As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias têm movimentado igrejas e organizações na ajuda às vítimas das enchentes e deslizamentos.
O exemplo do cantor Zeca Pagodinho, que possui um sítio na região de Xerém e abriu as portas do local para que famílias fossem atendidas, além de ele próprio ajudar no socorro aos desabrigados, foi citado pelo pastor Ângelo Bemvindo, líder da Primeira Igreja Batista de Xerém, como um exemplo.
“A ajuda de Zeca Pagodinho e dos seus amigos e família foi fundamental. Eles chegaram antes do poder público e deram os primeiros socorros às pessoas que tinham acabado de perder tudo”, afirmou o pastor ao portal Terra.
Segundo Bemvindo, o contingente de pessoas que estão sendo atendidas através da mobilização é grande: “Conseguimos montar uma estrutura com o que temos aqui, oferecendo cerca de 1,5 mil refeições por dia para as pessoas”.
A Assembleia de Deus Vitória em Cristo, liderada pelo pastor Silas Malafaia, iniciou uma arrecadação de doações para as vítimas durante o culto de Santa Ceia, no último domingo.
De acordo com informações do site do pastor, as doações podem ser entregues até esta terça-feira, 08/01, e a prioridade são os itens de primeira necessidade, como água mineral, material de higiene pessoal, alimentos não perecíveis , absorventes femininos, fraldas infantis e geriátricas e roupas intimas.
A Associação Vitória em Cristo realizará a doação de colchões, cestas básicas e água mineral. Outras igrejas da região também se engajaram na ajuda aos necessitados.
“A igreja vai ficar com as portas abertas enquanto for preciso. É muito triste”, declarou a pastora Esmeraldina Quaresma, líder de uma das congregações da região, segundo o Christian Post.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+