Documentário Missão Congo acusa pastor Pat Robertson de desviar ajuda humanitária para financiar exploração de diamantes

22

O polêmico pastor Pat Robertson está de volta aos holofotes da imprensa mundial, e desta vez a atenção sobre ele não se dá por uma declaração polêmica, e sim, por uma acusação de fraude feita num documentário que está sendo apresentado nesse final de semana no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá.

Os diretores Lara Zizic e David Turner contam a história de uma campanha feita na década de 1990 pelo pastor Robertson no programa “The 700 Club”, veiculado em sua emissora, a Christian Broadcasting News (CBN).

O documentário “Missão Congo” é inspirado em matérias do jornalista Bill Sizemore, que atuou como jornalista investigativo da campanha “Operation Blessing”, montada à época pelo pastor para auxiliar os refugiados da guerra civil em Ruanda que haviam buscado abrigo no Zaire, atualmente República Democrática do Congo.

Na campanha, o pastor incentiva os telespectadores de seu programa a doarem dinheiro para levar mantimentos aos refugiados, porém os pilotos que trabalhavam para a campanha afirmaram diversas vezes que, ao invés de os aviões fazerem o transporte de ajuda, eles eram utilizados para transportar equipamentos de mineração para extrair diamantes na região pela empresa de Pat Robertson.


Em um artigo de 2008 o jornalista Sizemore lembrou que um dos pilotos tinha guardado as notas em algumas de suas viagens, e havia revelado que em um dos voos, o próprio Robertson tinha acompanhado os equipamentos no avião.

Segundo o Huffington Post, os diretores do documentário esperam que o filme atraia a atenção das autoridades para o que classificaram como um “escândalo”.

“Às vezes, uma história bate em você tão profundamente que você simplesmente tem que agir”, disseram Zizic e Turner. “Nós estávamos pesquisando um roteiro de ficção quando nos deparamos com um artigo mencionando as atividades duplas de Robertson no Congo. Sentimos que essas atividades, e o nível implícito de engano, eram inimagináveis em tantos níveis que tínhamos para saber mais. Como algo assim pode acontecer? Por que não havia mais cobertura nos meios de comunicação?”, questionaram numa nota oficial.

Um departamento ligado aos direitos dos consumidores do estado de Virgínia investigará as denúncias do documentário. Até agora, as autoridades descobriram que o pastor teria “induzido o público a contribuir através do uso de declarações enganosas”. Procurado para dar explicações a respeito das denúncias, o pastor Pat Robertson se recusou a comentar.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


22 COMENTÁRIOS

  1. Como este existe muitos esparramados pelo globo terraquio, mas o julgamento e de Deus eles são os que tem de se justificar diante do todo Poderoso, agora no brasil temos muitos mas quem tem de reagir são os membros de cada igreja, mas de cada um mandriao temos 10 corretos e por isso que não gosto da palavra generalizar, eles que se afumente diante de Deus

      • Sim, Tour, eu confio em mim, mas tb sei que posso me enganar em muitas situações. Então, essa crença em mim não é absoluta, mas em JESUS, confio até de olhos fechados, entende? rs…

          • Vai arrebentar,
            Porque será que tudo pra vc é demônio?
            Vc é fissurado em demônio? Olha, a mim vc não engana, pode crer!
            Eu já notei pelas suas postagens que tem algo errado com vc. Se não se trata de mais um caso de lavagem cerebral, pode ser um distúrbio psíquico, ou até um retardo mental. Se eu fosse vc procurava um neurologista para ver isso.
            Que Deus te abençoe.

          • Não nem tudo é demonio.
            mas em vcs 99% são demonios pois vcs são dominados por eles…
            e so olhar para a sua vida que é a imagem e semeljança deles…..

            amuito tempo eu ja tinha dito para vc e o marcelo de barros…

            A ONDE TEM MISERIA TEM DEMONIO….

        • Tour e vai arrebentar.
          A Mary tem motivos para não confiar nela.
          Observem as atitudes desta dita cristã e casada.
          Dando em cima de homens aqui por mais que não tem rosto nem nada ela deveria dar exemplo,tentei limpar a barra dela mais só o sangue de Jesus para limpar ela do pecado de ficar arrastando asas para homens,fazia isto com Buck Rogers,e agora com Tour Natrak,de vez em quando fazia isto com o Pitágoras também.tsc,tsc…\o/Lamentável.

          • Pitágoras, a Mary é a nossa penélope charmosa, por isso fica esse monte de “Dick Vigarista” difamando ela, porque ela é uma mulher casada e de respeito, e vive dando fora no povo aqui.

            Você deveria se sentir lisonjeado, o ex. está subjetivamente te chamando de intelectual.

            Eles deduziram que por viverem levando fora dela, a Mary tem atração pelo tipo de homem que é o oposto deles (alfabetizado, inteligente, culto), então o ex. deve te achar um cara inteligente, intelectual, para achar que a Mary está arrastando as asinhas pra você.

  2. ABSURDO UTILIZAR A MÍDIA PARA EXTRAIR DINHEIRO DO POVO PARA OUTROS FINS PARA OSTENTAR INTERESSES ESCUSOS. MAIS O SENHOR JA COMEÇOU A AGIR VAMOS VER QUE FIM TERÁ ISSO JUSTIÇA SEJA FEITA…

  3. Se for verdade esse caso não o primeiro a pedir dinheiro aos fieis para comprar algo pra fins humanitário(ajudar o próximo) ou evangelísticos(ajuda financeira na intenção de pregar o evangelho) e depois se descobre que a intenção e mais ganhar dinheiro.(propagar as obras da carne)

    Só Jesus pra nos livrar desses lobos devoradores.

    • Edson Sousa
      Seus problemas acabaram!!!
      Em que parte de São Paulo você mora?
      Vou ai levar para você sua mesa.
      Você sabe pelo menos dirigir?
      Vamos dar uma volta Range Rover Evoque.
      Olha o bichinho que anda viu coisa linda de se ver.

          • Mas uma de suas mentiras né?
            Gosta de zombar com os sonhos dos outros né,edy?

            Puxa vida Edy, pensei que no principio quando conheci meu xará eu estivesse errado contra a manipulação dos lideres da Universal, e tantas de denuncias contra ela.
            Mas cada dia que se passa sua conduta mostra aqui como vcs da lideres universal(da elite) lidam com o povo fazendo promessas ,iludindo para seus fins particulares.

            Como eu falei uma vez, Deus julgará isso que vc fez comigo.

          • Realmente, ficou feio pra mim. reconheço.

            Fui confiar em revelar algo que sonho em realizar a 17 anos que estava adormecido.(não tinha mais esperança)
            Fizeram promessas, fizeram me dar esperanças(meu sonho acordou novamente)
            Pensei que seria possível por tanto tempo de espera, fui confiar e agora usam isso para escarnecer.(pra tirar barato)

            Será que ainda dar pra confiar no ser humano?
            Será perdemos o respeito, o amor um pelos outros.

            Estou muito triste com essa situação.

          • Você está brincando né Edson? Você ia aceitar essa mesa comprada com dinheiro extorquido? Tirado de gente pobre e enganada?

            Você precisa acreditar mais em você. Se é o seu sonho, você não pode deixar ninguém construí-lo por você. Um sonho realizado não é só o objeto sonhado em si, mas a sensação da conquista. Essa sensação tem que ser sua.

DEIXE UMA RESPOSTA