Na última sexta feira (30), a revista Veja São Paulo publicou um dossiê completo sobre o Templo de Salomão, prédio construído para ser a nova sede da Igreja Universal do Reino de Deus. Na matéria, a revista destaca os detalhes grandiosos que cercam a construção do templo, que tem 100 mil metros quadrados de construção e teve um custo estimado em 685 milhões de reais.
Grandioso, o templo terá capacidade para acomodar 10 mil fiéis e tem sua inauguração prevista para o dia 31 de julho. A festa de inauguração deve contar com a presença da presidente Dilma Rousseff, do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad, entre outras autoridades.
Construção
A construção do templo chegou a contar com 1800 operários no seu auge. O projeto contou com mais de cinquenta fornecedores de materiais e serviços, que assinaram um contrato de confidencialidade para não revelar detalhes do interior do projeto.
Além do espaço para os cultos, o templo terá também um museu com telão multimídia e auditório com 90 cadeiras. Nesse “prédio” Memorial será contada a história das doze tribos de Israel, em um passeio que termina em uma loja de 50 metros quadrados, que venderá canecas, chaveiros e até mesmo pó da construção do templo. De acordo com a revista, a construção conta também com uma sala de mármore com seis gavetas cravadas na parede, onde a publicação afirma que Edir Macedo pretende ser enterrado, ao lado de sua família.
O complexo conta ainda com um edifício de onze andares. O prédio terá sete estúdios de rádio e TV e cinquenta apartamentos, que serão ocupados por pastores e bispos da igreja. Nessa parte do prédio está incluído ainda o apartamento que foi projetado para ser anova residência de Edir Macedo.
Conforto e luxo
Quatro vezes maior que o Santuário Nacional de Aparecida, que perderá nesse quesito o posto de maior espaço religioso do país, o templo da Igreja Universal conta com detalhes luxuosos em seu acabamento, como cadeiras trazidas da Espanha para acomodar os 10.000 fiéis, mármore rosa italiano e oliveiras importadas de Israel.
O altar do templo é revestido de folhas de ouro, e foi construído no formato da Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local em que o rei Davi guardou os Dez Mandamentos no primeiro Templo de Salomão, construído no século XI a.C., em Jerusalém. Ao fundo do altar há um batistério, acima do qual estão instalados 100 metros quadrados de vitrais dourados, que darão a impressão de uma “caixa de ouro aberta”.
Tecnologia
O templo será equipado com um telão de mais de 20 metros de comprimento. 10 000 lâmpadas de LED serão instaladas no teto do salão principal, que tem pé-direito de 18 metros. Quando estiverem funcionando, as luzes formarão desenhos variados, como estrelas. Entre os detalhes tecnológicos que chamam a atenção está uma esteira rolante para recolher dízimos e ofertas dos fiéis, levando as contribuições diretamente para uma sala-cofre.
Para transmitir os batismos para dentro do salão principal, dois telões trazidos da Bélgica foram fixados nas paredes ao lado do altar. O sistema de som inclui 42 auto falantes instalados no teto.
Outros detalhes
O estacionamento é formado por um espaço subterrâneo embaixo de templo, com dois pisos para veículos, e um edifício-garagem, construído no fundo do terreno. Serão oferecidas 1800 vagas para automóveis de passeio, 241 para motos e cinquenta para ônibus. Além disso, o 1º piso do estacionamento conta com uma área exclusiva, com oito vagas, que é fechada por uma porta de aço branco e dá acesso direto a uma “antessala” do altar.
Para o revestimento da obra, mais de 40 000 metros quadrados de pedra foram trazidos de Hebron, a antiga capital do reino de Davi. Trata-se do mesmo revestimento do Muro das Lamentações.
Para abrir espaço para a construção, a igreja comprou cerca de quarenta imóveis e terrenos no quarteirão da Avenida Celso Garcia. A compra dos imóveis pela igreja inflacionou o mercado imobiliário na região de forma que, no início desse ano, a igreja pagou 1,7 milhões de reais em um sobrado de 220 metros quadrados, avaliado em 400 mil reais.
A igreja estaria tentando comprar, para demolir, o Edifício Vidago, na Avenida Celso Garcia, que esconde boa parte da visão do templo para quem passa pela via. Dos 40 apartamentos no prédio, 30 já são de propriedade da igreja. Inicialmente, os imóveis foram comprados por cerca de 90 mil reais; hoje, as negociações não começam por menos de R$ 2 milhões, e muitos moradores se recusam a vender os apartamentos para a denominação.