Um grupo de missionários nigerianos, atuando com a ajuda do ministério Christian Aid Mission, tem feito um trabalho de pregar o Evangelho a militantes islâmicos do Boko Haram. Esse trabalho tem apresentado resultados, e muitos deles entregaram suas vidas para Jesus, entre eles um ex-líder do grupo extremista.
– Nós fomos capazes de restabelecer algumas pessoas, incluindo crianças e ex-insurgentes que deixaram o grupo rebelde e se arrependeram de seus crimes – afirmou o responsável pelo ministério, em um relatório recente do Christian Aid.
O relatório destaca que o testemunho de um ex-líder do Boko Haram, conhecido como Banga, que se converteu ao cristianismo depois de ouvir o Evangelho de João, aliado à experiência desses missionários é uma ótima ferramenta para trazer aos muçulmanos o conhecimento de quem Jesus realmente é.
– (Banga) liderou pessoalmente ataques a duas aldeias cristãs. Agora, ele chora quando ele se lembra de que pessoas inocentes foram mortas. Estou trabalhando pessoalmente com ele para ajudá-lo a superar o trauma. Ele está com um dos nossos amigos na missão, que cuida dele – explicou.
Porém, apesar das conquistas, essa equipe de missionários experientes vivencia também derrotas dolorosas. Suas vidas são constantemente ameaçadas e muitas vezes eles foram forçados a mudar a sede de seu ministério, sofrendo perseguição.
O relatório mostra que recentemente no nordeste da Nigéria, onde está a base do ministério, os insurgentes Boko Haram destruíram praticamente tudo estava ao seu alcance.
– Mulheres e homens estão sendo capturados e levados para a floresta, e parece que até agora o exército não foi capaz de resgatar ninguém. O número de homens, mulheres e crianças nos campos de refugiados dos três países vizinhos está a aumentar em centenas de milhares. Acreditamos que devemos fazer tudo o que pudermos para ajudar, mesmo com o risco da nossa própria segurança – detalhou.