Para muitos jovens cristãos, viver numa geração onde a cultura pós-moderna busca de várias formas desconstruir a herança judaico-cristã é um verdadeiro desafio. Ciente disso, um grupo de alunos resolveu tomar uma iniciativa diferente, promovendo um Dia de Oração.
Essa iniciativa, contudo, não é recente. Ela já possui 32 anos de existência, o que reflete diretamente o surgimento de um cenário de instabilidades sociais que teve início entre os anos 70 e 80, daí o evento denominado “See You At The Pole” (SYATP).
“Historicamente, nos tempos em que houve um despertar moral e espiritual em nosso país, quase sempre foi liderado por jovens”, disse Doug Clark, Diretor Nacional de Campo do SYATP, à CBN News.
O jovem explicou que é de grande importância a juventude ter a consciência de que precisa fazer a diferença em sua geração, assim como fizeram os seus pais há mais de 30 anos. “Não queremos perder nossa vanguarda”, disse ele.
Saúde mental
Além das questões relacionadas à batalha cultural, os jovens cristãos também entendem que a falta de Deus tem trazido uma onda de problemas de ordem emocional, tal como depressão, ansiedade e suicídio.
Tudo isso teria sido potencializado no decorrer da pandemia do novo coronavírus, quando milhões foram privados do convívio social.
“Ansiedade e depressão estavam em níveis epidêmicos antes da pandemia. Então, se você adicionar esse medo, perda, isolamento social. O que vimos foi que a ansiedade e a depressão dobraram nos últimos 20 meses”, disse o psiquiatra cristão Daniel Amen à CBN News.
Doug Clark acredita que essa conjuntura tem afetado diretamente os jovens, motivo pelo qual a Igreja precisa se levantar em oração e em atitudes capazes de acolher e alertar.
“Nossa juventude está sendo devastada pelo inimigo e é muito importante para nós focarmos nisso e orar por eles”, disse ele. “Vamos receber a alegria de Deus em nossos próprios corações para que possamos experimentar avivamento em nossas próprias vidas”, reforçou outro aluno, chamado Aondover.