Entidade ateísta quer a proibição de orações antes de eventos esportivos em escolas públicas

32

A ofensiva de entidades ateístas contra a liberdade de crença e culto em locais públicos chegou agora ao esporte no estado norte-americano do Tennessee.

A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) do Tennessee publicou manifesto e enviou um pedido a 135 diretores de escolas do Ensino Médio do estado para que proíbam orações antes dos jogos de seus times de futebol americano.

Segundo a entidade, tais gestos religiosos contrariam a determinação da Primeira Emenda da Constituição norte-americana, que proíbe a apologia a religião em instituições públicas. “Nossa experiência observa que muitos administradores de escolas públicas e educadores têm dificuldade em lidar com como as garantias constitucionais de liberdade religiosa se aplicam à oração durante seus eventos patrocinados pela escola”, declarou Hedy Weinberg, diretor-executivo da ACLU, segundo informações do Christian Post.

Hedy Weinberg afirmou ainda que durante as orações proferidas em campeonatos escolares anteriores houveram situações que motivaram a entidade a buscar a proibição das manifestações religiosas: “Nosso objetivo é ter certeza de que os sistemas de ensino estadual entendem essas garantias da Primeira Emenda e se comprometem a proteger a liberdade religiosa para todos os alunos, incluindo os atletas, e para as suas famílias que frequentam os jogos”.


O diretor da ACLU afirmou ainda que a medida não tem caráter judicial, mas é um aviso de que a entidade está disposta a buscar a proibição na Justiça.

A reação à iniciativa da ACLU foi tomada pela Alliance Defending Freedom (Aliança em Defesa da Liberdade), um grupo formado por cristãos, que entendem que o pedido feito pelos ateus é uma interpretação da lei que fere a liberdade de expressão dos demais. “Os alunos que expressam sua fé antes, durante ou após o dia na escola estão exercendo suas liberdades constitucionais. Grupos ateus estão tentando amedrontar as escolas ao fazer acreditar no contrário”, afirmou Rory Gray, advogado de defesa da Alliance.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


32 COMENTÁRIOS

  1. Para lutar com ateus,tem que ser com unha e dente,e frente a frente,se quiser ter seus direitos constitucionais garantidos,não adianta se apoiar em bíblia,a constituição ele visa defender os direitos de uma sociedade coletiva,e não grupos individuais,isso é ,em países democráticos.
    Se quiser amedrontar grupos ateus,tem que coloca-los na parede,e não usar bíblia.

  2. estes ateus merecem e colocar eles em fileira e enfiar dinamite no butao deles ate porque em sua maior parte o trem já e relaxado mesmo pois são viados então não da trabalho enfiar uma banana de dinamite em seus rabos colocar espuleta de retardo e ficar de longe so olhando suas almas e espíritos serem levado por aqueles quem os domina, aqueles tanto de capetas ficam so rindo dando gargalhadas vendo eles explodirem pros ares, vao vao descendo descendo aqule tanto de ateus pro inferno sendo recebidos com gargalhadas por aqueles que os dominou, precisamente espíritos malignos ou anjos caídos como queiram a serviço de satanás ex lucifer, o príncipe do inferno do engano o pai da mentira, vao vao descendo vao descendo para o inferno ateus idiotas

  3. foi exatamente oque postei, noutra repor. para uma irmã, a cada concessão , aumenta suas exigengias, se no Brasil aprovarem a pl 122, com certeza será, uma arma de guerra contra os cristãos e a igreja, passarão a mão cantarão não só vão se insinuar, mas vão chegar junto…e ai como vai estar na lei, qualquer reação será homofobia, cadeia para nós e indenização para eles, pastores serão um prato cheio…e é só o principio, assim como la querem impedir as orações, aqui também tornaram a bíblia homofóbica e sera tirada de circulação, ABRAMOS NOSSOS OLHOS ENQUANTO TEM TEMPO, ESTÃO, LUTEMOS… PENSEM NAS ESCOLAS JÁ ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA PREPARAR UMA PRÓXIMA GERAÇÃO GAY

  4. Mais uma vez a minoria querendo que suas opinioes sobresaem sobre a maioria, isto é riduculo por que fazer os caprichos desta minoria babaca que sao pessoas que querem que suas ideias sem fundamentos sejam impostas a força não aceitas , pois tudo que existe por ai são apenas teorias nada é comprovado … Principalmente a inexistencia de Deus..

  5. Urgente urgente urgente
    Vao no materia do pastor Felicianus,seus bobo,la escrevi quem é a Mary,e porque usei 8 Clamando,porque ele é um falso pastor,mentiroso,sinico ,babaca ou seja facil de manipular e a Lorena q6e fica dano moral pra Ele,pior que ela começou tudo depois tirou o corpo fora,falsa e fingida,doida pelo Clamando,eu fiz por despeito porque a Mary me deu um tora,ela é honesta,quem nao vale nada é o Clamando eu e a Lorena,basta ver nossos come ntarios,eu nao presto,mas o clamando tambem nao,e a lorena usou o velho do clamando ,arrumou o rolo e deixou o velho resolver,a Mary acho que nao eé capaz de falar essas coisas,pois ela tem compostura

  6. Sou ateu, e contra ensino religioso em escolas e distribuição de bíblias também.
    Mas não concordo que religiosos não possam orar na escola. Não querendo obrigar os outros a orar, normal. Cada um faz o que bem entender.

  7. Tal “entidade”, deveria fazer o mesmo nos países muçulmanos.FAZ Q EU DUVIDO! Tal entidade atéia de araque,deveria se posicionar sim,contra os casamentos forçados com crianças por lá,onde crianças são forçadas a casar com marmanjos com todo tipo de desculpa. PROTESTEM CONTRA O BARULHO DAS CHAMADAS PRA ORAÇÃO .O MUÇULMANO NAQUELE HORÁRIO SE VOLTA NA DIREÇÃO DE MECA ONDE QUER Q ESTEJA E FAZ A SUA ORAÇÃO.
    Proibe isso,ateu,à toa. Vai procurar o q fazer,tu és minoria e tem q se conformar,e NÃO QUERER SE PORTAR COMO SE VCS FOSSEM MAIORIA.

  8. Paulo Agnóstico,

    Seu primeiro comentário lá no Facebook precisa de algumas correções, me perdoe o atrevimento: A palavra fanáticos deveria vir antes da palavra ateus e não taxativa apenas aos religiosos com a posição das virgulas da forma que você as inseriu. Ex: fanáticos ateus, religiosos, … Pelo bom senso é dessa forma que se escreve ou, pelo contrario, é tendenciosa e generalista.
    Outra coisa: “país de doidos”!?! Você, assim como eu, é um profissional formador de opinião. Não deveria generalizar tanto.

    • Vc vai negar tudo que eu disse da nação americana?? que é alvo deste post??? vai negar o racismo e a morte de negros, quando ainda o ensino religiosos era normal lá???

      • Já que esses grupos ateítas estão tão preocupados com o Estado Laico, porque eles também não se movem para retirar nomes de deuses romanos e nórdicos dos dias da semana (thursday(dia de Thor), Wednesday ( dia de Odín),Saturday (dia de Saturno), Martes, Miércoles, Jueves.
        Porque eles não se movem para mudar os nomes dos planetas que também são de deuses romanos. Porque eles não se movem para mudar o nome da Europa, que é provavelmente derivado da mitologia grega e fenícia.
        Então porque eles só se preocupam com o cristianismo. Ninguém é obrigado a aceitar nada, mas é preciso reconhecer o valor cultural que o cristianismo teve no mundo ocidental (mesmo com altos e maus momentos, e bota mau nisso).
        Assim como a mitologia romana, grega, nórdica e outras influenciaram a cultura ocidental, o cristianismo também teve sua importância.
        Se você ou alguém não concorda comigo, beleza, mas não venham com ofensas pois todos somos adultos.
        Fiquem na paz.

      • Não discordo de você plenamente, mas não concordo com qualquer discurso tendencioso seja ele religioso ou não e mal constituído (com base em estudos rasos e superficiais, pois há muito mais para se dizer doa a quem doer, seja ateu ou religioso). . Sugiro correções no seu primeiro e ultimo Comentários. Nada mais a acrescentar!

      • Agnóstico,

        E agora o que vocês estão fazendo, ao acaso não é discriminação?

        Os americanos reviram seus conceitos, já os ateus acirram suas batalhas discriminatórias, inclusive cortando o direito de responder a vocês neste site, que agora tenho como certo que se trata de propriedade de ateus.

        • Mas eles reviram seus conceitos baseados em humanismo; não baseados na biblia, quando a biblia era ensinada nas escolas, eles discriminavam e ate matavam negros, até hoje tem igrejas de brancos e negros lá.

          • Minha pergunta é…a bíblia ensina a discriminar os negros, ao acaso JESUS não ensina a amar a todos? Então de quem é a responsabilidade da bíblia ou de quem interpreta erroneamente?

          • Dos defensores do humanismo mostre um, pelo menos um, que tenha sido mais humano e humanista que Cristo e que tenha falado de forma mais humana que Ele.

            Meu caro, as pessoas usam a bíblia para própria condenação, aspecto falado e pregado biblicamente. Todos os países possuem sistema jurídico próprio, sendo que há mais de uma interpretação das normas, inclusive os que as desobedecem apontam os itens que provavelmente os beneficie chegando ao ponto de alguns inverterem no todo o escrito, o espírito da lei, mas daí a gente afirmar que a norma é que não presta, a distância é grande, meu caro.

          • Douglas, o que quero demostrar que não é o ensino da biblia nas escolas que muda a indole das pessoas, foi assim nos EUA, foi assim na Africa do Sul, o APARTHEID foi criado por evangelicos holandeses

          • É…a falta de prática correta dos dois mandamentos principais. Ame a DEUS sobre tudo e trate seu próximo como gostaria de ser tratado.

          • Paulo,

            A religião não faz acepção de pessoas, culpe os religiosos e não a religião em sí. Jesus, na minha forma de entender seria hoje, rejeitado, pois naquela época ele causou desconforto ao trabalhar aos sábados, conversar com pessoas excluídas do convívio social, tratar os humildes como iguais, confrontar as tradições judaicas, etc. A cultura europeia foi quem moldou o cristianismo ao seu bel prazer e na América ela foi replicada. Não entendo como pessoas tão inteligentes esquecem- se desse detalhe!

DEIXE UMA RESPOSTA