Ciência & Saúde

Estudo aponta porque 60% dos jovens deixam a igreja após concluir o ensino médio ou a faculdade

Comments (32)
  1. Raul disse:

    Deus abençoe todos os nossos jovens irmãos no meio acadêmico, dando testemunho, firmeza e convicção de fé e sendo destaque no meio de seus pares acadêmicos, Amém.

  2. Gerson disse:

    Muito me preocupa esse êxodo estudantil,nos pastores precisamos reverter essa situação.
    Pediremos a Deus que nos ilumine.
    Paz para todos.

  3. Anderson disse:

    Isso é que geralmete acontece msmo. Os Jovens depois que alcançam uma certa idade já não mais aceitam aquilo que algum tempo atrás era conseideraado como sagrado por nós. Parece que nada tem mais sentido pra eles. Até porque o mundo seduz muito, e infelismente as nossas igrejas são muito trdicionais e veem pecado e tudo. Portanto o jovem não s sente bem em estar em um lugar que acaba se tranformando em desagraável!!!!!!!!!

  4. Faz uns 20 anos que se tem esta informação. Na época, trazida pela Jumoc a porcentagem era pouco menor. Nos Estados Unidos já se sabe disso hámais tempo. É pór isso que se criaram a BSUs (Baptist Student Unions), para evitar essa evasão.
    No Brasil, tivemos a ABU, atendendo a fome intelectual, a Cruzada que também atende ao discipulado. A CB do Estado de São Paulo, por exemplo, foi beneficiária de um terreno ao lado da USP (acho que hoje é a FUVEST) para o ministério estudantil, doado pelas Mulheres Batistas do Sul dos EUA. Nos inícios dos anos 90 entrou o Pr. Marcus Prosdócimi, o qual também me apresentou para este trabalho pouco entendido, em convênio com as Juntas de Educação Convenção Bat. Mineira e Colégio Batista Brasieleiro.
    A Convenção Batista Mineira havia recebido o Missionário Jimmy Joseph o qual batalhou com Don e Tom por este ministério ali, inclusive com o apoio do Pr. Thomas Akins. O Pr. Aloísio me recebeu como a primeira missionária para a implantação do trabalho em tempo integral no campus, com o apoio da igreja. Na UFV, este trabalho floresceu com o envolvimento da JUBAM, com a Ana Lúcia e o Júnior, o Pr. Matuzael, a Rose e o Toni, da Igreja Batista de Viçosa (Pr. Josino e Pr. Jeives).
    A Jocum lançou a revista CAMPUS, na administração do Pr. Josué Campanhã e estavamos indo bem.
    Hoje estamos oferecendo apenas o apoio e o discipulado LIF-E twitter.com/lif-e(ENSINANDO A SEGUIR JESUS DE PERTO) com o aconselhamento via web (faleyola.com/sao), grupos, redes sociais, sites biblianet (twitter.com/biblianet, etc…)

    Me escrevam, por favor, e me conte as novidades e o que você sabe da história desse ministério que está fazendo tanta falta aos nossos jovens.

  5. Não concordo que, somente pelo fato dos jovens não frequentarem igreja, não tenham fé ou não creiam em Deus. A fé está dentro da gente, e não em templos religiosos.
    O que ocorre é que, em igrejas, as pessoas exercitam a fé. Mas deixar de frequentar esses locais não significa que tenham deixado a fé ou Deus de lado.
    Talvez este estudo auxilie as igrejas a reverem e repensarem o que leva os jovens a deixar de frequentar igrejas. Talvez um dos motivos seja o ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço’. Quando se observa que aqueles que pregam não fazem nada do que aconselham, a igreja cai em descrédito.
    E aí o que fica é a fé de cada um, exercitada consigo mesmo, longe das igrejas, mas, ainda sim, a serviço de Deus.

  6. Lady Kate disse:

    Na minha interpretação existem dois fatores que podem afastar o jovem da igreja.
    Primeiro: O próprio estudo da ciência e da história, principalmente quando ministrados por professores ateus ou agnósticos. Eu conheci um caso típico dessa influência.
    Segundo: O despontar para a vida, para a sexualidade e para novas descobertas! Isso faz o jovem desejar mais liberdade, e, de certa forma a igreja lhes parece repressora para esse alçar vôo!

    1. washington disse:

      na verdade voces nao querem enxergar a mentira que tem por detras da bíblia!!a biblia nao é fato historico precisa ser interpretada,e qualquer pessoa interpreta da maneira que quiser,portanto nao é racional um livro ficticio só um asno sentimental que da credito a esse livro imbecil

      1. Francisco disse:

        O cego não pode interpretar o que não vê e ninguém pode falar de coisas que não sabe.
        Negar a existência de Deus é negar a sua própria existência, a não ser que você acredita que o homem veio do macaco, pois se acredita não posso falar mais nada pois você não vai entender minha língua portuguesa, se é que me entende!!!!

  7. eliana paes disse:

    Quando verdadeiramente somos de Deus comprometidos com o evangélho ,ñ existe nada que nos possa desviar desse CAMINHO.O que acontece é que o povo em geral (os crentes)ñ está tendo o ensinamento real da cruz,os líderes estão como os Farizeus do passado,faça o que vos mando mas ñ faça o que eu faço,entendes!Sou universsitária,tenho professores doutores,mestres,extremamente cultos,porém espiritualmentes são disgraçados miseralves e nus espiritualmente,eu sei separar,aprendi com os verdadeiros homens e mulheres de Deus,aí eu prossigo nesta minha caminhada,quero me formar,ser uma missionária culta,para poder futuramente ministrar palestrs sobre esse assunto tão polemico no meio evangélico.Naõ tem essa ñ quem ama a cruz do Senhor Jesus é fiel ao Evangelho,pq para onde iremos nós,só Cristo preenche o nosso ser,aí galera universitária (meus colegas)segura a onda,devemos fazer separação do que é a verdadeira sabedoria,então ficaremos com a palavra de Deus(o que ganha alma sábio é)pq tudo aqui vai ficar,mas o Espiritual e as almas acançadas seguiram na tua eternidade e receberemos o GALARDÃO,mas o terreno nada receberá,entendes!ENTÃO PROSSIGAMOS na fé,procurando com entendimento saber administrar a sabedoria humana e a divina! Apaz do Senhor Jesus!!!!!!!!!

  8. Luis disse:

    O graaaaaaaaaaande problema nosso é que ainnnnnnda não entendemos que o MUNDO É UM ESPÍRITO !

    Criamos nossos filhos alienados ao “mundo” e os criamos dentro do “mundo/igreja/denominação” e quando os “bixim” conhece o “mundão”, xiiiiii, caem fora mesmo, eu fui um deles !

    O que segura um filho/jovem é o amor, o carinho, as orações, e a vivência que ele teve dentro de tudo, SENDO INSTRUIDO com maturidade e os pais explicando o que é “droga, sexo, zona, puta, gay, lésbicas, bandidos”, a consequência da pratica e tudo mais o que o mundo apresenta !

    Esse é mais um indício do FIM deste cristianismo mediocre que vivemos hoje e do aparecimento da VERDADEIRA IGREJA !

    Tenho filhos e estou lutando pra nao criar eles presos “no mundinho gospel” e sim no mundo do Evangelho, onde o “MUNDO” é apenas um espírito, que de Deus , NÃO TEM NADA !

  9. Osmar disse:

    Estamos vivendo no mundo Pós-moderno, que nada e errado, isso depende de como cada um interpreta aquilo que é verdade, porque hoje nada e verdade absoluta, tudo e relativo, o que e verdade para uns não precisa, necessariamente ser verdade para outros. ninguem detem a verdade; cada um faz sua verdade.
    mas a Biblia diz que temos que nos despertarmos deste sono espiritual(Rm 13.11)temos que entender a pós-modernidade e encara-la e ter uma mudança intelectual, religiosa, teologica e etica e moral e temos que derrotar a pos-modernidade e recuperar a verdade(2 Pe 3.17) a coragem de andarmos na verdade(Ef 6.14)(3Jo 4)(Ef 4.15) e também as bases da nossa Fé(ICo 3.11). Vocé pode ser um jovem moderno; alguem que sabe aproveitar as oportunidades, estando sempre atualizado, preparado para viver este novo tempo, com eficácia e satisfação. Mas nunca, de maneira alguma, permita que os estranhos conceitos daqueles que não tem nada a ver com Deus determine o seu modo de agir e de pensar.

  10. joao disse:

    tá certo..eles abrem a cabeça e passam a ver que estão alimentando um bando de gente que diz pregar o evangelho de Jesus, mas na verdade só estão mamando dinheiro.Quando jesus falou que tinha que montar templos de tijolos e pregar lá dentro…mas eles fazem isso, e pior chamam isso de igreja, ai já é demais.quem frequenta uma igreja de tijolos e dá dizimos e ofertas lá, está patrocinando a obra do anti cristo,hoje com toda essa informação só não ve isso quem não quer. igreja de tijolos são templos de satanas,pois a bíblia diz: A GRANDE MERETRIZ, A IGREJA ROMANA É A MÃE DE TODAS, OUVIRAM…TODAS…TODAS…NÃO ESCAPA UMA..NEM A TUA QUE VOCÊ FREQUENTA…SAÍ DELA POVO MEU.

  11. gumetal disse:

    Acho que um jovem que tem um comunhão profunda,e uma vida pautada pela palavra de Deus,e pelos principios da fé cristã,ele nao e arrastado,jamais em lugar algum do mundo,para fora do evangelho,acontecem e que em muitos casos,a pessoa frequenta uma igreja,mais nao vive a fé,e nem o evangelho genuino,logico que tem denominações que transformam os membros em verdadeiros prisioneiros,e nessa cega mentalidade muitos fracos,saem e vao pro mundo,achando tem liberdade,quando na verdade deveriam conhecer a liberdade viva e santa há em cristo jesus.mais infelizmente muitos preferem as coisas do mundo,mais e real que muitos apanham,se machucam,e veem que o mundo realmente nao serve pra ninguém viver.pois o unico caminho estreito e justo é jesus.

  12. ed disse:

    estão fazendo da casa de deus,casa de negocios,comercio.ofertas,dizimos,e o amor ao proximo sem interesses,aonde ele esta.

  13. Paulo Silas disse:

    Existem alguns trabalhos pilotos com universitários que devem ser apoiados pelas igrejas locais, como por exemplo a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB)
    Eles fazem estudo bíblicos para evangelização e consolidação de cristãos na faculdade
    Para saber mais existe o site, coloque ABUB no google, se tiver interesse.

  14. tiago disse:

    pois é,o diabo é astuto,esta jogando sujo,envergonhando as igrejas com seus falsos mestres e oferecendo aos jovens os prazeres da carne,e a biblia ja dizia que isso ia acontecer,e o pior,as coisas vao piorar daqui por diante,pois estamos no principio das dores,antes do fim ainda vem muita coisa pior…mas quem é vigilante continue assim pois virao dias trabalhosos…

  15. Ederson Freitas disse:

    Infelismente essa é nossa realidade.

    O que faz a diferença em nossas vidas é o NOVO NASCIMENTO.

    Sem esse o ser humano pode ate aguentar por 1 ou 2 tempos…

    É por isso que o Senho Jesus disse que quem não tem o Seu Espirito esse não é dEle.

  16. Sérgio Murilo disse:

    Isto é o reflexo de um evangelho distorcido e falso que ten-se pregado por lideres despreparados e gananciosos que visam somente os meios mas não se preocupam com os fins, nestes tempos temos visto que os lideres tem formado jovens crentes despreparados para suportarem as aflições deste mundo, ai se tornam presa facial para o pecado e o mundo, mas o negocio e ver a igreja lotada, porém sem transformação, jovens que querem saber só de shows, esportes radicais, baladas e outros entretenimentos que as igrejas tem proporcionado para atraí-los, mas esta faltando a reverência ao senhor, o culto a Deus, a pregação da palavra e o verdadeiro louvor como era nas igrejas genuinamente cristã.

    “Aviva Senhor a tua obra no meio dos anos”

  17. anonimo disse:

    Vcs querem saber pq realmente deixam a igreja de lado: sou estudante universitária e posso falar isso com convicção (porém sou uma das poucas da minha sala q ainda frequento minha igreja): mtos deixam primeiro por causa da falta de tempo (sim a correria as vezes é tanta que qdo temos tempo livre queremos dormir, se cuidar então é luxo, infelizmente), segundo, há mtos padres e pastores que usam a igreja como a casa dos negocios, e de negocios ja basta o mundo afora, e terceiro, pq mtos falam uma coisa dentro da igreja e agem diferente fora dela, agora me diz se isso não desmotiva uma pessoa frequentar uma igreja, alias, acredito q o fato de uma pessoa não ter uma religião não significa q ela não tenha fé e creia em Deus, quem sabe essa pessoa não esteja agindo com mto mais coerencia e respeito ao prox no dia a dia do q aquela q tem ido na igreja.

  18. HELDER disse:

    NO PERIODO QUE FIZ FACULDADE VI A MAIORIA DOS JOVENS CAIREM EM PECADO E ABANDONAR O CRISTIANISMO.VI MUITA DESTRUIÇAO DE CASAMENTOS E MOÇAS ABANDONAREM SEUS NOIVOS PARA VIVEREM NO PECADO DA CARNE E DAS BEBIDAS.E POR INCRIVEL QUE PAREÇA OS CRISTAOS FICAVAM PIOR DO QUE OS QUE NAO CONHECIAM A PALAVRA.
    REALMENTE ESTAMOS VIVENDO DIAS HORRIVEIS ONDE PODEMOS PERDER ATÉ MESMO A SALVAÇÃO SE AMARMOS MAIS OS PRAZERES DESSE MUNDO DO QUE A DEUS !!!!

  19. Deus real disse:

    Bom dia !

    Pois é….
    isso é simples de explicar……só vive no pecado e safadeza o jovem que nao teve real encontro com Jesus !!
    isso diz tudo.

    bjss Brasil!!

    1. washington disse:

      meus amigos tenho 33 anos e nao sei que encontro com deus voces dizem as bebidas e drogas so se intrega é para quem é fraco,pois sou a prova disso,nao preciso de muleta psicologica que é seu deus o que a humanidade precisa é de vergonha na cara isso basta!!!!!!!!!

  20. Ericsson disse:

    A pressão realizada pelo mundo sobre os jovens é uma realidade maior no ensino médio e faculdade e a preparação através da igreja deve ser com um linguajar claro e objetivo daquilo que eles encontrarão nestes lugares.
    A palavra saída dos pulpitos deve ser o verdadeiro evangelho, aonde Jesus Cristo é o centro e o único exemplo a ser seguido.

  21. Sara Souza disse:

    Na verdade não vi fundamento algum que explique abertamente o motivo,falando de mim mesma que sou universitária,digo que ,não abandonei a igreja mas minha frequencia está menor devido ao tempo,mas sempre que posso estou na igreja,e nunca abandonei a minha fé,ao considerar que foi DEUS que me deixou crescer.Então como posso abandonar quem relamente cuida de mim?

  22. leidyane disse:

    E triste vc saber q ainda n a jovens preparando p/enfrentar o mundo depois fa formatura .
    Mais fico feliz em saber q ainda existe pessoas q tenta fazer comq isso nao acontece ,com que essas pessoas aprendar a lidar com o mundo depois dos estudoz e seguir a DEUS msm assim apesar de td …

  23. Missionária Delair disse:

    Tenho visto, de perto, na área da educação, precisamente no ambiente acadêmico, que o pensamento filosófico tem se sobreposto ao Cristinanismo com fundamentos relativistas. Para os “doutores e mestres” das faculdades, o cristianismo é visto tão somente como “um dos” caminhos.

    Falar de Jesus numa faculdade… (pra eles)nem pensar… Só crente fiel ousa dar testemunho de cristão nesse ambiente! Mesmo sabendo que a faculdade é um universo plural.

    O homem moderno tem sido muito enganado com essas noções de pluralismo religioso, ecumenismo e abertura ao sincretismo religioso.

    Diante dessa realidade, a responsabilidade de arregaçar as mangas, sair do discurso e agir cumprindo o “ide” se torna um compromisso urgentíssimo para os servos de Deus!

    Deus honrará aquele que é fiel à Sua Palavra e não se deixa levar por vãs filosofias que não oferecem a Salvação que há em Jesus Cristo!!!

    Estudar é bom para nossa vida terrena, porém, temporal (como o nosso trabalho por exemplo) mas precisamos buscar e crer nas “coisas lá do alto” que são eternas!

    A Paz!!!

  24. Lady Kate disse:

    Missionária Delair,

    Concordo com a senhora em gênero, número e grau!
    Constatei isso hoje com uma pessoa de minha família, ela está no 1º ano de direito – e como mudou!

  25. guto disse:

    Quando estava na faculdade tinhamos um grupo de pessoas que se reuniam na hora do recreio para orar, cantar louvores a Deus,,enfim, a gente chamava de ‘CEU” e era o nosso céu ali naquele ambiente universitario de tantas teorias e filosofias do mundo, professores e alunos ateus que diziam mal da biblia. Esse lugar era a nossa valvula de escape diante do caos e das trevas que imperam naquele lugar. è verdade: muitos se desviam de Deus na universidade por ser bombardeados de tantas teorias filosoficas supostamente comprovadas pela ciencia do homem como verdade e materias de teor da pisicologia vistas como donas da verdade e que criticam a biblia e muitos se deixam levar por essas coisas. Vimos varios de desviar ali mas muitos tambem, aqueles que estão firmes na fé e fies a Deus permaneceram e geraram frutos ali.

    1. washington disse:

      meu amigo nao sou universitario mas vejo que voce deveria abandonar os estudos e correr para os pes de seu deus e aceitar tudo,nao acredito em nenhuma divindade porque elas sao frutos da imaginaçao humana só vou deixar esta frase se é que voce entende lógica PARA FATOS ESTRAORDINARIOS REQUEREM PROVAS ESTRAORDINARIAS

  26. Manu disse:

    Que bom!!!!!!!!!!!!!Precisamos salvar nossa geração!!!!!!!!!!!

  27. gumetal disse:

    isso e real,muitos cristãos sao arrastados,para o mundo,numa faculdade recentemente conheci uma menina que se dizia cristã,amava ela,ela preferiu me trocar por uma turma de colegas do mundo,e se assentar com eles na roda dos escarnecedores,infelizmente nao se fazem cristãos como antigamente,as pessoas perderam temor a Deus,estao se perdendo cada dia que passa,sendo arrastadas pela enxurrada de coisas,que este mundo oferece através de satanas e sua quadrilha do inferno,mais nem todos sao assim,infelizmente isso acontece jesus esta voltando.

  28. jorge mélo disse:

    O meu conselho para todos os jovens cristão é o mesmo do apostolo Paulo a Timóteo:
    ” Tu porém permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” 2 timot.cap.3 vers.14.

    “Tu porém meu filho fortifica-te na Graça que há em CRISTO JESUS”
    ninguem que milita se embaraça com os negócios desta vida” Foge tambem dos desejos da mocidadee segue a justiça” 2 timot. cap.2 vers.1,4,22.
    ” Ninguém despreze a tua mocidade” 1 timot.cap.4 vers.12.

    E ainda meditem em ” Eu vos escrevi mancebos, porque sois fortes e a palavra de DEUS está em vós, e já venceste o maligno” E vós tendes a unção do SANTO e sabeis de tudo” 1 joão cap. 2 vers.14,17,20,27.

    Finalmente, “Eis que venho sem demora, guardas o que tens para que ninguém tome a tua coroa” apoc.cap.3 vers.11.

    Paz do SENHOR JESUS a todos jovens irmãos em CRISTO.

    Recife – Pe.

  29. Biah disse:

    Realmente hj em dia , (em algumas igrejas tradicionais)ñ se encontra muita opção p/ os, jovens-flo isso pq participo de uma dessas igrejas-ñ há muitas atividades, gincanas etc..
    Legal msm seria se tivesse…
    Alguns jovens + cbças procuram outras igrejas q/ tmem + opções p/ nós, já outros… Acham q/ o mundo vai lhes oferecer divertimento, e sabemos q/ isso eh pura ILUSÃO!!!!!!!!

  30. Lady Kate disse:

    Levi,
    E, você curioso como é, já entrou lá para dar uma “bisolhada”, hehe.

  31. Tim Clark disse:

    faltou iluminar aos leitores com uma visão mais ampla do assunto: quase TODOS os estudos comparando religiosidade com QI/educação mostram que os dois são inversamente proporcionais: O nível de religiosidade de uma pessoa/sociedade cai conforme o nível de QI/educação sobe (fato).

    não tenho tempo de procurar essa informação em português, mas aqui são citados dúzias de estudos, todos comprovando o mesmo ponto:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Religiosity_and_intelligence

    Note que o ponto acima mostra apenas uma CORRELAÇÃO. É importante ressaltar que correlação NÂO é causação. não sei se um causa o outro. mas que os dois andam separados, andam. no mundo inteiro.

    conforme o nível médio de educação aumenta no mundo, o que isto significa para o futuro da religião?

    1. João M. Filho disse:

      Caramba my friend, voce consultou a Wikipédia para chamar os religiosos de ignorantes?? Agora voce se superou mesmo.

  32. faço faculdade de historia um curso dos mais ateus que existem no mundo academico e ainda permaneço firme m cristo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *