Nas redes sociais, evangélicos iniciam boicote à microssérie O Canto da Sereia, da TV Globo

91

A Globo estreia hoje uma nova microssérie em quatro capítulos, chamada O Canto da Sereia, protagonizada pela atriz Ísis Valverde e baseada na obra de Nelson Motta, e as redes sociais já registram os primeiros protestos por parte de evangélicos contra a produção.

Na microssérie, a personagem Sereia é uma cantora de axé, muito popular na Bahia, bissexual e acaba assassinada. No elenco, está a atriz Fabíula Nascimento, que interpretará a personagem “Mãe Marina de Oxum”, uma mãe de santo.

A atriz revelou ao portal R7 que o ambiente de gravação foi estimulante e possuía uma atmosfera diferente: “É um tesão anormal. Quando acaba a gravação e tomo um banho, viro a Isis de novo. A energia vai embora e fico podre”.

twitter gloria perez


Os protestos se dão pela presença de personagens ligados às religiões afro, assim como na novela Salve Jorge, escrita por Glória Perez. Ao saber das manifestações contrárias à microssérie, a escritora publicou em seu Twitter uma crítica ao que considerou intolerância: “Fizeram a mesma coisa com #SalveJorge! Que medo desse modo talibā de ser!”, escreveu.

boicote o canto da sereiaAntes da crítica, a autora havia publicado um link para a imagem que supostamente encabeçou a lista de perfis que protestaram contra O Canto da Sereia.

No texto que acompanha a imagem, o pastor Divino Aleixo Marinho, da Igreja Pentecostal Betel Palavra de Fogo tece críticas à emissora, ao conteúdo da microssérie, e até a movimentos sociais.

Eta Globo que não desiste… Mas estamos aqui pra isso, pra sermos profetas e denunciar o pecado… Medite neste estudo, mas leia com atenção. Personagem de Ísis Valverde em ‘O Canto da Sereia’ será Bissexual […]A minissérie ‘O Canto da Sereia’ agora é Oxum (Iemanjá) estreará em Janeiro na Rede Globo. A trama trará em seu enredo um assunto pouco visto pelos telespectadores: o bissexualismo. Quem estará à frente do tema será Sereia, uma cantora de axé, protagonista da série, que será interpretada pela atriz Isis Valverde. Na trama, Sereia se relacionará com homens e mulheres e viverá momentos intensos de paixão”, escreveu o pastor Marinho.

O suposto estudo, divulgado pelo pastor, foi repassado por diversos outros usuários no Facebook e Twitter, tornando-se uma espécie de viral.

Comentando o assunto, o blogueiro Danilo Fernandes, do Genizah, criticou o hábito que muitos cristãos tem de associar negativamente tudo ao mundo espiritual: “Certos evangélicos já estão demonizando a série O Canto da Sereia da Globo nas redes sociais. Alguém pode me explicar este fetiche que este povo tem com o diabo? Enxergam o capiroto em tudo e não conseguem achar Deus que está bem à frente!? O chifrudo fala na igreja, na TV, na internet… E Deus? Não escutam? Quem mais dá moral para o diabo são os crentes! Todos conhecem perfeitamente as reinações do demônio, poucos a vontade de Deus e, ainda menos são os que a cumprem!”.

Já Paulo Teixeira seguiu a linha de críticas à Globo e escreveu no Holofote.Net que a relação estabelecida pela emissora com lideranças cristãs não a torna confiável, em seu entender: “A Globo vem tentando aproximação com os evangélicos e tem obtido bastante sucesso na empreitada. Na crença de que a emissora está se ‘convertendo’, muitos creem ser ‘de Deus’ a abertura que a Globo está dando aos evangélicos, mas a emissora tem comprovado cada vez mais sua preferência religiosa. O longo histórico da Globo mostra que a emissora está em caminho bem diverso dos evangélicos”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

91 COMENTÁRIOS

  1. ATENÇÃO:

    DESAFIO AO EDY, VAI ARREBENTAR E CLAMANDO

    esses cidadãos que se identifica como ” vai arrebentar”, membro da iurd, e defensor da teologia da prosperidade pregada lá, edy e clamando idem ( frequentadores ocultos da mesma )podem me responder ( e não fugir como sempre ) algumas indagações:

    Primeira: Se a teologia da prosperidade é tão correta assim, porque a imensa maioria dos membros da iurd ( incluindo obreiros ) que estão lá há mais de um ano, são pessoas pobres, que andam de ônibus, ou carros velhos ou mesmo à pé?

    Segunda: Se a fogueira santa é tão santa assim, pq ela não é mencionada sequer uma vez na bíblia? onde na bíblia, os apostolos recolhiam todo o dinheiro do povo, eles escreviam pedidos e os apostolos levavam esses pedidos para queimar em algum monte de israel?

    Terceira: Pq a record que no inicio dos anos 90 foi comprada com a promessa de divulgar o evangelho, e por isso foi recolhido ofertas dos membros e hj é usada para denegrir o evangelho, perseguir outras igrejas, e envergonhar nosso meio?

    Vai arrebentar, edy e clamando tenho outras questões, mas para poupa-los ficarei só nestas três primeiras. respondam bíblicamente, se puder, ou façam o que vcs costumam fazer…

    Ofender, tentar ridicularizar, criar mentiras sobre a minha pessoa e depois fugirem como coelho assustado.

    O desafio está lançado. Vcs da iurd não gostam de participar de desafios? aí está.

    P.S : este desafio foi lançado há alguns dias, porém até agora ninguém se atreveu a responder.

  2. Não entendo o motivo de tanta discussão, o seu direito começa quando o meu termina e vice versa. A única pergunta que devemos fazer é: “O que Jesus faria no meu lugar?” e cada um terá a resposta que precisa, sem ofender ninguém. As nossas atitudes em relação ao próximo entristece o coração de Deus. Vamos pensar mais e ofender menos!!!
    A única coisa que não precisamos é de religiosidade e cegueira.

  3. Ei você que segue Jesus de verdade, se preocupe em estar orando porq so assim vencemos as lutas.Esqueçe rede globo vai colocar o joelho no chão e clamar porq so ELE pode fazer algo.

  4. É necessario q em todos os cantos do Brasil, sejam anunciado a volta de Jesus Cristo e se referindo a globo é necessario pregar o verdadeiro envalhelho aos seus administradores, eles precisam conhecer verdaeiramente a Deus para q aceite ou não essa é a verdade, aceite eles ou não uma coisa é certa, Deus escolheu o nosso país essa terra riquissima e fetil BRASIL para ser o celeiro do envagelio no mundo, e satanás está lutando 24 horas p q isso não aconteça, mas queira satanás ou não, Agindo Deus quem impedirá? O Brasil é de JESUS!!!!!!!!!!!!!

  5. Bom sou evangélica, amo meu Senhor e não o trocaria por nada nesse mundo. Tenho 19 anos e já passei por muitas coisas, mais coisas do que um cara de 50 anos passou, posso falar com toda a certeza desse mundo que EU fui escolhida do ventre da minha mãe e Deus jamais me abandonaria, assim como Deus jamais vai abandonar aquele que conhece e segue a palavra dele. Não critico nenhuma religião porq pagaremos tudo o que fazemos na terra, desde pecados, criticas, vaidades, e pessoas que falam o nome do Senhor em vão. Lemos jornais, vemos noticiários na internet, e como a rede Globo é uma emissora muito conhecida tanto nacionalmente e internacionalmente, assim tenho que lembrar que qualquer coisa que ela faça (minisséries, novelas, e qualquer outra idiotice) sai em qualquer lugar. Quem perde tempo da vida são vcs, pobres coitados que acham que adultério não é pecado, que homossexualismo não pecado. Mas a nossa parte de falar, explicar a verdadeira palavra de Deus nós fazemos, nós de todo o mundo, seres humanos, temos o livre ARBITRIO de escolhermos quem queremos ser na terra, e escolhermos uma religião, Deus não te obriga a nada não. Vocês podem falar, perder o grandioso tempo de vocês subestimando a palavra de Deus, mas veremos no juízo final o Deus que nós evangélicos cremos descer sobre a terra e mostrar quem Ele realmente é, ai sim vocês iram acreditar, mas infelizmente vai ser tarde demais.
    Fiquem na paz do Senhor.

DEIXE UMA RESPOSTA