neste importante e muito interessante espaço virtual dedicado à divulgação de notícias, ao debate de ideias, formação de opinião, enriquecimento cultural e espiritual; ao encorajamento à tolerância, amor e solidariedade entre cristãos e não cristãos, entre outros nobres objetivos.

    Embora excessos realmente tenham havido por parte de alguns – e eu quero dizer que suas palavras me incentivam a procurar melhorar também o meu próprio vocabulário -, eu desejo, como já fiz em outra ocasião, parabenizar a vocês, do Gospelmais, pela diversidade de temas noticiados ou abordados por este espaço dedicado ao debate de ideias, pela ampla liberdade de opinião ou expressão, tão ampla como jamais vi em outro espaço virtual e que só vem a enriquecer e contribuir no amadurecimento e fortalecimento da jovem rediviva democracia brasileira. Peço, nesta oportunidade, desculpas a vocês, do Gospelmais, bem como aos debatedores e demais leitores, por palavras que de minha lavra possam ter sido expressas de forma a não exaltar os princípios maiores do cristianismo e que envolvem educação, ética, urbanidade, respeito e amor pelos semelhantes. No mesmo espírito eu perdoo, neste ato, aos que me ofenderam e afirmo que desejo ter com eles o melhor relacionamento e buscando sempre, como foi o desejo do Senhor, que todos sejamos um e que nos amemos uns aos outos como ele nos ama. Retribuo o abraço e desejo-lhe a paz inefável do Senhor.

    • Sandro,sei que tais palavras não foram dirigidas a mim,mas estou deverás admirado por,tamanha astucia sentimental,mas espero que esta postagem,que o texto não é de minha autoria, é do Denis Monteiro,mas concordando com os escritos, venha lhe ser favorável,porque a semente plantada hoje, certamente não dará frutos hoje,mas com algum tempo,se aceitares a verdade hoje com algum tempo,veremos os seus frutos,que será através de suas palavras e atitudes,até se algum dia resolver aceitar a Jesus Cristo,como seu único e suficiente Salvador, lhe será de muita utilidade,porque a caminhada rumo a Cristo se inicia com a verdade,sem nenhuma hipocrisia, é uma vida de renuncia,que é a prova que o velho homem esta realmente morto.

      O Credo Apostólico, segundo alguns estudiosos, é um dos documentos mais antigos que temos na história da igreja – datado do 2º século, e é de onde tiramos a frase que intitula este artigo.

      Eu pretendo, de forma breve, analisar algumas doutrinas implícitas em cada parte que compõe o documento. O Credo pode ser dividido em três partes, que mostram uma confissão clara na doutrina da Trindade: Creio em Deus, Creio em Jesus e Creio no Espírito.

      Na primeira parte o Credo resume de forma simples e profunda quem é Deus.

      • Deus é Pai
      • Deus é Todo Poderoso
      • Deus é criador do céu e da terra

      1. Deus é Pai

      Algumas pessoas influenciadas por teologias fracas, direta ou indiretamente, creem que Deus é Pai de todos (um tipo de Odim). A Bíblia mostra que Adão foi criado à imagem de Deus, logo toda a humanidade possui a imagem de Deus (Tg 3.9). Com a queda de nossos primeiros pais, toda a humanidade perdeu a comunhão com Deus, sendo Deus o nosso inimigo número um. Os textos abaixo mostram que, antes de sermos adotados, não éramos filhos de Deus:

      “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” Ef 2.2 (ênfase acrescentada)
      “… éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Ef 2.3c (ênfase acrescentada)
      “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.” Jo 8.44a (ênfase acrescentada)

      Essas três passagens do Novo Testamento mostram enfaticamente de que todos quantos vivem debaixo do pecado não são filhos de Deus. Jesus em João 8.42 diz, “se estes que são filhos do Diabo, fossem filhos de Deus eles amariam a Cristo. Uma das provas que podemos ver se alguém é filho de Deus, é ver se esta pessoa vive a cada dia amando a Cristo. Amando não da boca para fora, mas sabendo quem Ele era e é, e o que Ele fez na cruz em favor de muitos. Uma vida de amor por Cristo, é uma vida de submissão, assim como a mulher é submissa ao seu marido.

      Como o pecador pode se tornar filho de Deus?

      Somente pela adoção. A adoção, segundo J.I Packer, é transformar o seu povo em seus filhos.[1] A adoção é o coroamento da justificação (o ato pelo qual Deus, o Juiz do Mundo, nos aceita). Por intermédio da morte de Cristo fomos resgatados para que recebêssemos a adoção de filhos (Gl 4.4,5). O termo adoção, descrito por Paulo em Gálatas 4, mostra claramente que nós não éramos filhos de Deus.

      Aqueles que são adotados são os mesmos que são nascidos da vontade de Deus (Nasceram de novo – Regeneração), “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.12-13). E assim, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8.17).

      As evidências da nossa filiação

      Guiados pelo Espírito – “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8.14).

      Ser guiado pelo Espírito de Deus, neste caso, não quer dizer que Deus me levou a aceitar aquele emprego, ou aquele ou aquela namorada. Quando o Espírito nos guia, o caminho pelo qual Ele nos conduz é o caminho da justiça para a santificação. Ele inclina o nosso coração a servir a Deus, a ter fome e sede para obedecer a Cristo.

      R.C. Sproul diz:

      “Não é uma questão de biologia, mas de obediência. Somos filhos daquele a quem obedecemos e, se obedecemos à concupiscência da carne, se obedecemos às tendências de Satanás, então somos filhos do diabo, não de Abraão ou de Deus. É por isso que Paulo diz que aqueles cujas vidas são dirigidas pelo Espirito de Deus são filhos de Deus, eles seguem e obedecem àquele que os leva ao caminho de Deus.” [2]

      Testemunho interno do Espírito – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16)

      O meio pelo qual o Espírito testifica que somos filhos de Deus não é de modo místico ou algo sussurrado em nossos ouvidos: “Calma, você é um dos nossos”. O meio pelo qual o Espírito testifica é com, e através, da Palavra de Deus. Se quisermos ser guiados pelo Espírito de Deus, mergulhemos na Palavra dEle. Ela é a lâmpada para nossos pés e a luz do nosso caminho (Sl 119.105).

      Fruto do Espírito – “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” (1 Jo 3.10)

      Paulo exorta em Gálatas 5.25 de que devemos andar no Espírito, e versos antes mostra que o Espírito produz fruto. Logo, a nossa vida, constantemente, deve ter como amostra de que andamos no Espírito e somos filhos de Deus, o fruto descrito em Gálatas 5.22,23.

      Obediência – “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12.50)

      Aqueles que obedecem a Deus, estes, segundo Jesus Cristo, fazem parte da família de Cristo. Porque no último dia muitos dirão que “profetizaram, expulsaram demônios e que fizeram várias maravilhas”. E Cristo lhes dirá abertamente “nunca vos conheci, apartem-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mt 7.22,23). A vontade de Deus está revelada em Sua própria Palavra, obedeçamos.

      Comunhão integral – “o que temos visto e ouvido anunciaram também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo”. (1 Jo 1.3)

      Se somos filhos de Deus então somos irmãos de Cristo, o nosso Senhor. Logo, todos quantos foram comprados por Cristo são nossos irmãos. Portanto, temos que desenvolver essa comunhão com Deus e Cristo em nossa união fraterna como igreja, corpo de Cristo. Pois não há sentido de que um membro viva fora do seu corpo, que é Cristo.

      São disciplinados por Deus – “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”. (Hb 12.6)

      Os filhos de Deus, quando pecam, são disciplinados por Deus para que abandonem os seus pecados e se arrependam, para que se tornem participantes de sua santidade (Hb 12.10). Todas as vezes que Deus nos corrige, não nos corrige porque Ele é sádico ou vingativo, mas porque Ele quer que sejamos recuperados. O fato de Deus nos corrigir mostra o quanto Ele nos ama, pois se não nos amasse Ele não corrigiria os nossos pecados, mas nos lançaria no inferno após pecarmos contra Ele.

      Que o nosso entendimento da disciplina de Deus seja como a do salmista: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119.71).

      E assim podemos entender o que diz a pergunta 33 do Catecismo de Heidelberg:

      “Por que é Ele chamado Filho UNIGÊNITO DE DEUS, se nós também somos filhos de Deus?”
      Resposta: “Porque só Cristo é o Filho eterno de Deus, ao passo que nós, por sua causa, e pela graça, somos recebidos como filhos de Deus”.

      2. Deus é Todo Poderoso

      Ao invés de tratar do título “Todo Poderoso”, tentarei tratar de um tema muito complicado: o problema do mal.

      Sei que é difícil tratar deste tema, mas creio que vale algumas reflexões sobre o assunto.

      O famoso dilema se mostra assim:

      1. Se Deus é onipotente, ele pode impedir o mal.
      2. Se Deus é bom, ele quer impedir o mal.
      3. Mas o mal existe.
      Conclusão: Ou Deus não é onipotente, ou não é bom.[3]

      Como um Deus Todo Poderoso, como mostra a Escritura e testifica o Credo, pode permitir que o mal moral exista? Estas são algumas das posições mais defendidas por alguns sobre este dilema:

      Defesa da não realidade do mal

      Essa defesa, em sua maioria, parte de religiões orientais (p.e. budismo e ciência cristã). Eles pregam que o mal é uma ilusão. Mas, biblicamente e logicamente, não podemos sustentar esse argumento. Pois, se o mal é uma ilusão, logo, será uma ilusão problemática, que porta dor, sofrimento e morte. Se o mal é uma ilusão, logo, o que diz Isaias sobre a morte de Cristo, o qual sofreria por nossos pecados, é uma ilusão. Sendo assim, não temos nenhuma confiança em Cristo, mas não é isso que a Bíblia mostra.

      Defesa da fraqueza divina

      Essa posição, atualmente, pode ser vista pelos teólogos do processo ou teísmo aberto. Tais teólogos defendem que Deus não é onipotente, onisciente e/ou soberano. Então, partindo deste ponto de vista, eles entendem que Deus se esforça para bloquear o mal, mas não consegue. Porém, biblicamente, não é esse o testemunho. A Bíblia mostra que Deus é onisciente (Sl 139; Hb 4.11-13; Is 46.10; 1Jo 3.20), onipotente (Sl 115.3; Is 14.24,27; 46.10; 55.11; Lc 18.27); e soberano (Rm 11.33-36; 1Tm 6.15-16). Então, usar tal argumento para resolver o problema é irônico. Como crer que um deus fraco, pode fazer com que resolva este problema?

      Defesa do melhor mundo possível

      Alguns filósofos têm argumentado que o mal neste mundo é nada menos que o mundo melhor que Deus poderia criar. Para esta visão o mal seria necessário para atingir certos fins bons. Por exemplo, o fato de haver o sofrimento é para que haja compaixões pelos sofredores. O problema é que Deus é eterno e seus atributos sempre o acompanharam, logo, Deus, mesmo sem o mal, seria compassível. Outro problema é que o texto sagrado nos relata que a criação era boa mesmo sem a presença do mal. Portanto, a presença do mal não tornaria nada perfeito, até porque, no novo Céu e nova Terra não haverá a presença do sofrimento e será um estado eterno de gozo na presença do nosso Senhor.

      Defesa do livre arbítrio

      A defesa do livre arbítrio é a mais comum que você já ouviu ou ouvirá. Os defensores desta posição dizem que o mal veio pela livre escolha das criaturas racionais, onde que, em nenhum momento a escolha era pré-ordenada por Deus. Em certo sentido, o homem pode fazer suas escolhas. Mas essas escolhas são de acordo com os desejos e circunstâncias de cada um, quer sejam santos ou ímpios. Portanto essa liberdade não é libertária, mas causada por algo que a influenciou, até mesmo sendo determinada por Deus.

      Esse é o testemunho da Escritura, ela mostra com frequência Deus determinando nossas livres escolhas e até mesmo más escolhas (cf. Gn 50.20; 2Sm 24.1; Pv 16.9; Lc 24.45; Jo 6.44, 65; At 2.23,47; 11.18; 13.48; 16.14; Rm 8.28 – 9; Ef 1.11; 2.8-10; Fp 1.29).

      Defesa da construção de caráter

      A quinta defesa trabalha o argumento de que o homem foi criado em um estado de imaturidade moral e que tais sofrimentos fariam com que ele desenvolvesse tal maturidade. É bem verdade que o sofrimento pode ser um modo de aperfeiçoamento, como mostra Hebreus 12. Mas o texto trabalha com pecadores redimidos – uma situação um tanto diferente. Segundo as escrituras mostram, quando Deus criou o ser humano, Ele conclui o sexto dia dizendo que “era MUITO bom”, portanto, não havia imaturidade nisso, mas a imperfeição veio com a queda (Gn 3.17). E, por fim, é bem claro na Escritura que nem todo sofrimento irá construir caráter, a nossa santificação é por intermédio da ação do Espirito Santo juntamente com os meios de graça.

      Essas foram algumas respostas a este problema. Mas, será que existe uma resposta que podemos utilizar? Na verdade, eu não conheço uma resposta satisfatória, porém, a partir de minhas leituras, entendo que podemos ver o mal da seguinte forma.

      A Confissão de Fé de Westminster, diz:

      “Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas”. (III.I)

      Ou seja, mesmo que Deus tenha ordenado tudo quanto existe, Deus não é o autor do mal e é isso que diz a Escritura, quando diz o profeta que “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal” (Hc 1.13). E assim podemos formar um silogismo cristão:

      • Premissa 1: Deus é todo-bom (onibenevolente)
      • Premissa 2: Deus é todo-poderoso (onipotente)
      • Premissa 3: Sofrimento e mal existem

      Conclusão: Deus deve ter tido boas razões para permitir o mal e o sofrimento. Pois, é visto pelo testemunho escriturístico que Deus usa o mal e o sofrimento para alcançar um bem maior, mesmo que não saibamos qual é a razão. E assim a denominamos de a Defesa do Bem Maior.

      O texto paulino diz que “tudo coopera para o bem de quem ama a Deus” (Rm 8.28). Então, alegar que a presença do mal no mundo é boa, pode ser válido. Porque até mesmo algumas vezes, temos que passar por algum mal, sermos afligidos com dor por um bom propósito: cirurgia para uma cura, punições em crianças para discipliná-las. Portanto, talvez Deus tenha um bom propósito em permitir o mal.

      A defesa do bem maior parte da nossa base sólida de argumentação, as Escrituras. E as Escrituras nos mostram que Deus usa o mal de forma positiva, como nos mostra John Frame:

      Para provar os seus servos (Jó; 1Pe 1.7; Tg 1.13), para discipliná-los (Hb 12.7-11), para preservar a vida deles (Gn 50.20), para ensinar paciência e perseverança (Tg 1.3-4), para redirecionar a sua atenção para o que é mais importante (Sl 37), para capacitá-los a consolar e fortalecer outras pessoas (2Co 1.3-7), para habilitá-los a dar vigoroso testemunho da verdade (At 7), para dar-lhes maior alegria quando o sofrimento é substituído pela glória (1Pe 4.13), para julgar os ímpios tanto no decorrer da história (Dt 28.15-68), como na vida por vir (Mt 27.41-46), para recompensar os crentes perseguidos (Mt 5.10-12) e para manifestar a obra de Deus (Jo 9.3; cf. Êx 9.16; Rm 9.17). [4]

      As Escrituras lidam com o problema do mal de forma teocêntrica, porque todas as vezes que a objeção do mal no mundo é levantada, é devido a questão que a humanidade supostamente ser boa. O propósito primário e último da nossa existência é “glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”. Claro que a Bíblia não proíbe a felicidade humana, mas esta felicidade deve ser para a glória de Deus.

      E, por que é teocêntrica? Porque o único inocente que existiu e existe foi tratado como pecador, mesmo sem cometer nenhum pecado, e o mesmo morreu no lugar dos filhos de Deus. Em Cristo, a ira de Deus, por causa da maldade humana é derramada na cruz.

      Deus rege este mundo em seus padrões e temos que definir o que seria o nosso conceito de bondade. Nisso, cremos que Deus é o absoluto moral, e se o incrédulo trata o problema do mal, nós tratamos do problema do bem. Primeiro como um incrédulo, que não crê em Deus, sabe o que é o bem e o mal? Se não há absolutos, ele não saberá o que é realmente bem e mal. E esse é o problema que o incrédulo pode enfrentar, pois mesmo com o mal existente há pessoas que desenvolvem habilidades e dons maravilhosos, os quais foram concedidos por Deus, o que chamamos de graça comum. “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras” e “Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente” (Sl 145.9,16). Ou seja, como pode haver pessoas com dons, talentos e aptidões em um mundo mal?

      Então, a minha conclusão sobre a defesa do bem maior é que, certamente, o bem que Deus dá e tem a revelar no último dia é bem maior e maravilhoso do que os males que temos visto, porque “a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2Co 4.7). De modo maravilhoso na vida de José, Deus agiu providencialmente para extrair o bem do mal, quando isso parecia uma impossibilidade total, nós não poderíamos confiar que Deus extrairá bem dos restantes de males que vivenciamos?

      3. Deus é criador dos céus e da terra

      A minha explicação aqui não é sobre como surgiu o mundo, criacionismo ou evolucionismo. Mas para que Deus criou este mundo, e tal descrição será pelo viés bíblico, partindo do Senhor como um Senhor pactual.

      A Escritura revela que todas as coisas foram criadas em Cristo e para Cristo. Deus estabeleceu formas de como a humanidade deveria se portar diante do seu Criador.

      No livro de Gênesis temos o que chamamos de mandatos pactuais, assim como a criação nos mostra que devemos adorar a Deus somente, Deus nos criou para um relacionamento pactual cúltico com Ele (Mandato Espiritual), um relacionamento entre a família que glorifique a Deus (Mandato Social) e que a nossa cultura, arte e trabalho sejam para a glória de Deus (Mandato Cultural).

      Mandato Espiritual – Deus criou Adão e Eva como nossos primeiros pais, à sua imagem e semelhança. Este mandato envolve um relacionamento com o Deus que nos fez a Sua imagem (Gn 1.26). Uma paz entre Ele e suas criaturas, o qual, também, estabeleceu um dia de descanso de nossas obras para dedicarmos inteiramente a Ele em santidade.

      Mandato Social – Deus ordena aos nossos primeiros pais que eles deveriam ser fecundos, que o homem deve ser a cabeça e que a mulher seria a auxiliadora.[5] Este mandato que envolve um relacionamento não só com Deus, envolve também a família que por Deus fora criada – a liderança dos pais em saber guiar as suas famílias, segundo a ordem de Deus.

      Mandato Cultural – A palavra “cultura” tem a mesma raiz de “cultivar”, a qual aparece em Gn 2.15 na ordem dada por Deus à Adão que ele deveria “cultivar a terra”. Este mandato tem como sentido tirar da terra o seu cultivo, não só na forma de trabalho braçal, mas nas artes, ciência, música e etc.. Ou seja, tudo aquilo que envolve cultura.

      Mas, com a queda de nossos primeiros pais, este relacionamento é quebrado, fazendo com que todos estes mandatos fossem danificados. O homem já não consegue adorar a Deus realmente, porque passou a ser idólatra, criando para si deuses, vivendo em guerra com sua família, fazendo que pais matem os filhos e os filhos matem os pais, e seu trabalho juntamente com sua cultura, foi danificado e penoso, a terra foi amaldiçoada por causa dele.

      Assim como em Cristo e para Cristo o mundo é criado, o é também na nova criação, o qual eu chamo de parte um. Paulo usa o exemplo da criação em Gn 1.3 para falar da luz que Deus fez aparecer em nossos corações enegrecidos pelo pecado: “Porque Deus, disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Co 4.6). Assim, podemos ver que a nossa salvação é parte do ato criativo de Deus, pois somos chamados de “nova criatura” (2 Co 5.17). E, da mesma forma que Deus criou o homem (humanidade) à sua imagem, recria os crentes à imagem de Cristo (Rm 8.29). Assim como por sua Palavra Ele criou e sustenta todas as coisas (Sl 33.6,9), também, por sua Palavra, doa-nos a fé para cremos em Cristo (Rm 10.17; Ef 1.13).

      A nossa transformação pela graça de Deus é apenas o começo dos novos céus e nova terra (parte dois e última) (Is 65.17-18; 66.22; 2Pe 3.10-13; Ap 21.1-4) nos quais habita a justiça de Deus. Os crentes são o princípio da obra redentora de Deus (Cl 1.20) que resultará na consumação final, porque a presente criação como demonstrou acima, foi amaldiçoada pela queda do homem (Gn 3.16-19),

      “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.19-21).

      Crer que Deus é o criador dos céus e da terra é crer que o mesmo Deus nos fez novas criaturas, por intermédio de Seu Filho, para que vivamos nos Novos Céus e Nova Terra. Pois, de forma pactual, Cristo derrama seu sangue, o sangue da nova aliança, para fazer de dois um só povo.

      Conclusão

      O Credo dos Apóstolos é um documento muito importante para a instrução da fé cristã e um documento que permanece atualizado, do qual podemos tirar várias lições. Ele começa de forma maravilhosa, mostrando e exaltando a Deus, nos dando o exemplo de como deve ser a nossa vida – crendo que Deus é Soberano sobre tudo e todos; um Deus amoroso que criou todas as coisas para o louvor de Sua glória. Mundo este o qual Deus tem total controle e, misericordiosamente, age graciosamente com todos os seres humanos, mesmo que alguns não façam parte de Seu rebanho, Deus é misericordioso.

      Coloquemos a nossa confiança neste Deus e Pai Todo Poderoso que criou os céus e a terra.

      • “estou deverás admirado por,tamanha astucia sentimental”

        Astúcia sentimental, Antonio Henrique? O que é isso, varão?

        Olha,infelizmente não é a primeira vez que você diz, equivocadamente, que sou uma espécie de manipulador sentimental. Não é nada disso não, meu caro! Eu expresso sentimentos sinceros e de forma alguma movido por interesses inferiores dos quais você me acusa. As pessoas que me conhecem sabem que sou do bem e que sou, sim, sensível, mas sensível em espirito de sinceridade e amor. Por favor, não seja injusto!

        Quanto ao que você diz, é verdade: a semente hoje lançada, pode no futuro germinar.

        Assim, fique tranquilo, pois vou ler seu texto, apesar de longo.

        De qualquer forma, quero esclarecer a você que sou um apaixonado espiritual pelo cristianismo, budismo e hinduísmo, sendo que estabeleço amoroso e edificante diálogo com essas grandes religiões e buscando, inclusive, distinguir tudo quanto as une. De uns tempos para cá, venho frequentando com assiduidade um certo jardim espiritual muito lindo, com flores, perfumes e aromas especiais, de rara beleza e prazer, e onde bebo das águas cristalinas de uma fonte muito pura: o Sanātana Dharma.

        • Sandro,aguardaremos,os frutos de sua mudança,já que você leu,esta postagem,como lhe disse anteriormente, pode ser de grande ajuda desde que você queira ser ajudado,porque um dos grandes defeitos da humanidade,é achar que é auto suficiente em tudo,sem parar para pensar,que todos nos sem exceção dependemos dos outras,sugiro a você que decida de qual lado você quer ficar espiritualmente,porque o meu DEUS,não divide a sua gloria com ninguém, Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores;porque ou há,de odiar um e amar o outro,ou se dedicará a um e desprezará o outro.Não podeis servir a DEUS e a Mamom pense nisto,e decida-se,se decidir por DEUS,sabe perfeitamente que somente Ele será o teu DEUS.

  11. Sandro se o espiritismo e tao bom me diga porque e que a humanidade nao evolui a nivel moral,relacional,espiritual.E estranho as pessoas se reencarnarem e nao melhorarem.Como e possivel explicar isto a luz dos fatos,porque a biblia nos diz que caminhamos para um fim e que a humanidade piorara.Ela esta melhorando?Alguns vao dizer sim estao descobrindo tantas coisas.Tambem esta escrito na biblia que a ciencia iria se multiplicar, bem como a maldade,e todo tipo de perversao.Terminando, a sua crenca fala ou propoe melhoras atraves da purificacao de vidas pela reencarnacao e a minha diz que as coisa irao de mal a pior onde ate os fieis serao provados.O que na realidade de hoje esta mais em evidencia?O que creio ou o que vc imagina?

    • A humanidade evolui, sim, Servo, e muito. Se você estudar um pouco de história, sociologia e antropologia você vai entender o porquê dela estar evoluindo. Além disso, pense o seguinte: se pudesse escolher, em que tempo você nasceria?

      Eu nasceria exatamente no tempo presente, pois nunca tivemos tantos direitos, tanta proteção coletiva, tantos alimentos, tantos medicamentos, tanta liberdade, tanta cultura, tanta justiça como temos hoje, Apesar de haver ainda muitos que sofrem, ainda assim, no conjunto, a humanidade hoje vive muito melhor.

      Ademais, a terra, segundo o Espiritismo, é um mundo de provas e expiações, e onde os espíritos sofrem, expiam erros passados, evoluem. Os que melhoram sua condição seguem para mundos melhores e não voltam mais, enquanto para cá continuam vindo espíritos de mundos mais atrasados que a terra, fazendo parecer que a humanidade não evolui, mas o fato é que a humanidade é maior que os mais de 7 bilhões de habitantes, já que aqui esta apenas um pequena parte dela.

      • Os fatos nao demonstram e a maldade e perversao crescem.Que evolucao humana e esta?Deixarei vc com as consequencias.Um dia se lembrara de mim e espero que nao seja tarde demais.

    • Parciais por quê? Por que defendem suas crenças? Mas isto todo mundo faz.

      De qualquer forma, Servo, eu já fiz isso que você sujere, e além disso não baseio minha fé e minhas convicções em opiniões ou meros testemunhos pessoais.

  12. SANDRO.Vc na sua curiosidade precisa escutar os dois lados para chegar a uma conclusao.Estes este camaradas sao parciais.Porque vc nao procura se informar com pessoas que conhecem e ja viveram dos dois lados?Nao seria mais sabio?

  13. Espiritos maus, anjos que antes viviam com Deus no céu, rebelaram-se com Satanás e foram lançados ao planeta Terra. A Bíblia diz em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”

    Levítico 19:31 “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

  14. Acredito que o irmão Daniel Simoncelos é cristão de linhagem tradicional, por isso não acredita muito nas manifestações demoníacas, possessões e coisas deste tipo – mesmo tendo-as citadas na sua Bíblia sagrada – e por isso fez um vídeo “explicando” o efeito Charlie Charlie, como uma simples brincadeira ajudada pela lei da gravidade, equilíbrio e força; além da ajudinha de um amigo para assoprar o lápis. A verdade é que Charlie não existe, mas qualquer ser espiritual do mal tem ordens superiores das suas hierárquias (condes, duques, barões etc) para responderem à essas invocações. Como a palavra de Deus diz que estamos cercados por espíritos no ar (nuvem de testemunhas acusadoras) se torna mais fácil entender o porque de ele estar em várias partes do mundo simultaneamente. Quanto a questão do idioma a ser feita a invocação, não é nenhum problema para os espíritos, podem invocá-los em aramaico, hebraico, latim, grego, persa, mandarim, inglês, portunhol e até – acreditem – em português. Agora para acabar com essa bobagem de dizer que é truque ou efeito natural, vejam esses vídeos de pequeníssima duração:
    vídeo real https://youtu.be/eeNw0NLswjA
    veja como foi https://youtu.be/D-Th3dDePAI

    https://youtu.be/u-IaCx_H4gg
    resultado https://youtu.be/XRfXUQx4Uvs
    https://youtu.be/T1Qm4XxFkrohttps://youtu.be/T1Qm4XxFkro

  15. Fiz o charlie charlie e me fudi…as luzes tao apagando sozinhas, tou vendo vultos direto e as minhas costas tao se curvando. Tou lendo o salmo 66 todo dia e nao tah dando mt certoo…me fudi.

DEIXE UMA RESPOSTA