Em diários pessoais revelados recentemente o papa João Paulo II se questionou se estava realmente servindo a Deus

15

Diários privados do papa João Paulo II publicados nessa quarta-feira revelaram detalhes surpreendentes sobre a vida do líder católico, que esteve à frente da Igreja Católica desde o ano de 1978 até sua morte, em 2005. Entre as informações reveladas está a de que João Paulo II passou décadas questionando se era digno do papel que desempenhava na igreja e se estava realmente servindo a Deus.

– A palavra do Senhor. Eu amo a palavra de Deus? Eu vivo por ela? Eu o sirvo de bom grado. Ajuda-me, Senhor, a viver de acordo com sua palavra – escreveu João Paulo II em uma das anotações recentemente divulgadas.

Segundo a Reuters, os diários publicados são notas feitas pelo papa, e que ele queria que fossem destruídos, mas que foram mantidos por seu assessor. Vistas por muitos não como um diário, mas como uma série de reflexões, as anotações foram publicadas em um livro por Stanislaw Dziwisz, que era seu assessor pessoal.

Nascido Karol Wojtyla, no sul da Polônia, em 1920, o homem que veio a se tornar líder da maior organização religiosa do muno desempenhou um papel público muito ativo na era comunista da Polônia e, principalmente, durante seu período como papa. Porém, os eventos públicos tem pouquíssimo espaço em suas anotações, onde ele agonizou sobre se estava fazendo o suficiente para servir a Deus.


Entre seus questionamentos, estão dúvidas a respeito das habilidades exigidas de um sacerdote.

– Qual a linguagem que devo usar quando eu falo para as pessoas? – ele perguntou, em 1974.

– Eu anuncio o Evangelho com total convicção? – questionou também.

Apesar do questionamento de seu papel enquanto sacerdote, não há nenhum sinal nos diários, que contém notas feitas entre 1962-2003, de que a crença do papa em Deus tenha vacilado.

Antes de sua morte, João Paulo II confiou seus diários ao arcebispo Stanislaw Dziwisz, seu secretário pessoal e agora um cardeal no sul da cidade de Cracóvia, com instruções de que eles fossem queimados. Porém, no prefácio do livro, Dziwisz afirma que não os queimou, porque os textos contém a chave para a compreensão da vida espiritual particular do papa.

– Eles revelam o outro lado da pessoa a quem nós conhecíamos como o líder da Igreja – escreveu o cardeal, que foi elogiado e criticado em círculos católicos poloneses depois de anunciar a publicação do livro no mês passado.

Por Dan Martins, para o Gospel+


15 COMENTÁRIOS

  1. Muito conveniente esta “publicação” do diário do papa. Muito conveniente. Pessoal, este cargo é muito alto, estar no topo da política mundial não é brincadeira, agora vc achar que vão divulgar o diário de um ex-papa assim…? Primeiro, será que existe este diário de Jõao Paulo mesmo? Será que divulgariam? Será que divulgariam tudo??? Papai Noel existe? Divulgaram aquelas coisas que já sabemos, a fragilidade humana do papa. Não mais que isso.

  2. Hui, mais eu tenho certeza que eles sabem toda a verdades!

    Idolatrias, batismo de crianças, mediação de oração a seres vivos mortos!
    Tudo anti biblico, que ELES sabem enão podem falar a verdade por causa dos escandalos!

    • A Igreja Católica ensina que o Papa, legitimamente eleito, possui uma infalibilidade RELATIVA e diretamente relacionada ao seu CARGO. Assim, o Papa é infalível apenas quando se pronuncia SOLENE E EXTRAORDINARIAMENTE ( ex cathedra), apenas sobre questões de fé e moral.

    • A quem ele servia ?
      Esse era o lema do pontificado de João Paulo II…

      “Totus tuus ego sum, Maria, et omnia mea tua sunt”
      Sou todo Teu, Maria, e tudo que é meu é Teu.

    • Muito forte e desnecessária, esta sua afirmação irmão JÓ GOMES, eu também era assim igual a você, porem, mergulhei no evangelho de nosso doce senhor, e aprendi a amar o meu próximo.

      Só o facto, de com humildade ele fazer estes questionamentos diante de D,US, já revelam um homem quebrantado, JESUS não perde pessoas assim irmão, ele sempre chega no final, veja o ladrão da cruz ele erá um meliante, porem tinha um coração quebrantado e humilde e foi resgatado

  3. Biblicamente escrevendo e A luz da Santa e Gloriosa Palavra de DEUS ou repetindo biblicamente falando por escrita, os papas Não serviu Não Servem e pelo andar do carro de boi nunca vai servir verdadeiramente ao Deus Santo Unico e Verdadeiro, pois ate onde todos os seres humanos de sobre a face da terra sabe eles servem adoram veneram honra a Maria aquela que foi uma serva de Deus e escolhida para engravidar E parir a Jesus Cristo homem carne asim como todas as mulheres de sobre a face da terra em todos os tempos parem seus filhos ou seja adoram e servem o nome de uma mulher humana crente que morreu e foi para os seios de Abraão e la esta aguardando o desenrolar dos planos do Deus Altissimo para a Salvação dos homens, afora a outros nomes que servem adoram e veneram,

  4. Acredito que nao exista esse que nao tem duvida. faço ou nao faço, me entrego ao pecado ou dou um brado de vitoria…. fico olhando o Apostolo Pedro (simão Pedro) depois de ter andando 3 anos com Jesus, ter visto os milagres as curas, as libertações. Antes de preder a Jesus e diz que seria capaz de morrer por Jesus e nunca o abandonaria… logo depois pedro è questionado se conhece jesus e ele o nega 3 vezes… (Nao conheço esse homem). e nem Por isso Jesus desistiu dele… a graça de Jesus nao desiste. o Amor de Jesus nao desiste. Eu sou evangelico e nao condeno o Papa por isso e por aquilo… Saiba a Graça de Jesus nao desistiu dele como nao desistiu de Pedro… A unica coisa que Jesus perguntou pra Pedro foi Pedro Tu me Amas… Pedro Tu me amas, Pedro Tu me Amas… é isso que importa se ele Amou a Jesus… A Graça de Jesus o Alcançou… sem mais.

    • Duas coisas fatais, 1 Se um ser humano dizer que cre piamente em Deus e o mesmo não crer nas Santas escritura ou seja na biblia ele E UM GRANDISSISIMO MENTIROSO, 2 se um ser humano dizer que cre na Santa Escritura ou seja a biblia e não cre em Deus o mesmo e outro GRANDISSISIMO MENTIROSO, O Apostolo Pedro somente optou pelo caminho certo, e qual caminho e esse Tournatrak, O CAMINHO DO ARREPENDIMENTO, e porque tournatrak E porque sem o arrependimento não a remissão dos pecados, O Apostolo Pedro naquela noite caiu nada mais nada menos que 8 oito vezes, mas como ja disse optou pelo caminho certo, assim tambem Judas iscariotes se tivesse optado pelo caminho certo teria sim sido perduado e seu arrependimento estaria ssim registrado na Santa Palavra, agora ao que sabemos este e outros tantos papas nunca se arrependerão e voutaram atras, aceitando as regras biblicamente narradas nunca aceitou a morte expiatoria e o sacrificio do Senhor Jesus ssim assim fora todos de sobre a face da terra em sua epoca , saberião DE SEU ARREPENDIMENTO E DE SUA RENDIÇÃO ao PURO SANTO E VERDADEIRO EVANGELHO DO SENHOR JESUS, O ACEITANDO COMO UNICO SENHOR COMO UNICO SALVADOR COMO UNICO CAMINHO PARA SE CHEGAR A DEUS, COMO UNICO DIGNO DE TODA HONRA TODA GLORIA E TODO PODER, agora se por ventura quem tem duvidas sobre isso que apresente suas provas a LUZ DA SANTA E GLORIOSA PALAVRA DE DEUS,

  5. SE REALMENTE João Paulo II se questionou se estava realmente servindo a Deus ou não ,ele estar muitoo mais muitooo além da Perspectiva de chegar perto de Deus do que quase toda a Cristandade da nossa epoca que esperam Cristo ainda nesta vida passageira (Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Romanos 10:)

  6. As pessoas dizem que o papa e a maior autoridade na terra e as pessoas ficam indeusando eles so no nome de Deus foi dada autoridade sobre Ceu e Terra e Deus nao fica em duvida e nem volta atras em suas convicoes e o que escreve nalo a esconde antes mostra a verdade ao mundo

DEIXE UMA RESPOSTA