Descobertas arqueológicas contradizem histórias relatadas na Bíblia

16

O Antigo Testamento contém inúmeras menções de camelos como animais domesticados, sobretudo em relatos de Abraão, Jacó e José, que foram tradicionalmente colocados entre 2000 e 1500 a.C. Porém, um estudo feito por arqueólogos israelenses afirma que tais relatos não estariam historicamente corretos, alegando que apesar da menção de camelos no primeiro livro da Bíblia, os animais não foram domesticados em Israel até o século 9 a.C.

Os estudiosos que assumem Moisés como autor dos cinco primeiros livros da Bíblia afirmam que os mesmos foram escritos entre 1446 e 1406 a.C. No entanto, os arqueólogos da Universidade de Tel Aviv afirmam agora que a datação por carbono feita em ossos de camelo sugere que os seres humanos não começaram a usar os animais como animais de carga, pelo menos até o século 8 do a.C. e não durante o século 11 a.C., como era originalmente sugerido.

– Além de desafiar a historicidade da Bíblia, este anacronismo é uma prova direta de que o texto foi compilado bem depois dos eventos que descreve – afirma um comunicado emitido pela universidade.

À medida que os arqueólogos começaram a escavar ossos de camelos no local onde hoje é Israel, eles perceberam que encontravam as ossadas “quase que exclusivamente em camadas arqueológicas que datam do último terço do século 10 a.C. ou mais tarde”, séculos após a vida de Abraão e décadas após os reinados de Saul, Davi e Salomão.


– A introdução do camelo em nossa região foi um desenvolvimento econômico e social muito importante – explicou Erez Ben-Yosef, que executou o projeto de pesquisa com o seu colega Dr. Lidar Sapir-Hen, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

– Ao analisar a evidência arqueológica dos locais de produção de cobre do Vale do Aravah, fomos capazes de estimar a data do evento [domesticação dos camelos] em termos de décadas ao invés de séculos – completou o estudioso, explicando que introdução de animais domesticados na área iniciou mudanças dramáticas na mineração de cobre local.

Por Dan Martins, para o Gospel+

16 COMENTÁRIOS

  1. Uma frase neste texto todo me chamou a atenção -“a datação por carbono feito em ossos de camelo SUGERE”, sugerir significa insinuar, como muitas coisas na ciência, apenas teoria.

  2. Muitas pessoas vão pelos outros e esquecem de analisar os fatos.
    Será que o carbono 14 tem 100% de acerto?
    Se tem, por que os cientistas descordam tanto um do outro?
    Em breve os cientistas irão dizer que o homem está evoluindo para pedra e todo mundo que acredita em homens que só pensam em dinheiro e vivem a soberba da vida.
    Um dia todos verão, já que não acreditam na Bíblia, que Deus sempre está certo.
    Sejam críticos, porém, não sejam tolos para acreditar em tudo que dizem.

  3. Com olhar critico das coisas, não podemos merecer ou desmerecer demais a Bíblia, Ela relata fatos históricos já comprovados, assim como relata fatos inusitados e fora da ordem natural das coisas e ainda há fatos que não se confirmam nem historicamente e nem logicamente. Se pegarmos esta descoberta no calor da informação vamos dizer que “a Bíblia mente”, mas há fatores como cultura espaço e tempo a ser considerados.
    A Bíblia não foi escrita por uma unica pessoa, em uma única época ou local e cultura, daí que o estudo, embora pareça conclusivo, não pode ser tomado como definitivo. Semana passada outro estudo confirmou fatos históricos; anteontem um artefato foi tido como capaz de confirmar outros fatos, mas o estudo não foi conclusivo. E assim, crescem as expectativas dos prós e dos ante Bíblia sobre diversos assuntos relacionados.

  4. A biblia foi e e sempre sera a verdade, mas sempre tem um ou uns jebuzeus queremdo contrariar as verdades contidas em suas Sagradas Escrituras, podem inventar o que quiserem, pode esperniar xingar com x poder chorar berrar grunhir relinchar roncar como porcos que são, podem latir como cachorros qui são, podem soutar labaredas por suas vetas imundas e diabolicas, podem chilchiar, falar baixo ou alto, podem assobiar pelos tobas de raiva, podem cacarejar pois são verdadeiros galinhas, podem arrastar como viboras que são, podem fazer de tudo, MAS A SANTA GLORIOSA PALAVRA DE DEUS CONTIDAS NA BIBLIA e para todo o sempre e eterna, e o fraquinho homem um graõsinho de areia um fajuto cagão humano jamais jamais jamais conseguira subjulga-la destrui-la ou coloca-la em seus fracos pes, ela a biblia mesmo e quem ira julga-los e manda-los direto para os quintos das beiradas do centro do inferno para a perdição eterna, e isto para os verdadeiros crentes de sobre a face da terra e um consolo em saber que eles pagarão ate o ultimo , til de suas perdições de suas mentiras de suas falcidades de seus proceder imundos, todos os que são contra a biblia são filhos de satanas são escravos a serviço do inferno para, para colocar discredito na Santa e gloriosa Palavra do DEUS ALTISSIMO, o tempo urje e seus fins sera em feu de amargura e ranger de dentes são malditos filhos da perdição e seus fins não tardara o inferno anseja por suas chegadas, colocar discredito na Santa e Gloriosa Palavra de DEUS, E como chegar diante de Deus e chama-lo de mentiroso, e quem assim se comporta e um filho do inferno um sacatrapo de satanas um filho da perdição um maldito dominado por espiritos malditos e malignos a serviço de seu chefe supremo o antigo lucifer hoje satanas o inimigo de DEUS e dos homens, continuem malditos a desfazer de DEUS, no dia do seu julgamanto tu veras o peso da mão de DEUS, e tenho dito

    • O Tour Natrak não sabe nem escrever corretamente quanto mais entender da Bíblia! Aprende a ler e escrever direito para depois criticar os cientistas! O assunto diz apenas sobre camelos, não quer dizer que Moisés não existiu, apenas sugere que os camelos não eram domesticados na época, e acredito que aquele que deseja mal as pessoas não é digno de ler a Bíblia, quanto mais entende-la!

  5. Puxa…, agora é a hora em que gente que nunca pegou em uma bíblia vem contradizer ela como se fossem doutores da lei, uma matéria que eles leem sobre alguns achados muda a vida deles…kkkkkk

  6. Isso só prova que a Bíblia não é de inspiração divina. Partes dela podem ter ser inspiradas por Deus, mas outras não. Várias passagens do Antigo Testamento são praticamente cópias de outras culturas com as quais os judeus entraram em contato: sumérios, egípcios, babilônicos e persas.

DEIXE UMA RESPOSTA