A teologia inclusiva, que prega a aceitação da homossexualidade como uma prática não pecaminosa, tem incentivado interessados em ampliar esse conceito, e buscar argumentos mais significantes para rebater a doutrina cristã contrária.
O escritor homossexual Matthew Vines pretende lançar o livro God and the Gay Chritian (“Deus e o Cristão Gay”, em tradução livre) em breve. Na publicação, o autor diz que abordará sob a luz da Bíblia questões como celibato, relacionamentos, casamento e outros assuntos, que incluem a homossexualidade.
A motivação de Vines – que foi criado como um cristão tradicional – foi seu conflito com os ensinamentos contrários à homossexualidade a que teve acesso durante sua infância e adolescência, e sua atração por pessoas do mesmo sexo.
O livro de Vines foi apoiado pela ONG Projeto de Reforma, uma entidade que visa mudar o conceito da doutrina cristã em relação a questões sexuais. A proposta do escritor é derrubar os argumentos usados por cristãos para condenar a homossexualidade com passagens bíblicas.
Estudiosos cristãos ouvidos a respeito do assunto não se alarmaram com as ameaças do autor: “Cada um destes argumentos do autor são repetidos. Já vi trabalhos anteriores ao dele que já foram negados, e aparentemente Vines não tem a menor consciência disso”, declarou Robert Gagnon, professor de Novo Testamento no Seminário Teológico de Pittsburgh.
De acordo com informações do Christian Post, o próprio autor entende que sua tentativa de mudar a visão dos cristãos a respeito do assunto enfrentará dificuldades, pois a crença está enraizada em diversos contextos.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+