Evangélicos criticam final da novela Salve Jorge, e consideram conversão de vilã um deboche

272

Em seu último capítulo, exibido nessa sexta feira (17), a novela Salve Jorge, que desde seu início foi marcada por protestos e boicotes de evangélicos, recebeu mais uma série de críticas desse público. O principal motivo das críticas foi o destino da vilã Wanda (Totia Meirelles), que terminou na prisão e convertida.

– Wanda, que foi encurralada por Morena enquanto fugia da perseguição da polícia federal, acabou mudando sua postura e comportamento. Dentro da prisão ela agarrou-se à Bíblia e chegou até a tentar convencer Lívia a aceitar Jesus em seu coração, mas a antiga chefona não lhe deu ouvidos – diz um resumo do capítulo, publicado pelo NotíciasBr.

Muitos evangélicos consideraram o destino dado à personagem como um deboche à fé evangélica, por supostamente retratar uma pessoa que afirma aceitar Jesus para esconder os erros cometidos no passado. Wanda tentou ainda converter sua ex-chefe no crime, que respondeu dizendo que precisava era de um “conde italiano” e que “cada um se defende como pode”.

A conversão da personagem foi um dos assuntos mais mencionados nas redes sociais. Muitas pessoas consideraram o destino dado à personagem como um deboche aos evangélicos e afirmaram que ter se tratado de uma crítica de Glória Perez, autora da novela, ao ator Guilherme de Pádua, responsável pelo assassinato de sua filha, e que se converteu enquanto estava preso.


– A tentativa de passar a imagem de que a pessoa pode errar à vontade e quando for para trás das grades, basta aceitar Jesus, é um verdadeiro achincalhe à fé evangélica – comentou o blogueiro Paulo Teixeira, que também listou mensagens publicadas por outros evangélicos nas redes sociais sobre o tema:

– Glória Peres tem todos os motivos para não gostar do Guilherme de Pádua, agora fazer um deboche com o povo evangélico não, merecemos respeito.

– Indireta da Titia Glória Perez ao assassino da sua filha Guilherme de Pádua, foi a Wanda ter virado evangélica.

– Glória Perez mandou indireta para o assassino de sua filha Guilherme de Pádua, como Wanda ele virou evangélico. Agora fez sentido.

– Momento de coerência da Gloria Perez nessa novela: tirar onda com o Guilherme de Pádua colocando a vilã virando pastora e aceitando Jesus.

– A Wanda evangélica? uma forma da Glória Perez criticar o Guilherme de Pádua por ter se tornado evangélico no presidio depois de tudo que fez.

O fato de a próxima novela da emissora no horário ter uma protagonista evangélica também motivou críticas. Teixeira afirmou que a inserção de uma mocinha evangélica na próxima novela, “Amor à Vida, serviria como “migalhas aos evangélicos”, depois da oposição desse público a “Salve Jorge”.

Por Dan Martins, para o Gospel+


272 COMENTÁRIOS

  1. É comum nas telenovelas da globo o “pejorativação” de pessoas, religiões e profissões. Não tem muito tempo em suas novelas das oito ou das novelas, foram ridicularizados policiais militares e guarda municipal. A globo é assim, cheia de preconceitos e esteriótipos. A globo é serpente que tem asas. Para a globo os únicos grandes heróis são seu artista e a quem ela protege. Não nos surpreendamos com tais postura de tal emissora.

  2. A mocinha evangélica da novela nova será uma sátira também. Não é migalha para evangélicos e sim uma crítica. Ela será uma menina tipo uma Panicat, que vira evangélica pois acha que assim terá mais mídia.

  3. Esse Nilson de Simas deve ter saído revoltado de alguma igreja, por isso tamanha perseguição. Chego até achar graça das postagens desse cara, escrevendo como intelectual, mas discutindo como um ignorante. Ateus, vcs estão conseguindo: ESTÃO CONSEGUINDO SER MAIS “CHATOS” Q OS EVANGÉLICOS!!!!!

  4. A lamentar profundamente que muitos cristãos ainda acompanham novelas da globo.

    Na próxima Walcyr Carrasco promete o beijo gay, caros irmãos, não percam o seu precioso tempo !!

  5. É de conhecimento público e notório que nomeio evangélico não faltam hipócritas e toda sorte de aproveitadores e meliantes que procuram tirar proveito das pessoas de fé, e certamente seria melhor que os verdadeiros evangélicos parassem de passar a mão na cabeça de marginais e demonstrassem públicamente repúdio as gangues que transformaram igrejas em abrigo de criminosos e falsos profetas.

  6. invés de gladiarem com palavras, porque não praticam o bem? Uma boa ação por dia, pelo menos? Nunca chegarão à um consenso, pois morrerão convictos de sua verdade. O conflito e a lamúria geram a duplicidade em retorno e igualmente a bondade e a prática do Bem.

  7. Como dizia um velho irmão ”O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” Enquanto muitos aqui, ficam na frente da tv para ver qual vai ser o final de uma novela que não vai influenciar em nada a vida de um cristão verdadeiro. Muitos pessoas se perdem todos os dias sem conhecer a Deus e seu único caminho.

  8. Oremos a Deus pela vida da Glória Perez, porque, afinal, ela deve conhecer primeiro o amor de Deus para liberar perdão para o assassino de sua filha.
    Já é difícil para muitos crentes liberarem perdão em situações como a que ela sofreu…
    Jesus nunca disse que a edificação da Igreja seria fácil, mas em nome de Jesus, porta nenhuma do inferno prevalecerá. Rede Globo cairá no sétimo dia!
    Glória a Deus recebemos diariamente os frutos do Espírito contra os quais não há LEI, eles incluem temperança, alegria, o resto não to lembrado agora.Desejemos isto para a Glória Perez, ela está oprimida ainda com a perda. Mas Deus chama todos os que estão cansados e oprimidos.

  9. Converteria de verdade se antes de dizer que aceitou Jesus, aceitaria também pagar por tudo e da forma como castigo vier, não importa como. Agora, cometer o crime e sair sorrindo achando que tá salvo SÓ porque aceitou Jesus? Jesus não tem nada a ver com as escolhas que cada um faz ou é obrigado a fazer, Jesus pode até amenizar a dor ou salvar, o que ja é de bom tamanho, mas tirar o peso da consciência… quero ver pra crer! E se o tal Guilherme de Pádua tivesse se arrependido de verdade, ao menos teria falado não só para a Glória, mas para o público o que levou a matar, e estar arrependido e concordando que sua pena seria dura, seja dentro do presídio ou fora dele. Só aceitar Jesus não basta. É fácil, fácil, quero ver aceitar o peso da justiça divina sobre o lombo…

  10. TODOS NOS MERECEMOS O PERDÃO DE DEUS,POIS SE EU POBRE MORTAL NÃO O PERDOO POR PRATICAR UM CRIME AQUEM ELE RECORRERÁ, JÁ QUE ESTÁ ARREPENDIDO DOS SEUS ERROS SÓ O FATO DE PEDIR AJUDA A DEUS MOSTRA QUE QUER MUDAR O COMPORTAMENTO IMAGINEM VOCES SE ELE SAI DA CADEIA DO MESMO GEITO QUE ENTROU? REFLITAM.

  11. Eu entendi de uma outra forma!
    acredito que a Gloria Perez ,passo uma imagem de como as leis são falhas, a pessoa vai presa se apega alguma religião tem bom comportamento e é solta por isso.a lei não é cumprida corretamente, ela é muito falha.
    não devemos acha que somos perseguidos o tempo todo,e outra coisa ,da mesma forma que ninguém respeitou a religião dela ela não tem obrigação de respeitar os outros.
    a salvação é individual ,tem uma frase do” Thomas Jeferson” que eu gosto e reflito ,”se Deus for Justo eu temo pela minha especie”

  12. Eu entendi de uma outra forma!
    acredito que a Gloria Perez ,passo uma imagem de como as leis são falhas, a pessoa vai presa se apega alguma religião tem bom comportamento e é solta por isso.a lei não é cumprida corretamente, ela é muito falha.
    não devemos acha que somos perseguidos o tempo todo,e outra coisa ,da mesma forma que ninguém respeitou a religião dela ela não tem obrigação de respeitar os outros.
    a salvação é individual ,tem uma frase do” Thomas Jeferson” que eu gosto e reflito ,”se Deus for Justo eu temo pela minha especie”……

  13. Ham? E o que esses evangélicos tavam fazendo assistindo a novela? Esse povo assiste a novela todinha e depois no ultimo capitulo se sentem os ofendidos??? Não vi nada de errado com o final da novela. E a autora mentiu por acaso? Num é isso que acontece mesm? O povo pinta e borda e depois se esconde atrás da Biblia…ou ninguém aqui viu o goleiro Bruno o tempo todo com uma biblia na mão em seu julgamento? Ninguém aqui viu que akela suzana que matou os pais com o namorado agora é evangelica? Ninguém aqui sabe que o assassino da filha da autora da novela tá hoje lá na batista da lagoinha solto antes do tempo e como se nada tivesse acontecido e ainda no inicio da novela deu uma entrevista na rede record zombando da autora… ninguém aqui sabe disso? ah….que povo pra se ofender com tudo…

  14. caramba então muitos estão preocupados com as emissoras de tv!
    todos os dias acontece coisas ruins e coisa muito boas, então não perca tempo falando mau da escolha do seu próximo,se preocupe de verdade com as pessoas, mas não só aquelas que vão a igreja ,por que elas tem ajuda de Deus! mas sim aquelas que não o conhece,olhe não jugue de forma alguma o sentimento de perda de uma pessoa,que Deus tenha piedade daqueles que nunca viveu uma perda de forma brusca,e que os que nunca viveu não venha viver! poque tenho certeza o perdão não é facil!tem muitas pessoas que se esconde atras de uma biblia sim,mas não vamos generalizar ! para os que busca deus e o temem ,não se sinta ofendido, mas não podemos fechar os olhos para realidade que vivemos …. vamos ser pessoas coerentes e refletir nos nossos atos ….

  15. Na minha época de evangélico na Assembleia de Deus era proibido assitir televisão, na verdade só havia 2 ministerio de Assembleia de Deus que era a Madureira e Belém) hoje tem mais de 1200 Asembleias por ai
    Vc podia ser afastado por indisciplina. Tanto é que os pastores falavam, “televisão tira a visão.”
    Boicote de evangelico em novela chega ser absurdo. Nem deveria estar assitindo.
    Daqui a pouco vamos ver boicotes de evangelicos em site pornografico

    • Estamos vivendo no mundo muito estranho em que você não pode de maneira nenhuma ficar de fora de uma entidade religiosa, mas é preciso ficar longe de alguns programas da tv, pois desde que esta novela começou houveram várias maneiras de o inimigo de deus se aproximar, e nem e preciso divulgar a este boicoto, pois os verdadeiros cristãos não assistem a este trama organizado da globo.

  16. Vçs que se dizem ser evangélicos e olham essas porcarias.vçs acham que se converteram a JESUS?me encana que eu gosto.vçs são convencidos.Já imaginaram JESUS olhando essas coisas nojentas?vçs precisam é criar vergonha nessas latas de vçs Tropas de falsos cristãos.

    • E, a respeito da calúnia; O iníquo ganha remuneração fictícia, mas quem semeia a justiça, verdadeiros rendimento.
      pela boca é que o inimigo arruína seu próximo, mas é pelo conhecimento que os justos são socorridos.

      Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles

  17. kkk Que engraçado não? Os Evangelicos que são um povo que prega a mudança de comportamento, e acredita na mudança de postura através da conversão a cristo, acharam um deboche a vilã se converter foi? Que engraçado não? Isso me soa como hipocrisia.
    Sou Cristão, e também tenho orientação evangélica. Nuca assisti um capitulo da novela, mas há esperança para qqr pessoa em Cristo, seja ela a pior de todas as pessoas, há sempre esperança mediante um arrependimento verdadeiro, e um arrependimento verdadeiro só pode ser medido por uma pessoa, Deus! Acho muito bom que a novela tenha mostrado uma conversão. Há sempre uma esperança, e isso não é nossa justiça que garante, por que nossa justiça para Deus é como trapo de imundície, mas sim pela graça de Deus.

  18. Concordo com o questionamento inicial na mensagem do colega. Se ficaram ofendidos, é porque tomaram conhecimento do final da novela (leia-se, assistiram, e, se bobear, assistiram a todos os capítulos)… Eu lá quero saber quem ficou com quem, quem “virou” evangélico na novela ou não??? Ora, gente, lembro que na sexta-feira em que terminou essa novela eu estava no face e, fiquei estupefata com a quantidade de comentários em tempo real postados por alguns de meus amigos – evangélicos – sobre o que se passava no capítulo final… Fiquei bem chateada, pois realmente não esperava essa cegueira toda… lastimável. Quanto à aqueles ofendidos por causa de um final de novela da globo, penso que Deus não precisa de ninguém para defender o evangelho… é óbvio, todos prestarão conta de seus atos a ele, sejam crentes, sejam não crentes. Temos sim, que pedir a Deus que Ele nos defenda de nós mesmos, de nossa falta de noção do básico, que é saber quando um cristão deve se abster de algo, ou quando pode compartilhar de algo que não traga prejuízo a sua fé e a sua vida espiritual… é isso.

    • concordo plenamente com essa opnião é impressionante como ser humano não tem perfeisão e vive buscando a prefeisão até numa novela que é realizada afinal por homem que não tem perfeição.perda de tempo esses comentário ridiculos.

  19. Como é que os EVANGÉLICOS sabem sobre o último capítulo de uma novela global chamada (pasmem) SALVE JORGE ??? Que tipo de CRENTE ou EVANGÉLICO são os que assistem novelas mundanas de uma emissora satânica onde ensinam e estimulam coisas que desagradam a Deus ??? O verdadeiro evangélico ou o crente em Jesus Cristo deveria se envergonhar de participar, mesmo assistir novelas… é o mesmo que ir para um TERREIRO DE MACUMBA e ficar assistindo os seus mais diversos rituais os pais e mães do diabo pegarem “santo”… Eis aí a diferença entre o crente e o ímpio, entre o que serve e o que NÃO serve a Deus (ML. 3.18)…ok ??

  20. Como é que os evangélicos sabem sobre o último capítulo de uma novela global chamada (pasmem) salve jorge ??? são jorge é um santo da macumbaria e os crentes de verdade devem repulsar todo e qualquer tipo de adoração a outros deuses… que tipo de crente ou evangelico são os que assistem novelas mundanas de uma emissora satânica onde ensinam e estimulam coisas que desagradam a Deus ??? O verdadeiro evangélico ou o crente em Jesus Cristo deveria se envergonhar de participar, mesmo assistir novelas… é o mesmo que ir para um terreiro de macumba e ficar assistindo os seus mais diversos rituais os pais e mães do diabo pegarem “santo”… Eis aí a diferença entre o crente e o ímpio, entre o que serve e o que não serve a Deus (ml. 3.18)…ok ??

DEIXE UMA RESPOSTA