Brasil

“O evangélico e o álcool”: assunto polêmico é tema de debate entre líderes cristãos; Leia

Comentários (38)
  1. clamando disse:

    imaginem nóe o unico homem que achou graça diante de DEUS e com ele se salvou a sua familia o senhor não salvou a familia e por causa dela, a nóe e sim ao contrario, logo que saiu da arca plantou uma vinha, e na primeira safra tomou um porre, sera que ele foi para o inferno, JESUS celebrou a ultima ceia com vinho, e não suco, tem até um hino na harpa cristã, que diz que um vinho sem mistura ele da, mas tem aqueles, que dizem que o vinho de JESUS tem cinco partes de aguá ou seja suco, mas então Paulo aos corintios no cap.11 e verso 17 ao 21, Paulo diz que aquele que primeiro bebeu seu vinho esta embriagado, vejam se fosse suco o crente poderia tomar cem litros e isto não aconteceria, na festa do casamente em cana da galiléia, o primeiro milagre de CRISTO, diz o encarregado da festa ao noivo todos dão um bom vinho no inicio, e depois um de qualidade inferior, claro pois depois de beber um pouco o paladar ja não é mais tão exigente, mas diz ele tuy das um superior qualidade após, e voltemos a Paulo ele não reclama do irmão que se embriagou e sim de ter tomado a ceia sózinho, assim como aquele que comeu, encerra dizendo por isto um esta bebado e outro saciado, portanto quando for tomar a ceia do senhor esperem usn pelos outros, o pecado esta na embriagues, no velho testamento diz o SENHOR come o teu pão e bebe teu vinho com um bom coração com a mulher da tua mocidade, mas resalva mas que nunca te falte o óleo sobre a tua cabeça, por fim se beber não dirija heheh

    1. JAIRO disse:

      O resumo da bíblia para o assunto é o mesmo que aparece em toda propaganda de cerveja na TV, ou seja: BEBA COM MODERAÇÃO, OU ENTÃO, SE BEBER NÃO DIRIJA.

      Saudações em Cristo

    2. PrMc disse:

      Irmão … nem tudo me convém

    3. lrraimundo disse:

      Desculpe, mas discordo com vc e com quem prega q beber é “viável”. Basta olharmos as desgraças q vêm após o consumo de álcool q deixamos essa tese de lado. O vinho bíblico tinha sim teores de álcool, mas era produzido NATURALMENTE. Hoje, a fermentação de vinhos é quase nula, coloca-se álcool neles para aumentar a produção e etc… A cerveja idem. Não tem comparação a cerveja q o Martinho Lutero bebia, q era feita em casa, com a cerveja q as cervejarias fazem hoje, q é Álcool puro, unicamente com fins comerciais.
      Para mim, isso é papo de quem tá doido pra tomar uns mé e ñ pode, alegando q a igreja ñ permite. Pra q eu vou querer beber alguma coisa, sendo q ñ posso usufruir bem disso. Refrigerante, suquinho, tomo uns 10 copos e ñ me traz mal algum. Bebe 10 copos de cerveja ou vinho p/ vê o q acontece?
      Vivi uns 10 anos aguentando os problemas do álcool com o meu pai. Hoje ele é um santo homem de Deus, presbítero de uma igreja. Eu posso falar com propriedade os malefícios q o álcool traz. Não gostaria de ver meu pai daquele jeito novamente.

      1. clamando disse:

        discordar demim bom esta, pois também não defendi aqui o uso do alcool, mas não da é para contestar a palavra de DEUS, não existe argumentos contra ela, então apreender-mos a separar o certo do que achamos certo , a palavra dos nossos pensamentos é fundamental

      2. JAIRO disse:

        IRRAIMUNDO, desculpa mais você antes de escrever alguma coisa deve pesquisaR se é verdade. No seu comentário disse muita coisa contrária ao que um bom Enólogo ou os diversos registros históricos revelam. Todo mostro (sumo da uva) hoje e no passado vai começar a fermentar naturalmente após cerca de 6 horas após ser esmagada, hoje para inibir essa fermentação e termos o suco de uva que bebemos, esse mostro é pasteurizado (adulterado) então em seguida é engarrafado, assim inibi temporariamente a fermentação, pegue uma garrafa de suco de uva natural e vai ler que depois de aberto deve ser conservado gelado e consumido no máximo em 5 dias, se não fizer isso esse suco vai seguir o processo natural e fermentar. Na época bíblica raimundo não tinhamos a pasteurização, esse processo é bem recente sua origem. No passado o mostro fermentava naturalmente assim como a maioria dos vinhos atuais, um vinho como falou que é acrecentado alcool nele não é considerado vinho bom, na europa um vinho assim ném é comercializado. Para seu conhecimento o mostro fermenta naturalmente até atingir entre 16 a 17% de teor alcolico, isso é a natureza criada por Deus – Ele criou na uva a Levedura, micro-organismos presente pricipalmente na casca e no talo que após ser esmagado e em contado com o sumo e o ar entra em fermentação, hoje os vinhos são filtrados ou adicionado um pouco de açúcar que interrompe a fermentação e o teor alcólico fica entre 10 a 12%. A maioria dos Neófilos defendem a posição que no passado não tinha a adição de açúcar (não exisita açúcar na epóca) nem possuam técnicas de filtragem de hoje, então o mostro fermentava até 16 a 17% naturalmente e o vinho bíblico era mais alcolico do que o consumido hoje, diferente do que os muitos pastores de hoje dizem. Alguns Neofílos e historiadores defende uma idéia que a uva na época era mais doce e assim o processo de fermentação terminava com um teor alcoolico mais baixo entre 6 a 8%, essa posição é defendida por muito pouco especialista visto não ter nenhuma prova ou evidência disso, mais considerando como verdadeira que era 6 a 8% o teor alcolico isso é o mesmo de uma cerveja hoje o que não muda em nada a classificação do vinho como sendo alcolico e embriagante.
        Sobre a cerveja de Lutero me responda qual especialita em cerveja escreveu isso? Em que livro da área ? Porque meu Deus Raimundo se um mestre cervejeiro ler isso vai dizer que você é um grande mentiroso – sem mais comentários.
        Você falou sobre os 10 copos de refrigerante e 10 copos de vinho, pelo amor de Deus raimundo, me responde qual medico recomenda tomar refrigerante? refrigerante é prejudicial a saúde, contém sódio, diversas propriedades que levam ao cancêr, agora pergunte a um bom médico se uma taça de um bom vinho tinto por ida vai fazer bem ao seu corpo? é lógico que sim. Mais veja eu disse bom vinho tinto, não é esses vendidos a 5 reais a garrafa.
        Sobre seu pai ter sido alcolico eu lamento, é muito doloroso esse processo, o alcolismo é terrível e é bem por isso que na bíblia a diversos alertas para não nos embriagarmos e diversos exemplos de quem se embriagou e pagou um alto preço por isso, vide o caso de Noé e dos filhos de Arão.
        Só que devemos ter muita calma nessa hora para não falar bobagem por aí como muitos comentários aqui e não só o seu.
        Só para entender a verdade sobre isso, como exemplo e mera ilustração, digamos que antes de se converter seu pai além de alcolatra era um adultero, praticava todo tipo de imoralidade sexual. Após a conversão ao evangelho ele deixou de ser alcolatra, também teria que deixar de ser adultero e um imoral sexual certo? Sua posição com a bebida leva ao raciocinio que seu pai não pode mais ter uma vida sexual com sua mãe.
        Foi por isso raimundo que Lutéro a muito tempo atrás escreveu o que lemos no artigo.”Ora, os homens são levados ao erro por conta de mulheres e bebidas. Deveríamos nós abolir as mulheres?”.
        Ingerir bebida alcolica e se alegrar foi o próprio Deus que nos ensinou isso desde que não se embriague, e provo na bíblia – leia Deut. 14 22-26. Salmo 104, prov. 9, e não é assunto para discussão visto que Paulo adivertiu que não devemos ser “JULGADOS – CENSURADOS” por aquilo que bebemos, leia a prova disso em Col. 2 – 16.

  2. João Hernane disse:

    Mesma coisa quando crente manipulados, cegos espiritualmente, sem sabedoria …quando dizem assim sexo só é para reproduzir que maior enganos do mundo isso. Mas que deve ser só dentro do casamento apenas é biblico entre um homem e uma mulher apenas….sem contar que embriagues é pecado a biblia bem claro nisso, mas nao quer dizer que nao pode tomar, vai de convicçãoi de cada um, porq nem tudo convem a todos nesse mundo..ate vinho tem alcool e estava na santa ceia com jesus, Em Israel mesmo possui uma das mais antigas áreas viticultoras do mundo, mas só na década de 1880 o barão Edmond de Rothschild montou a primeira vinícola e estabeleceu uma indústria vinicultora moderna no país e se nao me engano entre 30 ou 20 melhores do mundo.
    Quanto tiver crente manipulado por falsos lideres vai continuar sempre boneco e escravo de religiao que nao salva ninguem e jesus unico salva e te libertar e faz enxerga os enganos etc etc …

    1. João Hernane disse:

      Hipocrisia e enganos estar cheio por ai!!!!! Eu mesmo conheço bem europa e varios pastores de varias nações da europa,maioria bebem cerveja isso é bem cultural nessas nações e nem por isso deixaram de serem servos de deus e de serem amado por deus ate porq amor do senhor é incondicional e que jamais se apagar,porq deus nao olham por estetica,vestimenta etc..e sim o que estar no coração do homem e o seu amor e de serem servos,mas eles sabem qual é o seu limite e o que há biblia diz sobre embriagues

      1. Osmar Alves de Siqueira disse:

        Em todo o comentário pouco se usou a Bíblia para justificar argumentos. Santos (?) do passado não são autoridades para justificar e doutrinar sobre uso de bebidas embriagantes, mas a Palavra de Deus. Se Paulo recomendou Timóteo não beber água só mas com vinho, certamente seu filho na fé não usava beber vinho, pois seria ridículo uma recomendação de um hábito. Ciro Zibordi foi o único que citou a Bíblia, portanto fico com seu pensamento. Os que precisam de vinho para se alegrarem não conhecem a verdadeira fonte de alegria! Se as igrejas da Europa fossem um bom exemplo não estariam na situação que se encontram: APOSTASIA ESPIRITUAL

  3. Jose Ribamar disse:

    É mesmo o fim do mundo. Não tem nem o que discutir, se eu quisesse ser bebedor de pinga, teria ficado onde estava, no mundo. Criem vergonha, Jesus está voltando,..

  4. Suzeli Costa disse:

    "todas as coisas são lícitas, mas nem tudo me convém, todas são lícitas, mas nem todas edificam!

  5. Todo alcolatra tem suas desculpa.

  6. Tsor Silva disse:

    E por que não beber? Olhem para vocês….é só um bando de tradições de homens que segundo Paulo:"pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade;" (I Timóteo 4:3 ), se calem….

    1. não beber por que o ser humano e fraco e é vencido pelo vicio,por que o alcoolismo e uma doença? por que e horrível ver um homem na sarjeta entregue ao vício? por que existe muitas famílias destruídas pelo vicio?por que tem pessoas que gasta o dinheiro com bebida e deixa seus filhos sem o leite pra comer? por que……..

    2. Tsor Silva disse:

      A referencia citada só pode ser cumprida por aqueles que se enquadram na condição: " são fieis e conhecem bem a verdade".

    3. oi tsor esse assunto e polemico em meu caso triste mesmo pois perdi uma pessoa querida por causa do alco em tito 1;7 Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; prevérbios Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos?

      30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

      31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

      32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.

      33 Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades.

      34 o serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro.

      35 E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.

  7. Jackson Davi disse:

    Quando Paulo fala: Não se embreagem. Faria sentido falar isso pra quem não bebe? Exemplo, Tiago não bebe, ai paulo chega pra Tiago e fala, Tiago, não se embriague. É só parar pra pensar.

  8. Marcos Vinícius Gomes disse:

    Ai, ai…Se o povo está na maçonaria (alô Danilo Fernandes? alô)beber é o de menos entre evangélicos e protestantes. O pior é que o povo (principalmente os 'sou de Calvino, soli deo glória, etc') são tão arrogantes e presençosos, que nesses quesitos 'etílicos-religiosos' se embasam nos homens.

  9. jose vicente disse:

    eu tenho o coração alegre, e você?

  10. Bi$po bebi Mais Cedo, detona uma cervejaria inteira em poucas horas.

  11. pior que tem gente que diz que jesus usou suco de uva na santa ceia..

    1. Usou vinho ! que vem da uva, que fermentada passa a ter teor alcoolico. Por isso ele disse: não vos embriagues …..

    2. Bem colocado irmão. O problema é q muitos engolem o q ouviram os outros dizer, e saem falando asneiras sem consultar a bíblia! Já ouvi crente dizer q devemos nos embriagar com o espírito santo, quando a palavra de Deus nos manda ser cheios, todo o tipo de embriaguez é pecado!! Efésios 5:18

    3. João Hernane disse:

      Mesma coisa quando crente manipulados, cegos espiritualmente, sem sabedoria liderado por falsos lideres e sem mesmo conhecimento biblico em prova . Quando dizem assim sexo só é para reproduzir que é o maior enganos do mundo isso. Mas que deve ser só dentro do casamento e apenas entre um homem e uma mulher.. apenas,é biblico isso ..fuii

  12. Marcos José disse:

    Eu marcos, creio em Jesus O Cristo; e acredito verdadeiramente mas q nunca. q o diabo, é quem fornece
    dúvidas, e tolo é quem as tem. como vc pode compara os dias de hoje com os do passado;raciocine comigo
    quando Jesus andou nesta terra qual erra a fonte de energia, como se cosia os alimentos, como cuidava-se dos
    doentes. vivemos o nosso tempo determinado por DEUS;vivemos em um tempo imediatista sim ou não.vc vai ao shop e a porta abri-se sem vc se tocar nela por a um sensor de presença nela. PELO AMOR DE DEUS CRISTÃO QUEM NÃO MUDAR É JESUS, QUEM DE A PRÓPRIA VIDA FOI JESUS. OU VC CRER OU NÃO CRER ALÉM DISTO É do cão, o opositor e enganador,é do usurpador do caluniador.ACORDA EM QUANTO A TEMPO. AMÉM.

  13. Marcos José disse:

    DEUS NOS ALERTA Q NOS ÚLTIMOS DIAS satanás tentaria distorce o certo pelo errado.ele nesses dias
    vai se passar por anjo de luz e desviará a muitos, tem gente falando q o diabo tem anjo é mentira do cão,
    ele tem demônios. q eram anjos mas caídos da graça de DEUS tornaram-se demônios. CUIDADO CRISTÃ
    Ñ VAI EM TODO TIPO DE DOUTRINA Ñ , PEDE A DEUS DICERNIMENTO E se CONSAGRE .AMÉM

  14. Marcos José disse:

    OU SOMOS OU Ñ SOMOS, PQ SE É TALVEZ VAI SER VOMITADO POR DEUS.

  15. O problema não é concordar ou discordar. Quando aceitamos a Cristo aceitamos sua PALAVRA, deixamos de lado achismos humanos e temos que ter como nossa a opinião contida na palavra de Deus. Dizer: "eu acho" não vai libertar ninguém se realmente for errado! A Teologia diz q antigamente não havia álcool, já no começo em Gn 9:20-21 a palavra de Deus relata q noé embebedou-se! É por isso q a igreja está desse jeito, aceito Jesus mas continuo com minha convicções humanas e erradas, tenho por certo um diploma q tem suas falhas grotescas! Vivo mas não sei justificar meus atos através da palavra. Aceitei Jesus pra que então? O q mais me entristece é quando vejo isso vindo de obreiros/pastores, etc. "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que MANEJA BEM a palavra da verdade" 2 Tim 2:15

  16. JAIRO disse:

    IRRAIMUNDO desculpa mais você antes de escrever alguma coisa deve pesquisar se é verdade. No seu comentário disse muita coisa contrária ao que um bom Enólogo ou os diversos registros históricos revelam. Todo mostro (sumo da uva) hoje e no passado vai começar a fermentar naturalmente após cerca de 6 horas após ser esmagada, hoje para inibir essa fermentação e termos o suco de uva que bebemos, esse mostro é pasteurizado (adulterado) então em seguida é engarrafado, assim inibi temporariamente a fermentação, pegue uma garrafa de suco de uva natural e vai ler que depois de aberto deve ser conservado gelado e consumido no máximo em 5 dias, se não fizer isso esse suco vai seguir o processo natural e fermentar. Na época bíblica raimundo não tínhamos a pasteurização, esse processo é bem recente sua origem. No passado o mostro fermentava naturalmente assim como a maioria dos vinhos atuais, um vinho como falou que é acrescentando álcool nele não é considerado vinho bom, na Europa um vinho assim nem é comercializado. Para seu conhecimento o mostro fermenta naturalmente até atingir entre 16 a 17% de teor alcoólico, isso é a natureza criada por Deus – Ele criou na uva a Levedura, micro-organismos presente principalmente na casca e no talo que após ser esmagado e em contado com o sumo e o ar entra em fermentação, hoje os vinhos são filtrados ou adicionados um pouco de açúcar que interrompe a fermentação e o teor alcoólico fica entre 10 a 12%. A maioria dos Neófilos defende a posição que no passado não tinha a adição de açúcar (não existia açúcar na época) nem possuam técnicas de filtragem de hoje, então o mostro fermentava até 16 a 17% naturalmente e o vinho bíblico era mais alcoólico do que o consumido hoje, diferente do que os muitos pastores de hoje dizem. Alguns Enólogos e historiadores defendem uma idéia que a uva na época era mais doce e assim o processo de fermentação terminava com um teor alcoólico mais baixo entre 6 a 8%, essa posição é defendida por muito pouco especialista visto não ter nenhuma prova ou evidência disso, mais considerando como verdadeira que era 6 a 8% o teor alcoólico isso é o mesmo de uma cerveja hoje o que não muda em nada a classificação do vinho como sendo alcoólico e embriagante.
    Sobre a cerveja de Lutero me responda qual especialista em cerveja escreveu isso? Em que livro da área tirou essa mentira que a cerveja de Lutero era de teor menor que as de hoje? Porque meu Deus Raimundo se um mestre cervejeiro ler isso vai dizer que você é um grande mentiroso – sem mais comentários.
    Você falou sobre os 10 copos de refrigerante e 10 copos de vinho, pelo amor de Deus raimundo, me responde qual medico recomenda tomar refrigerante? Refrigerante é prejudicial à saúde, contém sódio, diversas propriedades que levam ao câncer, agora pergunte a um bom médico se uma taça de um bom vinho tinto por ida vai fazer bem ao seu corpo? é lógico que sim. Mais veja eu disse bom vinho tinto, não é esses vendidos a 5 reais a garrafa.
    Sobre seu pai ter sido alcoólico eu lamento, é muito doloroso esse processo, o alcoolismo é terrível e é bem por isso que na bíblia a diversos alertas para não nos embriagarmos e diversos exemplos de quem se embriagou e pagou um alto preço por isso, vide o caso de Noé e dos filhos de Arão.
    Só que devemos ter muita calma nessa hora para não falar bobagem por aí como muitos comentários aqui e não só o seu.
    Só para entender a verdade sobre isso, como exemplo e mera ilustração, digamos que antes de se converter seu pai além de alcoólatra era um adultero, praticava todo tipo de imoralidade sexual. Após a conversão ao evangelho ele deixou de ser alcoólatra, também teria que deixar de ser adultero e um imoral sexual certo? Sua posição com a bebida leva ao raciocínio que seu pai não pode mais ter uma vida sexual com sua mãe.
    Foi por isso raimundo que Lutero a muito tempo atrás escreveu o que lemos no artigo.”Ora, os homens são levados ao erro por conta de mulheres e bebidas. Deveríamos nós abolir as mulheres?”.
    Ingerir bebida alcoólica e se alegrar foi o próprio Deus que nos ensinou isso desde que não se embriague, e provo na bíblia – leia Deut. 14 22-26. Salmo 104, prov. 9, e não é assunto para discussão visto que Paulo advertiu que não devemos ser “JULGADOS – CENSURADOS” por aquilo que bebemos, leia a prova disso em Col. 2 – 16.

  17. JAIRO disse:

    IRRAIMUNDO antes de escrever alguma coisa deve pesquisar se é verdade. No seu comentário disse muita coisa contrária ao que um bom Enólogo ou os diversos registros históricos revelam. Todo mostro hoje e no passado começar a fermentar naturalmente após 6 horas, hoje para inibir essa fermentação e termos o suco de uva que bebemos esse mostro é pasteurizado (adulterado), pegue uma garrafa de suco de uva natural e vai ler que depois de aberto deve ser conservado gelado e consumido no máximo em 5 dias, se não fizer isso esse suco vai voltar seguir o processo natural antes da pasteurização e fermentar. Na época bíblica não tínhamos a pasteurização. No passado o mostro fermentava naturalmente assim como a maioria dos vinhos atuais, um vinho como falou que é acrescentando álcool nele não é considerado vinho bom. Para seu conhecimento o mostro fermenta naturalmente até atingir entre 16 a 17% de teor alcoólico, isso é a natureza criada por Deus – Ele criou na uva a Levedura, micro-organismos presente principalmente na casca e no talo que após ser esmagado e em contado com o sumo e o ar entra em fermentação, hoje os vinhos são filtrados ou adicionados um pouco de açúcar que interrompe a fermentação e o teor alcoólico fica entre 10 a 12%. A maioria dos Neófilos defende a posição que no passado não tinha a adição de açúcar (não existia açúcar na época) nem possuam técnicas de filtragem de hoje, então o mostro fermentava até 16 a 17% naturalmente e o vinho bíblico era mais alcoólico do que o consumido hoje, diferente do que os muitos pastores de hoje dizem.
    Sobre a cerveja de Lutero me responda qual especialista em cerveja escreveu isso? Em que livro da área tirou essa mentira que a cerveja de Lutero era de teor menor que as de hoje? Se um mestre cervejeiro ler isso que escreveu vai rir e achar que é
    Você falou sobre os 10 copos de refrigerante e 10 copos de vinho, Raimundo me responde qual medico recomenda tomar refrigerante? Refrigerante é prejudicial à saúde, contém sódio, diversas propriedades que levam ao câncer, agora pergunte a um bom médico se uma taça de um bom vinho tinto por ida vai fazer bem ao seu corpo? É lógico que sim.
    Sobre seu pai ter sido alcoólico eu lamento, é muito doloroso esse processo, o alcoolismo é terrível e é bem por isso que na bíblia a diversos alertas para não nos embriagarmos e diversos exemplos de quem se embriagou e pagou um alto preço por isso, vide o caso de Noé e dos filhos de Arão. Só que devemos ter muita calma nessa hora para não falar bobagem por aí como muitos comentários aqui e não só o seu. Só para entender a verdade sobre isso, como exemplo e mera ilustração, digamos que antes de se converter seu pai além de alcoólatra era um adultero e praticava todo tipo de imoralidade sexual. Após a conversão ao evangelho ele deixou de ser alcoólatra, também teria que deixar de ser adultero e um imoral sexual certo? Sua posição com a bebida leva ao raciocínio que seu pai não pode mais ter uma vida sexual com sua mãe. Foi por isso que Lutero a muito tempo atrás escreveu o que lemos no artigo.”Ora, os homens são levados ao erro por conta de mulheres e bebidas. Deveríamos nós abolir as mulheres?”. Ingerir bebida alcoólica e se alegrar foi o próprio Deus que nos ensinou isso desde que não se embriague, e provo na bíblia – leia Deut. 14 22-26. Salmo 104, prov. 9, e não é assunto para discussão visto que Paulo advertiu que não devemos ser “JULGADOS – CENSURADOS” por aquilo que bebemos, leia a prova disso em Col. 2 – 16.

  18. Não consumo álcool, não tenho necessidade de beber "álcool" por intermédio das "bebidas drogas lícitas". Nunca serei preso, multado ou destruído por alguma coisa proveniente do "álcool".

  19. Quanta ignorância. Quando estamos no centro da vontade de Deus, sempre seremos conduzidos pelo Espírito Santo e sendo assim não é o vinho que vai te dominar, a não ser que tenha predisposição para o alcoolismo.O que é pecado e do diabo nessa "teologia" patética, em outros países o vinho faz parte da mesa deles como alimento e, é absolutamente cultural. A hipocrisia missiológica dos pentecostais se torna favorável quando é de Deus um missionário beber cerveja na Alemanha mas, aqui no Brasil é do diabo. Sou filho de espanhol e neto de italianos, e quando nos reunimos com familiares o vinho ( digo vinho mesmo ) se faz presente na confraternização, e nos alegramos e ninguém fica bêbado ou arruma confusão. Muito pale contrário, nos alegramos pala graça justificadora de Cristo.

  20. eles se esquecem que o alcoolismo e uma doença, vai dizer isso pra um bebum novo crente ou um participante do AA, não se sabe quem tem a doença ate tomar o primeiro gole.

  21. CARA quem tem titica de galinha na cabeça, mmmmmmm.fgggh

  22. Osmar Alves de Siqueira disse:

    Em todo o comentário pouco se usou a Bíblia para justificar argumentos. Santos (?) do passado não são autoridades para justificar e doutrinar sobre uso de bebidas embriagantes, mas a Palavra de Deus. Se Paulo recomendou Timóteo não beber água só mas com vinho, certamente seu filho na fé não usava beber vinho, pois seria ridículo uma recomendação de um hábito. Ciro Zibordi foi o único que citou a Bíblia, portanto fico com seu pensamento. Os que precisam de vinho para se alegrarem não conhecem a verdadeira fonte de alegria!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO