O consumo abusivo do álcool é uma das principais causas de separação entre os casais na atualidade, incluindo os cristãos. Para o casal Yolanda Jackson e Billy Jackson o desafio também foi longo, mas o resultado que tiveram foi bem diferente do que ocorre com a maioria.
Yolanda é filha de pastor se como sempre estava na igreja, conheceu Billy, também da sua congregação. Ambos se casaram, mas ela não imaginou que um dia o consumo de álcool de Billy chegaria ao ponto de se tornar uma dependência.
“Percebi que era um problema quando ele bebia”, disse ela, ao mesmo tempo reconhecendo uma dificuldade pessoa. “Eu era muito controladora e egoísta. Então imaginei que poderia fazer dele o que eu queria”, acrescenta.
No histórico de pessoas que fazem uso abusivo de substâncias entorpecentes, como o álcool, é possível notar que esse é um comportamento recorrente de fuga dos problemas. Geralmente há conflitos de ordem emocional e social implícitos no dia-a-dia do usuário. Com Billy parece não ter sido diferente.
“Beber começou a ficar um pouco mais pesado para mim quando entrei no exército. Era algo que eu gostava de fazer e achei que poderia parar a qualquer momento”, disse ele, que além de encarar a pressão dentro de casa, também não estava sabendo lidar com sua carreira de militar.
Sintomas do vício em álcool
Billy então passou a demonstrar os mesmos sintomas que a maioria dos usuários de drogas apresentam para tentar esconder o vício. Ele escondia garrafas de bebida em várias partes da casa:
“Ele me dizia que ia parar. No dia seguinte eu encontrava outra garrafa e então resolvi escondê-las. Eu encontrava garrafas debaixo das cadeiras, na despensa, na garagem, em todos os lugares”, lembra Yolanda.
Apesar do ambiente familiar no rumo de autodestruição, os dois continuavam indo para a igreja. Billy se mantinha sóbrio aos domingos, mas o relacionamento do casal com Deus era apenas de fachada. Eles eram religiosos, mas não tinham uma vida espiritual com Cristo, até que Yolanda resolveu tomar uma decisão.
Ela disse para Billy que precisava passar um final de semana sozinha, em um retiro espiritual, apenas orando e estudando a Bíblia:
“Esses problemas de raiva que eu tive, os problemas de controle que eu tive, o estresse. Eu tive que entregar isso ao Senhor. Eu estava liberando todas essas coisas”, disse ela.
“Meu coração estava sendo consertado e isso pode não fazer sentido, mas eu disse a Deus que pararia de sonhar, porque, quando eu sonhava, sempre tentava controlar o resultado desse sonho”, destaca.
O resultado de Yolanda se voltar para Deus e compreender a passagem bíblica ao afirmar que “a mulher sábia edifica o seu lar”, foi visível assim que ela voltou para casa:
“Ela entrou pela porta, me abraçou e disse: ‘Oi, eu me diverti muito. Como estão as crianças?’ Era uma Yolanda que eu nunca tinha visto antes. Além de não discutir, vi um brilho diferente nela”, disse Billy.
Reflexos na vida do marido
Billy já conhecia a Deus e sabia que sua esposa estava no caminho certo. Ele então decidiu fazer estudos bíblicos diariamente. Após sofrer um acidente de moto e quase perder a perda, ele viu que sua vida era muito valiosa e disse que Deus o havia curado naquele momento.
“Instantaneamente eu perdi peso. O desejo pelo álcool foi embora. Ele tirou isso de mim. Minha pressão arterial estava alta, mas depois ela normalizou. Sua presença estava comigo. Tudo o que Ele precisava era minha resposta. Tudo o que eu tive que fazer foi seguir a direção Dele [de Deus]”, conta Billy, segundo a CBN News.
Atualmente os dois dedicam suas vidas no auxílio a outros casais que passam por problemas parecidos. Ambos, Yolanda e Billy, compreenderam o que cada um precisava mudar em suas vidas, e agora eles desejam ensinar isso para outros casais:
“Nosso casamento é dedicado, obediente e está em chamas pelo que o Senhor nos fez. Acordamos todos os dias prontos para ajudar outros casais a superar o que passamos”, disse Billy. “Quando você realmente se render a Deus e permitir que Ele conduza sua vida, Ele irá fazer uma revolução na sua mente”.