Estudo científico diz que narrativa do Êxodo sobre abertura do mar pode ser comprovada; Assista

21

A travessia do Mar Vermelho feita pelo povo hebreu durante o êxodo do Egito durante anos foi tema de debate, mas um ensaio científico, com dados sobre a geografia do lugar e informações sobre os ventos constatou que a abertura do mar era possível.

O engenheiro de software Carl Drews, cristão, criou uma simulação da abertura do Mar como parte de sua tese de mestrado sobre ciências atmosféricas e oceânicas na Universidade do Colorado, e foi destaque na revista científica PLOS One.

“Eu estou argumentando que o evento histórico registrado em Êxodo aconteceu em 1250 a.C. O povo da época glorificou a Deus e deu crédito a Ele”, diz o engenheiro.

Greg Holland, pesquisador da universidade e colega de Drews, diz que o trabalho científico da simulação que estabelece a possibilidade física da separação de água é bastante sólido. “Será que a divisão do mar realmente aconteceu? Nós nunca saberemos. Mas Carl Drews usou ciência impecável para mostrar onde e como isso pode ter acontecido”, opina Holland.


O estudo mostra que ventos de 107 Km/H poderiam abrir uma fenda no mar, que não necessariamente era no mesmo local que os mapas hoje apontam como o Mar Vermelho, pois houve muita mudança geográfica na região ao longo dos milênios, segundo informações do Washington Post.

Apesar do destaque recente dado ao trabalho de Drews – muito por causa do lançamento do filme “Êxodo: deuses e reis” – o pesquisador já havia divulgado o mesmo material há quatro anos, quando publicou um vídeo da simulação do impacto que os fortes ventos teriam na água.

À época, a revista Veja divulgou a descoberta em seu site, frisando que os cientistas haviam provado que era fisicamente possível que as águas tivessem se partido ao meio, permitindo a travessia do povo hebreu. Reveja o vídeo da simulação:

Assine o Canal

21 COMENTÁRIOS

  1. Não entendi, não foi deus que abriu o mar a pedido de moises, como agora existe uma descoberta cientifica de que seria possivel. kkkkkkk é cada estoria sem pé nem cabeça.

    • É verdade, regis. Aliás, esses crentes têm uma relação de amor e ódio com a ciência, pois uma hora rechaçam a mesma (principalmente quando ela prova a falsidade das teorias da terra de 6000 anos, da existência de Adão e Eva, do relato do dilúvio sumeriano plagiado pelo autor do livro de Gênesis e tendo como um dos protagonistas Noé, da lendárias torre de babel, Sodoma, Gomorra, etc.), outra hora apelam ingenuamente para a ciência como se ela comprovasse delírios, lendas e mitos religiosos.

  2. Nostafora vai pedir pra sair,

    O cara não aguenta mais. Todos os dias é ciência, estudos, conclusões, conversões, tudo isso pondo me nocaute a religião dele.

    Peça pra sair, nostafora.

    Você tá parecendo os torcedores do ameriquinha do RJ, só o zé trajano, um dos sócios da ESPN, o que ainda resiste.

  3. Primeiro: o evento fictício narrado em Êxodo não teve caráter científico, mas de milagre;
    Segundo: o tal “estudo científico” não passa de balela promovido por crente fundamentalista.

  4. Ateus, gays, satanistas e outras pragas existentes nesse planeta se rasgam de raiva quando ouvem algum relato ou estudo científico que aprovam ou comprovam alguns fatos bíblicos!

    • sim… cada vez mais confirmam a veracidade da bíblia e sabem que se não parar com a abominação que fazem, vão queimar no inferno!! ( e não só a rosca)

      Aceitem a Jesus, bicharada!!

        • desculpe… mas eu escrevi alguma coisa errada?

          Ao acaso vc tbem é gay? o que escrevi é que, se não pararem com a abominação que fazem, vao para o inferno.
          .. estou errado?

          Falei para a viadagem em geral para aceitar Jesus enquanto é tempo!!

          Caso vc seja mais um gay, aceite essas palavras, caso vc seja cristão , me diga onde errei!!

          Valeu, amigão!!

          • Ta serto, mandar os outros para o inferno, queimar rosca e outros adjetivos chulos, jamais foi e será atitude de um verdadeiro seguidor de CRISTO, já leu 1 joão 2.6 ?
            Quanto ao seu questionamento ao meu respeito, DEUS te dará resposta, se não mudares este teu modusvivendi/operandi. É só uma questão de tempo. Sem mais delongas, o que escrevi, escrevi.

          • Jorge, amigão….

            preste atenção no que escrevi!!

            não mandei ninguém para o inferno… veja a utilização do “se” no que escrevi acima!!!!

            “se” não sabe ler, problema seu!!!

            “Se” for cristão e tiver medo de dizer, Deus te abençoe!!

            “Se” for gay e tem vergonha de dizer, Deus te perdoe!!

            quanto aos adjetivos que escrevo, não estou mentindo… as bicholas sabem disso!!

            Abraços, amigão

          • mais uma coisa, se for cristão, não há problema em aprender sobre lingua portuguesa na escola!!

            se for gay… é burro e ignorante mesmo… entao nao precisa aprender mais nada…. (pq nao conseguiria mesmo…)

  5. As coisas que Deus faz, não podemos questionar ! Ele é soberano e ponto final ! Haveria alguma coisa difícil para o Senhor ? Deus age de maneiras que jamais entenderemos – Ele é Deus.

    • exato, Daniel

      O problema é que os gays ateus gostam de dizer que a Palavra de Deus não passa de fabulas…. claro que falam isso pra continuar a fazer as praticas abomináveis…

      Perceba que sempre que algo da Bíblia começa a ser “cientificamente comprovado” , esses viadinhos tem ataques de pelanca!!

  6. Uma tentativa frustrada de provar a inexistência de Deus. Qual seria a explicação para as dez pragas no Egito, os 40 anos no deserto, comida na mesa todos os dias, a nuvem protegendo do calor causticante, a coluna de fogo aquecendo durante a noite? E a travessia do Rio Jordão e a destruição das muralhas de Jericó? Certamente seria mais uma argumentação baseada em estudos e teses cientificas e teorias infundadas. O renomado teólogo não passa de um cego que anda tateando ao meio dia as paredes do conhecimento na escuridão da ignorância

  7. O povo egípcio nunca negou nem as pragas e nem a morte do seu exército afogado/desaparecido quando da busca ao povo hebreu.

    Ora, aí vem essa turma daqui querer negar os fatos.

    São milhares de anos sem que o povo do Egito tem si insurgido a essa informação do povo hebreu, então restando afirmar: “Quem cala consente”

  8. A Biblia não é e nunca foi um livro científico. Pra mim o que a ciência tem a dizer a respeito dela não me interessa nem um pouco. Isso atinge os que entendem a Bíblia toda de forma literal, ela tem muitos símbolos e metáforas, sempre com o intuito de nos mostrar a revelação que está por trás destas sombras e figuras.

  9. Ok, tá serto, vai aí apenas algumas dicas, tenho curso superior de Marketing, sou bem sucedido profissionalmente, cristão e temente a DEUS há mais de 20 anos, serei sim um dia teu amigão como dizes, se estiveres conforme o que está escrito em Salmo 119.63 ” companheiro (amigo) sou de todos que temem ao teu NOME e dos que guardam os teus preceitos.” então, nota-se pelo perfil dos teus comentários que ainda precisas te enquadrar no versículo deste Salmo.
    Finalizando, repito o que escrevi acima em outro comentário : Você está andando, como CRISTO andou ? é só lêr e meditar em 1 joão 2.6. Examina-te e converte-te de verdade, caso contrário, os que são desejados por ti para irem ao inferno arder no fogo, quem irás és tu, e esta não é a vontade de DEUS, mas…, se não mudares de atitudes, assim será. Eis a questão!

    Sem mais perdas de tempo via internert, quando dobrares os teus joelhos na presença de CRISTO, antes…..EXAMINA-TE

    Hasta la vista !

DEIXE UMA RESPOSTA