Estudioso afirma que Davi não matou Golias, não era pai de Salomão e não escreveu os Salmos

9

O escritor Joel Baden, estudioso da Bíblia Sagrada e professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, está lançando o livro “Davi: A Vida Real de um Herói Bíblico”, onde diz que o pastor de ovelhas que ascendeu ao trono de Israel não foi o responsável pela morte de Golias, e também não era o pai de Salomão, seu sucessor.

Baden diz que a passagem de 2 Samuel 21:19 é quem diz que não foi Davi que matou Golias: “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”, diz o texto do segundo livro de Samuel.

No livro, Baden também pontua que Davi, além de não ser pai de Salomão, também não escreveu os salmos que lhe são creditados.

O autor faz um grande esforço, segundo o jornalista Ruan de Sousa Gabriel, da revista Época, para “recuperar o Davi histórico e extirpar todas as lendas que envolvem o rei israelita, chamado pelas Escrituras de ‘homem segundo o coração de Deus’”.


Assim, o livro seria um retrato do rei israelita que ignora a apologética presente no judaísmo e no cristianismo: “Davi é um dos únicos personagens bíblicos que é igualmente amado por judeus e cristãos – por ser o maior dos reis de Israel e ancestral de Jesus. É a combinação perfeita para uma biografia”, observa Baden.

Em suas pesquisas, o escritor afirma que o Davi que reinou no século X a. C. era muito diferente do Davi retratado nas páginas da Bíblia: “A apologia é um gênero literário que reconta o passado de modo que o herói da história pareça melhor do que ele realmente foi”, diz, supondo que a história de Davi possa ter sido maquiada para exaltar suas virtudes, mas deixando de lado que a própria Bíblia narra as fraquezas do rei israelita.

Contraponto

A suposta descoberta de Baden sobre a morte de Golias não ter sido causada pela pedrada de Davi, pode, na verdade, ser um fato já superado no que se refere aos estudos da Bíblia Sagrada.

A “Enciclopédia Manual Popular – Enigmas e ‘Contradições da Bíblia’”, escrita por Norman Geisler e Thomas Howe – e publicada no Brasil pela editora Mundo Cristão – revela que a atribuição da morte de Golias a Elanã é, na verdade, um erro de copista, pois o guerreiro hebreu menos famoso teria matado o irmão de Golias, de acordo com uma narrativa paralela sobre a mesma batalha, apresentada no livro de Crônicas.

A passagem de II Samuel 21:19, que diz: “Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo do tecelão”, seria, assim, uma correspondência, com erros, da passagem de I Crônicas 20:5, que diz: “Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão”. Ainda segundo a “Enciclopédia Manual Popular”, tal equívoco seria explicado por uma confusão feita por um copista “com as palavras e letras hebraicas que, quando combinadas de certa maneira, deram a redação encontrada em II Samuel”.

9 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas se perdem ao querer exatidão em tudo nesta vida (como se existisse alguém dentre os homens perfeito). As Escrituras Bíblicas nos ensina que Todos os homens em sua “natureza humana “,são imperfeitos, iinclusive os antigos escritores dela. A verdadeira mensagem que nos é esclarecida, é a confiança e obediência à DEUS de homens também pecadores errôneos que alcançaram a misericórdia de DEUS através do reconhecimento, arrependimento dos seus erros buscando agora a obediência. Nossa observação das Escrituras Bíblicas está nessa “essência ” dos textos e não nesse contexto histórico.Para o nosso período, está a observação da “essência ” da vida de CRISTO e dos Apóstolos, que sempre buscaram obedecer à DEUS cuidando das pessoas necessitadas mesmo correndo perigo de morte…

  2. Vez por outra aparece um pseudo teólogo querendo desmentir a bíblia, ou interpretá-la a seu bel prazer. Enfim, idiotas existem em todas as partes do mundo. Mas a Palavra de Deus permanecerá para sempre, queiram ou não esses “estudiosos”.

  3. Daniel: 5. 25. Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 26. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28. PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. – e tu também pode Deus to pesar e ti achar em faltam e não entrar no céu, por causa da sua contradição. e Jesus disse as minhas palavras são verdadeiros .

  4. Está claro porque antes do versículo que ele leu (19) nota-se que Saul havia sido enterrado. ista marrativa demonstra que é outro Golias porque qiando Davi matou o Golias Saul estava vivo. É preciso ler a biblia além do conhecimento humano

  5. É simples; o golias que Davi matou na sua mocidade era filisteu e esse que é relatado em 2 Samuel como “outra” batalha em gate é gete e Davi já tem seu exército … É simples de entender

DEIXE UMA RESPOSTA